Um "passo histórico"

Coro centenário do Mosteiro de Montserrat aceita pela primeira vez vozes femininas

| 16 Mar 2023

coro Escolania de Montserrat, foto FB Escolania de Montserrat

O famoso coro do Mosteiro de Montserrat, conhecido como Escolania, é composto por 45 meninos entre os 9 e os 14 anos. Foto © Escolania de Montserrat.

 

Pela primeira vez nos seus setecentos anos de história, o famoso coro do Mosteiro de Montserrat (importante local de peregrinação perto de Barcelona, Espanha), vai aceitar a participação feminina. Os clérigos decidiram formar um novo coro misto, composto por 25 rapazes e raparigas entre os 17 e os 25 anos, que irá juntar-se ao coro tradicional da Escolania, com 45 meninos entre os 9 e os 14 anos.

“Perguntam-nos muitas vezes porque não há meninas na Escolania. É uma questão complexa e difícil. Seguimos uma tradição que queremos continuar, mas também devemos dar resposta a este pedido”, afirma o padre Efrem Montellà, superior do mosteiro, citado pelo jornal The Guardian. Assim, “para incluir todas as meninas que gostariam de cantar em Montserrat, decidimos criar este segundo coro”, justificou, considerando tratar-se de um “passo histórico” para um coro que existe desde o século XIII.

A inclusão de raparigas foi decidida, após um longo debate, através de uma votação dentro da ordem beneditina que dirige o mosteiro, e anunciada esta terça-feira, dia 14 de março. Os dois coros irão complementar-se e os cantores usarão a mesma batina.

Espera-se que esta abertura ajude também a resolver um problema antigo. Como o coro misto vai atuar um domingo por mês, isso permitirá aos meninos da Escolania passar esse fim-de-semana em família. Muitas dos seus elementos estão em internatos e o dever de cantarem todos os domingos e nos principais feriados religiosos é muito exigente em termos financeiros e logísticos.

 

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção”

Vídeo do Papa de março

“Há mais mártires hoje do que no início do cristianismo… a sua coragem é uma bênção” novidade

“Sempre haverá mártires entre nós. É o sinal de que estamos no caminho certo”, afirma o Papa Francisco na edição de março d’O Vídeo do Papa, que acaba de ser divulgada. “Uma pessoa que sabe dizia-me que há mais mártires hoje do que no início do cristianismo. A coragem dos mártires, o testemunho dos mártires, é uma bênção para todos”, acrescenta. E é por isso que pede a todos que rezem pelos novos mártires deste tempo, para que “contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário”.

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém

Via Sacra ecuménica

Mais de 1.000 jovens cristãos caminharam pela paz nas ruas de Jerusalém novidade

A guerra em Israel prossegue e o sentimento de insegurança em Jerusalém cresce. Ainda assim, ou talvez por isso mesmo, a tradicional Via Sacra que ali se realiza anualmente por ocasião da segunda semana da Quaresma não foi cancelada. Na passada sexta-feira, 23 de fevereiro, mais de mil crianças e jovens que frequentam as escolas cristãs da cidade, acompanhados de inúmeros familiares e professores, percorreram as ruas de lenços brancos na mão, pedindo a paz para todo o mundo, e em particular para a Terra Santa.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This