
Curso sobre discernimento numa Igreja sinodal quer ajudar no processo sinodal em curso. Foto © Caleb Miller | Unsplash
Estão abertas as inscrições para um curso online sobre discernimento e tomada de decisão numa Igreja sinodal, promovido pela Escola de Teologia e Ministérios do Boston College. A iniciativa conta com parcerias de alto nível na Igreja Católica, como o Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano), as uniões de superiores gerais dos religiosos e religiosas, o Conselho das Conferências Episcopais da Europa, entre outros.
O Curso é gratuito, de inscrição obrigatória, e decorre em cinco línguas, entre as quais o português, estendendo-se por uma boa parte de julho. Assume o formato de MOOC – Massive Open Online Course (Curso massivo aberto em linha).
O programa e os conferencistas, que podem desde já ser conhecidos na página da iniciativa, contemplam as realidades de todos os continentes, “dando-nos uma visão global e intercultural da Igreja”, refere-se nos materiais de divulgação.
“Com este curso, oferecemos algumas dimensões fundamentais para a construção de uma Igreja sinodal”, durante três semanas, nas quais haverá palestras gerais, palestras de aprofundamento e testemunhos de experiências eclesiais que já decorrem nos diferentes continentes.
A primeira semana oferece critérios para avaliar e aprofundar a teologia e a prática do discernimento comum e da construção de consensos eclesiais. A segunda semana concentra-se na elaboração e na tomada de decisões na Igreja, um dos grandes desafios para um novo modelo institucional. A terceira e última semana oferece reflexões sobre liderança e governança na Igreja e como as mudanças na Igreja no terceiro milénio dependem disso. Todos os temas são fundamentados na tradição cristã aprofundada à luz do Concílio Vaticano II e lidos a partir de contextos eclesiais reais.