Crise agrava-se

Cuba sem hóstias devido a escassez de farinha de trigo

| 14 Nov 2022

hostia, comunhão, Foto Felipe Balduino Pexels

Devido à falta de farinha de trigo, muitas padarias locais têm recorrido à farinha de milho em sua substituição. A produção de hóstias, no entanto, só pode ser feita com trigo.  Foto © Felipe Balduino / Pexels.

 

O alerta de que estavam a ficar sem reservas de farinha de trigo foi dado já há 15 dias pelas irmãs Carmelitas Descalças de Santa Teresa e São José, que há mais de 30 anos são responsáveis por produzir hóstias para as diferentes dioceses de Cuba. No entanto, a farinha continua sem chegar ao mosteiro, e se a situação se mantiver brevemente deixarão de poder realizar-se missas no país.

“Há aproximadamente uns oito meses que não recebemos a encomenda de farinha que nos chegava regularmente através do arcebispado de Havana. Como as reservas que tínhamos estavam quase a esgotar-se, pedimos ajuda e, por motivos que desconhecemos, a carga de farinha que foi enviada de Miami ainda não chegou ao nosso mosteiro”, afirmam as irmãs Carmelitas, citadas pela revista Vida Nueva.

Apesar de preocupadas e tristes com a possibilidade cada vez mais real de que acabem as hóstias para a celebração de eucaristias em Cuba, as religiosas mostram-se agradecidas pelos inúmeros gestos de solidariedade que têm recebido: “Surpreendeu-nos que tenha havido pessoas que se disponibilizaram para dar-nos um ou dois quilos de farinha. Para nós, isso não é nada em comparação com o volume que utilizamos diariamente, que está entre os 10 e os 15 quilos. Mas emocionou-nos esse desejo tão grande de ajudar-nos…”, contam. “Escrevem-nos para o telemóvel e por e-mail para ver como podem ajudar-nos. (…) A começar pelos que menos têm, como a viúva do Evangelho, que oferecem tudo.”

A atravessar uma situação de crise generalizada, que se intensificou com a pandemia de covid-9 e tem vindo a agravar-se devido à guerra na Ucrânia, Cuba sofre cada vez mais com a escassez de produtos básicos, desde alimentos a combustíveis e medicamentos.

Devido à falta de farinha de trigo, muitas padarias locais têm recorrido à farinha de milho em sua substituição. A produção de hóstias, no entanto, segundo a Instrução Redemptionis sacramentum, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, só pode ser feita com trigo.

“O pão que se utiliza no santo Sacrifício da Eucaristia deve ser ázimo, só unicamente de trigo, feito recentemente, para que não haja nenhum perigo de que se estrague por ultrapassar o prazo de validade. Por conseguinte, não pode constituir a matéria válida, para a realização do Sacrifício e do Sacramento eucarístico, o pão elaborado com outras substâncias, embora sejam cereais”, pode ler-se no referido documento.

 

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos

Alertando para "erros" do passado

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos novidade

Os líderes africanos que vão participar na cimeira sobre o clima das Nações Unidas, COP28, “devem evitar os erros cometidos durante a Cimeira Africana do Clima”, que decorreu no passado mês de setembro, e na qual adotaram a Declaração de Nairobi sobre as Alterações Climáticas e Apelo à Ação. Porque esta, “em muitos aspetos, não deu prioridade efetiva aos direitos humanos e à justiça climática para o continente”, alertou a Amnistia Internacional.

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023

Iniciativa da Assembleia da República

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023 novidade

Duas organizações que têm trabalhado na área da proteção das crianças foram as escolhidas pela Assembleia da República para receber o Prémio Direitos Humanos 2023: a P.A.J.E. – Plataforma de Apoio a Jovens ex-Acolhidos e o ProChild – Laboratório Colaborativo. Será ainda atribuída a Medalha de Ouro Comemorativa do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos aos membros da extinta Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, adianta um comunicado divulgado pelo Parlamento.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Igreja: não nos serve uma simples administração

Igreja: não nos serve uma simples administração novidade

Falemos claro, sem personalizar ou localizar, mas pelo que acontece, quase sempre e em toda a parte, nos mesmos cargos, e nas mesmas circunstâncias. Intervenhamos numa atitude conventual, numa expressão que hoje praticamente não se usa e nem sei se se pratica, a chamada “correcção fraterna”. Quero referir-me aos últimos acontecimentos, particularmente, na Igreja; novos Bispos sagrados e novos cardeais purpurados ou investidos e também novas colocações de Párocos. (Serafim Falcão)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This