Estratégia ecológica definida para 7 anos

Crise ecológica, justiça e paz preocupa bispos australianos

| 6 Ago 2021

 

“Grito da terra, grito dos pobres” é o título de um documento-declaração dos bispos católicos australianos, que define uma estratégia para sete anos, com a finalidade de levar à prática os sete grandes objetivos da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

Este documento, considerado “histórico” e marcante em ordem a “uma Igreja mais sustentável”, provém sintomaticamente do Departamento da Justiça Social do episcopado do país e foi colocado online nesta quinta-feira, 5.

“Estamos a enfrentar uma crise ecológica e o Papa Francisco deseja que toda a Igreja a nível global atue com maior senso de urgência”, disse o bispo Vincent Long, presidente da Comissão Episcopal para a Justiça Social, Missão e Serviço.

“Os povos aborígenes e os ilhéus do Estreito de Torres cuidam do país desde tempos imemoriais. Todos nós precisamos de ouvir e aprender como podemos caminhar juntos para cuidar de toda a criação – incluindo uns dos outros”, acrescentou aquele responsável.

A declaração explica que os objetivos da Laudato Si’ visam fazer com que as comunidades ao redor do mundo se tornem sustentáveis, no espírito da “ecologia integral” preconizada pela encíclica papal.

Para isso, o texto apela às famílias, escolas, paróquias, dioceses e organizações para que se juntem aos bispos, subscrevendo a Plataforma de Ação Laudato Si, uma iniciativa do Dicastério vaticano para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, em cujo desenvolvimento os bispos australianos participaram.

Como sinal da aposta nesta frente de ação pastoral, o episcopado australiano decidiu mudar o nome do departamento para Justiça, Ecologia e Paz, considerando o carácter inseparável destas três dimensões.

 

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos

Contributos para o Sínodo (23)

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos novidade

Os leigos devem ser ouvidos nos processos de nomeação de párocos e de escolha dos bispos e a Igreja deve ter uma lógica de reparação da situação criada pelos abusos de menores. Evitar o clericalismo e converter os padres a uma Igreja minoritária, pobre, simples, dialogante, sinodal é outra das propostas do Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Hora (Matosinhos).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

De 1 a 31 de Julho

Helpo promove oficina de voluntariado internacional

  Encerram nesta sexta-feira, 24 de Junho, as inscrições para a Oficina de Voluntariado Internacional da Helpo, que decorre entre 1 e 3 de Julho. A iniciativa é aberta a quem se pretenda candidatar ao Programa de Voluntariado da Organização Não Governamental para...

Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma

Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma novidade

A saúde mental dos jovens tem-se vindo a tornar, aos poucos, num tema com particular relevância nas reflexões da sociedade hodierna, ainda que se verifique que estas possam, muitas das vezes, não resultar em concretizações visíveis e materializar em soluções para os problemas que afetam os membros desta mesma sociedade. A verdade é que, apesar de todos os esforços por parte dos profissionais de saúde e também das pessoas, toda a temática é, ainda, envolvida por uma “bolha de estigmas”, o que a transforma numa temática-tabu.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This