Conferências de Maio

Da crise da solidariedade à crise da democracia, quatro debates para ver e ouvir

| 28 Jun 2021

As Conferências de Maio, entre outros assuntos, abordam a importância da democracia. Foto @IPPAR

 

Todas as intervenções das quatro sessões das Conferências de Maio de 2021, promovidas pelo Centro de Reflexão Cristã (CRC) no mês passado, estão agora disponíveis no canal YouTube desta organização, ficando acessíveis a quem não conseguiu segui-las na altura.

As Conferências foram este ano dedicadas ao tema “Renovar a esperança para lá da pandemia”, com painéis que, reunindo mulheres e homens com diferentes experiências de intervenção na sociedade abordaram perspectivas plurais e multifacetadas, confluindo sempre no tema da esperança – e da esperança proactiva.

Sob o tema Construir um mundo mais solidário, a primeira das conferências realizou-se no dia 5 de Maio e teve a participação do padre António Pedro Monteiro, capelão hospitalar, da jornalista Christiana Martins e Mara de Sousa Freitas, enfermeira e professora universitária.

 

No segundo debate, dia 12, esteve em foco a crise ambiental. Intervieram Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, José Sá Fernandes, vereador da Câmara de Lisboa, e Sara Borges, técnica do Departamento de Cidadania Global e Desenvolvimento da Fundação Gonçalo da Silveira.

 

A terceira sessão, no dia 19, foi dedicada à crise económica e social e contou com o economista Carlos Farinha Rodrigues, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, e Rita Sacramento Monteiro, uma das dinamizadoras do núcleo português da iniciativa A Economia de Francesco.

 

O tema “Renovar a política e a democracia” foi o mote da última sessão, dia 26, e contou com a intervenção de três mulheres: Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica, Isabel Estrada Carvalhais, eurodeputada pelo Partido Socialista, e Sara Belo Luís, jornalista da Visão.

 

 

Mais do que A Voz da Fátima

Pré-publicação

Mais do que A Voz da Fátima novidade

Que fosse pedido a um incréu um texto de prefácio para um livro sobre A Voz da Fátima, criou-me alguma perplexidade e, ao mesmo tempo, uma vontade imediata de aceitar. Ainda bem, porque o livro tem imenso mérito do ponto de vista histórico, com o conjunto de estudos que contém sobre o jornal centenário, mas também sobre o impacto na sociedade portuguesa e na Igreja, das aparições e da constituição de Fátima e do seu Santuário como o centro religioso mais importante de Portugal. Dizer isto basta para se perceber que não é possível entender, no sentido weberiano, Portugal sem Fátima e, consequentemente, sem o seu jornal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita novidade

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Manhã desta quinta-feira, 24

“As piores formas de trabalho infantil” em conferência

Uma conferência sobre “As piores formas de trabalho infantil” decorre na manhã desta quinta-feira, 24 de Novembro (entre as 9h30-13h), no auditório da Polícia Judiciária (Rua Gomes Freire 174, na zona das Picoas, em Lisboa), podendo assistir-se também por videoconferência. Iniciativa da Confederação Nacional de Ação Sobre o Trabalho Infantil (CNASTI), em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC), a conferência pretende “ter uma noção do que acontece não só em Portugal, mas também no mundo acerca deste tipo de exploração de crianças”.

Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes

Hong Kong

Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes novidade

O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, foi condenado esta sexta-feira, 25 de novembro, a pagar uma multa de cerca de 500 euros pela sua colaboração com o 612 Humanitarian Relief Fund, que apoiou manifestantes pró-democracia a pagar multas e fianças em 2019. Sobre ele, recai ainda a acusação de conluio com forças estrangeiras, pelo que poderá vir a enfrentar penas mais graves.

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher

Dia Internacional contra a Violência de Género

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher novidade

“Sentimos o dever de manifestar abertamente a solidariedade com as mulheres que sofrem todo o tipo de violência.” Quem o diz são as irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora, da Província de São João Bosco, em Roma, que pela primeira vez decidiram associar-se pessoalmente a uma campanha de prevenção, a propósito do Dia Internacional Contra a Violência de Género, assinalado esta sexta-feira, 25 de novembro.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This