“Um futuro comum solidário”

Cristãos e marxistas em diálogo

| 20 Mai 2022

jose manuel pureza foto bloco de esquerda

José Manuel Pureza, investigador do CES e membro da Comunidade Cristã de Acolhimento João XXIII, será um dos intervenientes. Foto: Direitos reservados.

 

“Em busca de um futuro comum solidário – DIALOP como plataforma de diálogo entre cristãos e marxistas” é o título de um seminário que se realiza na próxima segunda-feira, 23 de maio, a partir das 15h00, por videoconferência.

Esta iniciativa cabe ao grupo de trabalho Policredos, do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, e nela intervêm Cornélia Hildebrandt e José Manuel Pureza, cabendo a moderação a Teresa Toldy.

Desvendando o tema do seminário, o Policredos explica: “O diálogo entre cristãos e marxistas tomou vários rumos ao longo do tempo. O discurso do Papa Francisco sobre os desafios socioeconómicos, ecológicos e culturais do nosso tempo abre espaço para a busca de convergências entre marxismo e cristianismo – tradicionalmente vistos como campos opostos. O projeto DIALOP (Projeto Diálogo Transversal) busca aprofundar ou intensificar essa busca de complementaridades e harmonias para encontrar a ação transformadora necessária.”

Este projeto deu já origem a vários encontros, inicialmente impulsionados por Franz Konreif, membro do movimento dos Focolares, na Áustria, e o secretário-geral do Partido Comunista austríaco, Walter Baeir, que, em 2014, e em conjunto com o ex-primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, foram recebidos pelo Papa Francisco em audiência.

Outra das iniciativas foi a publicação do livro com textos do Papa Francisco, Franz Konreif, Walter Baeir, Cornélia Hildebrandt ou José Manuel Pureza, entre outros, com o título Europe as a CommonExploring Transversal Social Ethics (“A Europa como um espaço comum – Explorando éticas sociais transversais”, em tradução livre). O texto do Papa tem o título “A opção preferencial pelos pobres – um critério-chave para a autenticidade cristã” e corresponde à sua alocução na audiência geral de 19 de Agosto de 2020.

Cornélia Hildebrandt é copresidente da Transform! Europa, rede de 39 organizações europeias de 23 países associados ao Partido da Esquerda Europeia. José Manuel Pureza, por sua vez, é professor de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do CES e membro da Comunidade Cristã de Acolhimento João XXIII. É também dirigente e foi deputado do Bloco de Esquerda. A moderadora é professora de Ética da Universidade Fernando Pessoa e investigadora do CES. Na página desta instituição, podem encontrar-se mais informações e a ligação de acesso ao seminário.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

À espera

[Os dias da semana]

À espera novidade

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas

Novo cargo no Vaticano

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas novidade

O bispo português Carlos Azevedo foi nomeado neste sábado para o lugar de delegado (“número dois”) do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, deixando o cargo equivalente que desempenhava no Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, que há poucas semanas passou a ser dirigido pelo também português cardeal José Tolentino Mendonça.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This