Livros

Construir uma história de aliança

| 10 Dez 2021

_1-Livro Vasco Magalhaes o que nao cresce decresce

“Apenas o crescimento constante, no seio das crises e das superações, pode alimentar uma história de amor.”

No seguimento da atenção pastoral à vida das famílias que o magistério do Papa Francisco tem dedicado, o leitor recebe agora em mãos um pequeno, mas valioso contributo da autoria do jesuíta Vasco Pinto de Magalhães. Como refere o autor na introdução ao livro, não encontramos aqui um tratado sistemático sobre o casamento católico, mas um conjunto de pistas e passos concretos que ajudem a construir, dia a dia, uma história de aliança.

O título condensa de modo feliz a proposta do autor, desenvolvida em sete capítulos nos quais se fala da celebração católica do matrimónio, do planeamento familiar, da espiritualidade conjugal e da aprendizagem do amor. Apenas o crescimento constante, no seio das crises e das superações, pode alimentar uma história de amor.

A profunda experiência de décadas no acompanhamento pessoal e comunitário de casais permite ao autor sair do âmbito teórico ou idealista que marca muito do discurso eclesial sobre a vida familiar. O reconhecimento das realidades e desafios difíceis do quotidiano é acompanhado de uma perspetiva da vida familiar como um processo de humanização, de passagem do egoísmo individual à fecundidade de uma relação de amor.

A leitora e o leitor (e o casal) que se aproximarem deste livro – cuja matriz originária é o diálogo no âmbito de sessões de formação, mantendo-se um registo de interlocução e de síntese – não encontrarão um “livro de receitas” ou um programa de regras e objetivos, mas uma história progressiva e gradual de discernimento, de consciência da riqueza, frágil mas permeada da Graça divina, do matrimónio.

“Há um segredo fundamental: no casal, cada um veja o outro como um dom de Deus, mesmo com as suas falhas e limites. É isto que permite ao casal entrar em comunhão e construir uma família cristã. Cada um é para o outro uma graça e um desafio que, com as suas qualidades e defeitos, se deve entender, complementar e santificar.”

 

O que não cresce decresce, de Vasco Pinto de Magalhães, sj

Edição: Apostolado da Oração, 144 pág.

 

ONU pede veto da lei contra homossexuais no Uganda, Igreja em silêncio

Prevista pena de morte

ONU pede veto da lei contra homossexuais no Uganda, Igreja em silêncio novidade

Uma nova legislação aprovada pelo Parlamento ugandês esta semana prevê penas de até 20 anos de prisão para quem apoie “atividades homossexuais” e pena de morte caso haja abusos de crianças ou pessoas vulneráveis associados à homossexualidade. O alto-comissário para os Direitos Humanos da ONU, Volker Turk, já pediu ao presidente do país africano que não promulgue esta “nova lei draconiana”, mas os bispos do país, católicos e anglicanos, permanecem em silêncio.

Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menores

Após reunião com Comissão Independente

Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menores novidade

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) suspendeu preventivamente um elemento suspeito da prática de abusos sexuais de menores, depois de ter recebido da Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica a informação de sete situações de alegados abusos que não eram do conhecimento da organização. Em comunicado divulgado esta sexta-feira, 24 de março, o CNE adianta que “está atualmente a decorrer o processo interno de averiguação, para decisão em sede de processo disciplinar e outras medidas consideradas pertinentes”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ” novidade

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

Além da montanha… existe um arco-íris

Além da montanha… existe um arco-íris novidade

Vi o livro no balcão do espaço de atendimento, no seminário dos Dehonianos, em Alfragide. A capa chamou-me a atenção. Peguei nele, folheei aleatoriamente e comecei a ler algumas frases. Despertou-me curiosidade, depois atenção e logo após interesse. (Opinião de Rui Madeira).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This