
Líderes e clérigos de igrejas cristãs envolveram-se também no movimento que reclamou o respeito pelos direitos dos povos indígenas em Standing Rock, ameaçados por um oleoduto no Dacota do Norte (Estados Unidos). Foto © Steven D. Martin/NCCCUSA/WCC-CMI
A campanha de quaresma do Conselho Mundial das Igrejas (CMI) será este ano centrada sobre a América do Norte, anunciou a organização na Quarta-Feira de Cinzas, 17 de fevereiro. Desde 2008 que o Conselho aproveita o facto de o Dia Mundial da Água (22 de março) ter sempre lugar durante o período quaresmal para organizar, a nível mundial, a campanha “Sete Semanas pela Água”. As águas contaminadas da cidade de Flint (Michigan), a reserva natural de Standing Rock (Dacota) e a nação Navajo, nos EUA, serão algumas das realidades propostas à reflexão dos participantes na campanha.
Durante as sete semanas da Quaresma o CMI publicará outras tantas reflexões teológicas tendo como pano de fundo aquelas realidades e a água enquanto dom de Deus (ver notícia a propósito do texto do Conselho Ecuménico sobre o Dia Mundial da Água). “Ainda que a água assuma na tradição cristã uma enorme importância espiritual, a sua poluição e má utilização pelo homem ameaçam este recurso essencial enquanto milhões de pessoas não têm acesso a água potável” – lembra o Conselho Mundial das Igrejas.
Flint foi escolhida como exemplo das muitas cidades norte-americanas em que as águas estão contaminadas pelo chumbo; na reserva de Standing Rock os índios sioux conseguiram parar a construção de um pipeline, cujo traçado ameaçava as águas sagradas daquela tribo; finalmente, os territórios navajo estarão presentes na campanha deste ano por terem sido fortemente atingidos pela covid-19 devido às dificuldades da população em lavar as mãos com frequência por causa da crónica escassez de água.
Este ano a campanha “Sete Semanas pela Água” – animada, como é tradicional, pela Rede Ecuménica da Água do CMI – será uma realidade exclusivamente virtual, com conferências, documentação bíblica e teológica, reuniões e reflexões propostas via internet.