Após reunião com Comissão Independente

Corpo Nacional de Escutas suspende alegado abusador de menores

| 24 Mar 2023

acampamento do corpo nacional de escutas, FOTO CNE

Durante o trabalho da Comissão Independente e do Grupo de Investigação Histórica, o Corpo Nacional de Escutas tinha já partilhado 19 situações de alegados abusos ocorridos em contexto escutista que constavam dos seus arquivos. Foto © CNE.

 

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) suspendeu preventivamente um elemento suspeito da prática de abusos sexuais de menores, depois de ter recebido da Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica a informação de sete situações de alegados abusos que não eram do conhecimento da organização. Em comunicado divulgado esta sexta-feira, 24 de março, o CNE adianta que “está atualmente a decorrer o processo interno de averiguação, para decisão em sede de processo disciplinar e outras medidas consideradas pertinentes”.

Na nota à imprensa, o CNE explica que, durante o trabalho da CI e do Grupo de Investigação Histórica, tinha já partilhado 19 situações de alegados abusos ocorridos em contexto escutista que constavam dos seus arquivos. Ao ter conhecimento das sete novas situações, a organização “procurou imediatamente obter informações sobre os casos reportados, para que desta forma a proteção das crianças e jovens que estão ao cuidado do CNE esteja em primeiro lugar”.

Tendo reunido com a Comissão Independente e com o Grupo de Investigação Histórica, “para que fossem transmitidas informações adicionais sobre os casos que não eram do seu conhecimento”, o CNE concluiu que uma das situações “coincide com um caso” já referenciado nos arquivos da organização, outra refere-se a um alegado agressor já falecido e outras duas, ocorridas em 1961 e 1978, “não permitem, para já, identificar inequivocamente os alegados agressores”, continuando o Corpo Nacional de Escutas a “desenvolver esforços para a sua identificação”.

“Dos restantes cinco casos, dois parecem partilhar um alegado agressor comum que já não se encontra no ativo”. O outro, “fruto da colaboração direta de uma vítima que entrou em contacto com o CNE” diz respeito ao alegado agressor que foi agora suspenso.

No comunicado, o Gabinete de Imprensa do CNE sublinha que o “cuidado pelas vítimas do passado ou do presente” é sempre a “prioridade da sua ação” e que não vai deixar de “agir com diligência com os possíveis agressores”, recordando que mantém ativa a sua política “Escutismo: Movimento Seguro”, que “inclui a linha de reporte (https://ems.escutismo.pt) inteiramente disponível para acolher o testemunho, quer pelas vítimas, quer por qualquer outra pessoa, que possa dar mais informações sobre estas ou outras situações”.

O Corpo Nacional de Escutas lembra ainda que “para além da formação a todos os voluntários e das campanhas de sensibilização para todas as crianças e jovens sobre estas problemáticas”, oferece “apoio a todas as vítimas, quer de abusos, bullying, dependências e outras situações que coloquem em risco a segurança das crianças e jovens”.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This