
Este presépio solidário está disponível em quatro modelos distintos de capulana e é amigo do ambiente, aproveitando papel de rascunho. Foto © Leigos para o Desenvolvimento.
Há opções para todos os gostos, e para todas as carteiras também. Várias Organizações Não Governamentais (ONG) portuguesas de apoio ao desenvolvimento aproveitam a época natalícia para propor presentes solidários e, com a sua venda, angariar fundos para a sustentabilidade das suas missões. E nem precisa de sair casa para adquiri-los.
É o caso dos Leigos para o Desenvolvimento, que este ano têm disponíveis, na sua loja online, dois modelos de presépios: um em madeira, e outro em capulana e papel, ambos com histórias muito especiais.
O presépio em madeira foi feito integralmente à mão por um artesão em São Tomé e Príncipe, na oficina de carpintaria social das irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. “É uma grande alegria para nós podermos trazer um presépio de um dos nossos países de missão, São Tomé, onde tudo começou há mais de 30 anos”, partilha a instituição.
O modelo de capulana e papel foi desenvolvido em parceria com a marca Capulana with Love, criada por uma ex-voluntária dos Leigos para o Desenvolvimento, Mariana Belchior Pimenta. Está disponível em quatro modelos distintos de capulana e é amigo do ambiente, aproveitando papel de rascunho.
Mas há muito mais na loja dos Leigos: cadernos, garrafas, livros infantis, sacos, sweatshirts ou postais, as opções variam entre 1 e 32 euros (os presépios custam 10), e os lucros revertem sempre para as missões da organização em Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Donativos que se traduzem em ações concretas

No site da Helpo, é possível escolher entre cinco bolas solidárias, que correspondem a diferentes apoios alimentares. Foto © Helpo.
Já na loja da Oikos, é possível encontrar etiquetas solidárias com frases inspiradoras, vasos ecológicos com ervas aromáticas ou flores, vagens de baunilha provenientes de pequenos produtores de Timor-Leste, e muito mais.
Através do site desta ONG que trabalha com comunidades pobres e particularmente vulneráveis em Portugal, África e América Latina, é ainda possível fazer donativos que correspondem a ações concretas, como comprar um cabaz de frescos semanal para refugiados a residir no nosso país, ou garantir “acesso aos serviços sociais básicos” em Moçambique.
Ajudar a alimentar crianças e famílias de Moçambique, mas também de São Tomé e Príncipe e da Ucrânia é a proposta da Helpo. No site desta ONG, é possível escolher entre cinco bolas solidárias, que correspondem a diferentes apoios alimentares, como o lanche escolar anual para um aluno (12 euros), papas mensais para 40 crianças (55 euros) ou um kit alimentar mensal para uma família (110 euros).
Como estes apoios são distribuídos em contexto escolar, quem optar por estes presentes “está também a ajudar estas crianças a ir às aulas”, pois “a distribuição de alimentação é um forte incentivo para levar as crianças à escola”, refere a organização.
Apoiar estudantes em Angola e em Timor-Leste, garantir alimentação básica a famílias no Brasil e em Moçambique, ou melhorar as habitações de idosos em São Tomé e Príncipe são alguns dos presentes solidários que a Fundação Fé e Cooperação (FEC) propõe para a sua campanha de Natal deste ano.
Os presentes variam entre os seis e os 250 euros, podem ser escolhidos no sítio da FEC e, sublinha a Fundação, foram definidos como “resposta a necessidades identificadas junto das comunidades locais” dos oito países lusófonos.