Conferências de Maio

Da crise da solidariedade à crise da democracia, quatro debates para ver e ouvir

| 28 Jun 2021

As Conferências de Maio, entre outros assuntos, abordam a importância da democracia. Foto @IPPAR

 

Todas as intervenções das quatro sessões das Conferências de Maio de 2021, promovidas pelo Centro de Reflexão Cristã (CRC) no mês passado, estão agora disponíveis no canal YouTube desta organização, ficando acessíveis a quem não conseguiu segui-las na altura.

As Conferências foram este ano dedicadas ao tema “Renovar a esperança para lá da pandemia”, com painéis que, reunindo mulheres e homens com diferentes experiências de intervenção na sociedade abordaram perspectivas plurais e multifacetadas, confluindo sempre no tema da esperança – e da esperança proactiva.

Sob o tema Construir um mundo mais solidário, a primeira das conferências realizou-se no dia 5 de Maio e teve a participação do padre António Pedro Monteiro, capelão hospitalar, da jornalista Christiana Martins e Mara de Sousa Freitas, enfermeira e professora universitária.

 

No segundo debate, dia 12, esteve em foco a crise ambiental. Intervieram Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, José Sá Fernandes, vereador da Câmara de Lisboa, e Sara Borges, técnica do Departamento de Cidadania Global e Desenvolvimento da Fundação Gonçalo da Silveira.

 

A terceira sessão, no dia 19, foi dedicada à crise económica e social e contou com o economista Carlos Farinha Rodrigues, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, e Rita Sacramento Monteiro, uma das dinamizadoras do núcleo português da iniciativa A Economia de Francesco.

 

O tema “Renovar a política e a democracia” foi o mote da última sessão, dia 26, e contou com a intervenção de três mulheres: Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica, Isabel Estrada Carvalhais, eurodeputada pelo Partido Socialista, e Sara Belo Luís, jornalista da Visão.

 

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Iniciativa ecuménica

Bispos latino-americanos criam Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) lançou oficialmente esta semana a Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo, anunciou o Vatican News. Um dos principais responsáveis pela iniciativa é o cardeal Luís José Rueda Aparício, arcebispo de Bogotá e presidente da conferência episcopal da Colômbia, que pretende que a nova “pastoral de rua” leve a Igreja Católica a coordenar-se com outras religiões e instituições já envolvidas neste trabalho.

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro

Frade morreu aos 85 anos

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro novidade

O último alarme chegou-me no dia 10 de Fevereiro. No dia seguinte, pude vê-lo no IPO do Porto, em cuidados continuados. As memórias que tinha desse lugar não eram as melhores. Ali tinha assistido à morte de um meu irmão, a despedir-se da vida aos 50 anos… O padre Morgado, como o conheci, em Lisboa, há 47 anos, estava ali, preso a uma cama, incrivelmente curvado, cara de sofrimento, a dar sinais de conhecer-me. Foram 20 minutos de silêncios longos.

Mata-me, mãe

Mata-me, mãe novidade

Tiago adorava a adrenalina de ser atropelado pelas ondas espumosas dos mares de bandeira vermelha. Poucos entenderão isto, à excepção dos surfistas. Como explicar a alguém a sensação de ser totalmente abalroado para um lugar centrífugo e sem ar, no qual os segundos parecem anos onde os pontos cardeais se invalidam? Como explicar a alguém que o limiar da morte é o lugar mais vital dos amantes de adrenalina, essa droga que brota das entranhas? É ao espreitar a morte que se descobre a vida.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This