Em versão digital

Curso internacional livre sobre o ministério diaconal

| 18 Set 2022

Eucaristia católica no Estabelecimento Prisional de Lisboa, dia 6 de Março de 2020.

Eucaristia católica no Estabelecimento Prisional de Lisboa, dia 6 de Março de 2020. Foto © Filipe Teixeira/Jornal Voz da Verdade

 

Um curso online sobre “O ministério diaconal – desafios para uma Igreja ministerial” estará disponível, de forma gratuita, a partir de 3 de outubro, numa iniciativa do departamento de formação contínua online da Escola de Teologia e Ministérios da Universidade de Brown, nos Estados Unidos da América.

O curso, que não carece de inscrição prévia, visa “rever criticamente o desenvolvimento histórico da figura do diaconado permanente e, a partir do reconhecimento das principais posições magisteriais e teológicas sobre o tema, abordar questões em aberto”.

Segundo os organizadores, mais de 50 anos após a ordenação dos primeiros diáconos, a difusão do diaconado “parece extremamente diversificada”. Assim, “metade dos diáconos do mundo vive nos Estados Unidos, 25 por cento na Alemanha e na Itália, e as igrejas da África e da Ásia mal conhecem a figura do diácono”. Quanto às práticas que desenvolvem, há diáconos “focados unicamente na caridade e na assistência e outros dedicados exclusivamente às tarefas litúrgicas”.

O curso foi concebido para se estender por quatro semanas, com um tempo de dedicação previsto de 3h por semana, em horário à feição de cada cursista, dado que a disponibilidade das aulas online permite gerir o tempo individualmente.

Na primeira semana, aborda-se o tema “uma Igreja toda ela ministerial”, tendo em conta as luzes e sombras da atual situação. Na segunda semana, trata-se a identidade dos diáconos, a partir do Novo Testamento, das fontes históricas (especialmente dos sete primeiros séculos) e dos documentos do II Concílio do Vaticano. Inclui-se aqui a abordagem do tema das mulheres diáconos na Igreja primitiva. A figura do diácono propriamente dita, na sua vocação específica, discernimento e formação ocupará a terceira semana. Finalmente, a quarta será dedicada à prática pastoral e os principais âmbitos de serviço às comunidades cristãs.

Na tradição cristã, o diaconado é um ministério ordenado dedicado ao serviço das comunidades. Os diáconos não podem presidir à celebração da eucaristia, mas podem administrar vários sacramentos e consagrar-se ao apoio social, quando necessário.

A frequência do curso confere direito a um certificado de participação.

 

Secretaria-Geral do Sínodo incentiva a concretização imediata das “reformas sinodais”

Etapa continental terminou a 31 de março

Secretaria-Geral do Sínodo incentiva a concretização imediata das “reformas sinodais” novidade

A conclusão, a 31 de março, da etapa continental da consulta sinodal “não significa o fim do processo sinodal para o Povo de Deus; significa, pelo contrário, deixar às comunidades locais o desafio de pôr em prática essas ‘reformas sinodais’ no quotidiano da sua ação eclesial e no reconhecimento de que muito do que foi discutido e identificado até agora a nível local não requer o discernimento da Igreja universal, ou a intervenção do magistério de Pedro”, escreve a secretaria-geral do Sínodo dos Bispos em nota divulgada ao final do dia de sexta-feira, 31 de março.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ”

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

“Os sete saberes para a educação do futuro”: os legados de Luís Bernardo Honwana

[Moçambique, margem Sul]

“Os sete saberes para a educação do futuro”: os legados de Luís Bernardo Honwana novidade

Foi-me incumbida a missão de fazer um depoimento em homenagem a Luís Bernardo Honwana (LBH), figura renomada e importante da história social e cultural de Moçambique. Renomada pela mensagem que a sua obra deixa para gerações de tempos diferentes e pelo seu papel de escritor no que concerne à veiculação das suas ideias, consentâneas com as de uma maioria na sociedade, difundindo a causa da dignidade humana.

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos

Bispos reestruturam conferência episcopal

Igreja Católica de França terá assembleia sinodal de 3 em 3 anos

Os bispos franceses anunciaram um vasto conjunto de iniciativas e linhas de ação com vista a combater os abusos sexuais na Igreja. Ano e meio depois da apresentação do relatório sobre o tema, os bispos abriram a assembleia da Conferência Episcopal (CEF) à participação de representantes dos fiéis. Uma assembleia sinodal realizar-se-á de três em três anos, em torno de matérias relevantes para a vida da Igreja e da sociedade.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This