
Eucaristia católica no Estabelecimento Prisional de Lisboa, dia 6 de Março de 2020. Foto © Filipe Teixeira/Jornal Voz da Verdade
Um curso online sobre “O ministério diaconal – desafios para uma Igreja ministerial” estará disponível, de forma gratuita, a partir de 3 de outubro, numa iniciativa do departamento de formação contínua online da Escola de Teologia e Ministérios da Universidade de Brown, nos Estados Unidos da América.
O curso, que não carece de inscrição prévia, visa “rever criticamente o desenvolvimento histórico da figura do diaconado permanente e, a partir do reconhecimento das principais posições magisteriais e teológicas sobre o tema, abordar questões em aberto”.
Segundo os organizadores, mais de 50 anos após a ordenação dos primeiros diáconos, a difusão do diaconado “parece extremamente diversificada”. Assim, “metade dos diáconos do mundo vive nos Estados Unidos, 25 por cento na Alemanha e na Itália, e as igrejas da África e da Ásia mal conhecem a figura do diácono”. Quanto às práticas que desenvolvem, há diáconos “focados unicamente na caridade e na assistência e outros dedicados exclusivamente às tarefas litúrgicas”.
O curso foi concebido para se estender por quatro semanas, com um tempo de dedicação previsto de 3h por semana, em horário à feição de cada cursista, dado que a disponibilidade das aulas online permite gerir o tempo individualmente.
Na primeira semana, aborda-se o tema “uma Igreja toda ela ministerial”, tendo em conta as luzes e sombras da atual situação. Na segunda semana, trata-se a identidade dos diáconos, a partir do Novo Testamento, das fontes históricas (especialmente dos sete primeiros séculos) e dos documentos do II Concílio do Vaticano. Inclui-se aqui a abordagem do tema das mulheres diáconos na Igreja primitiva. A figura do diácono propriamente dita, na sua vocação específica, discernimento e formação ocupará a terceira semana. Finalmente, a quarta será dedicada à prática pastoral e os principais âmbitos de serviço às comunidades cristãs.
Na tradição cristã, o diaconado é um ministério ordenado dedicado ao serviço das comunidades. Os diáconos não podem presidir à celebração da eucaristia, mas podem administrar vários sacramentos e consagrar-se ao apoio social, quando necessário.
A frequência do curso confere direito a um certificado de participação.