Religiosos, clero, arte e Merton

Cristina Inogés faz quatro conferências no Funchal

| 14 Mai 2024

Cristina Inogés Sanz

Cristina Inogés Sanz. Foto © António Marujo/7Margens

A teóloga espanhola Cristina Inogés Sanz, membro do Sínodo dos Bispos da Igreja Católica a convite do Papa, está esta semana na Madeira para quatro conferências e encontros, incluindo com o clero e religiosos da diocese do Funchal. A primeira iniciativa com a sua participação será já nesta quarta-feira, 15, num encontro com religiosos, que começa às 19h30 no Colégio de Santa Teresinha, sobre o tema “Autoridade e obediência numa Igreja sinodal”.

Cristina Inogés, que é também colaboradora regular do 7MARGENS e da revista espanhola Vida Nueva, falará na quinta-feira, às 10h, ao clero da diocese, também sobre o Sínodo dos Bispos. O título da conferência, neste caso, é “Sínodo dos Bispos (e de Todos)”.

Sexta e sábado os encontros serão abertos a todos os interessados. Na sexta-feira, 17 de Maio, às 18h, no Museu de Arte Sacra e a propósito do Dia Internacional dos Museus, a teóloga desenvolverá o tema “Arte para viver e expressar a fé”, a propósito do lema proposto este ano para a comemoração desta iniciativa: “Museus, educação e investigação”. Finalmente, no sábado, 18, no auditório da Universidade da Madeira, às 17h00) a conferência será sobre Thomas Merton, tema de um dos seus últimos livros, A sinfonia feminina (incompleta) de Thomas Merton, publicado em Portugal pela Paulinas Editora.

“O maior místico do século XX” é o tema da intervenção que Cristina Inogés fará e sobre o qual publicou já, aliás, uma das suas crónicas no 7MARGENS. No final da sessão, a autora estará disponível para autografar o livro.

Nascida e residente em Saragoça (Espanha), Cristina Inogés Sanz foi nomeada como membro do Sínodo com direito a voto, pelo próprio Papa Francisco, depois de este a ter convidado para fazer a meditação inaugural da sessão de abertura da assembleia, em 2021. Desde essa data, e até à primeira assembleia, realizada em Outubro de 2023, integrou a Comissão Metodológica do Sínodo.

Teóloga pela Faculdade Protestante de Madrid e investigadora nos departamentos de Teologia Fundamental e História da Igreja da referida faculdade, a teóloga tem acompanhado os capítulos gerais de várias congregações religiosas em diferentes países, dinamizando vários momentos de formação. É também autora de vários livros, incluindo um sobre as beguinas medievais, acerca das quais fará também uma conferência promovida na Universidade Autónoma, via zoom, no final deste mês.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This