Instituição católica denuncia

Cristãos são os alvos dos ataques em Nagorno-Karabach

| 21 Set 2023

WCC general secretary Rev. Prof. Dr Jerry Pillay near the bridge connecting the Lachin corridor to Nagorno-Karabakh (Artsakh). Photo WCC

O secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas, reverendo Jerry Pillay, esteve em Nagorno-Karabakh nos últimos dias e constatou o bloqueio à entrada de ajuda humanitária na região. Foto © WCC.

 

O Azerbaijão visou especificamente os cristãos arménios na ofensiva militar desta semana ao território de Nagorno-Karabakh, denuncia a instituição de caridade católica francesa L’Œuvre d’Orient num comunicado divulgado esta quarta-feira, 20 de setembro.

“A questão religiosa está no centro do conflito em Nagorno-Karabakh, na medida em que lidamos com países que, culturalmente, não separam a política da religião”, afirma o padre Pascal Gollnisch, diretor-geral daquela organização, citado pelo jornal La Croix. “Neste conflito, os arménios estão claramente a ser considerados cristãos.”

Prova disso mesmo é que  “atualmente, os soldados azerbaijanos estão a realizar ações contra edifícios religiosos em Nagorno-Karabakh, apagando vestígios cristãos de cemitérios e vandalizando cruzes. O sentimento anticristão, que já estava presente, está a espalhar-se”, acrescenta Gollnish, e conclui: “Não há mais espaço para os arménios no Azerbaijão”.

Nesta quarta-feira, o site da Armen Press dava conta de um ataque ao Mosteiro Hakobavank de Martakert, na região de Nagorno-Karabach, que deixou ferido o seu abade, o padre Hovhannes Hovhannisyan, o qual foi já submetido a uma cirurgia e se encontra estável.

Ainda na quarta-feira, as autoridades arménias do enclave de Nagorno-Karabakh aceitaram os termos russos para a implementação de um cessar-fogo na região e as forças armadas de Karabakh anuíram à exigência azeri de desmilitarização.

Na cidade de Yevlakh, a oeste da capital azerbaijanesa, representantes de ambas as partes iniciaram conversações já esta quinta-feira. De acordo com o líder do Azerbaijão, os “arménios de Karabakh” terão a partir de agora os “seus direitos religiosos e culturais respeitados”.

Mas no Conselho dos Direitos Humanos da ONU, em Genebra, a Arménia descreveu a operação militar do Azerbaijão em Nagorno-Karabakh como um “crime contra a humanidade”, assegurando que está “em curso uma limpeza étnica”.

Uma delegação ecuménica do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que esteve presente ao longo dos últimos quatro dias na região, constatou que a entrada de ajuda humanitária, nomeadamente de alimentos, tem estado a ser bloqueada.

O secretário-geral do CMI, que integrou a delegação, apelou esta quinta-feira ao governo do Azerbaijão “para que se envolva num diálogo genuíno e significativo com os arménios de Nagorno-Karabakh/Artsakh para uma situação justa e sustentável de paz em plena conformidade com o direito humanitário internacional e os direitos humanos”.

Para a instituição L’Œuvre d’Orient, não restam dúvidas: os arménios continuam a ser “considerados como pragas e terroristas, que devem ser submetidos à fome, cercados e obrigados a desaparecer”.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This