Para assinalar Dia da Liberdade

Crianças de Lisboa, Beja e Fátima cantam juntas na Cova da Iria

| 24 Abr 2024

Adolescentes e crianças de Lisboa, Beja e Fátima vão atuar juntos no santuário. A iniciativa coloca em contacto os pequenos cantores e os seus maestros, enquanto anima os peregrinos do santuário.

A 12.ª edição do encontro, em 2022 (na foto), contou com a participação do Grupo Coral Infanto-juvenil da Paróquia de Beiriz, do Coro de Pequenos Cantores de Esposende e da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima. Foto © Santuário de Fátima

O Encontro de Coros Infantis assinala o Dia da Liberdade em Fátima há mais de uma década. A sua 14.ª edição realiza-se esta quinta-feira, dia 25 de abril, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a partir das 15h30, com entrada livre. Durante a tarde, será possível escutar o Coro Infantil Regina Coeli, de Lisboa, o Coro Juvenil do Carmo de Beja, e a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.

Os elementos dos coros participantes chegam à Cova da Iria na manhã desta quinta-feira e vão ter oportunidade de conhecer antecipadamente o local do concerto, num momento que servirá também para um ensaio conjunto. Depois do público poder escutar um repertório a cargo de cada um dos coros, as três formações vão interpretar em conjunto “Ave, candeias que Deus acendeu”, uma peça composta por Davide Barros, organista do Santuário de Fátima, e interpretada pela primeira vez por ocasião da visita do Papa Francisco a Fátima, a 5 de agosto de 2023.

Neste encontro, os 20 elementos da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, atuam acompanhados por elementos do Coro do Colégio de São Miguel, numa formação total de 45 coralistas. O Coro Infantil Regina Coeli, de Lisboa, conta com cerca de 30 crianças, e o Coro Juvenil do Carmo de Beja integra 31 elementos.

“Esta iniciativa permite trazer ao santuário uma diversidade de coros do país e do estrangeiro, que aqui trazem também a riqueza do seu repertório e das suas experiências”, explica José Leite, maestro da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, citado pelos serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria.

O maestro destaca que como resultado desta troca de experiências, e no seguimento da edição de 2023 deste encontro, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima vai estar em França, de 29 de abril a 3 de maio, para um intercâmbio com o Choeur d’enfants de la Maîtrise Chalonnaise Saint Charles, que a 25 de abril do ano passado participou nesta mesma iniciativa.

Texto redigido por Juliana Batista/revista Fátima Missionária, ao abrigo da parceria com o 7MARGENS.

 

Patriarca de Lisboa convida “todos” para “momento raro” na Igreja

A um mês da ordenação de dois bispos

Patriarca de Lisboa convida “todos” para “momento raro” na Igreja novidade

O patriarca de Lisboa, Rui Valério, escreveu uma carta a convocar “todos – sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis leigos” da diocese para estarem presentes naquele que será o “momento raro da ordenação episcopal de dois presbíteros”. A ordenação dos novos bispos auxiliares de Lisboa, Nuno Isidro e Alexandre Palma, está marcada para o próximo dia 21 de julho, às 16 horas, na Igreja de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos).

“Sempre pensei envelhecer como queria viver”

Modos de envelhecer (19)

“Sempre pensei envelhecer como queria viver” novidade

O 7MARGENS iniciou a publicação de depoimentos de idosos recolhidos por José Pires, psicólogo e sócio fundador da Cooperativa de Solidariedade Social “Os Amigos de Sempre”. Publicamos hoje o décimo nono depoimento do total de vinte e cinco. Informamos que tanto o nome das pessoas como as fotografias que os ilustram são da inteira responsabilidade do 7MARGENS.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Sínodo, agora, é em Roma… que aqui já acabou

Sínodo, agora, é em Roma… que aqui já acabou novidade

Em que vai, afinal, desembocar o esforço reformador do atual Papa, sobretudo com o processo sinodal que lançou em 2021? Que se pode esperar daquela que já foi considerada a maior auscultação de pessoas alguma vez feita à escala do planeta? – A reflexão de Manuel Pinto, para ler no À Margem desta semana

Nada se perde: um antigo colégio dos Salesianos é o novo centro de acolhimento do Serviço Jesuíta aos Refugiados

Inaugurado em Vendas Novas

Nada se perde: um antigo colégio dos Salesianos é o novo centro de acolhimento do Serviço Jesuíta aos Refugiados novidade

O apelo foi feito pelo Papa Francisco: utilizar os espaços da Igreja Católica devolutos ou sem uso para respostas humanitárias. Os Salesianos e os Jesuítas em Portugal aceitaram o desafio e, do antigo colégio de uns, nasceu o novo centro de acolhimento de emergência para refugiados de outros. Fica em Vendas Novas, tem capacidade para 120 pessoas, e promete ser amigo das famílias, do ambiente, e da comunidade em que se insere.

Bispos católicos de França apelam à fraternidade e justiça, mas não se demarcam da extrema-direita

Com as eleições no horizonte

Bispos católicos de França apelam à fraternidade e justiça, mas não se demarcam da extrema-direita novidade

O conselho permanente dos bispos da Igreja Católica de França considera, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 20 de junho, que o resultado das recentes eleições europeias, que deram a vitória à extrema-direita, “é mais um sintoma de uma sociedade ansiosa, dividida e em sofrimento”. Neste contexto, e em vésperas dos atos eleitorais para a Assembleia Nacional, apresentaram uma oração que deverá ser rezada por todas as comunidades nestes próximos dias.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This