Cristianismo

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Francisco contra o divisionismo e a ordenação de mulheres

Entrevista à revista America

Francisco contra o divisionismo e a ordenação de mulheres

“O divisionismo não é católico. Um católico não pode pensar ‘ou, ou’ e reduzir tudo a posições irreconciliáveis. A essência do católico é “e, e”. O católico une o bem e o não tão bom. O povo de Deus é um” – afirmou o Papa Francisco, a propósito das divisões na Igreja americana, na entrevista concedida no dia 22 de novembro a um conjunto de editores jesuítas e publicada na edição da revista America – The Jesuit Review desta segunda-feira, 28 de novembro.

Nasce uma nova rede eclesial para o cuidado da casa comum

América Latina

Nasce uma nova rede eclesial para o cuidado da casa comum

Depois da Rede Eclesial Pan-Amazónica (REPAM) e da Rede Eclesial Ecológica Mesoamericana (REGCHAG), nasce agora a Rede Eclesial Gran Chaco e Aquífero Guarani (REGCHAG), com o objetivo de proteger os territórios que lhe dão nome e as respetivas comunidades, face a ameaças como o desmatamento, a contaminação e o desrespeito pelos modos de vida.

Silêncio: a luz adentra no corpo

Pré-publicação 7M

Silêncio: a luz adentra no corpo

A linguagem não é só palavra, é também gesto, silêncio, ritmo, movimento. Uma maior atenção a estas realidades manifesta uma maior consciência na resposta e, na liturgia, uma qualidade na participação: positiva, plena, ativa e piedosa. Esta é uma das ideias do livro Mistagogia Poética do Silêncio na Liturgia, de Rafael Gonçalves. Pré-publicação do prefácio.

pode o desejo

pode o desejo

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo I do Advento A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 26 de Novembro de 2022.

Santa Sé critica China por violação de acordo

Instalação de um bispo

Santa Sé critica China por violação de acordo

A Santa Sé tornou público este sábado um raro comunicado de crítica ao Governo da República Popular da China, motivado pela notícia da instalação de um bispo, na última quinta-feira, num quadro normativo fora do acordo estabelecido entre as duas partes há quatro anos e renovado há cerca de um mês.

Mais do que A Voz da Fátima

Pré-publicação

Mais do que A Voz da Fátima

Que fosse pedido a um incréu um texto de prefácio para um livro sobre A Voz da Fátima, criou-me alguma perplexidade e, ao mesmo tempo, uma vontade imediata de aceitar. Ainda bem, porque o livro tem imenso mérito do ponto de vista histórico, com o conjunto de estudos que contém sobre o jornal centenário, mas também sobre o impacto na sociedade portuguesa e na Igreja, das aparições e da constituição de Fátima e do seu Santuário como o centro religioso mais importante de Portugal. Dizer isto basta para se perceber que não é possível entender, no sentido weberiano, Portugal sem Fátima e, consequentemente, sem o seu jornal.

Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes

Hong Kong

Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes

O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, foi condenado esta sexta-feira, 25 de novembro, a pagar uma multa de cerca de 500 euros pela sua colaboração com o 612 Humanitarian Relief Fund, que apoiou manifestantes pró-democracia a pagar multas e fianças em 2019. Sobre ele, recai ainda a acusação de conluio com forças estrangeiras, pelo que poderá vir a enfrentar penas mais graves.

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher

Dia Internacional contra a Violência de Género

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher

“Sentimos o dever de manifestar abertamente a solidariedade com as mulheres que sofrem todo o tipo de violência.” Quem o diz são as irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora, da Província de São João Bosco, em Roma, que pela primeira vez decidiram associar-se pessoalmente a uma campanha de prevenção, a propósito do Dia Internacional Contra a Violência de Género, assinalado esta sexta-feira, 25 de novembro.

Sentido e valor da dualidade sexual

Sentido e valor da dualidade sexual

A sociedade edifica-se a partir da colaboração entre as dimensões masculina e feminina. Em primeiro lugar, na sua célula básica, a família. É esta que garante a renovação da sociedade através da geração de novas vidas e assegura o desenvolvimento harmonioso e complexo da educação das novas gerações. Por isso, nunca um ou mais pais pode substituir uma mãe e nunca uma ou mais mães podem substituir um pai.»

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

“Cheguei a pensar ser padre… não é muito diferente de ser comediante”

António Raminhos em entrevista

“Cheguei a pensar ser padre… não é muito diferente de ser comediante”

Andou na catequese, foi escuteiro, e, em plena adolescência, quis ser padre – talvez porque também nesse papel teria de falar às pessoas e cativá-las. A obrigatoriedade do celibato assustou-o. Mais tarde, o sentir que havia falta de coerência dentro da Igreja Católica também. É apaixonado pelas religiões (até gostava de fazer um programa de televisão sobre elas), mas é a figura de Jesus Cristo que verdadeiramente o inspira. Hoje, apesar de ter decidido batizar as três filhas ou de ter ido recentemente a Fátima a pé, não se revê na falta de abertura da Igreja Católica e diz-se mais cristão do que católico. Em plena digressão do seu mais recente espetáculo “Não sou eu, é a minha cabeça”, o comediante António Raminhos falou ao 7MARGENS sobre a sua relação com a fé e a forma como esta pode ajudar pessoas que, como ele, sofrem com distúrbios de ansiedade. E também de como a religião é um terreno fértil para o seu trabalho…

A narrativa que faltava ainda sobre os seminários

Livro “No Seminário Maior”

A narrativa que faltava ainda sobre os seminários

O romance “No Seminário Maior”, de Joaquim Tenreira Martins, antigo aluno desta instituição religiosa da Guarda, abre diversos cenários vividos, por centenas de jovens nos anos 60. Possuidor de várias licenciaturas, especializou-se em Ciências Políticas e Direito. O autor, de 77 anos, natural de Vale de Espinho, no concelho do Sabugal, trabalhou nas áreas sociais e culturais da Embaixada da Bélgica, desde 1972. Escreveu outros livros, tendo como pano de fundo a problemática da emigração portuguesa, naquele país.

Crentes e discípulos

Crentes e discípulos

Apesar de muitos confundirem os dois conceitos, a verdade é que ser crente no Deus dos cristãos é muito diferente de ser um discípulo de Jesus Cristo. Vejamos alguns contrastes entre ambos.

Francisco destitui cúpula da Cáritas Internacional

Em defesa dos trabalhadores do organismo

Francisco destitui cúpula da Cáritas Internacional

Ao apresentar hoje, 22 de novembro, aos trabalhadores da Cáritas Internacional (CI) o decreto em que o Papa Francisco destitui toda a equipa de direção do organismo e nomeia Pier Francesco Pinelli como comissário extraordinário com plenos poderes, o cardeal Tagle, presidente emérito da CI, asseverou que a decisão nada tinha a ver com” má gestão”, desvios de dinheiros ou “abusos sexuais”.

Testemunhas de Jeová levam as suas “vítimas” a tribunal

Julgamento inédito em Espanha

Testemunhas de Jeová levam as suas “vítimas” a tribunal

Está a decorrer, no Tribunal de 1ª Instância de Torrejón de Ardoz (Madrid), um julgamento inédito na história de Espanha: pela primeira vez, uma comunidade religiosa interpõe uma ação contra um grupo de antigos membros. Trata-se das Testemunhas de Jeová, que acusam a Associação Espanhola de Vítimas das Testemunhas de Jeová (AEVTJ) de manchar a honra e reputação da comunidade. A associação, por seu lado, reage com a divulgação de novos testemunhos de ex-membros que afirmam ter sido vítimas de abusos sexuais e outros, enquanto pertenciam ao que agora chamam de “seita”.

Funcionários da Igreja Católica com regras mais inclusivas

Alemanha

Funcionários da Igreja Católica com regras mais inclusivas

A Presidente do Comité Central dos Católicos Alemães (ZdK, na sigla em alemão), Irme Stetter-Karp, elogiou esta terça-feira, 22, num comunicado, a adoção do documento sobre Regras Básicas do Serviço na Igreja como um “passo há muito esperado”. O texto foi adotado pela assembleia plenária da Associação das Dioceses Alemãs como uma recomendação para as dioceses alemãs.

Luta contra o tráfico humano: “O nosso grande foco tem de ser na educação”

Conclusões da assembleia da RENATE

Luta contra o tráfico humano: “O nosso grande foco tem de ser na educação”

São “milhões” as vítimas de tráfico humano, e é preciso ajudá-las, protegê-las. Mas a pandemia de covid-19 e o consequente surgimento de “novos tipos de tráfico e exploração” vieram mostrar que há “um trabalho enorme a fazer” em termos de prevenção. Quem o diz é Ivonne van de Kar, que acaba de assumir a presidência da Rede Europeia de Religiosas contra o Tráfico e Exploração (RENATE), e que falou ao 7MARGENS na conclusão da assembleia geral que reuniu em Fátima, de 13 a 18 de novembro, perto de 100 membros daquela organização.

Papa enaltece Hebe Pastor de Bonafini, que transformou a dor pessoal na defesa dos invisíveis

Morreu a líder das Mães da Praça de Maio

Papa enaltece Hebe Pastor de Bonafini, que transformou a dor pessoal na defesa dos invisíveis

Desde há 45 anos que Hebe Pastor de Bonafini só pedia justiça e que o Estado argentino lhe dissesse a verdade sobre o que tinha sido feito a dois dos seus filhos e à nora que a ditadura militar um dia lhe roubou. Todas as quintas-feiras colocava na cabeça o lenço branco com uma inscrição bordada e ia, com dezenas, centenas ou, por vezes, milhares de mães pedir justiça diante da Casa Rosada. A co-fundadora e presidente da Associação das Mães da Praça de Maio morreu neste domingo. O Papa Francisco, com quem Hebe se encontrara, e por causa de quem se reconciliara com o catolicismo, enviou uma mensagem de condolências.

“Nada fizemos para que o mundo nos agradeça”

Editorial 7M

“Nada fizemos para que o mundo nos agradeça”

A frase, dita pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, após o final da Cimeira do Clima dá conta do desapontamento de todos os que trabalharam para que a COP27 selasse compromissos concretos e sérios que permitissem manter o aumento do aquecimento global em 1,50 Celsius acima da média da era pré-industrial.

Mundial de Futebol no Qatar: vale tudo para que haja espectáculo?

[Os dias da semana]

Mundial de Futebol no Qatar: vale tudo para que haja espectáculo?

Razões não faltam para reprovar a realização do Mundial no Qatar. Na altura em que tanto se tem discutido sobre o que fazer para salvar o planeta da catástrofe climática, o Qatar vai ajudar a destruí-lo. A lista de “aberrações ecológicas”, que inclui a existência de ar condicionado nos estádios, é extensa, mas há uma, denunciada pela Greenpeace e citada pelo Monde, que é especialmente curiosa: para transportar para Doha, a capital do Qatar, os adeptos alojados em cidades dos países vizinhos, particularmente do Dubai, estão programados 160 voos diários. Ou seja, um avião a cada 10 minutos [5].

servos como o rei

servos como o rei

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, na Solenidade de Cristo Rei, Domingo XXXIV do Tempo Comum C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 19 de Novembro de 2022.

Bispos alemães insistem na sua agenda de “temas fraturantes”

Visita 'ad limina' ao Vaticano

Bispos alemães insistem na sua agenda de “temas fraturantes”

Sem eufemismo nem tibiezas, os bispos alemães expuseram à Cúria romana, durante os cinco dias da sua visita ad limina, os temas sobre os quais o caminho sinodal alemão tomou decisões que nem todos eles aceitam – poder na Igreja e participação dos fiéis; leitura dos sinais dos tempos; reavaliação da doutrina sobre homossexualidade; e acesso da mulher aos ministérios.

O clero vestido de toureiro e outros debates sobre os seminários

Congresso internacional em Braga

O clero vestido de toureiro e outros debates sobre os seminários

Porque se esvaziam os seminários católicos tracionais e se enchem as casas de formação ligadas a grupos tradicionalistas? A pergunta surgiu de um participante do congresso internacional Erguendo os Olhos e Vendo, sobre a problemática dos seminários católicos. E o historiador italiano Alberto Melloni falou de “um clero vestido de toureiro” e não poupou no diagnóstico: “Recolher desadaptados à escala global é fácil.”

JMJ 2023 promovida nos países da CPLP

De Angola a Timor-Leste

JMJ 2023 promovida nos países da CPLP

  A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 está a promover o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto em Lisboa, junto dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante...

A crise dos abusos deve estar no centro do processo sinodal convocado pelo Papa

A crise dos abusos deve estar no centro do processo sinodal convocado pelo Papa

Deve entender-se que as oportunidades do processo sinodal que inicia em breve a sua fase continental estão estreitamente ligadas ao que a Igreja Católica faz e não faz na crise dos abusos. Trata-se da crise dos abusos, mesmo quando não se refere explicitamente a crise dos abusos. Se há uma questão sobre a qual os católicos em muitos países decidirão se querem ficar ou partir, é a reforma da Igreja como resposta credível à crise dos abusos.

Bispo Hélder Câmara mais próximo dos altares

Vaticano

Bispo Hélder Câmara mais próximo dos altares

O Dicastério das Causas dos Santos acaba de validar todos os atos e a documentação reunida e organizada na Arquidiocese de Olinda e Recife, no Brasil, relativa à vida de Hélder Câmara, que foi também bispo daquela diocese, e que se distinguiu na defesa dos direitos humanos, no tempo da ditadura no país.

Congresso americano reforça defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Senado deu mais um passo

Congresso americano reforça defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Uma maioria de 62 senadores norte-americanos votou na quarta-feira, 16 de novembro, a favor de encerrar o debate sobre a Lei de Proteção do Casamento que obriga todos os Estados dos EUA a reconhecerem os direitos dos casamentos inter-raciais e entre pessoas do mesmo sexo, mesmo que estes tenham sido celebrados noutro Estado. O Senado incluiu uma emenda para proteger a liberdade religiosa, garantindo que as organizações religiosas não seriam prejudicadas por manterem posições contrárias à lei e recusarem-se, por exemplo, a abençoar tais casamentos.

O rasgão que atravessa a parede e tem de atravessar os seminários católicos

Congresso começou em Braga

O rasgão que atravessa a parede e tem de atravessar os seminários católicos

O som do grupo vocal Cupertinos enche de música a Capela da Imaculada, no Seminário Nossa Senhora da Conceição, de Braga, durante o concerto inaugural do congresso internacional Erguendo os Olhos e Vendo. A iniciativa, que começou na manhã desta quarta-feira e se prolonga até sábado, assinala os 450 anos da criação do Seminário Conciliar da diocese minhota, criado na sequência do Concílio de Trento que, no século XVI, lançou a reforma da Igreja Católica.

Perseguição aos cristãos aumenta na Ásia, África, Médio Oriente e Europa

Relatórios da Fundação AIS e do OIDAC

Perseguição aos cristãos aumenta na Ásia, África, Médio Oriente e Europa

A “opressão ou perseguição” aos cristãos, por causa da sua fé, aumentou em 75% dos países analisados pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), na Ásia, África e Médio Oriente, nos últimos dois anos. Ao contrário do que poderia esperar-se, o cenário na Europa não é mais animador: o Observatório para a Intolerância e Discriminação Contra os Cristãos (OIDAC) registou também, em 2021, um crescimento dos crimes de ódio contra os cristãos naquele continente. Estejam em minoria ou sejam a religião maioritária, os cristãos são cada vez mais perseguidos, mas a existência deste problema é muitas vezes negada, apontam ambos os relatórios.

O controverso Timothy Broglio é o novo líder dos bispos norte-americanos

Eleito por maioria

O controverso Timothy Broglio é o novo líder dos bispos norte-americanos

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) acaba de eleger para seu novo presidente Timothy Broglio, bispo das forças armadas e ex-núncio da República Dominicana. A figura escolhida esta terça-feira, 15 de novembro, pelos bispos norte-americanos, reunidos em Baltimore para a sua assembleia plenária de outono, é controversa e as críticas não se fizeram esperar: é que Broglio foi secretário particular de Angelo Sodano, o cardeal acusado de ter encoberto inúmeros crimes de pedofilia dentro da Igreja.

A “encruzilhada” e o futuro dos seminários católicos debatidos num congresso internacional em Braga

Iniciativa aberta a todos

A “encruzilhada” e o futuro dos seminários católicos debatidos num congresso internacional em Braga

Cada vez mais vazios e com poucos candidatos à vista, os seminários “encontram-se numa encruzilhada”. A necessidade de mudança é clara, mas “não há soluções fáceis”, reconhece o padre Joaquim Félix, vice-reitor do Seminário Conciliar de Braga. A celebração dos 450 anos desta instituição constituiu-se, assim, como o pretexto ideal para organizar um Congresso Internacional sobre a problemática dos Seminários Católicos e promover “uma reflexão urgente, que se impunha”. A iniciativa decorre entre os próximos dias 16 e 19 de novembro, no Auditório Vita (Braga), tem entrada livre (mediante inscrição), e é “aberta a todos”.

A Santa Sé, Arábia Saudita, Espanha e Áustria juntam-se. E daí podem sair ideias para a inclusão

Fórum do KAICIID para o Diálogo Político

A Santa Sé, Arábia Saudita, Espanha e Áustria juntam-se. E daí podem sair ideias para a inclusão

No palco, vêem-se as bandeiras de quatro estados: Arábia Saudita e Vaticano, Espanha e Áustria. No auditório, estão mais de 120 pessoas de 30 países europeus, entre líderes de sete religiões diferentes, membros de organizações de apoio a migrantes ou refugiados, responsáveis de instituições de solidariedade de diferentes âmbitos, técnicos sociais ligados a autarquias… Convocados por uma organização inter-governamental, debateram durante dois dias em Castelldefels (Barcelona) o modo de reforçar as parcerias para o diálogo na perspectiva da inclusão social nas cidades.

Um relatório, igrejas de vermelho, vigílias e missas para lembrar e ajudar os cristãos perseguidos

Fundação AIS promove #RedWeek

Um relatório, igrejas de vermelho, vigílias e missas para lembrar e ajudar os cristãos perseguidos

De 16 a 23 de novembro, em Portugal e em inúmeros países onde a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) está representada, irão decorrer iniciativas que visam sensibilizar a opinião pública para a situação dos cristãos que são vítimas de intolerância religiosa. Entre elas, destaca-se a apresentação do Relatório “Perseguidos e esquecidos?”, um estudo produzido pela fundação de dois em dois anos, que dá conta da evolução da violência contra a comunidade cristã em todo o mundo.

Cuba sem hóstias devido a escassez de farinha de trigo

Crise agrava-se

Cuba sem hóstias devido a escassez de farinha de trigo

O alerta de que estavam a ficar sem reservas de farinha de trigo foi dado já há 15 dias pelas irmãs Carmelitas Descalças de Santa Teresa e São José, que há mais de 30 anos são responsáveis por produzir hóstias para as diferentes dioceses de Cuba. No entanto, a farinha continua sem chegar ao mosteiro, e se a situação se mantiver brevemente deixarão de poder realizar-se missas no país.

Líderes religiosos pedem perdão pelos “pecados climáticos”

Cerimónia reúne várias religiões em Londres

Líderes religiosos pedem perdão pelos “pecados climáticos”

O arcebispo emérito de Canterbury, Rowan Williams, e vários outros representantes das religiões cristã, judaica, muçulmana, hindu, budista e sikh subiram hoje, dia 13 de novembro, a Colina do Parlamento (Norte de Londres) como forma de afirmarem a necessidade de “pedir perdão pelos pecados climáticos” e a esperança de que a COP27 termine adotando medidas concretas de “ação em favor do planeta”.

Cultivar caminhos para a JMJ

Cultivar caminhos para a JMJ

“É preciso rasgar com aquilo que é costume, e inovar, e arriscar o que é diferente” – propôs D. Américo Aguiar numa celebração na Sé Nova de Coimbra em Outubro de 2021.[1] É um excelente propósito para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa e, felizmente, já se vê algum caminho nesse sentido.

pode o dia de hoje

pode o dia de hoje

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XXXIII do Tempo Comum C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 12 de Novembro de 2022.

Vaticano inicia investigação sobre cardeal francês

Ricard integra Cúria Romana

Vaticano inicia investigação sobre cardeal francês

É mais uma pedra gigante que se junta à crise violenta que afeta a Igreja Católica francesa. O Vaticano divulgou nesta sexta-feira que vai iniciar uma investigação preliminar ao cardeal Jean-Pierre Ricard por abusos sexuais, depois de o próprio ter admitido se ter comportado de “forma repreensível” com uma menina de 14 anos há 35 anos.

De pastoral para pastoral

[Olhar de teóloga]

De pastoral para pastoral

Estamos de parabéns! Terminou a fase diocesana do Sínodo, mas não o Sínodo em si, e começamos o caminho com tudo fresco na cabeça. Aquilo que dissemos nos grupos e que foi recolhido nas sínteses diocesanas e nacionais está disponível para refrescar a memória. A nossa voz soou clara, com conteúdo e força.

Religiosas europeias reúnem-se em Fátima por “um mundo livre de escravidão”

Rede contra o Tráfico e Exploração

Religiosas europeias reúnem-se em Fátima por “um mundo livre de escravidão”

Começa este domingo, 13, e prolonga-se até à próxima sexta-feira a 3ª assembleia geral da Rede Europeia de Religiosas contra o Tráfico e Exploração (RENATE). O encontro terá lugar em Fátima e reunirá cerca de cem religiosas dos 31 países da Europa onde a RENATE está presente. “Juntas em direção a 2030 – Acabar com tráfico – A caminho – Realizando o sonho – Um mundo livre de escravidão” foi o tema escolhido para inspirar as apresentações e trabalhos que serão desenvolvidos ao longo da semana.

Papa oferece consultas, paga contas e doa alimentos aos mais carenciados

Dia Mundial dos Pobres

Papa oferece consultas, paga contas e doa alimentos aos mais carenciados

Com o aproximar do Dia Mundial dos Pobres, que se assinala este domingo, 13 de novembro, as iniciativas do Vaticano multiplicam-se. Contas de gás e luz dos mais necessitados serão pagas, cinco mil famílias receberão cabazes de alimentos e um posto de saúde móvel já está montado na Praça de São Pedro e a realizar consultas, exames e vacinas gratuitamente. A data, instituída pelo Papa em 2016, parece fazer cada vez mais sentido. Na sua mensagem para este ano, Francisco denuncia a “insensatez da guerra”, que gera novas formas de pobreza, atingindo em particular “as pessoas indefesas e frágeis”.

Eleições americanas: democratas salvos pelo aborto

Maiorias ainda por decidir

Eleições americanas: democratas salvos pelo aborto

Ainda sem se saber com exatidão qual a paisagem política saída das eleições de 8 de novembro nos Estados Unidos, a generalidade dos analistas reconhece que o receio de medidas restritivas ou proibitivas do recurso ao aborto tenha levado os eleitores americanos a esquecer por momentos o seu descontentamento com o estado da economia e poupar os democratas ao anunciado desastre eleitoral.

Menos apoios, mais pedidos de ajuda: Cáritas Portuguesa preocupada com o “futuro de muitos”

Crise social

Menos apoios, mais pedidos de ajuda: Cáritas Portuguesa preocupada com o “futuro de muitos”

A Cáritas Portuguesa regista “um aumento generalizado” de pedidos de ajuda em todo o país, particularmente de “famílias de classe média e média-baixa”, ao mesmo tempo que “existe um decréscimo de disponibilidade por parte dos doadores e as medidas com vista à sustentabilidade das respostas sociais tardam em chegar”. Em comunicado divulgado esta terça-feira, 8, a instituição diz não “vislumbrar soluções no curto prazo, o que compromete o futuro de muitos”.

Manuel Braga da Cruz distinguido com Prémio Árvore da Vida

Pastoral da Cultura

Manuel Braga da Cruz distinguido com Prémio Árvore da Vida

«As altas qualidades» do «marcante trajeto intelectual» e do «testemunho convicto de humanismo cristão» do professor, investigador e ex-reitor da Universidade Católica Portuguesa Manuel Braga da Cruz valeram-lhe a atribuição do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes 2022, anunciou esta terça-feira, 8, o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

Festival de música sem concertos, mas com “elevações espirituais”

No Vaticano e em Roma, nos 150 anos de Perosi

Festival de música sem concertos, mas com “elevações espirituais”

A 21ª edição do Festival Internacional de Música e Arte Sacra, realiza-se, no Vaticano e em Roma, de 12 a 15 de novembro e, segundo o seu programador, Hans-Albert Courtial, presidente da Fundação Pró Música e Arte Sacra, não terá concertos, mas sim momentos de “elevação espiritual”, de acesso livre e gratuito. Obras de Lorenzo Perosi, de quem se celebram os 150 anos do nascimento, serão tocadas na abertura, já no próximo sábado.

Cardeal Ricard reconhece abuso de menor e eleva para 11 número de bispos envolvidos em escândalos

Igreja francesa vive pesadelo permanente

Cardeal Ricard reconhece abuso de menor e eleva para 11 número de bispos envolvidos em escândalos

O cardeal Jean-Pierre Ricard, arcebispo emérito de Bordéus, duas vezes presidente da Conferência dos Bispos de França (CBF), reconheceu esta segunda-feira, 7, publicamente ter-se conduzido “de modo repreensível com uma menina de 14 anos” quando, há 35 anos, já era padre. O comunicado do cardeal de 77 anos caiu como uma bomba na reunião plenária da CBF, levando o seu presidente, o arcebispo de Reims, Éric de Moulins-Beaufort, a convocar os jornalistas para ler uma longa declaração sobre este e outros casos de abusos sexuais.

“Não abandonem as pessoas vulneráveis” este inverno, pedem bispos da UE

Crise energética

“Não abandonem as pessoas vulneráveis” este inverno, pedem bispos da UE

A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece) apelou esta segunda-feira, 7, a “todos os que têm responsabilidades na vida pública” para que, “com a aproximação do inverno na Europa”, não abandonem “famílias e pessoas vulneráveis ​​ou vítimas de discriminação socioeconómica, incapazes de lidar com a inflação crescente e de pagar aquecimento ou eletricidade”. Num comunicado divulgado através sua pagina online, os bispos pedem aos governos que garantam, em particular, que “a energia é fornecida, de forma segura e suficiente, para todos”.

Abusos, sínodo e JMJ em debate na assembleia de bispos em Fátima

Entre 7 e 10 de novembro

Abusos, sínodo e JMJ em debate na assembleia de bispos em Fátima

Os bispos portugueses estarão reunidos a partir da tarde desta segunda-feira, 7, e até à próxima quinta-feira, em Fátima, para uma nova assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Entre os temas em agenda incluem-se a Jornada Mundial da Juventude 2023, e a participação na etapa continental do Sínodo 2021-2024. Será também feito um ponto de situação sobre o processo de “proteção de menores e adultos vulneráveis”.

Papa pede aos jornalistas que se insurjam contra as guerras

No regresso do Barhein

Papa pede aos jornalistas que se insurjam contra as guerras

“Vocês que são jornalistas, por favor, sejam pacifistas, falem contra as guerras, lutem contra a guerra. Peço-lhes isso como um irmão”, disse Francisco, na viagem de regresso ao Vaticano. O Papa passou em revista o desastre humano de várias guerras. Sobre a Ucrânia referiu as várias iniciativas tomadas pela Santa Sé, umas públicas e outras reservadas.

Igreja tem de mudar muito para acompanhar os jovens

Eduardo Duque em entrevista

Igreja tem de mudar muito para acompanhar os jovens

Um dos riscos culturais que a sociedade portuguesa corre associado ao afastamento do campo religioso institucional é o da perda da “gramática” que lhe permite, por exemplo, ler o sentido do que se encontra e ocorre nos seus templos. Quem o sugere é o padre e sociólogo bracarense Eduardo Duque, a propósito do lançamento do seu mais recente livro sobre Valores e Religiosidade em Portugal.

“As-salamu alaikum” [a paz esteja convosco], assim como duas armas: oração e fraternidade

Papa Francisco no Bahrein

“As-salamu alaikum” [a paz esteja convosco], assim como duas armas: oração e fraternidade

Foram três os momentos em que Francisco teve oportunidade de discursar esta sexta-feira, 4, na sua viagem apostólica ao Bahrein. Os locais e as audiências mudaram, mas a mensagem foi a mesma: Deus é fonte de paz, e os líderes religiosos, na sua diversidade, devem usar duas “armas” comuns para promovê-la: a oração e a fraternidade, tornando-se assim “verdadeiramente pessoas de paz”.

Rabino reformista recebe a mais alta condecoração da Santa Sé

Por ter aproximado católicos e judeus

Rabino reformista recebe a mais alta condecoração da Santa Sé

A. James Rudin, um importante rabino e educador reformista, que durante largos anos esteve à frente dos assuntos inter-religiosos do Comité Judaico Americano, receberá a mais alta condecoração que a Santa Sé atribui, de Comendador da Ordem Equestre de São Gregório Magno, pelo trabalho que desenvolveu na promoção das relações católico-judaicas, noticiou esta quinta-feira, 3, o Jewish News.

Papa insiste em verdadeiro compromisso pela paz, ambiente e defesa dos direitos humanos

Viagem ao Bahrein

Papa insiste em verdadeiro compromisso pela paz, ambiente e defesa dos direitos humanos

Já começou aquela que promete ser “uma viagem interessante”, e da qual podem surgir “boas notícias”. As palavras são do Papa aos jornalistas que o acompanharam no voo de cinco horas até ao Bahrein. À chegada, e apesar do problema no joelho, Francisco não descansou. Empenhado em tornar a sua previsão realidade, aproveitou aquele que foi o primeiro discurso da sua 39ª viagem apostólica para lançar um forte apelo ao fim da guerra, ao cuidado com a casa comum, à abolição da pena de morte, e ainda à defesa da liberdade religiosa e da igualdade para todos.

Bispos americanos denunciam manipulação do voto dos católicos

Eleições intercalares

Bispos americanos denunciam manipulação do voto dos católicos

Os bispos católicos do Arizona vieram a público no dia 31 de outubro para desautorizar os “grupos extremistas” de “várias organizações e publicações que afirmam representar a Igreja Católica” e assim pretendem influenciar o voto católico nas eleições de meio de mandato de 8 de novembro, mas que, de acordo com os bispos, “não representam a Igreja Católica”.

Sertã homenageia padre Manuel Antunes

Dia 3 de novembro

Sertã homenageia padre Manuel Antunes

Os 104 anos do nascimento do padre Manuel Antunes, uma das figuras mais relevantes na história recente da Sertã, serão assinalados esta quinta-feira, 3, naquele município, com diversas atividades que visam homenagear a sua vida e obra. Entre elas, a estreia do documentário “Pensador luminoso”, que inclui imagens e testemunhos inéditos sobre o padre jesuíta e um dos mais destacados pedagogos do século XX português.

Dos múltiplos rostos de Jesus

Dos múltiplos rostos de Jesus

A história tem revelado como a figura real de Jesus tem sido muitas vezes descaracterizada, desfigurada, adulterada. De um simples e humilde rabi que percorria os campos e as aldeias da Galileia pregando o Evangelho aos pobres, proclamando a libertação dos aprisionados, recuperando a vista aos cegos e restituindo a liberdade aos oprimidos, não demoraria até que muitos vissem nele um Messias que viria trazer a libertação política a um povo já tão martirizado e subjugado pelo Império Romano.

Dois padres acusados de alegados abusos e obscenidades tiveram processos arquivados

Pároco de Massamá celebrou missa antes de Patriarcado divulgar decisão

Dois padres acusados de alegados abusos e obscenidades tiveram processos arquivados

O processo de averiguação canónica relacionado com o padre Luís Cláudio Ferreira dos Santos, pároco de Massamá (Sintra) e o processo civil envolvendo o padre Duarte Andrade e Sousa, que acompanhava alunos no Colégio de São Tomás, em Lisboa, foram arquivados. Em ambos, estavam em causa alegados abusos ou assédio e as decisões foram anunciadas pelo Patriarcado.

A música na Igreja Católica: desafio permanente de inculturação

Conferência no Festival de Órgão

A música na Igreja Católica: desafio permanente de inculturação

O II Festival Internacional de Órgão e Música Sacra, com mais de 30 concertos, está a proporcionar, desde 13 de outubro, aos habitantes dos municípios do Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Arouca, Oliveira de Azeméis e Felgueiras a oportunidade de usufruírem de música de elevada qualidade. O 7MARGENS reproduz a conferência de D. Carlos Azevedo, membro do Dicastério para a Educação e a Cultura, da Santa Sé.

Líderes religiosos contra posição da ministra do Interior sobre imigrantes e refugiados

Reino Unido

Líderes religiosos contra posição da ministra do Interior sobre imigrantes e refugiados

O rabino David Mason, uma voz altamente respeitada no Reino Unido, juntou-se ao coro de condenações públicas contra a afirmação da ministra do Interior, Suella Braverman, de que o país está a ser alvo de “uma invasão de imigrantes”. Braverman, que é casada com um judeu e filha de um goês imigrado, fez esta afirmação na Câmara dos Comuns, na segunda-feira 31 de outubro.

A exuberância da morte

A exuberância da morte

Por isso, a morte é sedutora, na medida em que nos recorda esta vida partilhada. Por isso é que podemos falar numa exuberância da morte: ela própria fala-nos da exuberância das relações de amizade, paternidade ou filiação. Isto é, fala-nos da exuberância da vida.

Lula da Silva quer pacificar a sociedade e combater a pobreza

Brasil incerto

Lula da Silva quer pacificar a sociedade e combater a pobreza

Foram mais 2,1 milhões de pessoas que votaram em Lula da Silva do que no seu adversário. É muita gente, mas, à escala do Brasil, representam menos de um por cento dos votos. Vitória apertada, ainda não reconhecida por Jair Bolsonaro, mas, de qualquer modo, uma vitória. De um resistente que invocou este domingo, 30, “a bênção de Deus” para todos os brasileiros.

Francisco em direto com estudantes africanos

A propósito do Sínodo dos Bispos

Francisco em direto com estudantes africanos

O Papa Francisco dialogará, no dia 1 de novembro, sobre o Sínodo dos Bispos 2021-2024 com um grupo de estudantes universitários africanos. A conversa, que decorrerá online, pode ser seguida em direto no canal de Youtube da Universidade DePaul, que é a organizadora do encontro “Construir Pontes por toda a África: Um Encontro Sinodal entre o Papa Francisco e Estudantes Universitários”.

Bispos sul-coreanos pedem que se rompa “ciclo de irresponsabilidade”

Reação a tragédia de Halloween

Bispos sul-coreanos pedem que se rompa “ciclo de irresponsabilidade”

Após tomar conhecimento da magnitude da tragédia que sucedeu na noite de sábado em Seul, capital da Coreia do Sul, quando pelo menos 154 pessoas morreram durante as celebrações de Halloween, a Conferência Episcopal do pais emitiu uma nota expressando a sua “imensa dor” e deixando um apelo: “devemos esforçar-nos por romper o ciclo de injustiça e irresponsabilidade que se converteu numa prática comum nesta sociedade”.

Dia de Finados: laços entre vivos e mortos

Dia de Finados: laços entre vivos e mortos

Ao aproximar-se o dia de finados – fiéis defuntos para os católicos – todos os caminhos vão dar aos cemitérios. Ramos e mais ramos de flores, naturais ou artificiais, vão ornamentando os cemitérios, transformando-os em aprazíveis jardins. Também não faltará a limpeza das campas, esquecidas ao longo do ano. Há mais vida para além dos familiares falecidos…

Nova Comissão prepara relatório sobre a proteção da Igreja aos menores em todo o mundo

Não deverá sair antes de 2024

Nova Comissão prepara relatório sobre a proteção da Igreja aos menores em todo o mundo

A “nova” Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores já iniciou os trabalhos. Com um número renovado de membros, reuniu-se no Vaticano no final de Outubro e lançou as bases para a elaboração de um relatório anual sobre os esforços da Igreja Católica a nível mundial em matéria de protecção de menores, que não deve estar pronto antes de 2024.

preciso de ti como tu és

preciso de ti como tu és

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XXXI do Tempo Comum C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 29 de Outubro de 2022.

Sínodo católico: cinco meses para definir prioridades

Editorial 7M

Sínodo católico: cinco meses para definir prioridades

A respiração das igrejas locais chegou ao Sínodo e este propõe que em cada continente se indiquem as experiências novas e iluminadoras que valorizam, as questões e interrogações a enfrentar e as ações prioritárias. O texto da Etapa Continental abre o tempo da concretização, ao jeito de um Concílio Vaticano II, parte 2. E é feliz no modo como o faz.

Padre suspeito aguarda inquérito em liberdade, mas com medidas de coacção

Foz Côa

Padre suspeito aguarda inquérito em liberdade, mas com medidas de coacção

António Júlio Pinto, o padre de Foz Côa detido por suspeitas de tráfico de ser humano e abuso de pessoa incapaz de resistência, aguardará o desenvolvimento do inquérito em liberdade, assim decidiu o Tribunal de Matosinhos. De acordo com o Jornal de Notícias, o juiz aplicou-lhe a medida de coação de apresentações quinzenais às autoridades, bem como a proibição de contactar a vítima.

Os rascunhos de Lourdes Pintasilgo para os caminhos novos na política

Exposição até 30, catálogo editado

Os rascunhos de Lourdes Pintasilgo para os caminhos novos na política

São três folhas de rascunho, de esboços para cartazes e acções de campanha eleitoral. Todos eles condensam ideias fortes e traduzem muito algumas das coisas do que era Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004): “O voto no coração e na inteligência. Portugal – terra aberta à inovação”. Ou “Um Presidente para um tempo novo, nosso, de todos”. E ainda “Maria de Lourdes Pintasilgo: criar, agir, cumprir. Um Presidente para um Portugal novo”.

UNESCO, Cáritas e Santa Sé pedem “mulheres na liderança para uma sociedade justa”

Conferência em Paris

UNESCO, Cáritas e Santa Sé pedem “mulheres na liderança para uma sociedade justa”

A sede da UNESCO, em Paris, acolheu nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28 de outubro, uma conferência internacional para refletir sobre algumas das questões mais urgentes em torno dos direitos das mulheres. Promovida em parceria com a Caritas Internationalis e pela Santa Sé, a iniciativa, intitulada “A face completa da Humanidade: Mulheres na liderança para uma sociedade justa”, contou com mais de 200 participantes de todo o mundo e com o olhar atento, ainda que à distância, do Papa Francisco.

Tensões, preocupações e pedidos de mudança unem católicos do mundo inteiro

Divulgado documento da etapa continental do sínodo

Tensões, preocupações e pedidos de mudança unem católicos do mundo inteiro

Foi publicado esta quinta-feira, 27, o Documento de Trabalho da Etapa Continental do Sínodo (DEC), que servirá de “quadro de referência” para os trabalhos da segunda etapa do caminho sinodal lançado pelo Papa Francisco em 2021. Nele, sobressaem tensões, questões e pedidos de mudança transversais aos fiéis de todos os continentes. Entre os principais motivos de preocupação estão a falta de participação dos “exilados da Igreja”, os contínuos problemas relacionados com escândalos de abusos (sexuais e não só), as disputas litúrgicas e o clericalismo.

Guerra na Ucrânia: Sinais incipientes de interesse em dialogar

Depois do apelo de Francisco e Macron

Guerra na Ucrânia: Sinais incipientes de interesse em dialogar

A “diplomacia da paz” relativamente à guerra na Ucrânia dá (ainda débeis) sinais de vida. O Papa lançou o apelo aos líderes dos dois países, em 2 de outubro. Na plataforma de encontros que foi a assembleia internacional e inter-religiosa da Comunidade de Santo Egídio, sob o lema “O grito da paz”, no início desta semana, multiplicaram-se os encontros bilaterais. O presidente Macron pediu a Francisco que tomasse a iniciativa de contactos com Biden, Putin e o patriarca Cirilo. Este parece pouco preocupado com a paz. A Rússia diz que sim. A Ucrânia ainda não se pronunciou. Nada de consistente. Mas “o caminho faz-se caminhando”.

Padre detido tinha tentado frequentar o seminário uma primeira vez, mas em vão

Acusado de tráfico de pessoas e de abuso sexual

Padre detido tinha tentado frequentar o seminário uma primeira vez, mas em vão

O padre que foi detido esta quinta-feira pela Polícia Judiciária (PJ) pela alegada prática de crimes de tráfico de pessoas e de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, em Vila Nova de Foz Côa, só entrou para o seminário em 2006/2007 e foi ordenado padre em 2013, aos 53 anos. No entanto, já tentara anos antes frequentar o seminário, mas em vão – sabe o 7MARGENS.

Igreja greco-católica de Lviv prepara peregrinação da imagem de Fátima pela Ucrânia

Entregue escultura oferecida em maio

Igreja greco-católica de Lviv prepara peregrinação da imagem de Fátima pela Ucrânia

A Igreja Greco-católica de Lviv está a preparar uma peregrinação por toda a Ucrânia da escultura de Nossa Senhora oferecida pelo Santuário de Fátima. A imagem, doada no passado mês de maio, permaneceu no Santuário até esta quarta-feira, 26, data em que uma comitiva da igreja ucraniana esteve em Fátima para devolver a réplica nº 13 da Virgem Peregrina (que se encontrava na Ucrânia desde março deste ano) e levou a nova escultura oferecida pelo Santuário.

Bento XVI recebe professor de Teologia dos Camarões

Dois meses após última aparição pública

Bento XVI recebe professor de Teologia dos Camarões

O Papa emérito Bento XVI recebeu na semana passada a visita do coordenador do Instituto Bento XVI para África, o padre Maurice Ashley Agbaw-Ebai, da diocese de Mamfe (Camarões). O sacerdote, que é também professor de Filosofia e Teologia no Seminário de St. John, em Boston, promove e acompanha trabalhos de investigação sobre a teologia de Joseph Ratzinger em África e nos Estados unidos da América, e foi convidado a ir ao mosteiro Mater Ecclesiae, em Roma, onde reside Bento XVI, pelo próprio Papa emérito.

Registo criminal “não deve impedir a participação de ninguém na JMJ”

Reclusos e pastoral penitenciária apreensivos

Registo criminal “não deve impedir a participação de ninguém na JMJ”

A afirmação do bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, de que os colaboradores e voluntários da organização da Jornada Mundial da Juventude têm de apresentar o seu registo criminal foi acolhida com perplexidade e “tristeza” por alguns agentes da pastoral penitenciária e reclusos, que consideram essa exigência “incoerente” com os princípios cristãos. 

Francisco no encontro inter-religioso no Coliseu: “A nossa oração tornou-se um grito”

Apelo de Roma pela Paz

Francisco no encontro inter-religioso no Coliseu: “A nossa oração tornou-se um grito”

Porque hoje a paz é gravemente violada, ferida e espezinhada, “a nossa oração tornou-se um ‘grito’”, afirmou o Papa Francisco na oração final do ato de culto realizado no Coliseu, no encerramento do encontro convocado pela Comunidade de Santos Egídio em que participaram três chefes de Estado e alguns dos mais altos representantes das várias religiões. Estes assinaram o “Apelo de Roma pela Paz”, em que se lê: “As religiões são e devem continuar a ser uma grande fonte de paz. A paz é sagrada, a guerra nunca pode ser sagrada!”.

Bispo do Porto fez silêncio, declara pedir perdão e afirma “tolerância zero”

Do “meteorito” ao crime não público

Bispo do Porto fez silêncio, declara pedir perdão e afirma “tolerância zero”

O bispo do Porto publicou esta terça-feira, 25, uma nota episcopal com “esclarecimentos sobre a questão dos abusos sexuais” sobre menores. Quinze dias depois de declarações polémicas sobre o conceito de “crime público” e quatro anos depois de ter comparado a necessidade de investigar os abusos à queda de um “meteorito” na cidade do Porto, Manuel Linda assume não ter sido feliz, reconhece a ingenuidade no uso de algumas expressões e admite que “a realidade é muito mais sombria e dolorosa” do que pensava.

Bispos italianos apontam União Europeia ao Governo

Grandes desafios requerem colaboração com a Europa

Bispos italianos apontam União Europeia ao Governo

A tragédia da guerra em curso é o principal desafio que o Governo Meloni enfrenta e que só pode encarado “em plena harmonia com a Europa, na busca inevitável e urgente de um caminho certo que possa finalmente levar à paz”, escreve o cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), no comunicado em que felicita a primeira-ministra pela sua tomada de posse.

José Alberto Lopes Costa (1950-2022): sementes de bem, construtor de comunidade

Diácono morreu em Lisboa

José Alberto Lopes Costa (1950-2022): sementes de bem, construtor de comunidade

Era a última das suas “missões e paixões”: nos estabelecimentos prisionais de Lisboa e de Monsanto, José Alberto Lopes Costa ouvia histórias pesadas de violência, dava aulas para ajudar a reconstruir vidas. “E Deus sabe quantas sementes de bem, de esperança, ele colocou no coração daqueles homens numa situação difícil”, disse acerca dele e do seu papel de capelão prisional o cardeal Tolentino Mendonça, na homilia da missa celebrada ao final da tarde desta segunda-feira, 24 de Outubro. O diácono católico José Alberto Lopes Costa morreu neste domingo à noite em Lisboa. Tinha 72 anos. O funeral realiza-se nesta terça-feira: eucaristia de exéquias às 11h, de novo na Capela do Rato, após o que seguirá para o Cemitério dos Olivais.

Aumentam os católicos no mundo, mas diminui o número de padres, freiras e catequistas

Anuário Estatístico da Igreja

Aumentam os católicos no mundo, mas diminui o número de padres, freiras e catequistas

Por ocasião do 96º Dia Mundial das Missões, celebrado este domingo, 23, a Agência Fides apresentou o habitual “Anuário Estatístico da Igreja”, revelando que o número de católicos aumentou em todos os continentes, menos na Oceania, embora a percentagem face à população mundial tenha diminuído 0,01%. O número de diáconos cresceu, mas o de padres e religiosas registou uma redução assinalável.

Não somos deste mundo

Não somos deste mundo

  Talvez precisemos de reconhecer que não somos deste mundo, para que possamos verdadeiramente saboreá-lo e experiênciá-lo. É como quando estamos em viagem num país estrangeiro, tornamo-nos mais disponíveis para apreciar todas as coisas, a história do local, a...

vazios, nus, ampliados

vazios, nus, ampliados

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XXX do Tempo Comum C. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 22 de Outubro de 2022.

Papa aprova estatutos da Conferência Eclesial da Amazónia

Fruto do Sinodo

Papa aprova estatutos da Conferência Eclesial da Amazónia

Há quem diga que se trata do “fruto mais visível e também profético do Sínodo da Amazónia”, não apenas na América Latina, mas para toda a Igreja: a Conferência Eclesial da Amazónia (CEAMA) foi esta quinta-feira, 20, reconhecida formal e canonicamente pelo Papa Francisco, que aprovou os seus estatutos.

Papa vai a Asti festejar o 90º aniversário de uma prima

Regresso às raízes

Papa vai a Asti festejar o 90º aniversário de uma prima

Segundo anunciou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, esta será uma visita privada, sem a presença de jornalistas, mas no dia seguinte, 20 de novembro, o Papa presidirá a uma missa na catedral da cidade, naquele que será um momento de encontro com a comunidade diocesana de onde partiram os seus progenitores para emigrar com destino à Argentina, a 1 de fevereiro de 1929.

Padres sob pressão, sem confiança nos bispos e com medo de falsas acusações

Estudo norte-americano revela

Padres sob pressão, sem confiança nos bispos e com medo de falsas acusações

Um estudo que afirma ser fruto da maior sondagem realizada a padres católicos nos Estados Unidos da América (EUA) nos últimos 50 anos concluiu que, apesar dos níveis de bem-estar e realização pessoal serem relativamente altos entre a classe, há uma percentagem significativa de sacerdotes com sintomas de esgotamento, desconfiança em relação aos seus bispos, e que receiam ser falsamente acusados de má conduta.

Bispos exigem que políticos se unam para “reforma integral da imigração”

EUA

Bispos exigem que políticos se unam para “reforma integral da imigração”

Com milhares de imigrantes a tentar entrar diariamente nos Estados Unidos da América, particularmente vindos da Venezuela, e  Joe Biden a recuperar leis implementadas no passado por Donald Trump que permitem expulsá-los, os bispos norte-americanos emitiram esta semana um comunicado exigindo aos líderes do governo que deixem o partidarismo de lado e trabalhem juntos numa “reforma integral da imigração”, que “reconheça a dignidade inviolável de todos os recém-chegados”.

Bispos latino-americanos agradecem “decisão ousada” de ampliar o Sínodo

Um novo modo de ser Igreja

Bispos latino-americanos agradecem “decisão ousada” de ampliar o Sínodo

O presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), o bispo Miguel Cabrejos, reagiu com alegria ao anúncio do Papa de prolongar o Sínodo sobre a Sinodalidade até 2024, reconhecendo que se trata de “uma decisão ousada na medida em que enfatiza a necessidade de priorizar o processo, mais do que o evento sinodal”, e de garantir que toda a Igreja é envolvida, e “não apenas a Assembleia Sinodal”.

Santuário reabre museu com exposição renovada

Fátima

Santuário reabre museu com exposição renovada

Após um período de encerramento, devido à pandemia, o Museu do Santuário de Fátima reabriu as portas com várias novidades. Os espaços foram reconfigurados para poder receber um maior número de visitantes, e o protagonismo dado à coroa da imagem de Nossa Senhora de Fátima foi reforçado.

Rede pró-vida acusa Francisco de ter nomeado economista pró-aborto

Pontifícia Academia para a Vida

Rede pró-vida acusa Francisco de ter nomeado economista pró-aborto

A nomeação de Mariana Mazzucato como membro permanente da Pontifícia Academia para a Vida está a provocar forte indignação junto dos movimentos católicos pró-vida, que acusam a economista de se ter manifestado contra a decisão do Supremo Tribunal dos EUA de reverter o acórdão do caso Roe v. Wade e assim condicionar o direito da mulher ao aborto à legislação votada em cada Estado.

Alma de pobres (II)

[Olhar de teóloga]

Alma de pobres (II)

Continuo com a reflexão a partir de As Sandálias do Pescador, de Morris West. Fico agora com a figura de David Telemond, o sacerdote que Kiril escolhe como secretário, apesar da sua obra teológica estar a ser submetida a revisão. Por certo, Kiril não favorecerá David Telemond quando chegar a rejeição da sua obra por parte da então Congregação para a Doutrina da Fé.

Anunciados preços das inscrições na JMJ

Acesso a iniciativas é gratuito

Anunciados preços das inscrições na JMJ

O Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 acaba de anunciar os preços das diferentes modalidades de pacotes para que os peregrinos possam participar na JMJ com acesso a um conjunto de serviços de forma organizada como o alojamento, alimentação, seguro de acidentes pessoais, transporte e o kit do peregrino. O acesso a todas as iniciativas da JMJ Lisboa será gratuito, nomeadamente à missa de abertura e à vigília com o Papa.

Representante do Conselho Mundial de Igrejas foi à Rússia pedir paz

Depois da assembleia na Alemanha

Representante do Conselho Mundial de Igrejas foi à Rússia pedir paz

O secretário-geral interino do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), Ioan Sauca, deslocou-se esta semana a Moscovo para “construir pontes de paz”. A visita incluiu um encontro com o patriarca Cirilo e outros representantes daquela que é a maior Igreja a fazer parte do órgão ecuménico, e onde foram apresentadas as conclusões da XI Assembleia Geral do Conselho Mundial de Igrejas que ocorreu em Karlsruhe, na Alemanha, no início de setembro, em particular a declaração aprovada sobre a guerra na Ucrânia.

Refugiados cristãos vão ser desalojados para construção de centro comercial em Bagdad

Iraque

Refugiados cristãos vão ser desalojados para construção de centro comercial em Bagdad

Em 2014, centenas de cristãos tiveram de abandonar as suas casas em Mossul e outras localidades da Planície de Nínive (no norte do Iraque) devido ao avanço das milícias do autodenominado Estado Islâmico (Daesh). Muitos encontraram refúgio em Badgad, num conjunto de edifícios que ficou conhecido como Campo de Refugiados Virgem Maria. Mas 120 famílias acabam de receber uma ordem de despejo da parte do Governo, porque esses edifícios, que pertencem ao Estado, serão convertidos num centro comercial.

Leitura da Bíblia muda a vida dos americanos

EUA

Leitura da Bíblia muda a vida dos americanos

Segundo uma sondagem da Sociedade Bíblica Americana, a esmagadora maioria (92%) dos americanos que leem a Bíblia pelo menos três vezes por ano afirma ter mudado as suas vidas em resultado desse encontro com os textos das Escrituras. Contudo, este grupo de leitores da Bíblia tem vindo a reduzir-se, representando hoje apenas 40 por cento dos americanos, muito inferior aos 50 por cento de 2021.

“Juntemo-nos às crianças” na oração do terço pela paz, pede o Papa

Iniciativa da Fundação AIS

“Juntemo-nos às crianças” na oração do terço pela paz, pede o Papa

É já esta terça-feira, 18 de outubro, que a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) promove a iniciativa “Um milhão de crianças rezam o terço pela paz”, lembrou o Papa após a oração do Ângelus no domingo passado. Francisco fez questão de agradecer antecipadamente às crianças que irão participar e apelou a todos que rezassem com eles, em especial pelo povo da Ucrânia.

Papa alarga Sínodo para duas assembleias e mais um ano

“Mudanças profundas” à vista

Papa alarga Sínodo para duas assembleias e mais um ano

O Papa Francisco anunciou que o Sínodo católico sobre a sinodalidade terá duas assembleias decisórias e não apenas uma: a primeira em Outubro de 2023, que estava já prevista, e a segunda em Outubro de 2024. Foi o próprio Papa quem o disse, na sua alocução do Ângelus deste domingo, 16 de Outubro, com a Secretaria do Sínodo a confirmar a notícia pouco depois, acrescentando algumas razões para a resolução.

Abuso de freiras na Igreja Católica: um tema tabu

Na África, mas não só

Abuso de freiras na Igreja Católica: um tema tabu

O abuso de freiras por parte de membros do clero em África foi o tema da tese de doutoramento que uma freira do Togo, Mary Lembo de seu nome, defendeu na Universidade Gregoriana, em Roma, em 2019, tendo sido aprovada com a classificação máxima (suma cum laude) e, na ocasião, felicitada pela sua coragem. O trabalho acaba de ser publicado em livro nas edições Salvator, em França, com o título “Réligieuses abusées en Afrique – Faire la vérité” [Religiosas abusadas em África – falar verdade].

Arcebispo de Cantuária contra bónus fiscal para os mais ricos

Reino Unido

Arcebispo de Cantuária contra bónus fiscal para os mais ricos

No Reino Unido, “a prioridade é o custo de vida para os mais pobres”, afirmou o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, ao The Guardian, entrando assim na polémica que levou à demissão do ministro das Finanças do primeiro Governo de Liz Truss e pôs ponto final na proposta de miniorçamento que previa a redução das taxas dos impostos sobre os mais ricos.

Irmã Lúcia, a vidente política

Fátima

Irmã Lúcia, a vidente política

No dia 13 de Maio de 1917, a pequena Lúcia pergunta: “Quando acaba a guerra?” Mais tarde, intercede pelo médico comunista do convento onde vive, na Galiza… Mística, prática, ingénua, sem opiniões próprias no campo político, foi ditando modos de ver a guerra, o comunismo, o papel de Salazar. Uma vidente nos meandros da política.

Cardeal Tolentino: “Precisamos de reabilitar o pacto comunitário” e estendê-lo a todos

Congresso Missionário

Cardeal Tolentino: “Precisamos de reabilitar o pacto comunitário” e estendê-lo a todos

O cardeal José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, defendeu, no Congresso Missionário, a reconstrução do “pacto comunitário”, no pós-pandemia, propondo à sociedade o “horizonte da totalidade”. “Precisamos de reabilitar o pacto comunitário, o pacto da fraternidade, e de estendê-lo universalmente.”

E depois do Tempo da Criação?…

E depois do Tempo da Criação?…

A cada ano que passa, tornam-se mais prementes os alertas neste mês focado na criação. Infelizmente, é mesmo preciso desinquietar as pessoas: daqui a alguns anos, as crianças de hoje poderão perguntar porque deixámos degradarem-se tanto as condições de vida no planeta. 

Novo livro de Tomáš Halík: O cristianismo a entrar na tarde da fé

7M publica excertos

Novo livro de Tomáš Halík: O cristianismo a entrar na tarde da fé

Entrar na tarde da fé. Ou seja, transformar a Igreja Católica num lugar que ateste “esta confiança num Deus que é maior do que todas as nossas ideias, definições e instituições”. Tal é a proposta do teólogo checo Tomáš Halík, no seu novo livro A Tarde do Cristianismo – O Tempo da Transformação (ed. Paulinas), que agora é editado em Portugal. Publicamos excertos do primeiro e do último capítulos.

Iniciativa dos Franciscanos

Parque Laudato Si’ vai nascer em Lisboa

Vai ser criado em Lisboa, na área exterior do Convento da Luz, um Parque Franciscano Laudato Si’, um lugar onde cada visitante possa sentir “uma profunda ligação ao cuidado da criação”, que convide ao “descanso, oração e diálogo” e “onde se respira o oxigénio da fraternidade e da inclusão”, avança a Agência Ecclesia.

Documento da Fraternidade Humana no centro de congresso missionário

Lisboa, sexta e sábado

Documento da Fraternidade Humana no centro de congresso missionário

O Documento de Abu Dhabi sobre a Fraternidade Humana, assinado em Fevereiro de 2019 pelo Papa Francisco e o Grande Imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, e a encíclica Fratelli Tutti, serão a base dos debates do Congresso Missionário Fraternidade sem Fronteiras que nesta sexta e sábado, 14 e 15 de Outubro, decorre no Auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, o Congresso Missionário Fraternidade sem Fronteiras.

Governo destina 36,5 milhões à JMJ – além da segurança, mobilidade e saúde, cujos valores ficam à espera das inscrições

Conselho de Ministros decidiu

Governo destina 36,5 milhões à JMJ – além da segurança, mobilidade e saúde, cujos valores ficam à espera das inscrições

O Conselho de Ministros aprovou nesta quinta-feira, 13 de Outubro, um reforço da verba já anteriormente decidida para o grupo de projecto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Agora, “a estimativa dos custos da responsabilidade do Governo” é de 36,5 milhões de euros, diz ao 7MARGENS fonte oficial do gabinete da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares (MAAP). Mas “estas contas não incluem ainda custos com segurança, mobilidade, saúde”, entre outros factores. Até porque as inscrições para a participação na JMJ só abrem nas próximas semanas “e tudo dependerá do total de participantes”.

Cardeal Becciu quis encobrir dinheiro mal gasto de colaboradora

Para não envolver o Papa

Cardeal Becciu quis encobrir dinheiro mal gasto de colaboradora

O cardeal Angelo Becciu ofereceu-se para reembolsar a Secretaria de Estado do Vaticano por verbas avultadas que tinha mandado transferir para uma agente e consultora e que esta teria gasto em viagens e despesas luxuosas de caráter pessoal. Esta foi a novidade que surgiu na 28ª audiência, realizada na quarta-feira, 12 de outubro, do tribunal do Vaticano que está a julgar o cardeal e outras pessoas por peculato, abuso de poder e tentativas de suborno.

Entre vaias e aplausos, Bolsonaro prossegue campanha pelo voto religioso

Bispos condenaram "exploração da fé"

Entre vaias e aplausos, Bolsonaro prossegue campanha pelo voto religioso

Foi um feriado preenchido para Bolsonaro: manhã numa igreja evangélica em Belo Horizonte, tarde no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil cuja festa é celebrada a 12 de outubro. Entre vaias e aplausos, o Presidente e candidato à reeleição no próximo dia 30 fez questão de cumprir a sua agenda de campanha junto do eleitorado evangélico e católico.

Jornal Voz da Fátima celebra 100 anos de existência

1922-2022

Jornal Voz da Fátima celebra 100 anos de existência

  “Foram 100 anos com 1.200 números, sempre a cada dia 13, a contar o ritmo do Santuário e a olhar para fora do próprio Santuário." O jornal Voz da Fátima completou esta quinta-feira, 13 de outubro, um século de publicação ininterrupta e as palavras são do seu...

Cada caso de abusos na Igreja “é uma derrota” e “contradiz radicalmente a nossa missão”

Bispo Ornelas em Fátima

Cada caso de abusos na Igreja “é uma derrota” e “contradiz radicalmente a nossa missão”

Garantindo estar “tranquilo” e não ter sido responsável por “nenhuma manobra de encobrimento” de abusos sexuais na Igreja, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, assumiu esta quarta-feira, 12, que “cada caso [de abuso de crianças] que acontece é uma derrota” e “qualquer número é sempre demasiado”.

Papa une-se a oração inter-religiosa pela paz no Coliseu de Roma

Após encontro com Macron

Papa une-se a oração inter-religiosa pela paz no Coliseu de Roma

O Vaticano confirmou esta terça-feira,11, que o Papa Francisco irá reunir-se diversos líderes religiosos e políticos para uma oração pela paz, no próximo dia 25 de outubro, no Coliseu de Roma. Esta oração será o ato final de um encontro internacional organizado pela Comunidade de Sant’Egídio, que vai já na sua 36º edição, e que este ano será subordinado ao tema “O grito da paz. Religiões e culturas em diálogo”.

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Gracia Nasi, judia e “marrana”

Documentário na RTP2

Gracia Nasi, judia e “marrana” novidade

Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This