Crenças e rituais
Universidade de Lisboa
Dia Internacional da Paz com meditação, música e “muito boa energia”
Para celebrar o Dia Internacional da Paz e ajudar os estudantes universitários a “inspirar-se para o ano letivo” que agora se inicia, o Núcleo de Meditação e o Clube da Paz Interior da Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL) dinamizam na tarde desta quinta-feira, 21 de setembro, no edifício Caleidoscópio (onde está sediada a AAUL), o evento Novos Começos. Haverá “yoga, música ao vivo, meditação, partilhas e muito boa energia” – assegura o cartaz – e a entrada é gratuita.
Na Sérvia
Uma comunidade que sobreviveu ao Holocausto, mas agora enfrenta a extinção
Começou o Ano Novo Judaico e aproxima-se a festa de Yom Kippur, ou Dia da Expiação, a data mais solene do ano judaico, que se assinala no próximo domingo, 24 de setembro. Em Novi Sad – segunda maior cidade da Sérvia, que foi um centro próspero da vida judaica na Jugoslávia antes da guerra – este é o único dia em que a grande sinagoga é usada sem ser para fins turísticos ou culturais.
Encontro europeu em Mafra
“As Irmandades são um ponto fulcral na vida da Igreja, onde se ultrapassa o binómio clérigos/leigos”
Muitos poderão pensar que as Irmandades são coisa do passado, mas a realização do Fórum Paneuropeu de Irmandades, cuja quarta edição decorrerá em Portugal, mais propriamente no Palácio-Convento de Mafra, nos próximos dias 16 e 17 de setembro, vem mostrar que estas instituições estão vivas e que o seu papel continua a ser muito significativo nos dias de hoje. A Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra é exemplo disso, e está prestes a viver “um momento histórico”: a coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora da Soledade, datada de 1774, por si custodiada.
Colóquio da Sociedade de Filosofia Medieval
Estudar as imagens na Idade Média: inspiração para hoje?
“Da imagem” é o tema do colóquio anual que a Sociedade de Filosofia Medieval organiza a partir desta quinta feira, 7 de setembro, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, presidido pelo professor e filósofo José Maria da Silva Rosa. Este O texto foi escrito para enquadrar o encontro e dar uma visão panorâmica das problemáticas que o tema cobre.