Concertos em Cascais, Arouca e Porto

Da favela para a JMJ: orquestra social Maré do Amanhã estreia-se em Portugal

| 5 Jun 2023

Orquestra Maré do Amanhã, concerto no Rio de Janeiro. Foto © Orquestra Maré do Amanhã

Com um repertório variado, que vai deste a música clássica até temas da cantora pop Anitta, passando por êxitos de bandas como os Beatles ou Guns’n’Roses, o grupo irá apresentar-se em Cascais, Porto e Arouca. Foto © Orquestra Maré do Amanhã.

 

A orquestra Maré do Amanhã vem do outro lado do atlântico para atuar pela primeira vez em Portugal, mas é aqui que, desde sempre, tem as suas raízes fundadas. O seu diretor, Carlos Eduardo Prazeres, é filho do maestro português Armando Prazeres, sequestrado e assassinado na favela da Maré (Rio de Janeiro), em 1999. Onze anos depois, Carlos decidiu levar às crianças daquele local instrumentos musicais em vez de armas e criou a orquestra social que se apresentará em breve em várias cidades do nosso país, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.

O projeto, que começou com apenas 26 alunos, já alcançou mais de 3.500 crianças e jovens naquela que é considerada uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro. Com um repertório variado, que vai deste a música clássica até temas da cantora pop Anitta, passando por êxitos de bandas como os Beatles ou Guns’n’Roses, o grupo irá apresentar-se em Cascais, Porto e Arouca (local onde nasceu o maestro Armando Prazeres), entre os dias 28 de julho e 5 de agosto. Estão previstos concertos fechados e também flashmobs em pontos turísticos das várias cidades.

Presente nos diversos estabelecimentos de ensino do complexo de favelas, desde a creche ao secundário, o projeto identifica as crianças com talento e gosto pela música, que são convidadas a integrar o braço profissionalizante da iniciativa: a Camerata Jovem Maré do Amanhã, refere um comunicado enviado ao 7MARGENS. “Os alunos recebem um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo (equivalente a aproximadamente 240 euros na cotação atual), bolsas de estudo em escolas privadas, aulas particulares dos seus instrumentos e atendimento psicossocial. Além disso, são capacitados como professores e transmitem aos pequenos das orquestras mirins, multiplicando o exemplo que receberam”, acrescenta a nota de imprensa.

Orquestra Maré do Amanhã, aula de música. Foto © Orquestra Maré do Amanhã

O projeto está presente nos diversos estabelecimentos de ensino do complexo de favelas, desde a creche ao secundário. Foto © Orquestra Maré do Amanhã.

 

A vinda a Portugal para participar na JMJ junta-se às inúmeras conquistas alcançadas pela Orquestra Maré do Amanhã, eleita este ano Património Cultural Imaterial do Rio de Janeiro. Em 2018, foram protagonistas do documentário “Contramaré”, do realizador Daniel Marenco, e no ano anterior tinham estado no Vaticano, a atuar para o Papa. Já desfilaram no Sambódromo com a bateria da Escola de Samba Beija-Flor e participaram no Rock in Rio, tocando clássicos do rock nacional e internacional.

Em Portugal, irão atuar 23 jovens integrantes da orquestra, com idades entre os 15 e os 23 anos, e em vista está uma possível implementação do projeto no nosso país.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This