AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Conferências de Maio

Da crise da solidariedade à crise da democracia, quatro debates para ver e ouvir

| 28/06/2021

As Conferências de Maio, entre outros assuntos, abordam a importância da democracia. Foto @IPPAR

 

Todas as intervenções das quatro sessões das Conferências de Maio de 2021, promovidas pelo Centro de Reflexão Cristã (CRC) no mês passado, estão agora disponíveis no canal YouTube desta organização, ficando acessíveis a quem não conseguiu segui-las na altura.

As Conferências foram este ano dedicadas ao tema “Renovar a esperança para lá da pandemia”, com painéis que, reunindo mulheres e homens com diferentes experiências de intervenção na sociedade abordaram perspectivas plurais e multifacetadas, confluindo sempre no tema da esperança – e da esperança proactiva.

Sob o tema Construir um mundo mais solidário, a primeira das conferências realizou-se no dia 5 de Maio e teve a participação do padre António Pedro Monteiro, capelão hospitalar, da jornalista Christiana Martins e Mara de Sousa Freitas, enfermeira e professora universitária.

 

No segundo debate, dia 12, esteve em foco a crise ambiental. Intervieram Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, José Sá Fernandes, vereador da Câmara de Lisboa, e Sara Borges, técnica do Departamento de Cidadania Global e Desenvolvimento da Fundação Gonçalo da Silveira.

 

A terceira sessão, no dia 19, foi dedicada à crise económica e social e contou com o economista Carlos Farinha Rodrigues, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, e Rita Sacramento Monteiro, uma das dinamizadoras do núcleo português da iniciativa A Economia de Francesco.

 

O tema “Renovar a política e a democracia” foi o mote da última sessão, dia 26, e contou com a intervenção de três mulheres: Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica, Isabel Estrada Carvalhais, eurodeputada pelo Partido Socialista, e Sara Belo Luís, jornalista da Visão.

 

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se …

[Arquipélago Jerusalém]

Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se … novidade

Acordamos e consultamos as notícias e fica a impressão que o mundo está muito desarrumado e que somos impotentes para o modificar; que pouco podemos fazer contra a ideologia  trumpista, putinista e xijinpinguista – que mistura consumismo e força bruta: preciso de poder comprar o que quero e, se não puder comprar, posso tomá-lo à força. A propaganda alcança o seu fim quando já dispensamos o propagandista e passamos nós próprios a repeti-la. [Texto de Mendo Castro Henriques].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.