Cooperação e Solidariedade
Brasil: setores conservadores atacam “Campanha da fraternidade” das Igrejas
Ainda a Campanha da Fraternidade não tinha arrancado, no primeiro dia da Quaresma (17 de fevereiro), e já as redes sociais e diversas iniciativas oriundas de setores conservadores e “bolsonaristas” tinham procurado demolir esta importante iniciativa anual da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Peditório digital da Cáritas entre 28 de fevereiro e 7 de março
O peditório nacional da rede Caritas vai pela segunda vez decorrer em formato digital, podendo os donativos ser realizados, durante a próxima semana, de 28 de fevereiro a 7 de março, diretamente no sítio da Cáritas Nacional ou por transferência bancária.
Precisamos de nos ouvir (15) – Catarina Leal: A necessidade torna todas as coisas comuns
Em Arroios e outras freguesias de Lisboa, vizinhos e vizinhas juntaram-se para formar, voluntariamente, serviços de apoio mútuo, como cantinas, lojas, mercearias e lavandarias gratuitas. Em maio do mesmo ano, algumas destas pessoas inauguraram, num edifício devoluto, um centro de dia a que chamámos Seara.
Recolha de bens e fundos para Pemba continua em Braga até 31 de março
O Centro Missionário Arquidiocesano de Braga – CMAB decidiu prolongar até 31 de março a campanha para recolha de bens a enviar para Moçambique, onde serão geridos e distribuídos pela Diocese de Pemba, para apoiar “o meio milhão de pessoas deslocadas que fogem das suas aldeias atacadas por um grupo sem rosto.
Misereor lança campanha quaresmal dos católicos alemães em favor da Bolívia
Começou neste domingo, 21 de fevereiro, em Hildesheim (diocese a que pertence a cidade de Hannover, no centro da Alemanha) a campanha quaresmal da Misereor. Na missa a que presidiu o bispo local, Heiner Wilmer, foi apresentado o tema da campanha: “É possível! De outra maneira!”
“Girassol Solidário”: um trabalho de músculo
Há 10 anos, Peter Mendes deixou a ilha Brava, em Cabo Verde, com destino a Lisboa para fazer um transplante da válvula do coração. Precisou de apoio e foi então que conheceu a Associação Girassol Solidário, que presta apoio aos cabo-verdianos doentes enviados para Portugal para tratamento médico, ao abrigo do protocolo entre os dois países.
Francisco apela em favor de canais humanitários para crianças migrantes e lembra maratona contra tráfico de seres humanos
O Papa apelou neste domingo, 7 de Fevereiro, em favor dos menores migrantes não acompanhados, evocando em particular a “dramática situação” dos que se encontram na chamada “rota balcânica”.
Quando o padre acolhe o refugiado que lhe roubou a caixa de esmolas
Fereidoun, um afegão de 31 anos, não comia há dias. Por isso decidiu voltar a roubar o conteúdo de uma caixa de esmolas. Após a igreja de S. Domingos, foi a vez da do Monte Purgatório, ambas em Martina Franca, (próximo do porto de Brindisi, no sul de Itália, a 330 quilómetros de Nápoles e 500 de Roma).
Cáritas Internacional pede que ONU garanta vacinas para todos, em todo o mundo
Convocar uma reunião especial do Conselho de Segurança da ONU para assegurar o acesso de todos os países às vacinas contra o vírus da covid-19 e iniciar rapidamente o processo da transformação da dívida externa dos países mais pobres em fundos disponíveis para que estes possam modernizar os seus sistemas de saúde são as duas principais exigências formuladas pela Caritas Internacionalis.
O caminho de um euro na ajuda alimentar explicado no Politécnico de Bragança
O que pode acontecer a um euro que se oferece ao Programa Alimentar Mundial (PAM) para dar de comer a alguém? Na oração de sapiência, proferida na celebração dos 38 anos de existência do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Pedro Matos, o português responsável pela ajuda de emergência do PAM, explicou o caminho que percorre um euro doado àquela organização.
Diocese espanhola vende bens patrimoniais para ajudar os pobres
O arcebispo de Valencia (Espanha), cardeal Antonio Cañizares, anunciou a criação da fundação diocesana Pauperibus, através da qual a sua diocese irá vender bens patrimoniais próprios “para aliviar as necessidades dos mais pobres e vulneráveis”, acentuadas pela pandemia de covid-19.
Alerta da Misereor: 13% da população mundial reservou mais de 50% das vacinas
“Os estados que representam apenas 13 por cento da população mundial, maioritariamente países desenvolvidos, já tinham reservado mais da metade das doses totais da vacina para si até ao final de dezembro de 2020”, segundo a Misereor – Agência Católica de Cooperação para o Desenvolvimento.
Cáritas apoiou mais de 8 mil pessoas em dificuldades por causa da pandemia
A rede nacional da Cáritas apoiou, entre Abril e Dezembro do ano passado, mais de oito mil pessoas que atravessaram dificuldades por causa da pandemia de covid-19, ajudando a pagar sobretudo rendas, despesas com saúde e electricidade.
Organizações internacionais criam reserva global de vacinas contra o ébola
Várias organizações internacionais estão a criar uma reserva global de vacinas contra o ébola, que deverá chegar às 500 mil doses, com o objetivo de assegurar que os países afetados por epidemias deste vírus possam contê-las rapidamente.
Diocese de Braga prolonga campanha por Cabo Delgado
A arquidiocese de Braga anunciou o prosseguimento da campanha solidária “Juntos por Cabo Delgado”, lançada em Setembro do ano passado para apoiar cerca de meio milhão de moçambicanos que fogem das suas aldeias, atacadas por um grupo não identificado “que semeia o terror, matando e queimando”. As vítimas têm-se deslocado para Pemba, a capital da província moçambicana, e para outros locais sem o essencial para viverem.
Cuidar para que haja paz
Cuidar é um imperativo ético que envolve a pessoa toda. Exige relação fundamentada na empatia e numa atenção ao outro em todos os aspetos da sua condição de ser e de bem-estar global. Cuidar torna-se numa relação profundamente interpessoal. Para assim ser, tem de estar envolta em permanente e perfeito humanismo. Trata-se, por isso, de uma relação muito exigente.
Santuário de Fátima entrega 13 mil euros de ofertórios do Natal à diocese de Pemba
Os ofertórios das missas de Natal e de Ano Novo do Santuário de Fátima renderam 13.397,34 euros e o dinheiro será enviado directamente para a diocese de Pemba (Moçambique), que está no centro das tensões que têm atingido a província de Cabo Delgado, onde os ataques de grupos terroristas provocaram já mais de meio milhão de desalojados e mais de dois mil mortos.
Vacinas para todos e em primeiro lugar para os mais vulneráveis, pediu o Papa na bênção “urbi et orbi”
Na sua mensagem de Natal, o Papa fez uma volta ao mundo das maiores situações de sofrimento, incluindo uma referência a Cabo Delgado. E pediu o acesso à vacina contra a covid-19 por parte dos mais vulneráveis e necessitados. E insistiu: “Em primeiro lugar, os mais vulneráveis e necessitados!” O Vaticano anunciou, entretanto, a oferta de quatro mil testes para os sem-abrigo da cidade de Roma.
Estudo na Austrália: 40% dos idosos internados sofreram abuso ou negligência. Portugal não está melhor.
Quatro em cada 10 residentes em instituições de cuidados a idosos na Austrália experimentaram alguma forma de abuso ou negligência, uma taxa de abuso de séniores próxima da faixa superior encontrada em estudos no exterior.
Morreu João Gonçalves, o “padre das prisões”, uma “referência” na atenção aos reclusos
O padre João Gonçalves, coordenador nacional da Pastoral Penitenciária, da Igreja Católica, morreu nesta terça-feira, dia 8, aos 76 anos, informou a Diocese de Aveiro, numa nota publicada na página da diocese na internet. O funeral realiza-se nesta quinta-feira, 10, em Aveiro: às 10h30 o corpo chega à capela do Seminário de Santa Joana; às 14h será celebrada missa de corpo presente; às 15h30 será inumado no cemitério da Gafanha do Carmo (Ílhavo), onde João Gonçalves nascera a 28 de Março de 1944.
Covid-19: Vacina para ricos a avançar, países pobres a ficar para trás
Ainda não conhecemos bem as vacinas que estão na frente da corrida, mas os políticos vêem-se pressionados pelos media e nenhum quer ficar para trás. Mas a questão é que a capacidade e poder para reservar muitos milhões de doses não está ao alcance de todos. Mesmo que tudo corra bem, há segmentos populacionais que vão ficar para trás, tal como há países que dificilmente poderão vacinar as respetivas populações antes de 2022.
Comissão Justiça e Paz apela ao Governo português em favor de Cabo Delgado, de novo debatido no Parlamento Europeu
A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), organismo da Igreja Católica que tem como missão intervir sobre questões sociais e políticas, juntou-se nesta quinta-feira, 3 de Dezembro, “a todos os que têm alertado para a dramática situação que vive hoje o povo de Cabo Delgado”, no Norte de Moçambique, onde uma sucessão de ataques provocou já mais de duas mil vítimas mortais e cerca de 500 mil deslocados, além da destruição de numerosas localidades, escolas e infraestruturas.
Ortodoxos do Montenegro contra lei que permite “tirar” propriedades da Igreja
A Igreja Ortodoxa Sérvia organizou no último fim de semana em Podgorica, capital do Montenegro, uma grande manifestação para protestar contra legislação deste país, que teme venha a ser utilizada para minar o estatuto e os bens da Igreja.
Reino Unido: Líderes católicos condenam cortes na ajuda ao desenvolvimento
A hierarquia da Igreja Católica britânica condenou veementemente a decisão anunciada esta semana pelo ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, de reduzir a ajuda ao desenvolvimento em 2021 para 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) contra os habituais 0,7%, o que significa um valor de cerca de 10 mil milhões de libras (cerca de 11 mil milhões de euros), contra os 15 mil milhões de libras de anos anteriores.
Bancos Alimentares em campanha de recolha de alimentos até dia 13
Os Bancos Alimentares Contra a Fome (BACF) estão a dinamizar em Portugal, até 13 de Dezembro, uma campanha solidária com vales disponíveis nos supermercados e na internet, “para que ninguém fique sem alimento à mesa”.
Paraísos fiscais roubam-nos o futuro e devem acabar já, pedem os jovens d’A Economia de Francisco
A carta-compromisso, o discurso do Papa, as intervenções de diferentes convidados ou os testemunhos do que os jovens andam a fazer pelo mundo coincidem: este modelo económico e financeiro não serve, é preciso refazer (quase) tudo. Na carta-compromisso final do encontro A Economia de Francisco, que terminou sábado após três dias de debates em Assis e atravéws de vídeo, várias dessas ideias ficaram expressas. “Pedimos muito, mas se pedíssemos menos não seria suficiente”, dizem os dois mil participantes.
Vaticano já dá passos concretos para criar o fundo contra a fome com dinheiro retirado às armas
Já há passos concretos a serem dados no Vaticano para que se chegue à constituição de um fundo global para pôr fim à pobreza e à fome, utilizando o dinheiro que os governos gastam em despesas militares. “Esta não é uma ideia abstracta”, afirmou Alessio Pecorario, chefe da secção de Segurança da Comissão Covid-19 do Vaticano, criada pelo Papa para lidar com as consequências sociais e económicas da pandemia.
Bispos católicos europeus pedem vacina para todos e respeito pela liberdade de culto na pandemia
A Comissão dos Episcopados da União Europeia (Comece) enviou uma mensagem às instituições europeias e aos Estados-membros, alertando para a necessidade de superar a crise da covid-19 com uma resposta conjunta e solidária e pedindo que uma eventual vacina seja “acessível a todos, sobretudo aos mais pobres”, assim que estiver disponível.
Franciscanos lançam campanha solidária “Cabo Delgado quer paz”
A comissão organizadora do Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos lançou neste domingo, 15 de Novembro, Dia Mundial dos Pobres, a campanha solidária “Cabo Delgado quer paz”, a favor das vítimas da guerra em Cabo Delgado e que terá como gestora local a Cáritas Diocesana de Pemba.
Rita Valadas nomeada como nova presidente da Cáritas Portuguesa
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) nomeou neste sábado, 14 de Novembro, uma nova presidente para a Cáritas Portuguesa: Rita Valadas, que já integrou a direcção da instituição num dos últimos mandatos, sucede no cargo a Eugénio Fonseca, anunciou a CEP no final da sua assembleia plenária, que decorreu em Fátima desde quarta-feira.
Estende a tua mão ao pobre
É esse o lema para o IV Domingo Mundial do Pobres que neste domingo, 15, se assinala. Estou convencido de que não foi por mero ajustamento de calendário que o Papa Francisco marcou como último ato celebrativo do Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia um grande encontro com os pobres que responderam ao seu convite para se deslocarem a Roma, a fim de que ele pudesse estar com eles para ouvir as suas histórias de vida e, sobretudo, os abraçar.
Dia Mundial dos Pobres: Vaticano oferece testes de covid-19 a sem-abrigo e distribui 5 mil cabazes de alimentos
O Dia Mundial dos Pobres deste ano será assinalado, no próximo domingo, 15 de novembro: o Papa celebrará missa com um grupo de 100 pessoas na Basílica de São Pedro, serão oferecidos testes de covid-19 nas instituições do Vaticano que apoiam a população carenciada, e distribuídos cinco mil cabazes de alimentos para ajudar famílias em 60 paróquias de Roma.
Inundações, pandemia, gafanhotos, guerra: líderes cristãos do Sudão do Sul apelam a assistência humanitária urgente
Os líderes de várias igrejas cristãs do Sudão do Sul fizeram um apelo à ajuda humanitária urgente para satisfazer as necessidades da população do país, que ficou vulnerável na sequência das cinco crises recentes, cuja simultaneidade criou uma situação trágica.
Cáritas italiana oferece ajuda para áreas atingidas do terramoto na Turquia e na Grécia
A Cáritas italiana, organização de solidariedade da Igreja Católica, manifestou-se disponível para “apoiar intervenções de resposta à emergência” nas áreas afectadas pelo terramoto que atingiu a Turquia e a Grécia no início da tarde da passada sexta-feira, 30 de Outubro.
Fundação AIS destina 5 milhões a reconstrução de estruturas católicas e edifícios de interesse patrimonial
A fundação católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) aprovou uma ajuda adicional para a reconstrução de edifícios católicos destruídos em Beirute em consequência da explosão que atingiu a zona portuária da capital libanesa no passado dia 4 de Agosto.
Bispo de Pemba encerra ciclo sobre Santo António com debate sobre os que ficam para trás
O bispo de Pemba (Cabo Delgado, Moçambique), Luiz Fernando Lisboa, é um dos intervenientes no debate que decorre neste domingo à tarde, 1 de Novembro, integrado no ano jubilar de Santo António e dos Mártires de Marrocos, que a cidade de Coimbra celebra ao longo deste ano.
Leigos para o Desenvolvimento lançam nova campanha para divulgar propostas de voluntariado
A Organização Não Governamental (ONG) católica Leigos Para o Desenvolvimento (LPD) vai realizar, ao longo dos próximos dias, em vários pontos do país, uma série de cinco sessões de esclarecimento sobre as suas propostas de voluntariado nacional e internacional. Sob o lema “Os teus likes não mudam nada. Mas o teu tempo pode transformar o mundo!”, estas sessões destinam-se a jovens e adultos.
Diocese do Porto disponibiliza seminário para acolher doentes de covid-19
O bispo do Porto anunciou esta terça-feira, 20 de outubro, que a diocese disponibilizou um dos pavilhões do Seminário do Bom Pastor para funcionar como “hospital de acolhimento” de doentes com covid-19, noticiou a agência Ecclesia.
Religiões querem ser parceiras do G20
Chegou o momento de reconhecer formalmente o Fórum Inter-Religioso do G20 como uma plataforma oficial nas futuras cimeiras do G20. A recomendação é uma das conclusões do Fórum que reuniu representantes de diversas religiões antecedendo a reunião dos líderes políticos, prevista para 21 e 22 de Novembro, que será conduzida pelo rei Salman Al-Saoud, da Arábia Saudita.
Cáritas já apoiou seis mil pessoas em dificuldades e pedidos de ajuda aumentam
Desde Abril, a Cáritas Portuguesa apoiou já perto de 6.000 pessoas em dificuldades devido à covid-19, diz esta instituição católica, em comunicado. Os pedidos mais significativos são para acorrer ao pagamento de despesas de rendas para habitação (61%), despesas relacionadas com a saúde, como a aquisição de medicamentos e realização de exames médicos (17%) e ao pagamento de despesas de electricidade (11%), num valor que chegou já aos 77 mil euros.
União Europeia vai apoiar Moçambique na luta contra terrorismo em Cabo Delgado
O embaixador da União Europeia (UE) em Moçambique, Antonio Sánchez-Benedito Gaspar, confirmou que a UE vai prestar assistência ao país no combate a grupos armados classificados como terroristas, na sequência de um pedido de ajuda do Governo moçambicano para a situação vivida na região de Cabo Delgado.
Campanha dos jesuítas para “ajudar o Líbano” recolheu 30 mil euros
A campanha “Ajudar o Líbano”, promovida pela Companhia de Jesus e pelo seu portal PontoSJ, angariou 30.098,57 euros. Agora, os donativos angariados serão enviados para a Rede Xavier, que os aplicará localmente em Beirute, no apoio às populações mais atingidas pelas explosões de Agosto, e na reconstrução das obras e comunidades dos jesuítas que ficaram danificadas pelas explosões.
5600 camiões, 30 navios e 100 aviões são o dia típico do Programa Alimentar Mundial, Nobel da Paz 2020
Um dia típico do Programa Alimentar Mundial (PAM) inclui o movimento de 5600 camiões, 30 navios e 100 aviões. Mas o dia típico desta organização, que integra o sistema das Nações Unidas e nesta sexta-feira, 9 de Outubro, foi anunciada como vencedora do Prémio Nobel da Paz de 2020, é passado nos “lugares mais difíceis e complexos do mundo”.
“É tão difícil…” (A propósito do bom samaritano na “Fratelli Tutti”)
Com a cara entre as mãos e, enquanto se desfazia em lágrimas, ajoelhou-se e confidenciou-me: “É tão difícil, Martinha! Venho de atender um cliente… É horrível aquilo por que temos de passar nesta vida. Às vezes sinto-me desfalecer e sem forças para continuar.”
“Unidos contra o Desperdício”: matar a fome com a comida que sobra
Sabia que um terço dos alimentos diariamente produzidos no planeta acaba por ir parar ao lixo, ao mesmo tempo que está a aumentar o número de pessoas e comunidades que passam fome? E que, em Portugal, se calcula que um milhão de toneladas de comida são desperdiçadas?
Drama dos refugiados na Líbia: “Em vez de serem protegidos, enfrentam chocantes abusos”, denuncia Amnistia
Execuções, tortura, violência sexual, extorsão, trabalho forçado, obrigação de participar em operações militares. Estes são apenas alguns dos “chocantes abusos” que milhares de refugiados e migrantes têm sofrido ou presenciado na Líbia, muitas vezes os mesmos aos quais tentavam escapar quando abandonaram os seus países de origem, denuncia a Amnistia Internacional num relatório enviado esta quinta-feira, 24 de março, ao 7MARGENS.
Comunidade de Sant’Egidio e Estado Italiano assinam acordo para acolher 300 refugiados
A Comunidade de Sant’Egídio, uma organização católica com sede em Roma, e o Estado Italiano assinaram na tarde de terça-feira o acordo que reabre os corredores humanitários para Itália e permitirá a entrada legal e segura no país de 300 refugiados vindos da Grécia, nomeadamente da ilha de Lesbos, onde os recentes incêndios tornaram a situação de milhares de requerentes de asilo ainda mais difícil.
“Onda de fome” atinge 138 milhões e “ameaça varrer o globo” se os mais ricos não ajudarem
É o maior número da história, alertou o director executivo do Programa Alimentar Mundial (PAM), David Beasley, perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas, esta quinta-feira, 17 de setembro: há 138 milhões de pessoas a passar fome neste momento e o PAM está “a fazer tudo” para ajudá-las, mas em breve serão 270 milhões a precisar de ajuda alimentar e 30 milhões morrerão se não receberem auxílio de emergência. O PAM não tem verba suficiente para dar resposta a estas necessidades e a solução depende dos mais ricos, avisa Beasly.
Roberto Malgesini, o padre assassinado enquanto distribuía o pequeno-almoço aos pobres
Um “mártir da caridade”: é assim que o Papa define Roberto Malgesini, o padre assassinado na manhã de terça-feira, 15 de setembro, na cidade lombarda de Como. Foi a ele “e a todos os padres, freiras, leigos, leigas que trabalham com pessoas necessitadas e descartadas pela sociedade” que dedicou as suas últimas palavras, antes de se despedir da pequena multidão que acompanhou a audiência geral desta quarta-feira.
Um apelo ecuménico em favor das necessidades urgentes do Líbano
O Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a ACT Alliance e o Conselho de Igrejas do Médio Oriente (MECC, da sigla em inglês) lançaram um apelo conjunto para que sejam atendidas as necessidades mais urgentes no Líbano, após a explosão que destruir o porto e boa parte do centro da cidade de Beirute, no passado dia 4 de Agosto.
Pandemia e bioética
O combate à pandemia do novo coronavírus suscita uma reflexão sobre várias questões relativas à bioética. Desde logo, a do primado do valor da vida humana sobre considerações de outro tipo, como as de ordem económica.
Cardeal Parolin em Beirute: “Os libaneses estão sobrecarregados, exaustos e frustrados. Mas não estão sozinhos.”
O enviado do Papa ao Líbano, cardeal Pietro Parolin, chegou a Beirute esta quinta-feira, 3 de setembro, para viver junto do povo libanês o Dia Universal de Oração e Jejum convocado por Francisco. Num encontro com os líderes religiosos do país, recordou que a iniciativa do Papa obteve consenso em “muitos países de todos os continentes” e assegurou que o Líbano pode continuar a contar com a solidariedade do Vaticano.
Índia: 84 padres renunciam ao salário para ajudar os pobres
Na arquidiocese de Patna, situada no nordeste da Índia, 84 padres renunciaram nos últimos meses ao seu salário para que esse dinheiro pudesse ser utilizado na assistência aos mais pobres, ao fabrico e distribuição de máscaras de proteção e gel e ao lançamento de programas de consciencialização sobre o novo coronavírus, avançou esta quinta-feira, 3 de setembro, o Vatican News.
Novo livro revela “consonância espiritual” de Ratzinger com Francisco, que insiste na anulação da dívida de países pobres
Chegou esta terça-feira, 1 de setembro, às livrarias italianas a obra Uma Só Igreja, que apresenta uma seleção de textos do Papa Francisco e do emérito Bento XVI sobre temas chave para a Igreja Católica. O livro mostra as diferenças de estilo pastoral e de comunicação entre os dois, mas revela em simultâneo a “comunhão de afeto e a consonância espiritual que os une”, noticia o jornal católico italiano Avvenire.
Moçambique: Presidente visita bispo de Pemba, Amnistia exige investigação da “crescente ameaça aos jornalistas” na região
O Presidente da República moçambicano, Filipe Nyusi, reuniu-se esta segunda-feira, 31 de agosto, com o bispo de Pemba, Luiz Fernando Lisboa, num encontro que teve como tema principal a violência armada na região de Cabo Delgado, divulgou o próprio na sua página de Facebook. No mesmo dia, a Amnistia Internacional emitiu um comunicado em que classifica o incêndio do mês passado no semanário Canal de Moçambique como uma “escalada dos atentados aos direitos humanos no país” e exige uma “investigação imediata” ao caso.
Pedro Casaldáliga e os novos caminhos para o Brasil (e não só)
Sublinho a importância dos artigos publicados no 7MARGENS, a propósito do falecimento de D. Pedro Casaldáliga. E, a propósito, pareceu-me oportuno lembrar umas férias pessoais de 1968, transformadas em missão ao Nordeste brasileiro no âmbito da Ação Católica Rural (ACR).
Voluntariado missionário “ainda mais forte” durante os meses de pandemia
A fundação católica Fé e Cooperação (FEC), diz que o voluntariado missionário “assumiu uma expressão ainda mais forte” no contexto da pandemia de covid-19 e, até Dezembro, continuará a haver voluntários a partir.
Mais 215 milhões de pobres na América Latina são “um escândalo que faz barulho na consciência da Igreja”, dizem bispos do continente
A presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), que reúne os bispos católicos de toda a América Latina, escreveu aos líderes políticos da região apelando à integração e cooperação regional, para encontrar soluções para a crise causada pela covid-19 e alertando para as consequências sociais da pandemia: prevê-se que mais 215 milhões de pessoas fiquem em situação de pobreza nos próximos meses (ou seja, 35% da população) e esse é “um facto escandaloso que faz barulho na consciência da Igreja”.
Papa pediu fim da violência na Bioelorússia e deu 100 mil euros para combater falta de alimentos na Zâmbia
O Papa apelou ao fim da violência da Bielorrússia, palco de uma onda de protestos contra a reeleição, que muitos consideram fraudulenta, do Presidente Alexander Lukashenko. No sábado, o Vaticano anunciara entretanto que Francisco doou 100 mil euros à Igreja na Zâmbia com o objetivo de ajudar as pessoas “com deficiências nutricionais” e com falta de alimentos.
Anglicanos: “Juntos em unidade” para apoiar quem mais sofre com a covid-19
O arcebispo de Cantuária, Justin Welby, primaz da Comunhão Anglicana, enviou a todas as províncias e dioceses anglicanas uma mensagem em forma de apelo a todos os bispos e bispas, incentivando as dioceses a comunidades paroquiais a apoiarem-se umas às outras durante os momentos difíceis da covid-19.
“Se não cuidarmos uns dos outros, não podemos curar o mundo”, a segunda lição do Papa sobre a pandemia
Tal como prometera na semana passada, o Papa aproveitou mais uma audiência-geral das quartas-feiras para refletir sobre a pandemia de covid-19 e as respostas possíveis à luz do cristianismo. Nesta quarta-feira, 12 de agosto, sublinhou que “se não cuidarmos uns dos outros, a começar pelos últimos, os mais afetados, incluindo a criação, não podemos curar o mundo” e chamou “heróis” aos que arriscam as suas vidas para cuidar dos doentes.
Navio de resgate apoiado pela Igreja Protestante prestes a partir para o Mediterrâneo
Chegaram esta terça-feira, 11 de agosto, ao navio de resgate de migrantes Sea Watch 4 os últimos membros da tripulação. Os treinos e exercícios já começaram, e ainda esta semana será dada a partida do porto de Burriana (Valencia, Espanha) para o centro do Mediterrâneo, numa missão tornada possível devido à iniciativa da Igreja Protestante Alemã e ao apoio de mais de 500 organizações que participaram na campanha de recolha de fundos (crowdfunding) #WirSchickenEinSchiff (“Nós enviamos um navio”).
Há 80 mil crianças sem casa em Beirute, Unicef pede ajuda urgente
É daqueles números que não deixam ninguém indiferente e foi divulgado esta quinta-feira, 6 de agosto, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF): 80 mil crianças ficaram sem casa na sequência das explosões na capital libanesa. Muitas delas sofreram traumas e permanecem em estado de choque. Algumas estão perdidas das suas famílias. E há muitas desaparecidas. Todas elas são a prioridade máxima para a UNICEF, que estima precisar, no imediato, de quase 4 milhões e 400 mil dólares para fazer face às suas necessidades.
A campanha da Amnistia pelo fim das acusações contra tripulação que salvou migrantes
Três anos depois da apreensão do navio Iuventa e do início da investigação por tráfico humano aos dez membros da tripulação, entre os quais se encontra o português Miguel Duarte, a Amnistia Internacional lança uma campanha mundial de solidariedade, para que o Ministério Público italiano abandone o caso.
Um SOS Líbano de todo o mundo com ajudas para a população de Beirute
Da União Europeia à Rússia, passando pela Turquia, Kuwait, e até pela “rival” Israel, a lista de países e instituições que já enviaram ou estão prestes a enviar ajuda para o Líbano, na sequência das violentas explosões que deixaram a capital Beirute parcialmente destruída, não para de aumentar.
Líbano: O que acontece quando explode a capital de uma nação que já estava à beira do colapso?
“Apocalíptico” será talvez o melhor adjetivo para definir o cenário que se vive atualmente em Beirute. Num país que já se encontrava devastado pela pior crise financeira de sempre desde a guerra civil de 1975-1990, exacerbada pela pandemia de coronavírus, as duas grandes explosões que arrasaram parte da capital libanesa esta terça-feira, 4 de agosto, foram um duro golpe. Os relatos que chegam das organizações católicas e de ajuda humanitária no terreno são unânimes: a crise é tão profunda, que neste momento estão a trabalhar “não para combater a pobreza, mas para salvar vidas”.
Projeto do Papa na Ucrânia ajudou um milhão de pessoas
Chegou ao fim o projeto “Papa da Ucrânia”, lançado em 2016 naquele país, depois de um investimento de 15 milhões de euros, que permitiu ajudar a melhorar a qualidade de vida a um milhão de pessoas. Aquecimento, medicação, roupas, alimentos, artigos de higiene e apoio psicossocial foram algumas das ajudas prestadas à população ucraniana nos últimos quatro anos.
Álvaro, o jovem peregrino de Santiago a quem o Papa escreveu
Álvaro tem 15 anos, é o sétimo de dez irmãos e, apesar de ter nascido com uma deficiência intelectual, define-se como um jovem “com capacidades que nem imaginas”. Se alguma dúvida houvesse em relação a isso, dissipou-se há pouco mais de uma semana, quando cumpriu um dos seus grandes objetivos: peregrinar a pé até Santiago de Compostela. Entre os objetivos que estão ainda por cumprir, inclui-se um jantar com o Papa. Agora não será talvez a melhor altura para esse tipo de encontros, mas, em alternativa, Francisco enviou-lhe uma carta.
Itália acolhe 10 refugiados, Reino Unido recusa entrada a 200
Depois de longos meses de espera, devido à pandemia de covid-19, dez refugiados que se encontravam no campo de Moria (na ilha de Lesbos, Grécia) chegaram na semana passada a Roma. Foram os primeiros após a reabertura de um dos corredores humanitários italianos. Enquanto isso, no Reino Unido, o número de migrantes que entraram no país através do Canal da Mancha bateu recordes: 180 em apenas um dia. Mas outros 200 foram intercetados e forçados a voltar para os campos improvisados no norte de França.
Cáritas Internacional reforça apelos ao cessar fogo global e ao perdão da dívida dos países pobres
A Cáritas Internacional apresentou esta quinta-feira o seu relatório anual relativo a 2019, tendo apelado ao cessar-fogo global e ao perdão da dívida dos países mais pobres como a única via para “salvar as vidas de milhões de pessoas”, reforçando assim os apelos já feitos pelo secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, e pelo Papa.
EUA: Bispos católicos contra Trump por negar asilo a refugiados
O episcopado norte-americano considera que as novas regras propostas pelo Departamento de Segurança Nacional e de Justiça do país, que eliminam a possibilidade de oferecer asilo a pessoas em fuga de situações de violência doméstica ou da perseguição de grupos armados, são ilegais e terão “consequências devastadoras”.
Milionários de todo o mundo pedem aumento de impostos “imediato e substancial” para os mais ricos
Mais de 80 milionários de diversos países fizeram esta semana um apelo aos governos para que aumentem os impostos sobre os mais ricos “de forma imediata, substancial e permanente”, com o objetivo de contribuir para a recuperação económica mundial.
500 milhões de cristãos pedem ao G20 uma economia “verdadeiramente justa e sustentável”
Quatro organizações religiosas internacionais, representando um total de cerca de 500 milhões de cristãos, escreveram uma carta urgente aos líderes do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo), pedindo que abandonem a atual arquitetura financeira mundial, a qual consideram estar “quebrada”, e promovam uma recuperação “verdadeiramente justa e sustentável”.
Cáritas e Fundação S. João de Deus lançam campanhas para combater pobreza e exclusão em Portugal
A Cáritas Portuguesa lançou esta terça-feira, 14 de julho, uma campanha de solidariedade para angariar fundos que permitam reforçar o seu programa de assistência socioeconómica a nível nacional e para o qual tem recebido cada vez mais solicitações. Face ao número crescente de pessoas em situação de pobreza, também a Fundação São João de Deus (FSJD), habitualmente mais dedicada à área da saúde mental, avançou esta segunda-feira com uma campanha de fundos para apoiar diversas comunidades através da entrega de cabazes alimentares e de higiene.
Bolsonaro veta obrigação do governo de assegurar água potável e ajuda hospitalar a indígenas durante a pandemia
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou esta quarta-feira, 8 de julho, um projeto de lei aprovado pela câmara de deputados e pelo senado federal, que previa medidas de apoio urgentes para os povos indígenas durante a pandemia. Entre estas medidas, incluíam-se a obrigação de o governo assegurar “acesso a água potável” e garantir “a oferta emergencial de camas hospitalares e de terapia intensiva” a estas populações. O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) expressou o seu “repúdio” pelo “preconceito, o ódio e a violência do atual governo em relação aos povos indígenas” e um grupo de ONGs já levou o tema às Nações Unidas.
Igreja e mesquita construídas lado a lado no Egito, em sinal de unidade
Uma igreja e uma mesquita estão a ser construídas lado a lado, sem nenhuma barreira entre os dois lugares de culto, no bairro de Moqattam, no noroeste do Cairo. O projeto é a concretização do sonho do ex-deputado Nabil Luke al-Babawi, que ficou conhecido pelas suas iniciativas destinadas a promover a harmonia nacional e a convivência entre os diferentes setores da sociedade egípcia.
O vírus da fome e da pobreza: 50 milhões em risco em África, 45 milhões na América Latina
Mais de 50 milhões de pessoas correm risco de fome extrema em África, devido sobretudo a conflitos, alterações climáticas, e “fracasso dos governos” em encontrar soluções para apoiar as populações, alerta a organização não governamental Oxfam. O risco aumentou devido à pandemia de covid-19, que na América Latina pode colocar na pobreza 45 milhões de pessoas, avisa a Organização das Nações Unidas (ONU). E nem os países ricos estão livres de perigo.
Burkina Faso: “Crise esquecida” coloca 2,2 milhões de pessoas em risco de morrer à fome
Nos próximos meses, no Burkina Faso, 2,2 milhões de pessoas estarão em situação de carestia extrema, o que significa que poderão morrer à fome. O número é três vezes superior ao registado em 2019, alertou esta segunda-feira, 6 de julho, o diretor da Cáritas naquele país, padre Constantin Sere. O responsável fala de uma “crise esquecida” pelo resto do mundo e apela urgentemente à ajuda internacional, numa altura em que se aproxima a estação das chuvas torrenciais naquela região.
Mais de 100 bispos exigem legislação para acabar com “abusos das empresas”
Um grupo de mais de 100 bispos de vários países, incluindo Portugal, assinou uma petição dirigida à presidência do Conselho da União Europeia, denunciando as violações aos direitos humanos praticadas no contexto do comércio internacional, em particular durante a pandemia, e pedindo a criação de leis que impeçam as empresas de explorar os trabalhadores.
Papa apoia resolução de cessar fogo da ONU e pede que esta seja “eficaz e rápida”
O Papa manifestou este domingo, 5 de julho, o seu total apoio à resolução adotada pelo Conselho de Segurança da ONU de um cessar-fogo global pelo período de 90 dias, tendo em vista facilitar a luta contra a pandemia de covid-19. Francisco pediu que a decisão seja implementada de forma rápida e eficaz e que este seja o início do caminho em direção à paz no mundo, avançou o Vatican News.
OCDE prevê menos 700 milhões de euros e “segunda vaga de pobreza” nos países mais pobres
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta para o risco de a pandemia poder vir a pôr em risco as ajudas ao desenvolvimento. Num estudo publicado esta sexta-feira, 26 de Junho, a OCDE diz que a ajuda aos países mais pobres pode cair 700 milhões de euros, o que significa que eles “não escaparão a uma segunda vaga de pobreza”.
Igreja pede “prioridade máxima” para o desarmamento nuclear
Numa altura que se receia que as negociações entre Rússia e Estados Unidos para estender o prazo do seu acordo de limitação de armas nucleares não sejam bem sucedidas, os bispos norte-americanos e europeus assumem que o cenário de uma guerra nuclear pode não estar assim tão distante. Numa declaração conjunta, os representantes da Igreja Católica pediram esta segunda-feira que seja dada “prioridade máxima” ao controle de armas e desarmamento nuclear, e deixaram o alerta: “o nosso mundo permanece em grave perigo”.
Cáritas apela a “ação urgente” para reinstalar refugiados na Europa
A Cáritas fez esta sexta-feira um apelo aos estados europeus para honrarem o compromisso assumido em 2019 de reinstalar trinta mil refugiados ao longo deste ano. Por ocasião do Dia Mundial do Refugiado, que se assinala a 20 de junho, a instituição católica assinala que o fecho de fronteiras e as restrições a viagens devido à pandemia “prejudicaram o acesso a asilo e proteção na Europa” e que uma “ação urgente é necessária”.
Há 80 milhões de refugiados no mundo, o número mais elevado de sempre
No final de 2019, eram já 79,5 milhões os refugiados em todo o planeta, o que representa um por cento da população mundial, ou uma em cada 97 pessoas. Entre o número total de refugiados, cerca de 40% são menores de idade.
Freiras, padres e bispos viram “rappers” para apoiar luta contra a covid-19
O Youtube está a ser “invadido” por dezenas de vídeos de músicas rap interpretadas por seminaristas, freiras, padres e até bispos polacos. Em conjunto ou a solo, os religiosos aderiram ao desafio “Hot16Challenge2”, lançado na Polónia por um grupo de artistas de rap, com o objetivo de angariar fundos para a aquisição de equipamento médico e enfrentar a pandemia de covid-19.
Barco-hospital Papa Francisco ajuda comunidades isoladas ao longo do Amazonas
O Vaticano reforçou o apoio financeiro ao Barco-Hospital Papa Francisco, a única ajuda com que as comunidades ribeirinhas do oeste do Pará, no Brasil, têm podido contar nas últimas semanas. Isoladas devido à pandemia de coronavírus, muitas famílias não têm como adquirir comida e medicamentos. O hospital fluvial, que tem estado a realizar exames médicos e a distribuir sacos de alimentos e kits de higiene ao longo do Rio Amazonas, irá em breve visitar as comunidades indígenas perto da fronteira com o Suriname.
De Itália, cratera do vulcão covid, desafios e alertas
A covid ainda anda por aí à solta. E lança os tentáculos em direcções complicadas, tentando fazer das suas nas favelas do Rio e S. Paulo, nos musseques de Luanda e Maputo, nos slums de Nairobi e Kampala, nas periferias das megalópoles indianas,… lá, onde parece fácil chegar o fogo e não haver bombeiro que o apague! Rezemos para que tal não aconteça, para bem de todos.
Cáritas Portuguesa sem meios para ajudar além da alimentação
“Estamos sem meios para podermos valer a necessidades que vão para além da alimentação”. O alerta é do presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, que explica que a instituição se viu privada de contributos devido à crise sanitária e que os pedidos de ajuda cresceram 40% face ao ano anterior. O responsável apela ao governo que complemente o Programa de Estabilização Económica e Social com medidas adicionais “no sentido da recuperação económica exclusiva”.
Bispos espanhóis propõem unir “salário familiar” ao rendimento mínimo vital
O secretário geral da conferência episcopal espanhola, Luis Argüello, propôs esta sexta-feira ao governo que, juntamente com o salário mínimo vital, aprovado em abril para as famílias mais pobres, institua o “salário familiar”. Durante uma conferência de imprensa, o bispo auxiliar de Valladolid recordou que esta medida foi proposta há 40 anos por João Paulo II, e pediu que os migrantes em situação administrativa irregular possam também aceder a estas prestações.
Escuteiros angariaram 66 toneladas de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome
O Corpo Nacional de Escutas (CNE), através dos agrupamentos de escuteiros espalhados por todo o país, reuniu um total de 66 toneladas de alimentos para apoiar o Banco Alimentar Contra a Fome, instituição que este ano se viu impossibilitada de realizar a sua habitual campanha nos supermercados devido à pandemia de covid-19, e à qual têm chegado cada vez mais pedidos de ajuda.
Petição exige atribuição de “rendimento de sobrevivência” aos mais pobres
Uma petição exigindo a atribuição de um “rendimento de sobrevivência” aos mais pobres foi esta quarta-feira entregue no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A iniciativa partiu do economista Jorge Bateira, e conta com o apoio de mais de 50 subscritores. Defendem que, “num Estado europeu dotado de serviços de Segurança Social”, é “intolerável” que haja “cidadãos a passar fome” e atribuem ao governo “a obrigação moral e constitucional de enfrentar energicamente esta gravíssima crise social”.
Ajuda à Igreja que Sofre lança apoio de emergência aos cristãos paquistaneses
A Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lançou uma campanha de emergência para socorrer mais de cinco mil famílias cristãs do Paquistão, anunciou a organização, que adianta ter sido avançada uma primeira ajuda de 150 mil euros. Há já mesmo pessoas a passar fome, diz o texto.
Casas degradadas do Bairro da Jamaica “são uma vergonha para o país”, diz bispo de Setúbal
Situações como a do Bairro da Jamaica, no Seixal, onde há um surto de contágios de covid são da responsabilidade de toda a soeicdade e uma “vergonha” para o país, diz o bispo de Setúbal. O Governo anunciou, entretanto, um plano de realojamento de emergência.
Milhões de desalojados e 86 mortos depois de ciclone na Índia
Estes são os dados oficiais do governo indiano, mas o cenário real pode ser ainda mais catastrófico: pelo menos 86 pessoas morreram, mais de um milhão de casas desabaram, 100 mil hectares de plantações ficaram destruídos, e quase um milhão de cabeças de gado foram perdidas. Esta segunda-feira, cinco dias depois da passagem do ciclone Amphan pelo país, ainda havia povoações isoladas, sem transporte, eletricidade e comunicação e diversas instituições da Igreja Católica estavam a tentar chegar aos milhares que ficaram sem comida, nem água potável.
Conferências de Maio virtuais do CRC: a tragédia descarnada e a igreja vazia, visível na rua
A pandemia obrigou a Igreja e os crentes a sair à rua, através dos centros sociais e outras instituições, deixando vazios os lugares de culto, mas assumindo a sua missão. A ideia é defendida por frei Fabrizio Bordin, franciscano, num de dois debates gravados em vídeo que este ano substituem as tradicionais Conferências de Maio do Centro de Reflexão Cristã (CRC), de Lisboa.
Comissão Justiça e Paz: “Perplexidade e escândalo”, os prémios no Novo Banco
A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), da Igreja Católica, considera que “causa legítima perplexidade e escândalo a notícia” de que os gestores do Novo Banco podem vir a receber prémios de dois milhões de euros. A sobrevivência desta instituição financeira “tem sido assegurada graças a avultados fundos estatais que acabam a onerar todos os contribuintes”, recorda a CNJP.
Comunidade de Sant’Egídio lança apelo contra “massacres” nos lares de idosos e serviço de saúde “selectivo”
A Comunidade de Sant’Egídio, movimento católico nascido em Roma, manifesta-se contra o “modelo perigoso que favorece o ‘serviço de saúde selectivo’” no que diz respeito aos idosos e que está a levar ao que considera como “massacres de idosos nos lares”.
Igreja Ortodoxa Russa: Número de voluntários duplica para responder aos pedidos de ajuda
Cerca de 7 mil voluntários, 96 linhas telefónicas e mais de 100 projetos sociais: estes são alguns dos números que resumem a ação caritativa da Igreja Ortodoxa Russa nos últimos dois meses, em resposta à pandemia de covid-19. Em algumas das dioceses, o número de voluntários cresceu para mais do dobro, tornando assim possível dar resposta ao número também crescente de pedidos de ajuda naquele que é o terceiro país do mundo com mais casos registados de infeção.
Rádios católicas assumem papel “absolutamente essencial” em África
Não têm televisão, nem acesso a jornais ou revistas, e muito menos Internet, até porque muitas vezes também não têm luz: há uma parte substancial da população africana para quem o único meio de comunicação social disponível é a rádio. É através das estações de rádio, na sua maioria apoiadas por instituições católicas, que mensagens de prevenção, aulas, missas, catequeses ou peças de teatro chegam a inúmeras comunidades rurais. E se o papel das rádios locais em África já era determinante antes da pandemia de covid-19, agora tornou-se “absolutamente essencial”.
Covid-19: Afinal, não estamos todos no mesmo barco e é tempo de resolver isso
“Estamos todos no mesmo barco”, disse o Papa Francisco, a propósito da pandemia de covid-19. Mas será que estamos mesmo? Talvez uma ligeira adaptação da metáfora possa ser mais fiel à realidade: estamos todos no meio da mesma tempestade, mas em barcos diferentes. Ou pelo menos é isso que sugerem os estudos que têm vindo a ser publicados e que estabelecem uma relação direta entre fatores socioeconómicos e as consequências da covid-19. Um pouco por todo o mundo, as conclusões são as mesmas: os mais pobres e marginalizados são os que mais perdem, mais adoecem e mais morrem com o novo coronavírus. Perante isto, é tempo de decidir: deixamos que as desigualdades continuem a acentuar-se, ou a esta crise vamos responder de forma diferente?
Inimigos e rivais de longa data unem-se contra um adversário maior
Ofertas de material hospitalar ou de protecção, troca de pessoal médico, um judeu e um muçulmano que param ao mesmo tempo para rezar juntos e uma música gravada para apoiar uma organização de voluntários judeus, muçulmanos e cristãos. A pandemia serve também para que rivais, inimigos ou “diferentes” colaborem uns com os outros e esqueçam divergências.
Vamos falar de “distanciamento físico e solidariedade social”, em vez de “distanciamento social”
Parar de falar em “distanciamento social” e passar a falar em “distanciamento físico” e solidariedade social. Esse é o objectivo de uma campanha internacional liderada pela Human Rights in Mental Health-FGIP, tendo em conta que a utilização do primeiro conceito pode significar apenas o aumento do isolamento social de que já sofrem muitos idosos ou pessoas com deficiência psicossocial ou física.
“Vidas precárias” ou os Outros. Humanos?
A motivação mais imediata destas reflexões foi o comentário de um dos assessores do Presidente Trump, em meados de março – cujo nome não retive –, que procurava explicar a grande percentagem de óbitos por covid-19 das pessoas afroamericanas, nos EUA.
Dia da Europa: um requiem, dois poemas e “Os Lusíadas” lidos por europeus
Os Trabalhadores Cristãos querem que os governos europeus acompanhem a solidariedade dos profissionais, a presidente da Comissão diz que os sonhos fundadores são mais válidos que nunca e Os Lusíadas podem ser lidos em 17 línguas diferentes como manifestação de diversidade. E ainda há um poema como bónus. O Dia da Europa assinala-se neste 9 de Maio.
Jesuítas europeus pedem mais solidariedade intra-europeia, com o sul do mundo e os migrantes e refugiados
Vinte e um responsáveis, representando quatro mil jesuítas europeus (e do Médio Oriente) enviaram, nesta sexta-feira, 8 de Maio, uma mensagem às instituições da União Europeia (UE) apelando a que seja promovida uma “verdadeira solidariedade ética e social” na sequência do surto do coronavírus. A Europa tem de ser solidária não só entre si mas também com o sul do mundo e com os refugiados e migrantes que procuram o seu território, escrevem.
Casinos de Las Vegas transformados em bancos alimentares
Centenas de pessoas continuam a dirigir-se todas as semanas aos casinos de Las Vegas (EUA), mas agora têm a certeza de que não saem dali de mãos vazias: encerrados ao público devido à pandemia de covid-19, estes espaços estão agora a servir de ponto de distribuição de comida às famílias em dificuldades devido à crise.
Francisco e Merkel falaram ao telefone sobre necessidade de coesão e solidariedade
O Papa Francisco e a chanceler alemã Angela Merkel falaram esta quinta-feira ao telefone sobre na situação criada pela pandemia de covid-19, tendo concordado que é essencial que a europa se mantenha unida e apoie os países pobres.
Grécia: Manifestantes incendeiam hotel para impedir acolhimento de refugiados
Cerca de 150 habitantes de uma localidade no norte da Grécia impediram que os requerentes de asilo transferidos dos campos de refugiados nas ilhas gregas fossem reinstalados num hotel da zona, tendo bloqueado a passagem dos autocarros onde estes viajavam e ateado fogo à unidade hoteleira.
Vaticano condena “invisibilidade” de 50 milhões de deslocados internos
A pandemia de covid-19 veio agravar a situação dos deslocados internos, remetendo-os a uma situação de “invisibilidade”, somando-se aos problemas já existentes, considera o cardeal Michael Czerny, responsável da secção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, da Santa Sé.
Visitas aos reclusos devem ser retomadas, defende Obra Vicentina
A Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos (OVAR) pede que seja urgentemente levantada a suspensão das visitas aos reclusos nos estabelecimentos prisionais, defendendo que, terminado o estado de emergência, não há justificação para que a mesma se mantenha.
Papa Francisco ajuda grupo de prostitutas e transexuais
O Papa Francisco enviou dinheiro a um grupo de prostitutas e transexuais que lhe escreveram, pedindo ajuda. O grupo, composto por cerca de 20 mulheres maioritariamente oriundas da América Latina e a viver no litoral de Roma, viu-se sem rendimentos devido à pandemia de covid-19 e começou por recorrer ao pároco local, Andrea Connochia, que não tendo meios suficientes para ajudar sugeriu que se dirigissem ao Papa. A resposta não se fez esperar.
Muhammad Yunus: “Começar do zero” e aproveitar os “horizontes ilimitados” que a pandemia abriu
O economista Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank (“banco de aldeia”) no Bangladesh, impulsionador do conceito de microcrédito e dos negócios sociais e Prémio Nobel da Paz em 2006, chama a atenção para “os horizontes ilimitados” que a crise da covid-19 abriu. Esta é a oportunidade para “começarmos do zero”, diz, num texto publicado esta terça-feira, 5 de maio, na página digital do jornal francês Le Monde.
Restaurante da Fundação Eugénio de Almeida transformado em cozinha social
Uma cozinha social, com capacidade para fornecer gratuitamente 200 refeições por dia, destinadas a pessoas que se encontrem “em situação de vulnerabilidade”, acaba de abrir em pleno centro histórico de Évora. A iniciativa é da Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e está a funcionar no seu restaurante, Enoteca Cartuxa, que em circunstâncias normais é frequentado diariamente por dezenas de turistas.
Quase 200 mil pedem ação urgente do governo brasileiro para evitar genocídio de indígenas
Oprah Winfrey, Meryl Streep, Madonna, Naomi Campbell ou Brad Pitt são apenas alguns dos quase 200 mil que já assinaram a petição lançada pelo fotojornalista brasileiro Sebastião Salgado, pedindo ao governo brasileiro que tome “medidas urgentes para proteger os povos indígenas” que vivem na Amazónia da pandemia de covid-19. O arcebispo de Manaus, Leonardo Steiner, alerta: “o vírus já atingiu algumas comunidades indígenas” e descreve uma situação “fora de controle”.
Timor Leste: dinheiro destinado à construção de nunciatura usado para ajudar famílias pobres
O donativo feito pela Igreja da Coreia do Sul para a construção de uma nova nunciatura em Timor-Leste acabou por ter outro fim: perante a crise provocada pela pandemia de covid-19 no país, os bispos decidiram utilizar esses recursos para adquirir bens de primeira necessidade para as famílias a atravessar dificuldades.
Diários de quarentena (46): Dez mil refeições e um cesto de cravos
A minha experiência de dias de quarentena não será, talvez, a mais comum. Partilho-a assim, ao correr da pena, porque é também de forma apressada que se têm passado os meus dias. Depois de algumas semanas isolado num quarto, entre febre, livros, luto e silêncio, os meus dias mudaram completamente em muito pouco tempo. Juntei-me a um projecto do Colégio Luso-Internacional de Braga que, vendo que muitas instituições sociais estavam a fechar portas ou funcionavam só durante os dias de semana, numa altura em que a quarentena empurrava tantas pessoas, desamparadas, para situações de emergência, decidiu transformar a cantina do colégio numa linha de montagem de refeições solidárias.
Vietname: católicos mobilizam-se para ajudar vítimas das inundações
Cerca de 600 famílias perderam as suas casas, cinco pessoas morreram e 37 ficaram feridas. A mais forte tempestade de granizo a que o Vietnam assistiu nos últimos 50 anos, que assolou o norte do país entre os dias 22 e 24 de abril, foi devastadora para aquela região. Nos últimos dias, vários grupos de católicos mobilizaram-se para ajudar os moradores, distribuindo comida e roupas, entre outros bens essenciais.
Cáritas Europa pede um rendimento mínimo para os mais pobres em toda a UE
“Uma rede de segurança para todos, com um esquema de rendimento mínimo comum” é a solução que a Cáritas Europa propõe aos membros da União Europeia, tendo por objetivo a erradicação da pobreza no continente europeu.
Brasil: Diocese de Manaus e ONG pedem ajuda urgente para comunidades indígenas
Falta de pessoal médico, falta de equipamento de proteção e meios para tratamento, cadáveres armazenados em camiões frigoríficos e outros a serem enterrados em valas comuns. Em Manaus, capital do estado do Amazonas (Brasil), a pandemia de covid-19 está a provocar um estado de calamidade nunca antes visto. E a tendência é para piorar, agora que o vírus chegou às comunidades indígenas residentes naquele estado. A arquidiocese, juntamente com diversas ONGs, emitiu um comunicado pedindo ajuda urgente. O Papa Francisco telefonou diretamente ao arcebispo Leonardo Steiner, pedindo informações sobre a situação e deixando uma bênção especial para a região da Amazónia.
Indonésia: católicos e muçulmanos unem-se para ajudar desfavorecidos durante Ramadão
Na Indonésia, cristãos e muçulmanos estão a unir esforços para ajudar os mais pobres durante o mês sagrado do Ramadão, que se iniciou no passado dia 24 de abril. Voluntários da Nahdlatul Ulama (NU), a maior organização islâmica moderada do país, e do instituto católico Daya Dharma, em Jacarta, distribuirão diariamente, até ao dia 25 de maio, cerca de 300 refeições a famílias carenciadas.
Diários de quarentena (42): O cuidado com o outro” me interpela, mesmo num passeio…
Cá vou” religiosa” e disciplinadamente para a minha caminhada matinal no parque das Conchas. Hoje a manhã apareceu cinzentona, há mais movimento na rua, estamos todos bastante cansados/as de estar confinados/as às nossas casas. Estamos fartos (eu, pelo menos, e os meus olhos…) dos écrans azul metálico dos telemóveis.
Patriarcado de Lisboa cria estrutura para apoio a pessoas com deficiência
O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD), do patriarcado de Lisboa, lançou uma iniciativa de “apoio espiritual, psicológico e logístico”, neste tempo de isolamento social, para ajudar as famílias que tenham pessoas com deficiência a “encontrar soluções”...
Diários de quarentena (37): Insensibilidade político-social? (e uma fotografia do poder da luz)
No meio de tantos atos de solidariedade e dedicação, marcados não raro por verdadeiro heroísmo, seria pouco sensato falar de insensibilidade político-social. Em todo o caso, a persistência de várias lacunas neste domínio – também observadas nas crises económico-sociais anteriores – convidam-nos, pelo menos, a alertar para elas. Registo apenas três, por ora: a informação regular sobre a situação social; a universalização da Rede Social; e a coordenação nacional das intervenções sociais.
Pandemia poderá duplicar número de pessoas em risco de fome para 265 milhões
O número de pessoas que enfrentam “insegurança alimentar” deverá duplicar este ano, na sequência da pandemia de covid-19. De acordo com o Relatório Global de Crises Alimentares, publicado esta terça-feira, 21 de abril, pelo Programa Mundial de Alimentação (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU), a estimativa é de que, no final deste ano, haja 265 milhões de pessoas em risco de fome, quase o dobro do valor registado no final de 2019, que foi de 135 milhões.
Estado pede ajuda à Misericórdia do Porto para acolher presos libertados
A revelação é feita à Rádio Renascença pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto. António Tavares diz que os serviços da Misericórdia do Porto “têm sido contactados pela Segurança Social, que tem articulação com a Direção-Geral dos Serviços Prisionais, no sentido de poder apoiar algumas pessoas que, por qualquer razão, não têm condições de habitabilidade ou de regresso à sua habitação”.
ONGs e personalidades portuguesas pedem recuperação económica justa e sustentável
São mais de 90 organizações e personalidades da sociedade portuguesa. Subscreveram o Manifesto por uma Recuperação Económica Justa e Sustentável em Portugal, numa prévia tomada de posição face ao esperado debate sobre a recuperação económica.
Igrejas exigem que Trump anule a suspensão de financiamento da OMS
“Irresponsável”, “inoportuna”, “perigosa”, “imoral”: foram alguns dos adjetivos utilizados pelas Igrejas norte-americanas para qualificar a decisão do presidente Donald Trump de suspender a contribuição dos Estados Unidos para a Organização Mundial de Saúde (OMS). O Conselho Nacional das Igrejas (CCN), nos Estados Unidos, e também a maior comunidade mundial de Igrejas protestantes e ortodoxas – o Conselho Ecuménico das Igrejas (COE) – pediram a anulação da medida anunciada, que, temem, poderá “provocar um desastre”.
Cúria Romana dá um mês de salário para apoiar os desprotegidos por causa da pandemia
Cardeais, bispos e outros clérigos da Cúria Romana ofereceram um mês do seu salário ao Papa Francisco, para que ele disponha do dinheiro para distribuir por obras assistenciais e caritativas. O gesto surge em resposta ao convite do responsável da Esmolaria Apostólica, cardeal Konrad Krajewski, durante a Semana Santa.
Bispos europeus apelam a países da UE para que acolham refugiados
A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE) fez um apelo a todos os estados membros para que “mostrem generosidade”, oferecendo asilo aos refugiados que se encontram nas ilhas gregas, permitindo assim minimizar o risco de infeção por coronavírus nos campos, que se encontram sobrelotados.
Líder budista de Myanmar doa 10 mil dólares a fundo de emergência criado pelo Papa
O monge budista Ashin Nyanisara, predidente das Academias Budistas Sitagu, em Myanmar, fez um donativo de 10 mil dólares ao fundo criado pelo Papa Francisco para ajudar as regiões mais pobres no combate à pandemia de covid-19.
Proteger as comunidades ciganas no contexto da pandemia
A presença dos ciganos em Portugal remonta ao século XV, tendo esta minoria étnica permanecido na Península Ibérica desde então. As comunidades ciganas foram sempre perseguidas e excluídas, tendo sido iniciada por D. João III em 1526 a sua expulsão de Portugal, seguindo-se o decreto de 1538 de deportação para as colónias, em que os homens eram obrigados a trabalhos forçados nas galés.
Manifesto de 170 líderes latino-americanos pede coordenação de todos os países para proteger os mais frágeis
O texto é assinado por 170 líderes católicos com responsabilidades políticas na América Latina e pede que, no contexto da pandemia de covid-19, os governos de todos os países daquele continente se coordenem e colaborem na tomada de decisões para proteger os mais pobres e fragilizados.
Na linha da frente!
5.680 instituições particulares de solidariedade social. 340 mil trabalhadores. 800 mil utentes. 300 mil idosos. É este o Sector Social Solidário em Portugal: cuidar dos outros todos os dias, 7 dias por semana, 24 horas por dia.
Quase 400 refugiados rohingya resgatados na costa do Bangladesh, 32 já sem vida
O objetivo era chegarem à Malásia, mas das duas vezes que se aproximaram da costa foi-lhes negada a entrada, alegadamente devido à pandemia de covid-19. Num barco de pesca sobrelotado, um grupo de 382 refugiados rohingya ficou assim à deriva no mar durante 58 dias, tendo sido resgatado na noite desta quarta-feira, dia 15, pela guarda-costeira do Bangladesh. Devido à falta de água e comida, 32 dos passageiros não sobreviveram à viagem.
Diários de quarentena (31): Por que não pontos de situação do âmbito social? (e uma homenagem com música aos que curam feridas)
Diariamente, o Ministério da Saúde faz o ponto de situação da covid-19 no país; pelo contrário, não existe informação regular acerca da situação social. A insuficiência de rendimentos, com ou sem pobreza anterior, a dependência (resultante de doença grave, idade avançada, deficiência ou acidente incapacitantes…), o isolamento sem companhia, a falta de habitação condigna, a violência doméstica… são realidades que a pandemia está a agravar e que, publicamente, quase não existem.
Igreja italiana mobiliza mais de 200 milhões de euros para ajudar afetados pela pandemia
Depois de ter destinado 10 milhões de euros à Cáritas nacional, 500 mil euros ao Banco Alimentar e 6 milhões de euros a hospitais, a Igreja italiana continua a canalizar toda a ajuda possível para a luta contra a pandemia de covid-19, tendo anunciado que irá retirar 200 milhões de euros ao fundo “oito por mil” (constituído por contributos dos cidadãos italianos e cujo principal objetivo era a construção de novas igrejas) para apoiar famílias e instituições que estejam a atravessar dificuldades.
Pedidos de ajuda ao Banco Alimentar batem recordes
O Banco Alimentar contra a Fome (BA) está a receber uma média de mil pedidos de ajuda por dia, um número nunca antes visto pela presidente da instituição, Isabel Jonet, que admitiu esta terça-feira, dia 14, que em alguns pontos do país está já a ser difícil dar resposta a todas as solicitações.
Papa sugere “salário universal” para trabalhadores informais, em carta aos movimentos populares
Trabalhadores católicos portugueses assumem debate e aplicação da medida. Agricultores, vendedores ambulantes e outras pessoas que trabalham nos sectores informais e nos movimentos comunitários são “verdadeiros poetas sociais”, escreve Francisco na carta.
IPSS e Misericórdias pedem criação de espaços alternativos para idosos infetados
A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e a União das Misericórdias Portuguesas defendem que os idosos infetados com covid-19, mesmo que não necessitem de internamento hospitalar, não podem regressar às instituições onde vivem pelo risco de infeção que representam para os outros utentes, devendo o Governo providenciar uma solução a nível nacional para que estes doentes possam ser acolhidos em espaços alternativos.
Padre canadiano voluntaria-se para viver na prisão durante a pandemia
Com a suspensão das visitas aos reclusos no Canadá, o capelão de um dos estabelecimentos prisionais propôs ficar a viver juntamente com os detidos durante o período em que vigorarem as medidas de segurança impostas pela pandemia. O padre preferia ficar na prisão do que deixar os reclusos sem acompanhamento espiritual, no entanto o seu pedido foi recusado pela instituição prisional.
Ajuda à Igreja que Sofre mobiliza 5 milhões de euros para apoiar comunidades cristãs marginalizadas
Os números impressionam. São cerca de 300 milhões os cristãos que vivem em países onde acreditar em Jesus é motivo de perseguição. “Tais países também são frequentemente afetados pela pobreza. Hoje, aos dois primeiros “P”, de perseguição e pobreza, um terceiro foi acrescentado: o “P” da pandemia. Por essa razão, a Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) acaba de alocar 5 milhões de euros para financiamento de emergência às comunidades cristãs mais expostas ao coronavírus”, anunciou o diretor da fundação em Itália, Alessandro Monteduro.
Mesquita de Lisboa cria espaço para pessoas sem-abrigo com teste positivo de covid-19
A Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL) e a Mesquita Central abrem nesta manhã de segunda-feira, 14 de Abril, um centro de acolhimento que servirá de isolamento para pessoas sem-abrigo, que tenham sido diagnosticadas positivas com covid19, soube o 7MARGENS.
Catarina Salgueiro Maia não abandonou os velhotes do lar onde trabalha nem os desejos de um mundo mais justo
Esta mulher podia ter parado de trabalhar como tantas colegas, mas não o quis fazer, conta o jornalista Ricardo J. Rodrigues, no jornal português Contacto, do Luxemburgo. “O meu marido trabalha nas obras, que agora pararam, e então ele pode tomar conta da miudagem. E não é só isso. Num período destes temos de fazer a nossa parte para que o mundo seja mais justo, ou mais livre. Se as limpezas acabassem, os hospitais não podiam funcionar, os velhotes ficavam ao abandono. Nunca saberia viver com isso.”
Bispo de El Paso pede libertação de imigrantes não-violentos
O bispo católico de El Paso, Texas (Estados Unidos, na fronteira com o México), pediu às autoridades locais que libertem os migrantes não-violentos, detidos nas instalações locais de imigração e fronteiras dos Estados Unidos.
A luz como companhia: diariamente a iluminArte!
Evitar, hoje, a contaminação do vírus requer o refúgio no espaço sagrado das nossas casas, multiplicando-nos em homenagens a quantos procuram cuidar dos mais dependentes, incluindo os idosos. Este projeto colocou pais e filhos a criarem iluminuras, essa arte com o poder de trazer a luz, para levar luz e esperança à população mais idosa. Recuperou-se o sentido espiritual das iluminuras, levando a que, hoje como ontem, a esperança de uma boa notícia possa ser luz para quem dela precisa. Desenhos dos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal (Bragança).
Diários de quarentena (25): A luz como companhia – diariamente a iluminARTE!
Vivemos dias únicos e especiais! Únicos porque nunca vividos e especiais porque, através de um simples clique, chegamos a todo o lado. O espaço contrai-se e o tempo relativiza-se.
Arábia Saudita declara cessar-fogo no Iémen
A Arábia Saudita respondeu positivamente ao apelo lançado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e anunciou duas semanas de cessar-fogo no Iémen, com início esta quinta-feira, dia 9.
As máscaras dos capelães militares, o salário dos padres de Braga e os apoios jesuítas
Os capelães militares fizeram uma coleta para adquirir 15 mil máscaras, que ofereceram esta quinta-feira, dia 9, à Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e Forças Armadas.
Coronavírus: “Como fica a África?”
Instituições africanas de diversos sectores e capacidades juntaram-se à luta do mundo contra a covid-19. Não são para já muitas, mas estão na linha da frente na busca de fármacos ou combinações de fármacos capazes de pelo menos travar a pandemia. Mas, e depois? “Como fica a África?” – pergunta o bispo de Pemba (Moçambique).
Quase 2 milhões já apoiaram apelo de Guterres ao cessar-fogo global
Uma petição online lançada pela organização não-governamental (ONG) Avaaz, apoiando o apelo do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para um cessar-fogo mundial devido à pandemia da covid-19, está perto de atingir dois milhões de assinaturas.
Papa doa 750 mil dólares para ajudar áreas de missão afetadas pela pandemia
O Papa Francisco criou um fundo solidário com uma contribuição inicial de 750.000 dólares (perto de 700 mil euros) para ajudar as áreas onde a Igreja desenvolve trabalhos de missão, particularmente em África e na América Latina, onde a escassez de meios unida à disseminação do coronavírus poderá originar situações dramáticas.
Franciscanos cedem casa para vítimas de violência doméstica durante a pandemia
Foi há pouco mais de uma semana que a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade (SECI) e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançaram o apelo a algumas instituições católicas: precisavam rapidamente de um espaço onde pudesse ser montado um centro temporário de acolhimento de emergência para mulheres vítimas de violência doméstica, dados os receios de que este tipo de crime aumente no contexto da pandemia de covid-19. A resposta não se fez esperar da parte da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) de Portugal. Disseram de imediato que sim e em poucos dias preparam e disponibilizaram uma das suas casas para o efeito. O centro abriu esta segunda-feira, dia 6, e permanecerá aberto enquanto durar a pandemia.
Acolher, dar e tratar: os mecanismos de assistência aos pobres e doentes na Idade Média (ensaio)
Devemos à Idade Média o aparecimento dos hospitais, que evoluíram no sentido dos nossos, da prática da quarentena, atualmente na ordem do dia, e das universidades e escolas médicas, que nos permitiram chegar onde chegámos no campo da saúde e da medicina. Uma viagem pelas noções e práticas da assistência dos tempos medievais em Portugal.
Costurar máscaras cirúrgicas em vez de vestes litúrgicas, ou como combater a pandemia no convento
À medida que a pandemia alastrava, a angústia crescia no pequeno mosteiro do sul de França onde vivem as Irmãs da Consolação do Sagrado Coração e da Santa Face. As 25 religiosas queriam fazer mais do que rezar. Diante da imagem de Nossa Senhora do Povo, que acreditam ter salvo a sua região da peste em 1524, pediram lhes fosse dada uma tarefa: queriam colaborar com a virgem no combate a esta nova pandemia. No dia seguinte, receberam uma chamada do bispo da diocese e outra do presidente da câmara: ambos lhes pediam para fabricar máscaras.
Doentes de covid-19 mantêm “direito e acesso à assistência espiritual e religiosa” nos hospitais
A Coordenação Nacional das Capelanias Hospitalares emitiu um comunicado esta quarta-feira, dia 1, para esclarecer que “os capelães não estão impedidos de prestar assistência espiritual e religiosa”. Têm, isso sim, de cumprir “medidas de contingência existentes nos hospitais”, como todos os profissionais, por forma a minimizar os “riscos de contágio, quer dos capelães quer dos próprios doentes e dos profissionais”, sublinha o documento.
Abandonar o plástico e investir no ambiente e na água potável para todos, pede o Vaticano às instituições católicas
Abandonar o uso de garrafas de plástico, contribuir para a separação de resíduos e investir em sistemas amigos do ambiente são algumas das propostas do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (DSDHI), do Vaticano para todas as estruturas e instituições católicas.
Diários de quarentena (15): Uma pandemia, um desafio à solidariedade
Parecemos regressados a outros tempos, os das pestes medievais ou das epidemias de há cem anos. Este facto faz-nos refletir na ilusão a que nos conduz o excesso de confiança nas capacidades humanas e na ciência. O ser humano continua a ser vulnerável diante da doença e da morte e deve reconhecer humildemente essa sua vulnerabilidade.
Cardeal Tagle propõe eliminar a dívida dos países pobres
O cardeal filipino Luis Antonio Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, propôs a criação de um Jubileu especial em que os países ricos perdoem a dívida dos países pobres aos quais concederam empréstimos, de forma a que estes tenham condições para combater a pandemia de covid-19.
Oxfam pede “um Plano Marshall de Saúde” para o mundo
A Oxfam, ONG de luta contra a pobreza sediada no Quénia e presente em mais de 90 países, pediu esta segunda-feira, 30, “um plano de emergência para a saúde pública” com a mobilização de 160 biliões de dólares. Este valor permitiria duplicar os gastos com a saúde nos 85 países mais pobres, onde vive quase metade da população mundial.
As circunstâncias fazem os grandes líderes. Cá estão elas.
Faço parte de uma geração que reclama grandes líderes. Não tenho muitas dúvidas que esta reclamação é de quem vive num certo conforto. Não tive um Churchill porque não passei por uma grande guerra. Não tive um Schuman porque não era vivo quando a Europa esteve em cacos. Não tive um Sá Carneiro, Freitas do Amaral ou Mário Soares porque não era vivo quando Portugal ainda só sonhava com uma Democracia plena e funcional.
António Guterres ao 7MARGENS: “É precisa uma estratégia coordenada de supressão do vírus, sob orientação da OMS”
Corremos o risco de uma explosão da doença com consequências trágicas e milhões de mortos, nomeadamente no continente africano, se não houver mais eficácia e estratégias coordenadas de combate ao novo coronavírus. O receio é expresso por António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, numa entrevista ao 7MARGENS, a propósito da pandemia que atinge o mundo e do seu apelo a um cessar-fogo global, com o objectivo de contrariar a disseminação do contágio. “Esta não é uma crise financeira, é uma crise humana”, afirma.
Libertação de reclusos é “urgente”, caso contrário “estamos a condená-los à morte”
São inúmeras as vozes que se unem para fazer o mesmo pedido: que pelo menos os reclusos mais vulneráveis, devido à sua idade ou condições de saúde e que não representem um perigo para a sociedade, sejam imediatamente libertados, mesmo que sob vigilância. A medida já foi tomada noutros países, mas em Portugal está ainda em avaliação.
Diários de quarentena (14): Tudo ao contrário? Em tempos de “des-samaritanização”
A ação social básica, própria das relações de família, vizinhança e amizade, tem sido bastante descurada: ao longo da história, relevaram-se mais as diferentes instituições que foram sendo criadas, seguindo-se-lhes a consagração e desenvolvimento do Estado social. Deste modo, o patamar básico da ação social foi menosprezado, a favor do intermédio, ou institucional, e do estatal.
Igreja Lusitana mantém rede de distribuição de alimentos a 400 pessoas em Gaia
O Centro Comunitário da Associação das Escolas do Torne e do Prado (AETP), em Vila Nova de Gaia, tem estado “na linha da frente” do apoio aos mais idosos e carenciados naquela cidade.
Padre Tony Neves: “Não podemos voltar ao normal, o ‘normal’ foi o problema”
“Não podemos voltar ao ‘normal’” depois da pandemia de covid-19, “porque o ‘normal’ foi o problema”, diz o padre Tony Neves, responsável mundial pelo Departamento Justiça e Paz dos Missionários Espiritanos e colaborador do 7MARGENS.
G20 prevê injetar 5 biliões de dólares na economia mundial para combate à pandemia
Os líderes do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), decidiram, durante a reunião de emergência realizada por videoconferência esta quinta-feira, 26, injetar “mais de cinco biliões de dólares” na economia mundial para “contrariar as consequências sociais, económicas e financeiras da pandemia” de covid-19. Segundo a agência Reuters, esta foi a reunião mais consensual de sempre, desde a criação do grupo.
Oração do Papa pela Humanidade: “Estamos todos no mesmo barco. É o tempo de reajustar a vida. Só o conseguiremos juntos.”
Sentimo-nos paralisados e perdidos, mas ninguém se salva sozinho, disse Francisco perante uma praça de São Pedro vazia e diante de milhões que o escutavam pela net ou televisões. É tempo de resgatar a vida e valorizar as pessoas comuns que não estão nas passarelas, lembrou, falando de todos os que se têm entregue a consolar e tratar os atingidos pela pandemia. Só juntos sairemos desta e das restantes crises da humanidade, afirmou.
Igreja Católica em Portugal “não fechou”: a solidariedade como antivírus
Em articulação com as câmaras municipais, juntas de freguesia, e instituições como o Banco Alimentar, a Igreja tem-se desmultiplicado em esforços para chegar aos mais idosos, pobres e sem-abrigo, e também para apoiar os serviços e técnicos de saúde. À falta de um antivírus, a Igreja tem a solidariedade.
PAR alerta para tragédia nos campos de refugiados e pede intervenção junto da Grécia
Mais de 40 organizações humanitárias, entre as quais a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), pediram já ao Governo grego que, em coordenação com as instituições europeias, “tome as medidas de saúde públicas necessárias” para proteger “todos os residentes” nos campos de refugiados nas ilhas gregas.
Bispos católicos solidários com jornalistas na Venezuela
Os bispos católicos venezuelanos solidarizaram-se com os jornalistas do país, encorajando-os a continuar a assumir “a missão de ser comunicadores da verdade e da esperança no meio da dificuldade”, aludindo ao aumento de casos de covid-19.
Em estado de emergência, Itália ajuda Croácia na sequência do terremoto
Itália é neste momento o país mais afetado pela pandemia de Covid-19, mas nem por isso deixou de oferecer ajuda à Croácia, depois do terremoto que assolou aquele país no passado domingo, dia 22. Uma coluna de veículos, tendas e pessoal especializado saiu esta terça-feira, 24, do norte de Itália em direção à capital croata, Zagreb.
Covid-19: Guterres em cimeira de emergência do G-20 para intensificar apelo a cessar-fogo global e à união de todos os governos
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, intensificou nos últimos dias os seus apelos aos governos de todos os países para que colaborem numa estratégia comum de combate à pandemia de covid-19.
Corona Care: rede de médicos, psicólogos e religiosos oferece esclarecimentos e conforto
Os Camilianos, ordem religiosa católica que se dedica à assistência aos doentes, lançaram uma plataforma digital que oferece esclarecimentos sobre a covid-19 e apoio psicológico a todos aqueles que tenham dúvidas ou receios relativamente a esta nova doença.
Missionários “passadores” de cabo-verdianos e carros a atropelar gafanhotos
Durante um mês, estive com vários “monumentos” missionários vivos, em Cabo Verde que, desde 1954, quando chegou o primeiro, por lá continuam de pedra e cal. São todos Missionários Espiritanos, congregação que para ali foi em 1941, ajudando a reconstruir a Igreja nas ilhas de Santiago, Maio e Boavista.
Igrejas pedem ajuda para combater praga gigantesca de gafanhotos que ameaça de fome a África Oriental
São milhares de milhões da mais perigosa espécie de gafanhotos que, desde Janeiro, estão a destruir as plantações de pelo menos sete países; surto começou na Ásia e pode estender-se a 30 países até Junho, agravando as condições alimentares de populações já ameaçadas pela pobreza extrema.
Manuela Silva: uma Grã-Cruz para a luta contra a exclusão
Em nome do Estado, o Presidente da República condecorou a economista que estudou a pobreza e as desigualdades e propôs o seu combate.
Manuela Silva evocada este sábado em Lisboa, na expectativa de condecoração póstuma pelo PR
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poderá atribuir uma condecoração póstuma à economista Manuela Silva, no final da evocação que dela se fará neste sábado, 7 de Março, no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), em Lisboa. A decisão já...
Combate ao desemprego ineficaz e habitação inacessível, diz Cáritas sobre acesso dos mais vulneráveis a serviços sociais
Há barreiras graves no acesso ao emprego, saúde, habitação e outros serviços sociais por parte de largos sectores de pessoas vulneráveis, diz a Cáritas Portuguesa, num estudo englobado num relatório europeu sobre o acesso a estruturas sociais.
Bilibiza: do sonho da água à destruição que chegou do mato
Há doze anos, a aldeia lutava para ter água mais perto; em Abril do ano passado, teve a água e o vento demasiado perto e o ciclone Keneth devastou a região (mesmo se de forma menos intensa que o Idai, mais a Sul, em Pemba); agora, mais recentemente, foi arrasada por ataques que não se sabe de onde vêm nem que objectivos têm: a aldeia de Bilibiza (quase 200 quilómetros a Norte de Pemba, província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique) estará quase deserta, depois de ter sido objecto de um ataque no final de Janeiro.
O aleluia na vida de Saraiva Saguate e a luta pela água em Bilibiza
Os projectos de microcrédito promovidos pela rede Aga Khan no norte de Moçambique permitiam reparar sapatos para vender em segunda mão, trazer água a crianças que andavam quilómetros para a obter. Algumas destas coisas faziam-se com uma centena de euros apenas. Em Bilibiza, em 2008, lutava-se pela água, para que as crianças e as mulheres não tivessem de andar 30 quilómetros com baldes à cabeça e nos braços… Agora, a aldeia foi arrasada, como referiu o bispo de Pemba e o 7MARGENS noticiou, por ataques cuja motivação e origem são desconhecidas.
Papa denuncia “enorme tragédia” da Síria e populismos
Há uma “enorme tragédia” na Síria, denunciou o Papa neste domingo, 23 de Fevereiro, diante de milhares de pessoas que tinham acabado de participar na eucaristia e recitação da oração do Angelus. Francisco lançou um “forte apelo” a todos os envolvidos e à comunidade internacional, para que “se cale o barulho das armas e se ouçam as lágrimas dos pequeninos e dos indefesos”. E acrescentou, segundo a Ecclesia: “Deixem de lado os cálculos e os interesses para proteger a vida dos civis e das muitas crianças inocentes que pagam as consequências.”
Três cardeais pedem mais apoio aos bispos europeus para os refugiados de Lesbos
Uma carta dirigida por três cardeais às conferências episcopais de toda a União Europeia (UE) pede que os bispos de cada país ajudem na recolocação dos refugiados que estão neste momento na ilha de Lesbos e tentem, em conjunto com os respectivos governos nacionais, estabelecer corredores humanitários de saída dos milhares de pessoas que estão em Lesbos.
Leigos para o Desenvolvimento: “Procuram-se pessoas para mudar o mundo”
Trata-se de lançar sementes que poderão vir a ser colhidas só daqui a dois ou três anos. Os Leigos para o Desenvolvimento (LD), organização não-governamental ligada à Companhia de Jesus, promovem, a partir do final deste mês, uma formação intensiva para voluntários que desejem partir em missão. E procuram, diziam a propósito de uma acção de sensibilização promovida a 28 de Janeiro, “pessoas para mudar o mundo”.
“Não somos só voluntários, mas também missionários” – testemunhos em missões dos Leigos para o Desenvolvimento
Sou feliz porque partilho e rezo esta minha vida de “mato” com dois amigos que, com o passar do tempo, se vão tornando meus irmãos. Sobretudo sou feliz porque tudo, absolutamente tudo, nesta terra me leva mais para junto de Deus.
“Nós não devíamos ter-nos conhecido”
“Nós não devíamos ter-nos conhecido”, disse-me um dia um amigo. Se não nos tivéssemos conhecido, significava muito provavelmente que aqueles campos onde falávamos continuariam verdes, que as árvores estariam de pé, que as plantas, os animais e as pessoas não teriam sido sacrificadas às chamas.
“Nós Ainda Estamos Aqui”: o país envelhecido e despovoado
No interior do país as Instituições de Solidariedade Social (IPSS) constituem uma rede de apoio de proximidade vital para amparar os idosos que vivem sozinhos sem os retirar do seu meio.
Nivelar os pratos da balança entre IPSS e empresas
Parcerias entre organizações solidárias e empresas são um suporte de projetos de apoio social pouco explorado. A investigação propõe um modelo de comunicação estratégica onde as organizações solidárias podem assumir uma posição paritária face às empresas.
Dez anos depois do sismo, o Haiti “está a morrer”, denuncia bispo católico
O bispo de Hinche (Haiti), Désinord Jean, diz que o país “está a morrer”. Dez anos depois do sismo que devastou o país, registam-se manifestações e protestos em todo o país, que já provocaram pelo menos 17 mortos e cerca de 200 feridos. As manifestações paralisaram o país e o combustível esgotou.
Henrique Joaquim: “Assistencialismo não tira da rua as pessoas sem-abrigo”
“O assistencialismo não tira a pessoa da rua, não resolve o problema; ainda que naquela noite tenha matado a fome a uma pessoa, não a tira dessa condição”, diz o gestor da Estratégia Nacional de Integração dos Sem-abrigo, Henrique Joaquim, que esta quinta-feira, 2 de Janeiro, iniciou as suas funções.
Padres de Lamego em formação inédita sobre “flagelo” da violência doméstica
A ideia é inédita na Igreja Católica em Portugal e surgiu de uma conversa preparatória de uma acção de formação do clero da diocese de Lamego: e porque não tratar o tema da violência doméstica? O problema é importante naquela região e por isso seria útil os padres terem informação sobre o assunto, diz António Lucena, director do Departamento Justiça e Paz (DJP), um dos dois responsáveis por avançar com a iniciativa que esta segunda-feira, 2 de Dezembro, decorre em Lamego.
Cerca de 2,2 milhões de portugueses em risco de pobreza
Cerca de 2,2 milhões de pessoas continuam em risco de pobreza em Portugal, apesar de a taxa de risco de pobreza ter baixado em 0,1 por cento entre 2017 e 2018, de acordo com dados divulgados esta terça-feira, 26 de Novembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Bispos dos EUA elegem primeiro latino e defensor dos imigrantes para presidente da Conferência Episcopal
O arcebispo de Los Angeles Califórnia, Jose Gomez, foi eleito presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA, durante a assembleia geral realizada nesta semana, na cidade de Baltimore (Maryland). Aos 67 anos, Gomez é o primeiro presidente da USCCB com ascendência latina, depois de ter estado nos últimos três anos como vice-presidente, ao lado do cardeal Daniel DiNardo, de Galveston (Houston).
Lisboa recusa taxa turística para ajudar a acabar com pessoas sem-abrigo
A Assembleia Municipal de Lisboa rejeitou uma petição que previa que parte das receitas turísticas fossem aplicadas na erradicação das situações de sem-abrigo na cidade de Lisboa. João Paulo Saraiva, vereador das Finanças do município, explica que, neste caso, “não há uma relação directa” entre o turismo e a situação dos sem-abrigo.
Talitha Kum: enfrentar o tráfico humano, dar nova oportunidade às mulheres vítimas
A Talitha Kum, rede de religiosas de apoio a mulheres vítimas de tráfico, quer contrariar a realidade e vai apostar na formação de 400 religiosos, colaboradores e 50 novos líderes, para trabalharem em projetos educacionais.
JRS defende controlo do Mediterrâneo pelas instituições europeias
“O controlo do Mar Mediterrâneo deverá ser feito pelas instituições europeias como forma de combater o tráfico humano e a distorcida criminalização da ajuda humanitária”, defende o diretor do Serviço Jesuíta para os Refugiados (JRS, da sigla inglesa), André Costa Jorge a propósito do debate sobre o navio da Open Arms que navegava com 147 pessoas a bordo.
Como resistiu Moçambique ao Idai, no olhar de fotojornalistas
“Resistir ao Idai” é o título de uma exposição de fotografias sobre a tragédia que varreu o centro de Moçambique em março deste ano, presente no salão nobre da Casa da Imprensa, em Lisboa, até ao próximo dia 5 de setembro de 2019 (de segunda a sexta, 14h30-19h30).
Depois da tragédia do Idai, começa a reconstrução em Moçambique
Depois de o ciclone Idai ter destruído a região centro de Moçambique, em Março, e da primeira ajuda de emergência às populações atingidas, inicia-se agora a fase de reconstrução. A Cáritas está na linha da frente do apoio, com 2,3 milhões de euros. Agriculturam habitação, água e saneamento são algumas das áreas prioritárias.
Portugal recebe mais 16 refugiados
Portugal recebeu na terça-feira, 20 de Agosto, um grupo de 16 pessoas com estatuto de refugiado, proveniente de Istambul (Turquia), anunciaram o ministros da Administração Interna e da Presidência e da Modernização Administrativa, em comunicado conjunto.
No país da “teranga”: da escravatura ao Senegal fraterno de hoje
A Ilha de Goreia (Gorée) é Património da Humanidade pelas piores razões: a escravatura! A escultura colossal dedicada ao Renascimento da Pessoa Africana mostra a esperança de um povo. A catedral católica fala de um herói francês que João Paulo II beatificou. Almadie e Pikine são bairros que mostram a riqueza e a pobreza de uma capital estratégica. 94% de muçulmanos e 5% de católicos com uma história de sã e fraterna convivência são lição para o mundo inteiro. Pequena visita guiada à história e cultura de um povo que diz teranga…
Dois terços dos educadores na Guiné-Bissau não têm formação especializada
Só 22% das crianças de 3 a 5 anos frequentam um espaço pré-escolar. Primeiro levantamento do ensino pré-escolar no país recomenda aposta na formação académica e em regime contínuo dos profissionais.
Marie-Hélène Mathieu, 90 anos: um coração transformado diante da diferença
Nascida em França, a 4 de Julho de 1929, numa família numerosa, a infância de Marie-Hélène Mathieu é vivida no campo, em Tournus (região da Borgonha, França). Um dia, aos 5 anos, viu um arco-íris de volta inteira e ficou fascinada. Perguntou o que era aquilo e os irmãos mais velhos contaram a história de Noé e da promessa de Deus de nunca mais enviar o dilúvio. Isso tocou-a profundamente e despertou uma enorme confiança num Deus que faz maravilhas e em quem se pode confiar.
Papa Francisco: um mundo cada vez “mais cruel com os excluídos”
O Papa critica a sociedade “cada vez mais elitista” e mais “cruel com os excluídos”, que rejeita o acolhimento de pessoas que fogem da guerra e da pobreza. Numa mensagem em vídeo divulgada terça-feira, Francisco diz: “Não se trata apenas de migrantes: é sobre não excluir ninguém. O mundo de hoje é cada vez mais elitista e todos os dias é mais cruel com os excluídos”.
Capitã do “Sea-Watch 3” libertada pelo tribunal
A alemã Carola Rackete, capitã do navio da ONG germânica Sea-Watch que atracou sem autorização em território italiano com mais de meia centena de migrantes resgatados do mar Mediterrâneo, saiu em liberdade por decisão do tribunal de Agrigento (Sicília, Itália).
Miguel Duarte: “Salvámos 113, perdemos uma menina de 3 anos e a sua mãe. Esta memória transforma-se em indignação”
Depois do português Miguel Duarte e de mais nove pessoas acusadas de auxílio à imigração ilegal, as autoridades italianas prenderam uma capitã de um navio humanitário, que há 15 dias andava no mar à espera de autorização para atracar num porto.