Inscrições abertas

Curso internacional sobre discernimento, tomada de decisão e sinodalidade

| 3 Jul 2022

Homepage do Boston College

 

Abre esta segunda-feira, 4 de julho, o curso internacional multilingue sobre sinodalidade, com patrocínio de instituições reconhecidas, centrado no tema “Discernimento comum e tomada de decisões numa Igreja sinodal”.

Da responsabilidade direta da Escola de Teologia do Boston College, este curso de frequência gratuita é realizado em seis línguas, entre os quais o português, e tem ainda as inscrições abertas.

Não há propriamente aulas, mas sim um programa assente em vídeos e materiais de apoio, que podem ser consultados de acordo com a disponibilidade dos cursistas, ao longo do mês de julho. Os organizadores referem que a frequência de cada módulo requer pelo menos três horas de trabalho.

Neste momento, encontram-se já disponíveis os vídeos correspondentes ao primeiro módulo (semana 1), cujo programa se debruça sobre o sub-tema “Do discernimento conjunto à construção de consenso”.

De acordo com a informação dos organizadores, é este o itinerário proposto no curso:

A primeira semana oferece alguns critérios que ajudarão a avaliar e aprofundar a teologia e a prática do discernimento comum e da construção de consensos eclesiais. A segunda semana aborda a elaboração e a tomada de decisões na Igreja, que “constitui um dos grandes desafios para um novo modelo institucional”. A terceira e última semana oferece reflexões sobre liderança e governança na Igreja. Todos os temas são fundamentados na tradição cristã aprofundada à luz do Concílio Vaticano II e lidos a partir de contextos eclesiais diversificados.

Em cada sub-tema, além de uma conferência de fundo e de palestras de aprofundamento, haverá sempre lugar à apresentação de experiências de diferentes continentes.

Entre as entidades patrocinadoras encontram-se os conselhos de conferências episcopais da América Latina, Europa e Ásia e as uniões de superiores gerais.

 

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos

Alertando para "erros" do passado

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos novidade

Os líderes africanos que vão participar na cimeira sobre o clima das Nações Unidas, COP28, “devem evitar os erros cometidos durante a Cimeira Africana do Clima”, que decorreu no passado mês de setembro, e na qual adotaram a Declaração de Nairobi sobre as Alterações Climáticas e Apelo à Ação. Porque esta, “em muitos aspetos, não deu prioridade efetiva aos direitos humanos e à justiça climática para o continente”, alertou a Amnistia Internacional.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This