Cristãos e marxistas europeus debatem encíclica “Fratelli Tutti”

| 3 Nov 2020

Pintura da associação de ajuda humanitária Misereor no mosteiro de Wernberg (Caríntia, Áustria). Foto © Naturpuur.

 

“Um passo mais para o esforço comum” no sentido do “compromisso com a transformação justa e fraterna da economia que gera pobres e desastre ecológico.” É isto que espera José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda e antigo membro da Comissão Nacional Justiça e Paz, da Igreja Católica, sobre o vídeo-debate que, nesta terça-feira, dia 3, às 15h de Lisboa, juntará cristãos e marxistas europeus, tendo como pano de fundo a última encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti (“Todos irmãos”).

O documento papal, assinado precisamente a 3 de Outubro, “é um texto de grande coragem na denúncia da perversidade das políticas liberais e na defesa da amizade social e política”, diz Pureza. “Tal como a Laudato Si’, esta encíclica desafia a que quem lê a realidade com as lentes do Evangelho e quem a lê com as lentes do marxismo se encontre no mesmo compromisso com a transformação justa e fraterna da economia”, acrescenta o deputado.

A organização do debate é da Transform! Europe (TE), a fundação correspondente ao partido das Esquerdas Europeias, e que congrega 35 organizações europeias de 22 países, trabalhando nos campos da educação política e da análise científica. Na apresentação da iniciativa, a TE considera a encíclica do Papa como “notável, também de um ponto de vista da esquerda”.

As duas encíclicas tratam questões “de importância central” e centram-se “nos problemas enfrentados pelas pessoas em todo o mundo no contexto da destruição social e ecológica da existência humana a nível mundial”, diz a TE. Por isso, a sua interpretação “é também importante para os marxistas e para o diálogo cristão-marxista”.

No debate, serão abordadas questões como as diferenças de interpretação das encíclicas entre cristãos e marxistas, a formulação de alternativas comuns, a possibilidade de acções conjuntas com base em ambas as encíclicas ou eventuais próximos passos comuns.

No debate, que será moderado por Philipp Geitzhaus, teólogo e activista marxista, de Münster (Alemanha), intervêm Petra Steinmair-Pösel, da faculdade cristã de pedagogia Edith Stein, de Innsbruck (Áustria), Cordula Ackermann, teóloga e activista marxista, de Münster, e Michael Loewy, sociólogo e filósofo marxista franco-brasileiro. Cornelia Hildebrandt, filósofa alemã e co-presidente da TE fará um comentário.

A rede TE e o seu projecto Dialop pretende promover “o diálogo entre as posições marxistas e cristãs e desenvolver compromissos comuns de paz, não-violência, justiça social, democracia, e transformação ecológica”, de modo a desenvolver “uma visão alternativa da Europa: uma Europa comum de pontes, caracterizada pelo intercâmbio de bens e valores culturais”.

Já em 2018, uma universidade de Verão promovida por pessoas ligadas ao movimento católico dos Focolares e impulsionada pelo Papa Francisco juntou 35 jovens cristãos e marxistas na Grécia, como se noticiou no Religionline, antecessor do 7MARGENS.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Índia

Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão

O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.

Neste sábado, em Lisboa

“Famílias naturais” em convívio contra a ideologia de género

Prometem uma “tarde de convívio e proximidade”, um concerto, diversão e “múltiplas actividades para crianças e adultos: o “Encontro da Família no Parque” decorre esta tarde de sábado, 24 de Setembro, no Parque Eduardo VII (Lisboa), a partir das 15h45, e “pretende demonstrar um apoio incondicional à família natural e pela defesa das crianças”.

Gratuito e universal

Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro

O filme A Carta (The Letter) será lançado no YouTube Originals no dia 4 de outubro, anunciou, hoje, 21 de setembro, o Movimento Laudato Si’. O documentário relata a história da encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e defensores da sustentabilidade do planeta e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco.

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco

Terminou o encontro em Assis

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco novidade

“Espero por vocês em Assis.” Assim terminava a carta que o Papa escreveu aos jovens em maio de 2019, convidando-os a participar na Economia de Francisco. Apesar de uma pandemia o ter obrigado a adiar dois anos este encontro, e ainda que as dores no joelho o tenham impedido de vir pelo seu próprio pé, Francisco cumpriu a sua promessa, como só os verdadeiros amigos sabem fazer. Este sábado, 24, logo pela manhã, chegou à cidade de Assis para se juntar aos mil participantes do encontro A Economia de Francisco. Escutou atentamente os seus testemunhos e preocupações, deu-lhes os conselhos que só um verdadeiro amigo sabe dar, selou com eles um pacto e até reclamou por não terem trazido cachaça (bem sabemos que é próprio dos amigos rabujar e fazer-nos rir). Mas sobretudo provou-lhes que acredita neles e que é com eles que conta para fazer do mundo um lugar melhor.

Agenda

Fale connosco

Autores