Em janeiro

Curso online ajuda a “descodificar” história e mensagem de Fátima

| 27 Dez 2022

cartaz curso online descodificar fatima

As inscrições na nova edição do curso devem ser feitas online e o custo de participação é de 20 euros.

 

Depois de uma primeira edição, no início de 2022, que contou com o interesse de mais de 200 participantes de oito países, o Santuário de Fátima volta a dinamizar, no próximo mês, o seminário online desCodificar Fátima, que ao longo de quatro sessões, sempre às quartas-feiras, “pretende dar resposta a muitas interrogações que Fátima suscita junto dos peregrinos e investigadores” relativamente à sua história e mensagem.

Esta segunda edição irá debruçar-se sobre temas como a coroa de Nossa Senhora de Fátima e o jornal “Voz da Fátima”, no dia 4 de janeiro; a ritualidade da celebração da noite em Fátima e as obras de arte da Basílica da Santíssima Trindade, no dia 11; a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima e o Museu do Santuário, na penúltima quarta-feira do mês; e o “correio de Nossa Senhora” e as fotografias dos santos Francisco e Jacinta Marto, no último dia do seminário, 25 de janeiro.

Entre os formadores, incluem-se Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário, Carmo Rodeia, diretora do Gabinete de Comunicação, e o padre Joaquim Ganhão, capelão na Cova da Iria e diretor do Departamento de Liturgia.

A proposta, refere o Seminário na sua página online, “é idealizada para o público em geral” e, mais concretamente, para investigadores das áreas das Ciências Humanas e Sociais, estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais, professores do ensino básico e secundário e formadores, catequistas e outros agentes pastorais.

As inscrições devem ser feitas online e o custo de participação é de 20 euros. As sessões terão início às 21h15 e a duração de uma hora. Aos inscritos que frequentarem, pelo menos, 75% das sessões do curso, será entregue um certificado de participação.

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This