Cultura e Artes

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

Uma Saga Familiar

Nas margens da filosofia (LVII)

Uma Saga Familiar

Li nestas férias de verão muitos textos que me agradaram. Um deles foi o livro recentemente publicado por Lívia Franco sobre a Primeira Guerra Mundial interpretada através dos personagens concretos que nela viveram e que com a sua acção a construíram, imprimindo-lhe os traços que hoje nos permitem lê-la e estudá-la.

Pessanha, “o fruto mais valioso do simbolismo português”

[Saborear os clássicos – XIV]

Pessanha, “o fruto mais valioso do simbolismo português”

Licenciado em Direito, Camilo Pessanha (1867-1926) parte para Macau, onde é professor do liceu e colega do escritor Wenceslau de Morais “que trocou a sua alma de ocidental pela alma japonesa”. Influenciado pelos poetas simbolistas franceses já referidos e pelo filósofo alemão Schopenhauer, considera que o mundo é ilusão e dor. [artigo d Maria Eugénia Abrunhosa]

Padre Nuno Gonçalves é o novo diretor da revista “La Civiltà Cattolica”

Spadaro vai trabalhar com cardeal Tolentino

Padre Nuno Gonçalves é o novo diretor da revista “La Civiltà Cattolica”

O padre Nuno da Silva Gonçalves foi nomeado diretor da revista La Civiltà Cattolica, a publicação dos jesuítas em Itália e uma das mais antigas do mundo. A nomeação foi divulgada esta quinta-feira, 14 de setembro, pela própria revista, sediada em Roma. O jesuíta português, ex-reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana,  irá substituir no cargo o padre italiano Antonio Spadaro a partir de 1 de outubro.

A Senhora da Serra

Na Cinemateca, dia 13 setembro

A Senhora da Serra

O espaço é curto e o que se podia dizer muito. Retraia-se o escriba e sintetize: quem puder que vá à Cinemateca ver dia 13 de setembro “A Senhora da Serra”, filme de João Dias, apresentado no Fundão, na 13ª edição dos Encontros Cinematográficos, que decorreram na Moagem de 11 a 14 de agosto. O filme dura 67’ e convém chegar a horas.

“Respira-se na mística portuguesa a urgência do abraço”

Pré-publicação

“Respira-se na mística portuguesa a urgência do abraço”

Neste sábado, 9 de Setembro, o simpósio sobre História da Espiritualidade e da Mística em Portugal – Uma Perspetiva Global, já referido pelo 7MARGENS, inclui a apresentação do livro Erotismo e Metáfora na Mística Portuguesa – do Renascimento ao Barroco (ed. Theya). A sessão decorre na Universidade Aberta (R. da Escola Politécnica, 147, ao Rato, em Lisboa), a partir das 17h30. A entrada é livre. O 7MARGENS publica a seguir um excerto da conclusão da obra.

A mística como não-limite da condição humana, trazida à luz do dia

Simpósio, Congresso, História e Dicionário

A mística como não-limite da condição humana, trazida à luz do dia

É um projecto vasto: um simpósio já no próximo sábado, que inclui a possibilidade de participação via zoom; um congresso em Abril do próximo ano, em Braga; uma História Global da Espiritualidade e da Mística em Portugal, em sete volumes, e um Dicionário Global da Espiritualidade e da Mística, em dois volumes, duas obras a publicar até 2025, idealmente.

Estudar as imagens na Idade Média: inspiração para hoje?

Colóquio da Sociedade de Filosofia Medieval

Estudar as imagens na Idade Média: inspiração para hoje?

“Da imagem” é o tema do colóquio anual que a Sociedade de Filosofia Medieval organiza a partir desta quinta feira, 7 de setembro, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, presidido pelo professor e filósofo José Maria da Silva Rosa. Este O texto foi escrito para enquadrar o encontro e dar uma visão panorâmica das problemáticas que o tema cobre.

Artista russo vai expor no Vaticano escultura com sangue de vítimas de abusos

Nova obra de Andrei Molodkin

Artista russo vai expor no Vaticano escultura com sangue de vítimas de abusos

O artista russo Andrei Molodkin, conhecido internacionalmente pelas suas obras de protesto contra a guerra, está a criar uma nova instalação, desta vez contra os abusos sexuais no seio da Igreja Católica, e pretende projetá-la “às portas da Praça de São Pedro”. Molodkin costuma recorrer a sangue humano para criar as suas obras e desta vez não será exceção: criou uma escultura com o brasão do Vaticano e pretende “encharcá-la” com sangue doado pelas vítimas de abusos.

Seminário de Coimbra promove concerto “pela paz e pela união dos povos”

Dia 11 de setembro

Seminário de Coimbra promove concerto “pela paz e pela união dos povos”

O Seminário Maior de Coimbra vai assinalar na próxima segunda-feira, 11 de setembro, o sétimo aniversário da sua “comunidade das 11”, com um Concerto Solidário pela Paz e pela União dos Povos, protagonizado pela Orquestra Clássica do Centro. A entrada é livre, mas é necessária inscrição prévia, e todos são convidados a fazer um donativo para apoiar as obras em curso de reabilitação do espaço.

Histórias que inspirem a transição económica precisam-se

Movimento EoF lança concurso

Histórias que inspirem a transição económica precisam-se

Chama-se “As histórias que somos” e é um concurso promovido pelo Movimento Economia de Francisco (EoF) que desafia qualquer pessoa a apresentar um podcast, canção, vídeo, poesia, texto em prosa ou arte visual cuja narrativa inspire a transição económica. As candidaturas estão abertas até ao dia 10 de setembro e as obras selecionadas serão apresentadas durante o quarto evento global EoF, marcado para o próximo dia 6 de outubro, além de receberem “um prémio simbólico”.

A Mente Justa, uma apologia do entendimento sobre política e religião

Livro

A Mente Justa, uma apologia do entendimento sobre política e religião

A Mente Justa inclui uma apologia do esforço de audição, da compreensão do ponto de vista contrário. “Tudo o que junte as pessoas em densas redes de confiança torna-as menos egoístas”, considera Jonathan Haidt. Evitar as polarizações extremas, como as que têm emergido em tantos lados, é um propósito que o autor subscreve. Afirma ele que “a moralidade une e cega”.

A viagem (inacabada) de Francisco (a Lisboa e ao mundo)

Cinema

A viagem (inacabada) de Francisco (a Lisboa e ao mundo)

Ainda no rescaldo da presença luminosa e iluminadora do papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, no passado mês de Agosto, fui ver o filme A Viagem do Papa Francisco. E recomendo-o vivamente, para não se perder a chama, o entusiasmo, quero dizer. O sonho, diz o Papa.

Simone Weil: atenção para iluminar a escuta do mundo

80 anos da sua morte

Simone Weil: atenção para iluminar a escuta do mundo

Na homenagem que presta a Simone Weil, no 80.º aniversário da sua morte, que ocorre esta quarta-feira, 24, o Le Monde des Réligions publica um extenso texto do escritor e editor Stéphane Barsacq, que põe em destaque algumas chaves para compreender aquela que designa, citando Cioran, como “a pensadora mais poderosa da sua geração”.

“A grandeza e a miséria do homem”

Ensaio

“A grandeza e a miséria do homem”

Neste sábado, 19 de agosto, celebra-se o aniversário da morte do matemático, escritor, físico, inventor, filósofo e teólogo, Blaise Pascal. Relembrando a importância que  o autor dos “Pensamentos” teve no pensamento moderno, e na sequência da publicação da Carta Apostólica “Sublimitas et Miseria Hominis” do Papa Francisco no IV Centenário do nascimento de Blaise Pascal, publicamos agora um texto de José Maria da Silva Rosa, professor de filosofia na Universidade da Beira Interior.

20 000 Espécies de Abelhas – um filme para refletir

Diálogo com a Identidade de Género

20 000 Espécies de Abelhas – um filme para refletir

Tenho escrito no 7Margens, não poucas vezes, sobre questões mais ou menos “fraturantes” da apelidada “moral sexual (católica)”: homossexualidade, eutanásia, aborto, adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo, feminismo e novos feminismos, questões de género, não esquecendo o artigo “Uma Universidade Católica para quê? Para quem?” (bem fraturante, como se viu…).

O peso dos anos

Nas margens da filosofia ( LVI)

O peso dos anos

Annie Ernaux ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 2022. Até essa altura nada conhecia desta escritora francesa e tive curiosidade em me actualizar. Sabia que grande parte dos seus livros tinham um toque autobiográfico, algo que de antemão me agradava pois penso que a vida real – a nossa e a dos outros – é um manancial de aprendizagens que constantemente destroem as ideias feitas que herdámos ou que nós próprios construímos. Antes de a ler sabia que esta autora escrevera grande parte das suas obras estabelecendo uma relação directa entre a História e a sua história de vida, fazendo jus à relação muito apreciada pelos franceses entre a Histoire e a petite histoire.

Irão e China dividem palmarés

Cinema Documentário de Melgaço

Irão e China dividem palmarés

A história de uma família tradicional de Teerão retratada em Silent House, venceu o Prémio Dom Quixote 2023 da última edição do MDOC/Festival Internacional de Cinema Documentário de Melgaço. O cenário do filme desenrola-se num palacete dantes pertencente a uma das esposas de Reza Shan (o Xá do Irão, entre 1925 e 1941) e constitui, ao mesmo tempo, uma parábola sobre a complexa situação social e política do país.

“O Cinema faz parte da vida”

Entrevista à cineasta Catarina Alves Costa, autora de “Margot”

“O Cinema faz parte da vida”

Em véspera da apresentação no MDOC, do filme “Margot”, de Catarina Alves Costa, falamos com a professora e realizadora, autora de vários registos, entre os quais, “Senhora da Aparecida” (1994); “O Arquitecto e a Cidade Velha” (2004); “Pedra e Cal” (2016) e “Um Ramadão em Lisboa” (2019), além de autora de diversas investigações e livros “Cinema e Povo” (2022).

ABC: A mini-tournée portuguesa dos “padres rockeiros” de Alcalá

Visto de fora (4)

ABC: A mini-tournée portuguesa dos “padres rockeiros” de Alcalá

A juventude e o Papa não são os únicos protagonistas da Jornada Mundial da Juventude em que a imprensa repara. O diário espanhol ABC dedicou uma página integral a músicos que animaram o arranque da iniciativa. Os três “padres rockeiros” que, com quatro leigos, integram La Voz del Desierto, um grupo de música da diocese de Alcalá de Henares, merecem um destaque especial.

Memórias da Guerra Colonial em “As Mãos Invisíveis”

MDOC/Festival Internacional de Cinema de Melgaço

Memórias da Guerra Colonial em “As Mãos Invisíveis”

Se muitos dos episódios da guerra colonial continuam   numa espécie de limbo entre o esquecimento e a memória, o filme “Les Mains Invisibles” (2022), de Hugo dos Santos, exibido, anteontem, na sessão da noite do Festival, avivou histórias de milhares de jovens que, por razões de consciência política e luta contra o regime de Salazar e Caetano, resolveram desertar clandestinamente das fileiras do Exército.

Um Papa na sua faceta de pedagogo

Scholas Ocurrentes, em Cascais

Um Papa na sua faceta de pedagogo

O Papa Francisco chegou ao final da manhã desta quinta-feira ao espaço-sede do projeto Scholas Ocurrentes (“escolas de vizinhos”), depois de ter seguido, ao longo de mais de três quilómetros, um mural pintado que é um exemplo e resultado da filosofia pedagógica de inclusão e capacitação por ele adotada.

“Sede coreógrafos da dança da vida”, pondo a pessoa humana no centro

Papa aos estudantes da UCP

“Sede coreógrafos da dança da vida”, pondo a pessoa humana no centro

Numa marcante e desafiadora alocução aos estudantes e à comunidade académica que esta quinta-feira, 3, fez na Universidade Católica Portuguesa, o Papa Francisco estabeleceu uma ponte entre a condição de peregrino do sentido e a de indagador/investigador do conhecimento e da verdade. Nesse diálogo, apelou aos académicos e futuros profissionais para não se deixarem levar por respostas fáceis a questões complexas, e tomarem as inquietações, descontentamentos e sede de futuro como sinal de vida, substituindo os medos pelos sonhos.

Chamar à razão

Chamar à razão

Agradeço-lhe os múltiplos convites de aprofundamento e de missão conjunta. Obrigado por nos fazer encetar caminhos novos, por provocar a reflexão, por nos escutar, por nos responsabilizar, por nos encorajar e depositar confiança em nós, jovens membros da Economia de Francisco.

Costa oferece ao Papa 124 santuários marianos

Em forma de álbum

Costa oferece ao Papa 124 santuários marianos

São 124 santuários marianos do país, distribuídos por todo o território do Continente e Regiões Autónomas. E também pelo mar, como refere o cardeal-patriarca de Lisboa no prefácio da obra que na tarde desta quarta-feira, dia 2, o primeiro-ministro António Costa oferecerá ao Papa Francisco, em nome do Governo português.

Uma oferta do operário para o Papa

“Visitação” de Loures

Uma oferta do operário para o Papa

O Papa Francisco receberá das mãos dos responsáveis da Câmara Municipal de Loures uma “Visitação”, que é uma réplica de uma escultura do artista José Pedro. Este era um operário da antiga Fábrica de Loiça de Sacavém, e ali trabalhava como um dos principais modeladores.

Observatório astronómico do Vaticano reabre ao público

Visitas guiadas

Observatório astronómico do Vaticano reabre ao público

É já a partir da próxima quinta-feira, 3 de agosto, que o Observatório do Vaticano – um dos mais antigos e ativos observatórios astronómicos do mundo – reabre ao público, para uma série de visitas guiadas em colaboração com os Museus Vaticanos. Amostras de rochas lunares e meteoritos, textos raros, obras de arte inspiradas na astronomia, e os históricos (e ainda a funcionar) telescópios “Carte du Ciel e Schmidt” são algumas das peças que estarão em exposição ao longo do verão.

Participantes da JMJ convidados a descobrir o 25 de Abril

Visitas guiadas em Lisboa

Participantes da JMJ convidados a descobrir o 25 de Abril

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril associou-se à Jornada Mundial da Juventude e vai desafiar todos os participantes “a descobrirem o momento fundador da democracia portuguesa”, através de visitas guiadas ao Quartel do Carmo, ao Museu da GNR e à mostra expositiva “A Paz é possível. A Vigília da Capela do Rato e a contestação à Guerra Colonial”, que será reposta no Palácio da Independência.

A história do beato Carlo Acutis contada em banda desenhada

"Um Santo para a Juventude"

A história do beato Carlo Acutis contada em banda desenhada

A poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, chega às livrarias a história de um dos seus “patronos”, o beato Carlo Acutis, contada em banda desenhada. A novela gráfica, intitulada “Carlo Acutis – Um Santo para a Juventude”, foi concebida pelos artistas de BD Camille W. de Prévaux e Fabrizio Russo, e é agora editada em Portugal pela LeYa/ASA.

Concertos de música coral em Lisboa

Obras renascentistas

Concertos de música coral em Lisboa

Obras de música coral renascentista dos séculos XVI e XVII dão o mote para dois concertos em Lisboa, dirigidos pelo maestro Luís Lopes, com o Coro dos Amigos do Conservatório Nacional, o tenor Francisco Pinheiro, a cravista Joana Bagulho e Filipa Gonçalves no violoncelo. O primeiro concerto é já este domingo, dia 16.

“Estudos de Arte e Devoção”: a materialidade do símbolo

Pré-publicação

“Estudos de Arte e Devoção”: a materialidade do símbolo

A simbologia das pedras preciosas na Bíblia e nos clássicos ou a imagem do Santo Cristo dos Açores como uma tradução da iconografia do Ecce Homo, são dois dos temas que integram o volume Estudos de Arte e Devoção (ed. Paulinas), da autoria do bispo e historiador Carlos Moreira Azevedo, que será apresentado nesta semana que agora se inicia, em Lisboa e Porto.

Zé Mattoso: o homem de pé que de joelhos louvava a vida

Editorial 7M

Zé Mattoso: o homem de pé que de joelhos louvava a vida

A imagem que retenho do Zé Mattoso – a quem assim sempre tratei, pois o que nos liga é uma amizade antiga e cumplicidades várias – é esta de um homem profundamente comprometido em perscrutar, sem barreiras nem preconceitos, a história, as instituições, os locais e as mentalidades, o mundo, convocando para isso todo o arsenal intelectual disponível.

José Mattoso (1933-2023): “A vocação monástica permanece o meu primeiro apelo interior”

Historiador morreu aos 90 anos

José Mattoso (1933-2023): “A vocação monástica permanece o meu primeiro apelo interior”

O historiador José Mattoso morreu neste sábado, 8 de Julho, depois de um tempo em que a doença de alzheimer foi tomando conta dele e debilitando-lhe as forças físicas – que não a vontade de continuar a ser “tão curioso, tão humilde a pensar a novidade, tão interessado pelo acontecimento de hoje”, como escreve Jorge Wemans no editorial do 7MARGENS. Não haverá cerimónias fúnebres, uma vez que o próprio decidiu doar o seu corpo à ciência.

O Milagre das Lágrimas

As Andorinhas de Cabul

O Milagre das Lágrimas

Desta vez, não consegui ir a uma sala de cinema e acabei por ver, no meio de algumas coincidências, o filme (já de 2019) As Andorinhas de Cabul. Mas vamos às coincidências. Para além de passar na RTP2, na segunda-feira, 5 de Junho e estar disponível na RTP Play, foi também por esta altura que reparei nas primeiras andorinhas (pareceu-me que se tinham atrasado este ano).

Pensamento de Luís Moita recordado em livro

10 de julho na UAL

Pensamento de Luís Moita recordado em livro

O livro Em torno do Pensamento de Luís Moita: Humanismo e Relações Internacionais é lançado na próxima segunda-feira, dia 10 de julho, às 10h00, nas instalações da Rua do Conde de Redondo da Universidade Autónoma de Lisboa, onde o professor lecionou durante décadas e de que foi vice-reitor.

Hipátia de Alexandria: cidadã grega, heroína e mártir

História e pensamento

Hipátia de Alexandria: cidadã grega, heroína e mártir

Hipátia de Alexandria viveu entre o declínio da cultura helénica e o início do poder hierárquico da Igreja cristã (séc. IV e V d. C.). “Pelas suas consequências, uma das mais trágicas falsas vias para a Igreja cristã foi, depois do fim das perseguições, a ligação entre o poder imperial romano e a hierarquia eclesiástica.” (Padre Anselmo Borges, “Poder e autoridade”, Diário de Notícias, 11-12- 21)

Jesuítas mudam toponímia de Lisboa e levam cinco mil ao encontro com o Papa

Magis e JMJ

Jesuítas mudam toponímia de Lisboa e levam cinco mil ao encontro com o Papa

O Largo Trindade Coelho, em Lisboa, onde está a igreja com o mesmo nome, passará a chamar-se Largo da Misericórdia durante os últimos dias de Julho e os primeiros de Agosto. A mudança toponímica deve-se aos jesuítas, que ali irão concentrar dezenas de actividades durante os dias da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa entre 1 e 6 de Agosto. Concertos ao vivo, entre os quais a banda sonora do filme A Missão, debates, início de passeios que aliam a cultura e a espiritualidade, tudo se concentrará naquele lugar do centro de Lisboa, lugar de passagem dos cerca de cinco mil jovens que os jesuítas mobilizaram para a JMJ.

Das (an)danças e lutas da festa ao desafio da convivência

Bugiada e Mouriscada de Sobrado, Valongo

Das (an)danças e lutas da festa ao desafio da convivência

Falar, em Portugal, de festas de São João, é falar inevitavelmente de Braga e do Porto. Gostaria, porém, de trazer aqui o caso de uma outra festividade, bastante menos aparatosa e conhecida, mas provavelmente não menos interessante. Refiro-me ao São João de Sobrado, no município de Valongo, também conhecido pela festa da Bugiada e Mouriscada.

Papa quer artistas a serem “intérpretes do grito silencioso” dos pobres

Encontro na Capela Sistina

Papa quer artistas a serem “intérpretes do grito silencioso” dos pobres

O Papa Francisco pediu aos artistas que interpretem o “grito silencioso” dos pobres. “Não se esqueçam dos pobres, que são os preferidos de Cristo, em todas as formas em que se é pobre hoje. Também os pobres necessitam de arte e de beleza”, afirmou o Papa, durante um encontro na Capela Sistina com um grupo de duas centenas de artistas contemporâneos, entre os quais sete portugueses.

Pedro Abrunhosa, agnóstico com música “crente”, estará com o Papa entre mais 200 artistas

Sete artistas portugueses

Pedro Abrunhosa, agnóstico com música “crente”, estará com o Papa entre mais 200 artistas

O Papa Francisco “tem devolvido a verdadeira essência apostólica da Palavra e da mensagem bíblica”, dizia Pedro Abrunhosa há quatro anos e meio, em entrevista ao 7MARGENS, no dia em que este jornal iniciava a sua publicação. O músico diz que, “naturalmente, pelo ser humano extraordinário que é, bem como pela mudança que representa, pela sua postura relativa ao papel da arte na sociedade, será uma imensa honra” conhecer o Papa.

Trindade: escavar na areia das imagens

Pré-publicação

Trindade: escavar na areia das imagens

Fruto de uma tese na Faculdade de Teologia, da autoria de Tiago Fonseca, A Arte de Apresentar o Mistério Trinitário. Imagem, Eucologia e Simbólica (ed. Secretariado Nacional de Liturgia) será apresentado no próximo dia 30, às 21h, na Igreja da Santíssima Trindade, na Covilhã. O autor está neste momento a frequentar o último ano no Seminário Interdiocesano de S. José, em Braga.

A música original e ao vivo e a reportagem integral d’“A Lista do Padre Carreira”

7MARGENS publica reportagem vídeo

A música original e ao vivo e a reportagem integral d’“A Lista do Padre Carreira”

O padre Joaquim Carreira salvou cerca de duas centenas de pessoas durante a ocupação nazi de Roma. Distinguido com o título de “Justo Entre as Nações”, uma reportagem do 7MARGENS em parceria com a TVI trouxe a sua história para a televisão. Publicamos aqui o vídeo, falando das peças originais compostas para a reportagem e da música gravada ao vivo.

Coração partido: o regresso de Nick Cave

Novo disco com Bad Seeds

Coração partido: o regresso de Nick Cave

Nick Cave está de regresso à gravação de um álbum com os seus Bad Seeds, depois de Ghosteen. A notícia foi dada pelo próprio no site que alimenta com respostas à correspondência dos seus fãs. Desde a morte do seu filho Arthur, em 2015, a sua criação artística assemelhou-se a uma erupção violenta em que assomam o amor, a dor, a morte e Deus.

Madrid vai acolher Museu Hispano-Judaico

Em edifício emblemático da cidade

Madrid vai acolher Museu Hispano-Judaico

O projeto nasceu em 2016, mas só agora irá concretizar-se, graças à concessão, por concurso público e em regime de arrendamento, de um edifício do Metro de Madrid à Fundação Hispano-Judaica: no bairro de Salamanca, em pleno centro de Madrid, ficará instalado o Museu Hispano-Judaico, que pretende “tornar-se uma referência educativa na memória e no respeito pelos diferentes”.

Da favela para a JMJ: orquestra social Maré do Amanhã estreia-se em Portugal

Concertos em Cascais, Arouca e Porto

Da favela para a JMJ: orquestra social Maré do Amanhã estreia-se em Portugal

A orquestra Maré do Amanhã vem do outro lado do atlântico para atuar pela primeira vez em Portugal, mas é aqui que, desde sempre, tem as suas raízes fundadas. O seu diretor, Carlos Eduardo Prazeres, é filho do maestro português Armando Prazeres, sequestrado e assassinado na favela da Maré (Rio de Janeiro), em 1999. Onze anos depois, Carlos decidiu levar às crianças daquele local instrumentos musicais em vez de armas e criou a orquestra social que se apresentará em breve em várias cidades do nosso país, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.

Mal Viver/Viver Mal – O amor nos seus labirintos

Cinema

Mal Viver/Viver Mal – O amor nos seus labirintos

Cada um dos filmes do díptico é diferente (vale a pena notar a maneira diferente de filmar), e até será possível ver um sem o outro, mas ficaria um retrato muito incompleto e muitas coisas não explicitadas. Mal Viver é mais pesado, Viver Mal é mais divertido, amargamente divertido, porque igualmente cruel.

Milhares a dançar na procissão

Luxemburgo

Milhares a dançar na procissão

Uma procissão dançante que dura cerca de três horas, em honra de São Willibrord, um santo dos séculos VII-VIII decorreu como é tradição desde há perto de mil anos, na última terça-feira, 30 de maio, na cidade luxemburguesa de Echternach.

Festival Islâmico de Mértola espera acolher 60 mil visitantes

De 18 a 21 de maio

Festival Islâmico de Mértola espera acolher 60 mil visitantes

Desde exposições de artesanato a oficinas de gastronomia e escrita, passando pela leituras de contos, concertos de artistas nacionais e internacionais, e muitas outras atividades, o Festival Islâmico de Mértola, que irá decorrer naquela vila alentejana entre 18 e 21 de maio, assume-se como “uma oportunidade única para descobrir e aprender mais sobre a história e a cultura islâmica”.

Museu Judaico de Lisboa revela processo de criação

No Dia Internacional dos Museus

Museu Judaico de Lisboa revela processo de criação

A sua abertura só está prevista para 2025, mas o Tikvá Museu Judaico de Lisboa não quer deixar de se associar à celebração do Dia Internacional dos Museus já este ano. Assim, para o próximo dia 18 de maio, quinta-feira, às 18 horas, preparou um “evento online” que promete revelar muitas novidades sobre o que está a acontecer agora, durante a fase da sua constituição.

Uma oração de Rita Lee

Cantora brasileira morreu aos 75 anos

Uma oração de Rita Lee

Cantora brasileira morreu aos 75 anos. Há muitos anos, já não sei bem quando, comecei a ouvir Baila Comigo, de Rita Lee, como uma oração. Para mim é claro que a expressão “se Deus quiser”, com que a canção começa e se torna bordão a abrir algumas das estrofes, não é um mero coloquialismo e que essa evocação do divino acaba por contaminar todo o texto.

Três diálogos necessários (e outros tantos) sobre pacientar e amarrar capulana

[Moçambique, margem Sul]

Três diálogos necessários (e outros tantos) sobre pacientar e amarrar capulana

Pacientar é um neologismo muito utilizado em Moçambique. Não carece de explicação, porque a sua composição é esclarecedora. Este, em alguns meios que explicarei mais adiante, funciona em paridade com a expressão amarrar capulana. Esta última expressão, paradoxalmente ambígua, nuns contextos significa recato (para a mulher) ou seja, não atiçar “os apetites” dos homens para uma relação sexual. (Sara Jona Laisse)

O Inferno existe mesmo

Cinema

O Inferno existe mesmo

Great Yarmouth: Provisional Figures, que começou por ser uma peça de teatro, é o filme sobre o qual queria mesmo muito escrever, realizado por Marco Martins. Diz ele numa entrevista ao Expresso (Revista E, 24 de Março de 2023): “Fui pela primeira vez a Great Yarmouth em 2016… Nessa altura tinha começado um grande afluxo de trabalhadores migrantes portugueses para Great Yarmouth, com a crise aberta em 2008…”

Cartas de um Teólogo a um Jovem de Hoje

Livro de Alexandre Freire Duarte

Cartas de um Teólogo a um Jovem de Hoje

Os jovens perguntam e querem respostas francas. O autor deste livro foi pegando, enquanto cristão e teólogo, nas suas aulas de Mundividência Cristã, em perguntas reais que lhe foram feitas no decurso de tais aulas e daí surgiram estas Cartas de um Teólogo a um Jovem de Hoje, agora reunidas em livro.

Festival Internacional de Órgão em 11 igrejas de Braga

Decorre até 14 de maio

Festival Internacional de Órgão em 11 igrejas de Braga

Abriu a edição de 2023 do Festival Internacional de Órgão de Braga (FIOB), que envolve concertos em 11 igrejas da cidade. Com a Sé de Braga repleta de pessoas, os seus dois grandes órgãos, além de dialogarem entre si, conviveram com um outro instrumento improvável, ainda que também ele baseado no fole e no vento: a gaita.

“Playlist” pascal: Mahler, Beethoven, Bach e Haydn

Reverberações inactuais do sentir católico

“Playlist” pascal: Mahler, Beethoven, Bach e Haydn

Algures no meu diário monástico, encontrei este fogacho que escrevi no silêncio das águas ecoantes do claustro interior do repouso eterno monacal: «Agora entendo no meu corpo próprio a filósofa Simone Weil que, no seu livro A gravidade e a graça, no capítulo “Mística do trabalho”, escrevia o seguinte: “Os trabalhadores têm necessidade de poesia mais do que de pão.

Alimentar o lume das perguntas e dos desejos

Santo Agostinho: Sermões I, Antigo Testamento

Alimentar o lume das perguntas e dos desejos

É neste percurso que, na tradição latina, a figura de Santo Agostinho, na transição entre os séculos IV e V, se constitui como um dos seus grandes testemunhos. Filósofo, teólogo e um dos grandes pensadores do Ocidente, Agostinho foi, acima de tudo, um pastor: primeiro como presbítero, depois, durante mais tempo, como bispo de Hipona (na atual Argélia). (Apresentação de Rui Vasconcelos)

“Laminaria bulbosa”

VERNA: novo livro de poesia de Joaquim Félix Carvalho

“Laminaria bulbosa”

 VERNA é o título do novo livro de poesia de Joaquim Félix Carvalho, padre de Braga, membro da equipa formadora do Seminário Conciliar da diocese e que publicou já vários textos no 7MARGENS. Editado pela Officium Lectionis, o livro tem prefácio do poeta Carlos Poças Falcão. É esse texto que publicamos a seguir, como forma de apresentação da obra e convite à leitura.

Freddie Mercury: Um toque dos céus

Cinema e Música

Freddie Mercury: Um toque dos céus

Bohemian Rapsody é um filme sobre a fragilidade, a imensa fragilidade de um homem genial: ousado, “diferente”, irreverente, criativo e determinado, convicto, livre e com uma visão daquilo que pretendia fazer com a sua vida. A ameaça de morte prematura com sida não abalou a sua convicção de viver dia após dia como se esse fosse o último.

Três escritoras à conversa na biblioteca da paróquia

Clube de Leitura STA

Três escritoras à conversa na biblioteca da paróquia

O Clube de Leitura de São Tomás de Aquino, em Benfica (Lisboa) retoma os seus encontros de leitores propondo um ciclo de primavera sobre regressos: à infância, à terra, à memória, a nós mesmos. A 18 de abril, 11 e 23 de maio, terão lugar conversas com as autoras de três livros: duas primeiras obras de duas escritoras a estrear-se na ficção, Cláudia Araújo Teixeira e Catarina Gomes, e o mais recente romance de Lídia Jorge.

A Via Sacra de um Burro

Cinema

A Via Sacra de um Burro

Para os que, como nós, temos um burro no Presépio a aquecer o Menino e outro que carrega Jesus na sua entrada pascal em Jerusalém, este é um filme muito sugestivo e simbólico. Falo de EO (uma onomatopeia correspondente ao nosso hi hon), o último filme-metáfora-fábula de Jerzy Skolimowski. Como alguém escreveu, “é um filme para ser visto, não para ser contado”.

Um lamento de sangue e beleza

Cinema

Um lamento de sangue e beleza

Toda a Beleza e a Carnificina é um documentário de 2022 da realizadora Laura Poitras, que nos leva a percorrer vários períodos da vida e obra da fotógrafa Nan Goldin (1953). (Crítica de Sara Leão).

Danos em instituições culturais e religiosas na Ucrânia ultrapassam 1.300 milhões de euros

Incluindo Património da Humanidade

Danos em instituições culturais e religiosas na Ucrânia ultrapassam 1.300 milhões de euros

Até fevereiro de 2023, pelo menos 2.148 instituições culturais e religiosas sofreram danos diretos em resultado da invasão em grande escala lançada pela Rússia um ano antes. Um estudo realizado por peritos do Instituto da Escola de Economia de Kiyv, ligados ao projeto “Rússia pagará”, estima que o montante total dos danos seja superior a 1.300 milhões de euros, avançou a agência AICA esta segunda-feira, 27 de março.

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite

De abril a outubro

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite

A iniciativa “Museus à noite” está de volta ao Vaticano. A partir de 14 de abril e até 20 de outubro, às sextas-feiras, os Museus do Vaticano vão estar abertos até às 22h30 e quem os visitar neste horário alargado terá direito a assistir a um concerto protagonizado por alunos dos diversos conservatórios de música italianos, ou por uma de três bandas sinfónicas.

“um dia, quando cresceres, vais perceber”

“um dia, quando cresceres, vais perceber”

Hoje, escrevo sobre um filme belo de certa maneira, de quando ainda se telefonava numa cabine telefónica e as férias e divertimentos, apesar de tudo, eram mais vagarosos. Tão estranho aos ritmos de hoje. É um filme que vale a pena ver, mesmo se nos deixa pendurados a pensar naquela porta que vai e vem… (Crítica de Manuel Mendes)

Coro centenário do Mosteiro de Montserrat aceita pela primeira vez vozes femininas

Um "passo histórico"

Coro centenário do Mosteiro de Montserrat aceita pela primeira vez vozes femininas

Pela primeira vez nos seus setecentos anos de história, o famoso coro do Mosteiro de Montserrat (importante local de peregrinação perto de Barcelona, Espanha), vai aceitar a participação feminina. Os clérigos decidiram formar um novo coro misto, composto por 25 rapazes e raparigas entre os 17 e os 25 anos, que irá juntar-se ao coro tradicional da Escolania, com 45 meninos entre os 9 e os 14 anos.

10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: Os poemas piemonteses de Nino Costa

Francisco, 2013-2023 (10)

10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: Os poemas piemonteses de Nino Costa

Os escritores que o Papa Francisco mais aprecia são, de um modo geral, amplamente conhecidos e encontram-se editados em Portugal. É o caso de, por exemplo, Friedrich Hölderlin, Fiódor Dostoievski e Jorge Luis Borges. Mas há um autor que raros sabiam existir até Jorge Mario Bergoglio falar dele: Nino Costa, um italiano do Piemonte, que viveu entre 1886 e 1945.

10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: A Festa de Babette

Francisco, 2013-2023 (7)

10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: A Festa de Babette

A Festa de Babette conta o que, no século XIX, sucede após Babette, uma cozinheira fugida de França, chegar à pequena cidade de Berlevaag, na costa da Noruega, a casa de duas senhoras puritanas de meia-idade, filhas do fundador de uma seita religiosa. A obra é da escritora dinamarquesa Karen Blixen*, mas é o filme que da novela nasceu que faz a delícia do Papa Francisco.

10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: La Strada, de Federico Fellini

Francisco, 2013-2023 (5)

10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: La Strada, de Federico Fellini

La Strada é o filme preferido do Papa Francisco. Estreado em 1954 no Festival de Cinema de Veneza, a obra realizada por Federico Fellini conta a história de Gelsomina, uma jovem inocente e sonhadora (interpretada por Giulietta Masina, mulher do realizador), vendida pela mãe a Zampano (interpretado por Anthony Quinn). Na história, intervém outra personagem relevante, o Doido (que Richard Basehart interpreta).

Museus do Vaticano devolvem fragmentos do Partenon

Acordo Santa Sé - Grécia assinado

Museus do Vaticano devolvem fragmentos do Partenon

Os três fragmentos de mármore do Partenon de Atenas que os museus do Vaticano detêm desde o século XIX serão devolvidos à Grécia esta sexta-feira, dia 8 de março. O acordo entre a Santa Sé e a Grécia foi assinado quinta-feira, 7, após o Papa Francisco ter decidido devolver aquelas peças de grande valor artístico e arqueológico ao local de onde provêm.

10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: “Os Noivos”, de Alessandro Manzoni

Francisco, 2013-2023 (3)

10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: “Os Noivos”, de Alessandro Manzoni

Um romance da predilecção do Papa Francisco é Os Noivos (I Promessi Sposi, no original), a obra-prima de Alessandro Manzoni, tido como “o primeiro grande romance italiano”. Numa audiência de há meses, no dia 26 de Outubro de 2022, dedicada ao tema da desolação, considerada a primeira modalidade afectiva de discernimento, Francisco lembrou o livro pela “esplêndida descrição do remorso como uma oportunidade para mudar de vida”.

Selma Uamusse: “A minha fé foi-se costurando com a música”

Entrevista

Selma Uamusse: “A minha fé foi-se costurando com a música”

Nasceu moçambicana, veio para Portugal, a avó antecipou o que seria o seu futuro. Apaixonou-se pela figura de Jesus e a sua fé foi construída também através do contacto com a música gospel. A preparar o terceiro disco, diz que ele será sobre a escuta e, enquanto crente, acredita que estamos na Terra para fazermos alguma coisa uns pelos outros, e pela própria Terra.

Pascoaes e o primeiro volume da sua “Obra Poética”

Edição integral até 2025

Pascoaes e o primeiro volume da sua “Obra Poética”

No próximo sábado, dia 4, às 16h, será apresentado na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante, o primeiro de cinco volumes a publicar até 2025, nos quais se reúne a obra poética de Teixeira de Pascoaes. A apresentação estará a cargo de José Rui Teixeira, diretor da Cátedra Poesia e Transcendência, da Universidade Católica, e editor da Officium Lectionis, que edita as obras.

À descoberta de Johannes Vermeer, o pintor e poeta da luz

Exposição em Amesterdão e na Internet

À descoberta de Johannes Vermeer, o pintor e poeta da luz

“Vermeer”: é a maior exposição de sempre do “mestre da luz” e está patente no Rijksmuseum, em Amesterdão, na Holanda, até 4 de junho próximo. Reunidas pela primeira vez, a partir de coleções de famosos museus dos Estados Unidos, de Berlim e de vários países da Europa, esta é uma possibilidade única de ver num só local as obras mais representativas de Johannes Vermeer, pintor setecentista nascido em 1632, que viveu 43 anos.

Uma tese para conhecer melhor a História do Cristianismo

Estudos da Religião

Uma tese para conhecer melhor a História do Cristianismo

A apresentação de uma tese de doutoramento, no âmbito dos Estudos da Religião, com o título Igreja e Império na Cronografia de Teófanes Confessor: A interpretação da História no tempo da crise iconoclasta, provocará certamente um misto de estranheza e admiração. Quem, em Portugal, se dedica ao estudo da história do Império Romano do Oriente, normalmente referido como Império Bizantino?

“R.M.N.”: Uma inquietante parábola da Europa

Um filme de Cristian Mungiu

“R.M.N.”: Uma inquietante parábola da Europa

Esta “ressonância magnética nuclear” (R.M.N.) que o realizador faz à aldeia é uma metáfora de toda a Europa: uma terra multiétnica, feita também de migrantes e de vários povos, onde convivem diferentes línguas, culturas e religiões, mas que é atacada pela xenofobia, nacionalismo, ódio, justificados com os falsos argumentos que ouvimos e lemos por aí.

Começaram as aulas na primeira Faculdade Católica do Amazonas

"Fruto do sínodo"

Começaram as aulas na primeira Faculdade Católica do Amazonas

A Faculdade Católica do Amazonas, projeto lançado em setembro de 2022, deu esta semana início ao seu primeiro ano letivo. A aula inaugural foi dedicada à reflexão sobre o diálogo entre Teologia e Ecologia, e também aos desafios que a região amazónica enfrenta ao nível da educação e da ciência, “em tempos de ataque à democracia”, avança o ADN Celam.

E se os Simpsons fossem uma família judia deportada para Auschwitz?

Murais recordam vítimas do Holocausto

E se os Simpsons fossem uma família judia deportada para Auschwitz?

Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie: se a família criada por Matt Groening tivesse vivido em Itália nos anos 40 e fosse judia, teria certamente sido forçada a partir da Plataforma 21, na Estação Central de Milão, com destino aos campos de concentração de Auschwitz. Sobreviveriam? O ativista e artista pop contemporâneo aleXsandro Palombo quer acreditar que sim, mas nunca mais seriam os mesmos. Assim, para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de janeiro), retratou-os junto a essa mesma estação, num “antes e depois” que não deixa ninguém que ali passe indiferente.

Maria Emília Brederode Santos: uma mulher de liberdade

Doutora honoris causa pelo ISPA

Maria Emília Brederode Santos: uma mulher de liberdade

Maria Emília Brederode Santos é uma mulher de liberdade. Foi esta a mensagem que se destacou do discurso de elogio proferido pelo professor José Ornelas na cerimónia de atribuição do doutoramento honoris causa, pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, a Maria Emília Brederode Santos. Sala cheia e muitos aplausos, para homenagear esta grande humanista com uma vida política, social e cultural intensa.

Um concerto de gregoriano e música seiscentista antes de uma visita de estudo a Roma para 22 alunos portugueses

Dia 28, em Lisboa

Um concerto de gregoriano e música seiscentista antes de uma visita de estudo a Roma para 22 alunos portugueses

Será um concerto que cruza o canto gregoriano com música portuguesa do século XVII, mas que pretende preparar também uma visita de estudo a Roma: no próximo sábado, 28, às 17h, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, 22 alunos da Escola Artística e do Consort de Flautas de Bisel do Instituto Gregoriano de Lisboa (IGL) cantarão gregoriano e executarão obras de compositores como Manuel Rodrigues Coelho, António Carreira, Pedro de Araújo ou Pedro de San Lorenzo, transcritas para flauta.

Recordar o centenário do nascimento, quando Eugénio foi senha da revolução de Tiananmen

“Como se amanhecesse”

Recordar o centenário do nascimento, quando Eugénio foi senha da revolução de Tiananmen

Provavelmente são muito poucos, ou quase ninguém, os que sabem desta história. Nunca a vi escrita, nem mencionada nas inúmeras notícias ou biografias do Eugénio, nem muito menos nas crónicas sobre o que aconteceu em Tiananmen, há muitos anos. Tão pouco dá conta disso o seu tradutor em chinês, Yao Jingming, que conheceu o poeta em 1988. É disso que pretendo dar testemunho, ad perpetuam rei memoriam, no dia em que o Eugénio de Andrade celebraria cem anos de vida.

Uma nova forma de Igreja para responder à crise do cristianismo

Curso na Brotéria

Uma nova forma de Igreja para responder à crise do cristianismo

A crise actual do cristianismo diz respeito, “em grande parte, à ‘forma’ eclesial, ao modo de proceder comum, ao estilo eclesial”. Partindo desta ideia, o padre jesuíta José Frazão Correia e a revista Brotéria propõem, a partir desta terça-feira, 17 de Janeiro, e durante três dias, um curso sobre “A crise actual do cristianismo e a forma futura da Igreja”.

O Natal Ortodoxo numa noite escura

Um canto ucraniano em português

O Natal Ortodoxo numa noite escura

Nesta sexta-feira e sábado, 24 e 25 de Dezembro no calendário juliano, a maior parte das comunidades cristãs ortodoxas celebra o Natal. Para assinalar o facto de este ser um tempo celebrado na tragédia da guerra, que leva o sofrimento e a morte a tantas famílias da Ucrânia e da Rússia, o 7MARGENS publica aqui um canto de Natal ortodoxo ucraniano, na tradução portuguesa de Catarina Leiroz, cantado por Tiago Barcelos.

O que fazer dos nossos livros?

[Nas margens da filosofia – L]

O que fazer dos nossos livros?

Que fazer dos quase dezasseis mil livros que ao longo da nossa vida temos comprado e herdado? Dos meus irmãos recebi praticamente todos os nossos livros de infância pois nenhum pretendia guardá-los. A esses se acrescentam os livros de direito do meu marido, os meus de filosofia e as centenas de obras de história, de literatura, de enciclopédias, de dicionários etc., etc.. A casa de férias tem ajudado a solucionar esta situação e nela guardamos essencialmente a literatura infantil e policial.

Jesus tem futuro. Na versão de Ratzinger

[Leituras de um pontificado - I]

Jesus tem futuro. Na versão de Ratzinger

O Jesus de Nazaré de Ratzinger quer ir além do Jesus “histórico” que a investigação tem revelado nos últimos dois séculos. Os especialistas criticam aspectos de um livro que já é um best-seller. Reedição de um texto publicado no Público em 11/03/2011 sobre a obra que o cardeal Tolentino Mendonça acredita que ainda será lida daqui a 100 anos.

Exposição de presépios termina com música em Santarém

No tradicional Dia de Reis

Exposição de presépios termina com música em Santarém

No tradicional Dia de Reis, 6 de janeiro, pelas 19 horas, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA CC), das Servas de Nossa Senhora de Fátima, convida todos a visitar a exposição de presépios da Fundação Luiza Andaluz, patente na sua casa de Santarém, e a assistir a uma aula aberta do Coro Juvenil do Conservatório de Música daquela cidade. A entrada é livre.

Servas de N. Sra. de Fátima desafiam jovens a revelar Deus através do cinema

Mostra internacional de curtas-metragens

Servas de N. Sra. de Fátima desafiam jovens a revelar Deus através do cinema

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA CC), que pertence à Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, está a desafiar os jovens entre os 14 e os 30 anos, de todo o mundo, a criarem “uma curta-metragem que demonstre como encontram Deus no seu dia-a-dia”. As curtas podem ser submetidas até ao dia 20 de janeiro e as selecionadas em cada categoria serão exibidas em Lisboa e Santarém, durante a Jornada Mundial da Juventude.

S. Paulo nos dias de hoje

S. Paulo nos dias de hoje

Metamorfose Necessária – Reler S. Paulo de José Tolentino Mendonça (Quetzal, 2022) é um livro oportuno para esta quadra de Natal como leitura utilíssima. Através de Paulo, podemos entender melhor a essência da Epifania, representada metaforicamente na presença dos Magos no presépio, mas só compreensível através do fundamental encontro na Estrada de Damasco.

Curso online ajuda a “descodificar” história e mensagem de Fátima

Em janeiro

Curso online ajuda a “descodificar” história e mensagem de Fátima

Depois de uma primeira edição, no início de 2022, que contou com o interesse de mais de 200 participantes de oito países, o Santuário de Fátima volta a dinamizar, no próximo mês, o seminário online desCodificar Fátima, que ao longo de quatro sessões, sempre às quartas-feiras, “pretende dar resposta a muitas interrogações que Fátima suscita junto dos peregrinos e investigadores” relativamente à sua história e mensagem.

Estás de esperanças?

Estás de esperanças?

Oferece a cidade parábolas para entender o tempo presente? Sim, muitas. São como sinais a ler, e a reler, para nos lermos. Se andarmos atentos como Jesus à sua quotidianidade, as parábolas hão de saltar para os olhos e os ouvidos a cumprir a atenção, o estilo de vida em espera incessante.

Exposição fotográfica retrata acolhimento aos refugiados afegãos

No Hospital Júlio de Matos

Exposição fotográfica retrata acolhimento aos refugiados afegãos

São histórias de fuga, amor, ambição, secretismo, garra, alguma tristeza, mas sempre com esperança, as de 21 famílias acolhidas em Portugal no ano passado e agora retratadas na exposição de fotografia “Vizinhos do Lado”. Organizada pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e pela Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), a mostra fotográfica inaugura esta quinta-feira, 22 de dezembro, pelas 18 horas, no Hospital Júlio de Matos, em Lisboa.

“Gaza é uma grande prisão a céu aberto”

Documentário da Tv2000

“Gaza é uma grande prisão a céu aberto”

Parece “um conto de Natal sobre o frágil fio de quem vive o drama de um conflito permanente, da falta de liberdade e da separação dos entes queridos”, mas é um documentário que retrata a vida real dos cristãos na Faixa de Gaza. Chama-se “A Fronteira da Esperança”, será transmitido nos dias 24 e 25 de dezembro pelo canal italiano Tv2000, e inclui uma entrevista ao pároco daquela região, que descreve Gaza como “uma grande prisão a céu aberto”.

A “ideologia de género”, ou como deitar achas para a fogueira da direita radical

A “ideologia de género”, ou como deitar achas para a fogueira da direita radical

Como é sabido, o berço da expressão “ideologia de género” encontra-se na documentação do Vaticano. Por diversos motivos, não sendo os de menor importância uma reação a documentos e diretivas das Nações Unidas, da União Europeia e de diversos países relativas aos direitos das mulheres (nomeadamente, no que diz respeito aos direitos reprodutivos e à igualdade de oportunidades) e, mais recentemente, no que diz respeito aos direitos de pessoas LGBTQ (nomeadamente, casamento entre pessoas do mesmo sexo e adopção por casais do mesmo sexo).

Notre Dame de Paris reabre no final de 2024

Obras não param

Notre Dame de Paris reabre no final de 2024

No final de 2024 estará concluída a recuperação da catedral de Notre Dame de Paris, garantiram o arquiteto Philippe Villeneuve, encarregado de coordenar a obra de reconstrução, e o representante especial da Presidência da República, o general Jean-Louis Georgelin.

À espera

[Os dias da semana]

À espera

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

As canções que romperam o silêncio aflito

Música popular no Estado Novo

As canções que romperam o silêncio aflito

A canção apresenta-se neste livro como um objeto único para reconstituir a história cultural de uma era, como nos avisa a mensagem inscrita na contracapa. E essa época está bem definida no subtítulo deste Silêncio Aflito: “A sociedade portuguesa através da música popular (dos anos 40 aos anos 70)” — e assim está também situado o regime ditatorial do Estado Novo que oprimiu Portugal até 1974 e, à época, as então colónias.

Silêncio: a luz adentra no corpo

Pré-publicação 7M

Silêncio: a luz adentra no corpo

A linguagem não é só palavra, é também gesto, silêncio, ritmo, movimento. Uma maior atenção a estas realidades manifesta uma maior consciência na resposta e, na liturgia, uma qualidade na participação: positiva, plena, ativa e piedosa. Esta é uma das ideias do livro Mistagogia Poética do Silêncio na Liturgia, de Rafael Gonçalves. Pré-publicação do prefácio.

Mais do que A Voz da Fátima

Pré-publicação

Mais do que A Voz da Fátima

Que fosse pedido a um incréu um texto de prefácio para um livro sobre A Voz da Fátima, criou-me alguma perplexidade e, ao mesmo tempo, uma vontade imediata de aceitar. Ainda bem, porque o livro tem imenso mérito do ponto de vista histórico, com o conjunto de estudos que contém sobre o jornal centenário, mas também sobre o impacto na sociedade portuguesa e na Igreja, das aparições e da constituição de Fátima e do seu Santuário como o centro religioso mais importante de Portugal. Dizer isto basta para se perceber que não é possível entender, no sentido weberiano, Portugal sem Fátima e, consequentemente, sem o seu jornal.

“Cheguei a pensar ser padre… não é muito diferente de ser comediante”

António Raminhos em entrevista

“Cheguei a pensar ser padre… não é muito diferente de ser comediante”

Andou na catequese, foi escuteiro, e, em plena adolescência, quis ser padre – talvez porque também nesse papel teria de falar às pessoas e cativá-las. A obrigatoriedade do celibato assustou-o. Mais tarde, o sentir que havia falta de coerência dentro da Igreja Católica também. É apaixonado pelas religiões (até gostava de fazer um programa de televisão sobre elas), mas é a figura de Jesus Cristo que verdadeiramente o inspira. Hoje, apesar de ter decidido batizar as três filhas ou de ter ido recentemente a Fátima a pé, não se revê na falta de abertura da Igreja Católica e diz-se mais cristão do que católico. Em plena digressão do seu mais recente espetáculo “Não sou eu, é a minha cabeça”, o comediante António Raminhos falou ao 7MARGENS sobre a sua relação com a fé e a forma como esta pode ajudar pessoas que, como ele, sofrem com distúrbios de ansiedade. E também de como a religião é um terreno fértil para o seu trabalho…

A narrativa que faltava ainda sobre os seminários

Livro “No Seminário Maior”

A narrativa que faltava ainda sobre os seminários

O romance “No Seminário Maior”, de Joaquim Tenreira Martins, antigo aluno desta instituição religiosa da Guarda, abre diversos cenários vividos, por centenas de jovens nos anos 60. Possuidor de várias licenciaturas, especializou-se em Ciências Políticas e Direito. O autor, de 77 anos, natural de Vale de Espinho, no concelho do Sabugal, trabalhou nas áreas sociais e culturais da Embaixada da Bélgica, desde 1972. Escreveu outros livros, tendo como pano de fundo a problemática da emigração portuguesa, naquele país.

A “Castro” e outros clássicos do teatro para descobrir em Lisboa (e no YouTube)

Clássicos em Cena em 7ª edição

A “Castro” e outros clássicos do teatro para descobrir em Lisboa (e no YouTube)

A Castro, de António Ferreira, e outras duas peças clássicas, serão objecto de duas leituras encenadas nas próximas sexta-feira e domingo. As sessões incluem-se no programa da 7ª edição dos Clássicos em Cena, que decorre na Livraria/Galeria Sá da Costa (R. Serpa Pinto, 19, ao Chiado, em Lisboa), com entrada livre, e também no canal do Teatro Maizum no YouTube.

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This