Após críticas, apresenta desculpas

Dalai Lama beijou criança na boca e pediu que lhe chupasse a língua

| 10 Abr 2023

dalai lama em celebração no templo de dharamsala, 5 de abril de 2023, foto Tenzin Choejor

Dalai Lama, durante uma celebração no templo de Dharamsala, no passado dia 5 de abril de 2023. Foto © Tenzin Choejor.

 

O momento aconteceu no final de fevereiro, durante um evento público na Índia, e foi registado em vídeo, que nos últimos dias se tornou viral. Nas imagens, é possível ver o Dalai Lama a beijar um menino na boca e, em seguida, a pedir que lhe chupe a língua. Após ter começado a ser alvo de fortes críticas por conduta imprópria, nesta segunda-feira, 10 de abril, o líder do budismo tibetano pediu desculpas à criança e à família, através das redes sociais.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, tudo aconteceu no âmbito de um encontro de cerca de 100 jovens estudantes recém-formados pela Indian M3M Foundation com o Dalai Lama, que decorreu no templo de Dharamsala, na Índia, onde o líder exilado reside.

Um dos jovens estudantes aproximou-se do microfone e perguntou ao Dalai Lama: “Posso abraçá-lo?”. O líder espiritual convidou o menino a subir à plataforma onde estava sentado e, apontando para a sua própria bochecha, disse-lhe: “Primeiro aqui”. O rapaz beijou-o na face, deu-lhe um abraço, e então o Dalai Lama, segurando-o pelas mãos, acrescentou, apontando para a sua boca: “Acho que aqui também”. Em seguida, ordenou-lhe: “Chupa a minha língua”, esticando a sua língua na direção da cara do menino e aproximando-o de si, enquanto se escutavam risos na plateia.

O líder espiritual falou então com ele, aconselhando-o a olhar para aqueles que criam “paz e felicidade” e a não seguir “seres humanos que matam outras pessoas”, antes de lhe dar um abraço final.

Ao ser publicado na Internet, o vídeo tornou-se viral e foi condenado por muitos. “Inapropriada”, “escandalosa”, ou “nojenta” foram algumas das palavras usadas nos milhares de comentários para descrever a atitude do Dalai Lama.

No comunicado divulgado esta segunda-feira nas redes sociais e site oficial do líder espiritual, pode ler-se que “Sua santidade deseja desculpar-se com o menino e a sua família, bem como com os seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que as suas palavras podem ter causado”.

“Sua santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmaras. Ele lamenta o incidente”, acrescenta o texto.

A associação de defesa dos direitos das crianças de Nova Deli, HAQ: Center for Child Rights, disse em comunicado que condena “qualquer tipo de abuso de crianças” e que, embora algumas notícias escritas no Tibete procurem justificar o sucedido com a existência de um costume cultural de mostrar a língua, “o que este vídeo mostra não é qualquer tipo de expressão cultural, e, mesmo que fosse, este tipo de expressões culturais não são aceitáveis”, refere a CNN.

 

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra

Carta nos dois anos da guerra na Ucrânia

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra novidade

No momento em que passam dois anos sobre a invasão russa e o início da guerra na Ucrânia, quatro académicos do Centro de Estudos Cristãos Ortodoxos da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos da América, dirigiram esta semana uma contundente carta aberta aos líderes das igrejas cristãs mundiais, sobre o papel que as confissões religiosas têm tido no conflito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Sessões gratuitas

Sol sem Fronteiras vai às escolas para ensinar literacia financeira

Estão de regresso as sessões de literacia financeira para crianças e jovens, promovidas pela Sol sem Fronteiras, ONGD ligada aos Missionários Espiritanos, em parceria com o Oney Bank. Destinadas a turmas a partir do 3º ano até ao secundário, as sessões podem ser presencias (em escolas na região da grande Lisboa e Vale do Tejo) e em modo online no resto do país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This