Abre esta segunda-feira, 4 de julho, o curso internacional multilingue sobre sinodalidade, com patrocínio de instituições reconhecidas, centrado no tema “Discernimento comum e tomada de decisões numa Igreja sinodal”.
Da responsabilidade direta da Escola de Teologia do Boston College, este curso de frequência gratuita é realizado em seis línguas, entre os quais o português, e tem ainda as inscrições abertas.
Não há propriamente aulas, mas sim um programa assente em vídeos e materiais de apoio, que podem ser consultados de acordo com a disponibilidade dos cursistas, ao longo do mês de julho. Os organizadores referem que a frequência de cada módulo requer pelo menos três horas de trabalho.
Neste momento, encontram-se já disponíveis os vídeos correspondentes ao primeiro módulo (semana 1), cujo programa se debruça sobre o sub-tema “Do discernimento conjunto à construção de consenso”.
De acordo com a informação dos organizadores, é este o itinerário proposto no curso:
A primeira semana oferece alguns critérios que ajudarão a avaliar e aprofundar a teologia e a prática do discernimento comum e da construção de consensos eclesiais. A segunda semana aborda a elaboração e a tomada de decisões na Igreja, que “constitui um dos grandes desafios para um novo modelo institucional”. A terceira e última semana oferece reflexões sobre liderança e governança na Igreja. Todos os temas são fundamentados na tradição cristã aprofundada à luz do Concílio Vaticano II e lidos a partir de contextos eclesiais diversificados.
Em cada sub-tema, além de uma conferência de fundo e de palestras de aprofundamento, haverá sempre lugar à apresentação de experiências de diferentes continentes.
Entre as entidades patrocinadoras encontram-se os conselhos de conferências episcopais da América Latina, Europa e Ásia e as uniões de superiores gerais.