Um "passo histórico"

Coro centenário do Mosteiro de Montserrat aceita pela primeira vez vozes femininas

| 16 Mar 2023

coro Escolania de Montserrat, foto FB Escolania de Montserrat

O famoso coro do Mosteiro de Montserrat, conhecido como Escolania, é composto por 45 meninos entre os 9 e os 14 anos. Foto © Escolania de Montserrat.

 

Pela primeira vez nos seus setecentos anos de história, o famoso coro do Mosteiro de Montserrat (importante local de peregrinação perto de Barcelona, Espanha), vai aceitar a participação feminina. Os clérigos decidiram formar um novo coro misto, composto por 25 rapazes e raparigas entre os 17 e os 25 anos, que irá juntar-se ao coro tradicional da Escolania, com 45 meninos entre os 9 e os 14 anos.

“Perguntam-nos muitas vezes porque não há meninas na Escolania. É uma questão complexa e difícil. Seguimos uma tradição que queremos continuar, mas também devemos dar resposta a este pedido”, afirma o padre Efrem Montellà, superior do mosteiro, citado pelo jornal The Guardian. Assim, “para incluir todas as meninas que gostariam de cantar em Montserrat, decidimos criar este segundo coro”, justificou, considerando tratar-se de um “passo histórico” para um coro que existe desde o século XIII.

A inclusão de raparigas foi decidida, após um longo debate, através de uma votação dentro da ordem beneditina que dirige o mosteiro, e anunciada esta terça-feira, dia 14 de março. Os dois coros irão complementar-se e os cantores usarão a mesma batina.

Espera-se que esta abertura ajude também a resolver um problema antigo. Como o coro misto vai atuar um domingo por mês, isso permitirá aos meninos da Escolania passar esse fim-de-semana em família. Muitas dos seus elementos estão em internatos e o dever de cantarem todos os domingos e nos principais feriados religiosos é muito exigente em termos financeiros e logísticos.

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This