Evento multidisciplinar em Fátima

Congresso quer inscrever mariologia na agenda teológica

| 22 Mar 2022

Igreja de Nossa Senhora da Conceição (ao fundo), em Vila Viçosa. Foto © Jules Verne Times Two / julesvernex2.com / CC-BY-SA-4.0 (linked to: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.en). http://julesvernex2.com

Igreja de Nossa Senhora da Conceição (ao fundo), em Vila Viçosa, onde está uma imagem da Padroeira de Portugal. Foto © Jules Verne Times Two / julesvernex2.com / CC-BY-SA-4.0

 

Colocar a “mariologia” (estudos sobre a figura de Maria) nas “preocupações dos teólogos em Portugal” é um dos objetivos subjacentes ao congresso internacional “Mulher, Mãe e Rainha”, que desde esta quinta-feira, 24, a sábado, se realiza no Santuário de Fátima.

Esta iniciativa de natureza multidisciplinar celebra os 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal e é organizada pelo Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia (IPPEM) e pelo Santuário de Fátima.

O diretor do Departamento de Estudos do Santuário, Marco Daniel Duarte, considerou, em declarações citadas pela agência Ecclesia, que a mariologia “é claramente uma disciplina pouco desenvolvida no nosso país”, acrescentando que “Fátima e os outros lugares onde existe culto mariano precisa(m) de reflexão teológica sobre a figura de Maria”.

O congresso propõe-se “mostrar as várias facetas pelas quais se pode analisar a figura de Maria”, e as conferências previstas no programa vão da história à teologia, passando pela arte e literatura, bíblia e religiosidade popular. Entre os conferencistas destacam-se Stefano Cecchin, presidente da Pontifícia Academia Mariana Internacional, e Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (Vaticano), que farão as conferências de abertura e de encerramento, respetivamente.

Segundo refere o sítio da iniciativa, foi em 25 de março de 1646 que o rei D. João IV consagrou os “Seus Reinos e Senhorios” a Nossa Senhora da Conceição, a qual se encontra representada numa escultura existente no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. A partir de então, não mais os monarcas da Dinastia de Bragança voltaram a colocar a coroa real na cabeça.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Festival D’ONOR: a cultura com um pé em Portugal e outro em Espanha

Este fim de semana

Festival D’ONOR: a cultura com um pé em Portugal e outro em Espanha novidade

Está de regresso, já a partir desta sexta-feira, 19 de julho, o evento que celebra a cooperação transfronteiriça e a herança cultural de duas nações: Portugal e Espanha. Com um programa “intenso e eclético”, que inclui música, dança, gastronomia e outras atividades, o Festival D’ONOR chega à sexta edição e estende-se, pela primeira vez, às duas aldeias.

Bonecos de corda e outras manipulações

Bonecos de corda e outras manipulações novidade

“Se vivermos em função do loop que as redes sociais e outros devoradores de dados nos apresentam, do tipo de necessidades que vão alimentando e das opiniões e preconceitos que vão fabricando, vivemos uma fraca vida. Essa será, sem dúvida, uma vida de prazo expirado, por mais que o dispositivo seja de última geração e as atualizações estejam em dia.” – A reflexão de Sara Leão

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This