Iniciativa do franciscano Gianmaria Polidoro

“Convidamos Putin e Zelensky a vir a Assis para restaurar a paz no mundo”

e | 27 Fev 2023

padre gianmaria polidoro, foto dr

O padre Gianmaria Polidoro foi um dos fundadores e ideólogos do Centro Internacional para a Paz e também da associação Assisi Pax International. Foto: Direitos reservados.

 

Em 1984, Gianmaria Polidoro fez uma peregrinação a Washington e Moscovo para pedir o fim da Guerra Fria. Hoje, com 90 anos, o padre franciscano não regressará à Rússia, nem irá à Ucrânia, mas escreveu uma carta aos presidentes de ambos os países, e também aos patriarcas de Moscovo e Kyiv, desafiando-os a reunirem-se na cidade italiana de Assis para “restaurar a paz no mundo”.

Na Casa Branca, há 39 anos, Polidoro encontrou o então Presidente Ronald Reagan, dos Estados Unidos, e no Kremlin o chefe de Estado na altura em exercício, Vasily Kuznestov. Agora, pede a Vladimir Putin e a Volodymyr Zelensky que “venham a Assis para se encontrar e para poder dizer ao mundo: sonhamos com uma paz que se estenda a toda a Europa, ao mundo inteiro”, explicou ao Vatican News.

O convite foi lançado, e as cartas escritas, durante o primeiro EcuFest Film, um festival de cinema para o diálogo inter-religioso, que decorreu em Maenza (Itália), de 23 a 25 de fevereiro, e onde foram exibidos filmes que pretendem ser um “sinal de esperança para a paz”. Foi o caso de Biagio, de Salvatore Scimeca, a comovente história do irmão Biagio Conte, o missionário leigo de Palermo falecido há pouco mais de um mês [ver 7MARGENS], e de Chiara, um filme de Susanna Nicchiarelli, que traça um retrato da santa medieval incrivelmente moderna que seguiu os passos de São Francisco.

 

Uma mesa-redonda ecuménica

Na sexta-feira, 24 de fevereiro, data em que se assinalou um ano sobre a invasão russa da Ucrânia, o festival promoveu uma mesa redonda, na qual participaram representantes de religiões diversas, mas com perspetivas muito semelhantes relativamente à guerra.

A presidente das Comunidades Judaicas Italianas (UCEI), Naomi Di Segni, sublinhou que “como religiões não podemos resolver os enormes problemas geopolíticos, mas com as nossas ações, mesmo pequenas, podemos incutir uma crença profunda na civilização, na vida, na paz”.

O imã Ataul Vasih Tariq, vice-presidente nacional da associação Ahmadiyya Muslim, recordou por seu lado que “o amor ao próximo é o caminho para uma autêntica vida de fé”, enquanto Dario Doshin Girolami, abade do centro Arco Zen em Roma, disse estar convencido de que “olhar o outro com humanidade e respeito desperta confiança”.

Já Guido Morisco, da Assembleia Nacional Baha’j, sublinhou que “as religiões, na sua diversidade, contribuem para promover o bem comum dentro das sociedades”.

Num gesto simbólico, a organização do EcuFest Film pediu ao padre Gianmaria Polidoro que fizesse a abertura desta mesa redonda, ele que teve um papel determinante nos bastidores do desanuviamento entre os Estados Unidos e a então União Soviética.

 

A mesma solução de há 39 anos (e de há 800!)

São Francisco e o Sultão do Egito al-Kamel , foto Vatican Media

Trata-se de aplicar até às últimas consequências a metodologia de São Francisco, “que inventou o diálogo quando, em 1219, diante da guerra das cruzadas entre muçulmanos e cristãos, pediu para falar com o sultão.”

 

Para chegar à paz, em 1984, Polidoro insistiu que era “preciso conversar”, e que, “para conversar, é preciso, antes de mais, valorizar os elementos positivos de cada um”. Ou seja, a América tinha de “deixar de ver só o negativo da União Soviética”, e a União Soviética de “deixar de ver só o negativo dos Estados Unidos e do mundo ocidental”, explicou numa entrevista ao jornal Público, publicada a 22 de junho de 1992. A solução poderia ser transposta para o conflito atual.

“Quando se compreendem estas coisas, então é possível o encontro de pessoas, para discutir problemas cujas consequências serão vividas pelos próprios filhos. Trata-se de trazer o debate para um nível de interesse pessoal. E este conhecimento recíproco permite, então, afrontar com mais facilidade os dificílimos discursos políticos”, acrescentava Gianmaria Polidoro.

O franciscano, que foi um dos fundadores e ideólogos do Centro Internacional para a Paz e também da associação Assisi Pax International, reconhece ainda “o grande peso da economia nas decisões”, até porque, como explicou na mesma entrevista, “uma economia de paz pode ser ainda mais produtiva que uma economia de guerra”.

Além disso, defende que é essencial “ver o outro como um homem simples e não como poderoso”. Pois se um confronto for “baseado no conceito de poder e não no conceito de humanidade”, então “leva à guerra seguinte”.

No fundo, trata-se de aplicar até às últimas consequências a metodologia de São Francisco, “que inventou o diálogo quando, em 1219, diante da guerra das cruzadas entre muçulmanos e cristãos, pediu para falar com o sultão” [ver 7MARGENS]. Resta saber se Putin e Zelensky vão aceder ao pedido de Polidoro, como o sultão do Egito Malek al-Kamel acedeu ao de Francisco.

 

Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra”

Entrevista "A Lista do Padre Carreira"

Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra” novidade

O atraso na abertura dos arquivos do Vaticano relativos ao pontificado do Papa Pio XII e da Segunda Guerra Mundial “prejudicou o conhecimento da realidade”, diz o historiador Andrea Riccardi. Os silêncios de Pacelli foram uma escolha para evitar males maiores, diz, mas o que não compreende é o silêncio de Pio XII depois da Guerra, sobre o antissemitismo.

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência

Califórnia

Crimes sexuais: indemnizações levam quatro dioceses à falência novidade

Quatro das 12 dioceses católicas da Califórnia pediram falência, ou estão a considerar fazê-lo, por causa de mais de 3.000 pedidos de indemnização entregues nos tribunais do Estado por vítimas de abusos sexuais de menores que aproveitaram o facto da lei ter prolongado até dezembro do ano passado a admissibilidade de processos envolvendo pessoas tendo atualmente até 40 anos.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Terça, 30, às 18h

Legado de Alfredo Bruto da Costa debatido na Feira do Livro

O livro O Que Fizeste do Teu Irmão? – Um Olhar de Fé sobre a Pobreza no Mundo, de Alfredo Bruto da Costa, é o ponto de partida para o debate que, nesta terça-feira, reúne Nuno Alves, economista do Banco de Portugal e membro da direcção da Cáritas Portuguesa, com Margarida Bruto da Costa, filha do autor.

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Milhares a dançar na procissão

Luxemburgo

Milhares a dançar na procissão novidade

Uma procissão dançante que dura cerca de três horas, em honra de São Willibrord, um santo dos séculos VII-VIII decorreu como é tradição desde há perto de mil anos, na última terça-feira, 30 de maio, na cidade luxemburguesa de Echternach.

Em seis anos Irlanda perde um em cada dez católicos

Censo 2022

Em seis anos Irlanda perde um em cada dez católicos novidade

Em apenas seis anos, a Irlanda, um dos países “mais católicos” da Europa, viu a taxa dos que se reconhecem como tal reduzir-se em 10 pontos percentuais entre 2016 (79%) e 2022 (96%). Os números são avançados pelo jornal The Irish Times de dia 30 de maio com base no censo de 2022, cujos resultados foram agora conhecidos.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This