Em versão digital

Curso internacional livre sobre o ministério diaconal

| 18 Set 2022

Eucaristia católica no Estabelecimento Prisional de Lisboa, dia 6 de Março de 2020.

Eucaristia católica no Estabelecimento Prisional de Lisboa, dia 6 de Março de 2020. Foto © Filipe Teixeira/Jornal Voz da Verdade

 

Um curso online sobre “O ministério diaconal – desafios para uma Igreja ministerial” estará disponível, de forma gratuita, a partir de 3 de outubro, numa iniciativa do departamento de formação contínua online da Escola de Teologia e Ministérios da Universidade de Brown, nos Estados Unidos da América.

O curso, que não carece de inscrição prévia, visa “rever criticamente o desenvolvimento histórico da figura do diaconado permanente e, a partir do reconhecimento das principais posições magisteriais e teológicas sobre o tema, abordar questões em aberto”.

Segundo os organizadores, mais de 50 anos após a ordenação dos primeiros diáconos, a difusão do diaconado “parece extremamente diversificada”. Assim, “metade dos diáconos do mundo vive nos Estados Unidos, 25 por cento na Alemanha e na Itália, e as igrejas da África e da Ásia mal conhecem a figura do diácono”. Quanto às práticas que desenvolvem, há diáconos “focados unicamente na caridade e na assistência e outros dedicados exclusivamente às tarefas litúrgicas”.

O curso foi concebido para se estender por quatro semanas, com um tempo de dedicação previsto de 3h por semana, em horário à feição de cada cursista, dado que a disponibilidade das aulas online permite gerir o tempo individualmente.

Na primeira semana, aborda-se o tema “uma Igreja toda ela ministerial”, tendo em conta as luzes e sombras da atual situação. Na segunda semana, trata-se a identidade dos diáconos, a partir do Novo Testamento, das fontes históricas (especialmente dos sete primeiros séculos) e dos documentos do II Concílio do Vaticano. Inclui-se aqui a abordagem do tema das mulheres diáconos na Igreja primitiva. A figura do diácono propriamente dita, na sua vocação específica, discernimento e formação ocupará a terceira semana. Finalmente, a quarta será dedicada à prática pastoral e os principais âmbitos de serviço às comunidades cristãs.

Na tradição cristã, o diaconado é um ministério ordenado dedicado ao serviço das comunidades. Os diáconos não podem presidir à celebração da eucaristia, mas podem administrar vários sacramentos e consagrar-se ao apoio social, quando necessário.

A frequência do curso confere direito a um certificado de participação.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ateu ou cristão, qualquer um frequenta esta missão

Iniciativa da pastoral universitária

Ateu ou cristão, qualquer um frequenta esta missão novidade

Para entrar na Missão País, não é preciso ser-se católico praticante. Basta levar consigo a fé e o espírito de serviço. A iniciativa é desenvolvida em várias universidades e quer “inspirar gerações a viver a fé católica em missão”. Entre 11 e 18 de fevereiro, 59 jovens universitários viveram em Mogadouro, no distrito de Bragança, onde desenvolveram trabalho voluntário no lar de idosos e no centro infantil. O 7MONTES recolheu testemunhos de quem viveu esta experiência por “dentro” e de “fora”.

Conselho Português de Igrejas Cristãs apela a voto que “salvaguarde conquistas” do 25 de Abril

Rejeitando "discursos políticos autoritários"

Conselho Português de Igrejas Cristãs apela a voto que “salvaguarde conquistas” do 25 de Abril novidade

O Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) apela ao voto “de todas e todos” os portugueses nas legislativas de março, e também nas eleições para o parlamento Europeu que irão acontecer em junho, “como forma de participação cívica e de salvaguarda das conquistas e desenvolvimentos alcançados ao longo de 50 anos de democracia”, aludindo assim ao aniversário do 25 de Abril que este ano se assinala.

Seis religiosos, um padre e um professor católicos raptados no Haiti

Igreja particularmente ameaçada

Seis religiosos, um padre e um professor católicos raptados no Haiti novidade

Um padre que acabava de celebrar missa na capela de N. Sra de Fátima, seis Irmãos do Sagrado Coração e um professor leigo que se dirigiam para a escola católica João XXIII, ambas no centro de Porto Príncipe (capital do Haiti), foram raptados na passada sexta-feira por um gangue que está neste momento a exigir à Igreja Católica do Haiti elevados resgates para libertá-los,

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This