
As inscrições na nova edição do curso devem ser feitas online e o custo de participação é de 20 euros.
Depois de uma primeira edição, no início de 2022, que contou com o interesse de mais de 200 participantes de oito países, o Santuário de Fátima volta a dinamizar, no próximo mês, o seminário online desCodificar Fátima, que ao longo de quatro sessões, sempre às quartas-feiras, “pretende dar resposta a muitas interrogações que Fátima suscita junto dos peregrinos e investigadores” relativamente à sua história e mensagem.
Esta segunda edição irá debruçar-se sobre temas como a coroa de Nossa Senhora de Fátima e o jornal “Voz da Fátima”, no dia 4 de janeiro; a ritualidade da celebração da noite em Fátima e as obras de arte da Basílica da Santíssima Trindade, no dia 11; a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima e o Museu do Santuário, na penúltima quarta-feira do mês; e o “correio de Nossa Senhora” e as fotografias dos santos Francisco e Jacinta Marto, no último dia do seminário, 25 de janeiro.
Entre os formadores, incluem-se Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário, Carmo Rodeia, diretora do Gabinete de Comunicação, e o padre Joaquim Ganhão, capelão na Cova da Iria e diretor do Departamento de Liturgia.
A proposta, refere o Seminário na sua página online, “é idealizada para o público em geral” e, mais concretamente, para investigadores das áreas das Ciências Humanas e Sociais, estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais, professores do ensino básico e secundário e formadores, catequistas e outros agentes pastorais.
As inscrições devem ser feitas online e o custo de participação é de 20 euros. As sessões terão início às 21h15 e a duração de uma hora. Aos inscritos que frequentarem, pelo menos, 75% das sessões do curso, será entregue um certificado de participação.