Liberdade religiosa

Cristãos presos na Índia por celebrar a Quinta-Feira Santa

| 20 Abr 2022

cristaos india, Foto_ United Christian Forum

Para os cristãos da Índia, 2021 foi o “ano mais violento” da história do país. Foto: United Christian Forum.

 

 

A polícia do estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, prendeu pelo menos 36 cristãos que celebravam a Quinta-Feira Santa na sua igreja evangélica, após um grupo de nacionalistas hindus radicais ter cercado o edifício e trancado as portas, acusando-os de estarem a converter hindus ao cristianismo, noticiou esta quarta-feira, 20, a UCA News.

De acordo com The Christian Post, as detenções foram justificadas com base em “conversões religiosas supostamente ilegais de 90 pessoas nos últimos 40 dias no distrito de Fatehpur”. Segundo Jeff King, presidente da organização de defesa dos cristãos perseguidos International Christians Concern, Uttar Pradesh é um dos estados mais severos da Índia em relação às aplicação da lei “anticonversão”.

O responsável deixou o alerta: “Quando as autoridades indianas validam as ações de uma multidão violenta prendendo as suas vítimas, eles estão a passar a mensagem de que a atividade criminosa é aprovada pelas autoridades sempre que visa minorias religiosas.”

Para os cristãos da Índia, 2021 foi o “ano mais violento” da história do país, tendo sido registados pelo menos 486 incidentes violentos de perseguição.

Em fevereiro deste ano, foi lançada pelo Fórum Nacional de Solidariedade uma petição contra as leis anticonversão, dirigida ao Presidente da Índia, exigindo unidade para defender os valores promovidos pela Constituição indiana e proteger os direitos das minorias e outras comunidades marginalizadas no país, nomeadamente cristãos e muçulmanos.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

À espera

[Os dias da semana]

À espera novidade

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas

Novo cargo no Vaticano

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas novidade

O bispo português Carlos Azevedo foi nomeado neste sábado para o lugar de delegado (“número dois”) do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, deixando o cargo equivalente que desempenhava no Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, que há poucas semanas passou a ser dirigido pelo também português cardeal José Tolentino Mendonça.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This