Declarações do Papa sobre homossexuais “não afetam a doutrina da Igreja”, dizem bispos portugueses

| 22 Out 2020

Conferência Episcopal. José Ornelas.

Vice-presidente, presidente e secretário da Conferência Episcopal: não está em causa a doutrina católica sobre o matrimónio, dizem os bispos acerca das afirmações do Papa. Foto: Direitos reservados. 

 

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considera que as declarações do Papa sobre a proteção legal a uniões de pessoas do mesmo sexo “não afetam a doutrina da Igreja” sobre o matrimónio. Em nota enviada à agência Ecclesia esta quinta-feira, 22, os bispos portugueses sublinham que as afirmações de Francisco contidas no novo documentário “Francesco” já eram conhecidas anteriormente e “revelam a atenção constante do Papa às necessidades reais da vida concreta das pessoas”.

Na entrevista em causa, o que o Papa faz é abordar “um direito de proteção legal dessas uniões, que não afeta a doutrina da Igreja sobre o matrimónio, reservado na Igreja Católica à união entre um homem e uma mulher”, expressa a CEP no comunicado.

A nota cita ainda declarações do presidente da Conferência Episcopal, e também bispo de Setúbal, José Ornelas, em entrevista à Rádio Renascença, nas quais destaca que “o Papa tem defendido que as pessoas, qualquer que seja a sua orientação sexual, têm o direito a serem respeitadas naquilo que são”, e acrescenta: “Os Estados têm o dever de concretizar essa defesa, legalmente, dentro do respeito pela diversidade que existe na sociedade”.

 

Bispo do Porto antevê “equipas pastorais plurais” no lugar dos párocos tradicionais

Ministérios laicais

Bispo do Porto antevê “equipas pastorais plurais” no lugar dos párocos tradicionais novidade

O futuro da Igreja na Diocese do Porto vai passar por “equipas pastorais dinâmicas e plurais em que a missão da Igreja, em territórios cada vez amplos, seja assumida de forma sinodal e corresponsável por um número variável de padres, diáconos, religiosos/as onde os houver, com os seus carismas, e uma estável equipa ministerial de leigos instituídos, com capacidades efetivas de coordenação e dinamização nos âmbitos respetivos”.

Uma leiga da Irlanda do Norte vai presidir à Fundação AIS

Mudanças no topo da organização

Uma leiga da Irlanda do Norte vai presidir à Fundação AIS novidade

Regina Lynch será, durante os próximos cinco anos, a nova presidente executiva internacional da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), sucedendo, no dia 14 de junho, a Thomas Heine-Geldern. Lynch, nasceu na Irlanda do Norte há 66 anos, é bacharel em literatura e era, desde 2008, diretora de projetos naquela organização que desenvolve em média 6.000 projetos por ano em mais de 140 países.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Terça, 30, às 18h

Legado de Alfredo Bruto da Costa debatido na Feira do Livro

O livro O Que Fizeste do Teu Irmão? – Um Olhar de Fé sobre a Pobreza no Mundo, de Alfredo Bruto da Costa, é o ponto de partida para o debate que, nesta terça-feira, reúne Nuno Alves, economista do Banco de Portugal e membro da direcção da Cáritas Portuguesa, com Margarida Bruto da Costa, filha do autor.

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Comissões de proteção de menores da Igreja ouviram 927 vítimas

Espanha

Comissões de proteção de menores da Igreja ouviram 927 vítimas novidade

A Conferência Episcopal Espanhola divulgou hoje, dia 1 de junho, uma nota intitulada Para dar luz em que comunica ter recolhido depoimentos voluntários de 927 vítimas enquanto menores de crimes sexuais cometidos no interior da igreja por 728 diferentes abusadores. As declarações foram prestadas por iniciativa das vítimas às comissões de proteção de menores da Igreja e não pretendem cobrir a totalidade dos casos ocorridos.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This