Estudo da Aliança Evangélica Portuguesa

Cresce o número de lugares de culto cristãos não católicos

| 11 Abr 2023

culto na assembleia de deus em benfica, foto FB ADB

Celebração na Assembleia de Deus em Benfica. No inquérito realizado pelo gabinete de estudos dos evangélicos, “53 por cento dos entrevistados afirmam que a assistência às celebrações” de fim de semana “cresceu em relação ao período de pré-pandemia”. Foto © ADB.

 

Um novo estudo do Gabinete de Estudos e Pesquisa da Aliança Evangélica Portuguesa (AEP) realizado no princípio deste ano confirma o crescimento acelerado dos locais de culto das confissões cristãs não católicas em Portugal. Só em 2022 terão sido 26 os novos locais de cultos detetados pelo estudo da AEP que sublinha o facto de que 45 por cento das suas igrejas nasceram depois de 2000.

Os dados, citados pela jornalista Céu Neves em artigo publicado no Diário de Notícias (DN) de 8 de abril, confirmam o estudo efetuado por Teresa Líbano Monteiro que apontava para a existência, em 2010, de 205 lugares de culto ligados às Testemunhas de Jeová, à Igreja Maná, à IURD e à Igreja Mórmon. Em quatro anos, estas denominações passaram a ter 833 lugares de culto, ou seja, quatro vezes mais, de acordo com um trabalho coordenado por Margarida Franca. Ambos os estudos realizaram o levantamento do número de lugares de culto a partir da consulta dos sítios oficiais de cada Igreja.

A expansão destes espaços em Portugal parece, assim, ser comum a várias denominações cristãs não católicas para além das que se reúnem na AEP. No inquérito realizado pelo gabinete de estudos dos evangélicos, “53 por cento dos entrevistados afirmam que a assistência às celebrações” de fim de semana “cresceu em relação ao período de pré-pandemia”, enquanto “17 por cento indicaram que [tal assistência] permaneceu inalterada e 23 por cento disseram que diminuiu”, revela o DN no citado artigo. Sobre novos locais de celebração, “quase metade (49%) dos entrevistados pensam abrir novas comunidades nos próximos cinco anos e já têm uma localidade definida” para ela, enquanto outros 25 por cento “também esperam fazê-lo, mas ainda não definiram o local” em que o novo lugar de culto poderá nascer.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This