Livros

Construir uma história de aliança

| 10 Dez 2021

_1-Livro Vasco Magalhaes o que nao cresce decresce

“Apenas o crescimento constante, no seio das crises e das superações, pode alimentar uma história de amor.”

No seguimento da atenção pastoral à vida das famílias que o magistério do Papa Francisco tem dedicado, o leitor recebe agora em mãos um pequeno, mas valioso contributo da autoria do jesuíta Vasco Pinto de Magalhães. Como refere o autor na introdução ao livro, não encontramos aqui um tratado sistemático sobre o casamento católico, mas um conjunto de pistas e passos concretos que ajudem a construir, dia a dia, uma história de aliança.

O título condensa de modo feliz a proposta do autor, desenvolvida em sete capítulos nos quais se fala da celebração católica do matrimónio, do planeamento familiar, da espiritualidade conjugal e da aprendizagem do amor. Apenas o crescimento constante, no seio das crises e das superações, pode alimentar uma história de amor.

A profunda experiência de décadas no acompanhamento pessoal e comunitário de casais permite ao autor sair do âmbito teórico ou idealista que marca muito do discurso eclesial sobre a vida familiar. O reconhecimento das realidades e desafios difíceis do quotidiano é acompanhado de uma perspetiva da vida familiar como um processo de humanização, de passagem do egoísmo individual à fecundidade de uma relação de amor.

A leitora e o leitor (e o casal) que se aproximarem deste livro – cuja matriz originária é o diálogo no âmbito de sessões de formação, mantendo-se um registo de interlocução e de síntese – não encontrarão um “livro de receitas” ou um programa de regras e objetivos, mas uma história progressiva e gradual de discernimento, de consciência da riqueza, frágil mas permeada da Graça divina, do matrimónio.

“Há um segredo fundamental: no casal, cada um veja o outro como um dom de Deus, mesmo com as suas falhas e limites. É isto que permite ao casal entrar em comunhão e construir uma família cristã. Cada um é para o outro uma graça e um desafio que, com as suas qualidades e defeitos, se deve entender, complementar e santificar.”

 

O que não cresce decresce, de Vasco Pinto de Magalhães, sj

Edição: Apostolado da Oração, 144 pág.

 

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Gracia Nasi, judia e “marrana”

Documentário na RTP2

Gracia Nasi, judia e “marrana” novidade

Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This