Crenças e rituais
De Lisboa ao Médio Oriente
Começou o Ramadão: tempo de jejum, solidariedade, alegria… e tensões
Começou, para os muçulmanos em todo o mundo, o mês sagrado do Ramadão. Desde esta quinta-feira, 23 de março, até 21 de abril, cumprirão 30 dias de jejum, não podendo comer ou beber entre o nascer e o por do sol. O principal objetivo? Aproximarem-se de Deus e dos que mais sofrem. Mas o que é exatamente o Ramadão? Porque se celebra agora? Resume-se ao jejum? Todos são obrigados a praticá-lo? E como está a ser vivido em diferentes lugares, de Lisboa ao Médio Oriente?
Estudo
Recomposição Religiosa em Portugal: entre a crença e a descrença
Numa altura em que o transcendente perde território para o ceticismo, os dogmas religiosos são cada vez mais escrutinados pela população; tal atitude espelha-se na redução do número de católicos em comparação com os valores de 2011, utilizando os dados do Censos...
[Moçambique, margem Sul]
Ntumbunuko e outros “quinhentos”
Dos modos de viver em Moçambique e das suas filosofias de vida, marcam-me, ainda hoje, os rituais ligados aos gémeos.
Triódio da Quaresma na ortodoxia: celebrar com alegria
Na minha infância este tempo era lúgubre, como um véu de tristeza que tudo cobria, nos rostos dos fiéis, nas decorações, na exaltação do sofrimento. Nunca o compreendi nem me associei até que as amêndoas, doces e o início da primavera me salvavam. Na ortodoxia, a Páscoa celebra-se este ano no dia 16 de Abril de 2023.