AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Lida a legenda, permanece a admiração perante o “Cristo ressuscitado”. Foto © Eduardo Jorge Madureira

[Os dias da semana]

“Cristo ressuscitado”, de Bramantino

 

Lida a legenda, permanece a admiração perante o “Cristo ressuscitado”. Foto © Eduardo Jorge Madureira

Lida a legenda, permanece a admiração perante o “Cristo ressuscitado”. Foto © Eduardo Jorge Madureira

 

Antes de me curvar para ler a legenda, permaneço intrigado perante esta pintura de Jesus Cristo que nos olha de frente numa sala do Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, em Madrid, no dia 25 de Março de 2023. As razões são várias e uma delas é simples: não sou capaz de perceber que se trata de “Cristo ressuscitado”. Não sou sequer capaz de imaginar em que século a obra terá sido concretizada.

A autoria, fico a saber depois, foi atribuída, no começo do século passado, a Bartolomeo Suardi, conhecido como Bramantino, um discípulo de Donato Bramante. Antes, considerou-se que o criador tinha sido o mestre. O quadro pertenceu à família Pusterla della Porta de Milán, desde, pelo menos, o fim do século XVI, até ao início do século XX. Foi adquirida para a colecção Thyssen-Bornemisza em 1937.

Bramantino, indica a legenda, terá nascido por volta de 1465, provavelmente em Milão, cidade onde morreu em 1530. A pintura sobre madeira, pode ainda ler-se, terá sido executada por volta de 1490. Bramantino teria, portanto, 25 anos quando realizou este “Cristo ressuscitado”, tido como uma das suas obras-primas.

Ao contrário do que podemos mais comummente observar nas obras mais famosas sobre a Ressurreição, e em particular nas do século XV italiano (nas de Giovanni Bellini, Piero Della Francesca ou Pietro Perugino, por exemplo), não encontramos aqui um Cristo glorioso, elevando-se, vitorioso perante a morte. O “Cristo ressuscitado” de Bramantino não só não ostenta qualquer característica triunfante como parece destroçado. O olhar que exibe afigura-se de uma desconsolada tristeza.

Não será, de resto, por acaso que, como refere o texto do museu alusivo a este quadro, as interpretações que dele se fizeram não foram sempre convergentes. Antes de ser apresentado como “Cristo ressuscitado”, o retrato, de facto, de uma “palidez quase fantasmagórica”, foi considerado como um “Ecce Homo”. Deixou de o ser por faltarem os elementos iconográficos habituais na figuração de Jesus Cristo flagelado e coroado de espinhos, o que não obsta a que a primeira interpretação subsista, como se pode constatar, por exemplo, na página da Wikipédia dedicada a Bramantino.

Depois de “Ecce Homo” – e também “Cristo das dores” ou “Cristo ferido” –, “Cristo ressuscitado”. Talvez não seja, afinal, motivo de espanto. Como, a propósito de outra pintura, escreve o filósofo Giorgio Agamben (Studiolo. Turim: Giulio Einaudi, 2019), citando o teólogo ortodoxo Pavel Florensky, “o episódio de Tomé nos Evangelhos mostra que o corpo glorioso do ressuscitado ainda tem evidentes cicatrizes do seu suplício”. O relato do Evangelho de João (20:24-29), amplamente retratado na pintura (a mais poderosa é a de Caravaggio), demonstra ainda que “Tomé não duvida da ressurreição de Cristo, mas quer a confirmação da sua própria fé. A ele se deve a declaração por parte da Igreja da verdade da ressurreição de Cristo, da sua ressurreição corporal”.

Lida a legenda, permanece a admiração perante o “Cristo ressuscitado”.

Boa Páscoa.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime novidade

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.