Celebração ecuménica assinalou semana de oração pela unidade dos cristãos, com a participação de responsáveis de diferentes igrejas
Os cristãos devem progredir “nos caminhos da unidade”, pediram os bispos Manuel Felício, responsável da diocese católica da Guarda, e Sifredo Teixeira, da Igreja Metodista. Na homilia da celebração ecuménica que reuniu cristãos de diferentes denominações, o bispo da Guarda e representante do Departamento de Ecumenismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse que “este momento altamente significativo” é vivido “em tempos difíceis”, mas nas dificuldades “os cristãos querem ficar cada vez mais unidos”.
Numa celebração realizada na tarde de sábado, que teve o seu centro na Figueira da Foz, mas decorreu numa sessão vídeo, o bispo Manuel Felício disse que a mensagem da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que termina nesta segunda-feira, 25 de Janeiro convida “a dar muito fruto” e “aprofundar a relação dos cristãos com a cepa que é Cristo”.
Citado pela Ecclesia, um dos outros intervenientes, o bispo metodista Sifredo Teixeira disse que os tempos actuais “são difíceis” e as “ameaças fazem sentir medo”, mas as Igrejas Cristãs “não desistem de proclamar o amor”.
Com alusões à pandemia que se vive, Sifredo Teixeira destacou o papel das igrejas cristãs na ajuda aos mais atingidos, de modo a que ninguém fique para trás, excluído ou abandonado.
A Semana pela Unidade dos Cristãos, que decorre anualmente entre 18 e 25 de Janeiro, 2021 (18 a 25 deste mês) teve este ano como tema a frase bíblica “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos”, extraída do evangelho segundo São João.
Os textos da iniciativa foram preparados pela comunidade ecuménica monástica de Granchamp (Suíça), que reúne freiras de diferentes países e tradições cristãs. A comunidade centra-se nas questões da reconciliação entre os cristãos e entre a família humana, e no respeito pela criação.
A comunidade de Grandchamp preparou a documentação deste ano com base nos três pilares da sua vida: oração, vida comunitária e hospitalidade. Os textos apelam ao compromisso dos cristãos na sociedade, fundados na fé em Jesus Cristo, capaz de fazer crescer a solidariedade, na consciência de que espiritualidade e a solidariedade estão inseparavelmente ligadas.
Uma colecta feita durante a celebração ecuménica foi destinada à organização Serve the City, que trabalha com pessoas vulneráveis e sem-abrigo em várias cidades portuguesas. A colecta decorre ainda através do IBAN PT50 0036 0000 9910 5913 44621.
O registo vídeo da celebração pode ser visto a seguir: