
O famoso coro do Mosteiro de Montserrat, conhecido como Escolania, é composto por 45 meninos entre os 9 e os 14 anos. Foto © Escolania de Montserrat.
Pela primeira vez nos seus setecentos anos de história, o famoso coro do Mosteiro de Montserrat (importante local de peregrinação perto de Barcelona, Espanha), vai aceitar a participação feminina. Os clérigos decidiram formar um novo coro misto, composto por 25 rapazes e raparigas entre os 17 e os 25 anos, que irá juntar-se ao coro tradicional da Escolania, com 45 meninos entre os 9 e os 14 anos.
“Perguntam-nos muitas vezes porque não há meninas na Escolania. É uma questão complexa e difícil. Seguimos uma tradição que queremos continuar, mas também devemos dar resposta a este pedido”, afirma o padre Efrem Montellà, superior do mosteiro, citado pelo jornal The Guardian. Assim, “para incluir todas as meninas que gostariam de cantar em Montserrat, decidimos criar este segundo coro”, justificou, considerando tratar-se de um “passo histórico” para um coro que existe desde o século XIII.
A inclusão de raparigas foi decidida, após um longo debate, através de uma votação dentro da ordem beneditina que dirige o mosteiro, e anunciada esta terça-feira, dia 14 de março. Os dois coros irão complementar-se e os cantores usarão a mesma batina.
Espera-se que esta abertura ajude também a resolver um problema antigo. Como o coro misto vai atuar um domingo por mês, isso permitirá aos meninos da Escolania passar esse fim-de-semana em família. Muitas dos seus elementos estão em internatos e o dever de cantarem todos os domingos e nos principais feriados religiosos é muito exigente em termos financeiros e logísticos.