AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Adeptos selecao. Foto DR
"Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote." Foto: Direitos reservados

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta”

| 07/10/2026

“Depressa passas de bestial a besta.” A expressão tem origem na nossa cultura popular. É muito comum ouvi-la em contexto desportivo e governativo, mas também em âmbito laboral.

Otto Glória, selecionador de Portugal no Mundial de 1966, utilizou a frase para se referir à inconstância da crítica desportiva e da opinião pública. Dizia ele: “Naquele país [Portugal], quando se perde, o treinador é chamado de ‘besta’, quando vence é ‘bestial'”.

Nicolau Maquiavel, escritor e diplomata, considerado o “pai” da ciência política, no seu livro O Príncipe (1532) utilizou uma expressão semelhante, referindo que a sociedade julga mais pela aparência do que pela essência, pois todos veem a imagem pública, mas poucos conhecem a realidade interior.

Curiosamente, “bestial” e “besta” têm a mesma raiz latina: bestia. Enquanto a “besta” define o erro ou um comportamento grosseiro, “bestial”, devido a uma inversão semântica, passou a ser sinónimo de genialidade na gíria portuguesa.

Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível. Ao perpetuarmos este dito popular, estamos a esquecer o essencial: quem hoje é considerado “bestial” continua a ser humano, com falhas, limitações e dias maus.

Os relatos bíblicos do Domingo de Ramos revelam talvez o melhor exemplo da volatilidade: a multidão que acolheu Jesus Cristo em clima de festa e aclamação contrasta com a que, uns dias depois, exigiu com a mesma intensidade a sua condenação e morte. Esta mudança radical põe a nu a facilidade com que o aplauso se pode transformar em rejeição.

As falhas ou as más atitudes não deveriam ter o poder absoluto de apagar um percurso feito de mérito, talento e dedicação. Um comportamento errado num momento específico não anula o valor acumulado nem transforma uma pessoa em alguém incapaz. É necessário promover uma verdadeira humanização da queda, separando os atos isolados da totalidade da pessoa, desconstruindo assim a cultura do cancelamento e os julgamentos impiedosos.

Ao desconstruirmos este lugar-comum confrontamo-nos com uma verdade desconfortável sobre a nossa própria conduta:

  • Exigimos aos nossos heróis uma perfeição inumana, mas, quando eles revelam a sua fragilidade, punimo-los porque não correspondem à ilusão que nós próprios criámos.
  • Revelamo-nos extraordinariamente cruéis com aqueles que foram capazes de nos fazer felizes. Anos de alegrias, vitórias ou serviço prestado são apagados num segundo, como se a gratidão tivesse prazo de validade.
  • Somos profundamente injustos ao julgar a totalidade de uma vida pelos seus momentos menos felizes. Reumanizar quem admiramos implica aceitar que o erro faz parte da caminhada e que a memória histórica deve prevalecer sobre o linchamento público.

Desmontar o cliché é resgatar a maturidade e a empatia: reconhecer que nem os aplausos fazem de alguém imortal, nem as falhas eliminam o valor intrínseco de quem já nos havia dado razões para sorrir.

 

Todos os dias nos cruzamos com frases feitas e dogmas do senso comum. Funcionam como atalhos mentais confortáveis, mas raramente resistem a quem se atreve a questionar. É aqui que nasce o Lugar (in)comum.

Esta rubrica surge para desarmar os automatismos da linguagem e dar espaço ao espírito crítico. Queremos desmontar as certezas absolutas que bloqueiam o debate de ideias, substituindo a reflexão por muletas intelectuais que encerram as conversas antes do tempo.

Porque as palavras que repetimos moldam a forma como pensamos. E levar estes clichés demasiado a sério não é sabedoria — é uma preguiça mental que nos afasta do essencial.

 

Júlia Costa é cristã na essência, católica por tradição. Ligada à paróquia da Amadora, na Equipa de Comunicação e na Promoção da Comunidade. Mãe de uma filha, avó de três netos. Profissionalmente na área da contabilidade, embrenhada em números, mas desde sempre fascinada pela palavra. 

O 7MARGENS aceita e incentiva a reflexão e o debate livre e plural. Os textos de opinião publicados traduzem a opinião dos seus autores.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This