Conselho Ecuménico das Igrejas lança campanha quaresmal pela água

| 19 Fev 21

Água. EUA, Dacota do Norte, Igrejas cristãs, casa comum

Líderes e clérigos de igrejas cristãs envolveram-se também no movimento que reclamou o respeito pelos direitos dos povos indígenas em Standing Rock, ameaçados por um oleoduto no Dacota do Norte (Estados Unidos). Foto © Steven D. Martin/NCCCUSA/WCC-CMI

 

A campanha de quaresma do Conselho Mundial das Igrejas (CMI) será este ano centrada sobre a América do Norte, anunciou a organização na Quarta-Feira de Cinzas, 17 de fevereiro. Desde 2008 que o Conselho aproveita o facto de o Dia Mundial da Água (22 de março) ter sempre lugar durante o período quaresmal para organizar, a nível mundial, a campanha “Sete Semanas pela Água”. As águas contaminadas da cidade de Flint (Michigan), a reserva natural de Standing Rock (Dacota) e a nação Navajo, nos EUA, serão algumas das realidades propostas à reflexão dos participantes na campanha.

Durante as sete semanas da Quaresma o CMI publicará outras tantas reflexões teológicas tendo como pano de fundo aquelas realidades e a água enquanto dom de Deus (ver notícia a propósito do texto do Conselho Ecuménico sobre o Dia Mundial da Água). “Ainda que a água assuma na tradição cristã uma enorme importância espiritual, a sua poluição e má utilização pelo homem ameaçam este recurso essencial enquanto milhões de pessoas não têm acesso a água potável” – lembra o Conselho Mundial das Igrejas.

Flint foi escolhida como exemplo das muitas cidades norte-americanas em que as águas estão contaminadas pelo chumbo; na reserva de Standing Rock os índios sioux conseguiram parar a construção de um pipeline, cujo traçado ameaçava as águas sagradas daquela tribo; finalmente, os territórios navajo estarão presentes na campanha deste ano por terem sido fortemente atingidos pela covid-19 devido às dificuldades da população em lavar as mãos com frequência por causa da crónica escassez de água.

Este ano a campanha “Sete Semanas pela Água” – animada, como é tradicional, pela Rede Ecuménica da Água do CMI ­– será uma realidade exclusivamente virtual, com conferências, documentação bíblica e teológica, reuniões e reflexões propostas via internet.

 

A educação na campanha eleitoral

A educação na campanha eleitoral novidade

Durante os trinta debates nas televisões o tema da educação nunca esteve sobre a mesa. Será porque não é importante? Todos responderão que não, pois a educação é reconhecidamente importante em qualquer sociedade, sobretudo as mais desiguais. Será porque não se debateu nenhuma estratégia para o país? Também não, pois, apesar de pouco, ainda houve aqui e ali tempo para debater a justiça, a economia, a fiscalidade, o emprego e as remunerações.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Lembrar as vítimas do nazismo

Holocausto

Lembrar as vítimas do nazismo novidade

27 de janeiro, a data em que o Exército Vermelho libertou Auschwitz, tornou-se o dia internacional em memória das vítimas do nazismo. Hoje quero lembrar Karl Stojka, e o seu aviso: “Não foi Hitler, nem Göring, nem Goebels, nem Himmler, nem nenhum desses quem me arrastou e espancou. Não. Foi o sapateiro, o vizinho, o leiteiro.”

As estrelas boas que Deus coloca na nossa vida

As estrelas boas que Deus coloca na nossa vida novidade

No contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022 [entre 18 e 25 de janeiro] prestamos tributo a um homem bom, um fiel seguidor de Cristo e um cristão verdadeiramente ecuménico e aberto ao diálogo inter-religioso. Um cristão também com profundo sentido de humor e de alegria, que é sempre um sinal de uma boa espiritualidade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This