Comunidade Anglicana

Debate sobre a sexualidade confirma profundas divisões

| 8 Ago 2022

justin welby arcebispo cantuaria foto catedral de cantuaria

Justin Welby tentou apaziguar as partes, mas sem sucesso. Foto © Catedral de Cantuária.

 

A “cimeira” mundial da comunhão anglicana terminou com a celebração eucarística realizada na Catedral de Cantuária no domingo, dia 7 de agosto, mas ninguém pode antecipar que contornos terá a próxima conferência de Lambeth a acontecer no final desta década, tão profundas são as divisões entre os bispos de todo o mundo no que toca à ordenação de pessoas LGBT e à bênção de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Tal como já acontecera durante o serviço de abertura, a 31 de julho, alguns bispos e as suas mulheres permaneceram sentados enquanto a comunhão era distribuída, vincando, assim, a sua incompleta comunhão com os bispos das igrejas anglicanas que rejeitaram o ensino tradicional de que “o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido” e que “as relações entre pessoas do mesmo sexo não têm suporte bíblico”.

Mais do que qualquer outro tema, este é foi o assunto que durante os dez dias da Conferência de Lambeth 2022 dividiu as centenas de bispos presentes, embora já antes do início dela, o assunto fosse altamente fraturante [ver 7MARGENS]. A divisão anunciada tornou-se, porém, mais acentuada, apesar dos esforços do Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, que ao longo de toda a conferência reuniu por várias vezes com os grupos que protagonizavam os polos mais opostos do debate. A sua tentativa final [ver 7MARGENS] para apaziguar as partes, afirmando a manutenção da doutrina como ela fora formulada por Lambeth em 1998, mas reconhecendo que na Comunhão Anglicana existe “uma pluralidade de pontos de vista” sobre o tema e há “Províncias a abençoarem e a acolherem a união/casamento entre pessoas do mesmo sexo”, não terá surtido o efeito desejado. 

Já perto do final da conferência mais de 170 participantes subscreveram uma posição em que se lembrava “a dor de muitas pessoas LGBT+ que foram historicamente feridas pela Igreja”. Em defesa dessas pessoas, os bispos subscritores deixavam expresso a sua vontade de “reconhecer e afirmar a santidade do seu amor e dos seus relacionamentos”. 

Reagindo a esta declaração, representantes da Sociedade do Sul Global de Igrejas Anglicanas — que integra 275 bispos anglicanos da África, Ásia, Pacífico e América do Sul — sentiram-se na necessidade convocar na sexta-feira, dia 5 de agosto, uma conferência de Imprensa para afirmar: “Não podemos aceitar uma pluralidade de pontos de vista sobre verdades essenciais. Se não houver arrependimento autêntico das Províncias revisionistas, então, com tristeza, teremos de aceitar um estado de comunhão imperfeita com elas.” Um dos protagonistas da conferência de imprensa, o arcebispo do Sudão do Sul, Justin Badi, disse que a Comunhão Anglicana “se estava a tornar cada vez mais uma associação de Igrejas”, concluindo: “A dura realidade é que não podemos ser uma verdadeira Comunhão se algumas províncias insistem na sua própria autonomia e desconsideram a necessidade de ser um corpo interdependente.”

Não parece fácil, a partir de posições tão extremadas, manter a comunhão integral entre todas as “Províncias” da Comunhão Anglicana.

As Conferências de Lambeth são assembleias que reúnem os primazes, bispos e bispas da Comunhão Anglicana do mundo inteiro e realizam-se todos os dez anos, sendo dirigidas pelo arcebispo de Cantuária.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This