Conversas sobre doutrina social católica evocam José Dias da Silva

| 19 Jan 19 | Breves, Últimas

Um ciclo de quatro Conversas sobre Doutrina Social da Igreja – lembrando José Dias da Silva tem início segunda-feira, 21 de Janeiro, às 21h30, em Coimbra. Neste primeiro debate, o tema será a dignidade da pessoa e serão intervenientes Teresa Toldy, professora universitária e autora de um livro sobre teologia feminista, e Lisa Matos, consultora do Gabinete Europeu sobre Migrações e Asilo.

Sempre à mesma hora e às segundas-feiras, uma vez por mês, sucedem-se debates sobre o bem comum (11 de Fevereiro, com o advogado Nuno Gonçalves e o escritor Jacinto Lucas Pires), o destino universal dos bens (11 de Março, com o padre e vice-reitor da Universidade Católica, José Manuel Pereira de Almeida e o antigo ministro da Justiça e também escritor Laborinho Lúcio) e a opção pelos pobres (15 de Abril, com Teresa Vasconcelos, da Comissão Nacional Justiça e Paz, e Sérgio Aires, do comité executivo da Rede Europeia Anti-Pobreza). Os debates decorrem no Instituto Universitário Justiça e Paz (Couraça de Lisboa, 30) e são promovidos pelo IUJP e a Comunidade de Acolhimento João XXIII.

 

Breves

Boas notícias

É notícia 

Cultura e artes

Frei Agostinho da Cruz, um poeta da liberdade em tempos de Inquisição

“Poeta da liberdade”, que “obriga a pensar o que somos”, viveu em tempos de Inquisição, quando as pessoas com uma visão demasiado autónoma “não eram muito bem vistas”. Uma Antologia Poética de frei Agostinho da Cruz, que morreu há 400 anos, será apresentada esta sexta, 14 de Junho, numa sessão em que Teresa Salgueiro interpretará músicas com poemas do frade arrábido.

Pessoas

Sete Partidas

A Páscoa em Moçambique, um ano antes do ciclone – e como renasce a esperança

Um padre que passou de refugiado a conselheiro geral pode ser a imagem da paixão e morte que atravessou a Beira e que mostra caminhos de Páscoa a abrir-se. Na região de Moçambique destruída há um mês pelo ciclone Idai, a onda de solidariedade está a ultrapassar todas as expectativas e a esperança está a ganhar, outra vez, os corações das populações arrasadas por esta catástrofe.

Visto e Ouvido

Agenda

Jun
18
Ter
Debate sobre “Mulheres, Igreja e Jornalismo”, com Fausta Speranza @ Instituto Italiano de Cultura
Jun 18@18:30_20:00

Fausta Esperanza é jornalista, da redação internacional do L’Osservatore Roman, jornal oficial da Santa Sé; a moderação do debate é de Lurdes Ferreira; a sessão terá tradução simultânea em italiano e português.

Ver todas as datas

Entre margens

Nas margens da filosofia – Um Deus que nos desafia

No passado dia 11 de Maio, o 7MARGENS publicou uma entrevista de António Marujo ao cardeal Gianfranco Ravasi. A esta conversa foi dado o título “O problema não é saber se Deus existe: é saber qual Deus”. É um tema que vem de longe e que particularmente nos interpela, não tanto num contexto teológico/metafísico quanto no plano da própria acção humana.

Migração e misericórdia

O 7MARGENS publicou, já lá vão algumas semanas, uma notícia com declarações do cardeal Robert Sarah, que considerava demasiado abstracto e já cansativo o discurso de Francisco sobre estes temas. Várias pessoas, entre muitos apoiantes do Papa, têm levantado a mesma questão. E porque Francisco é exemplo de quem procura sem medo a verdade e tem o dom do diálogo estruturante, devem ser os amigos e apoiantes a escutá-lo criticamente.

A Teologia mata?

A pergunta parecerá eventualmente exagerada mas não deixa de ser pertinente. O que mais não falta por esse desvairado mundo é quem ande a matar o próximo em nome da sua crença religiosa.

Fale connosco