Channel 4 exibe documentário

Descoberta a “Capela Sistina dos Antigos”

| 3 Dez 21

A Capela Sistina dos Antigos: mãos com diversos traços e formas, que aparecem em diversos murais em Cundinamarca e Boyacá. Foto © GIPRI Colômbia.

 

O canal televisivo britânico Channel 4 vai exibir dia 12 de dezembro um documentário sobre um dos maiores sítios de arte rupestre pré-histórica descoberto no ano passado no centro-sul da Colômbia a cerca de 400 quilómetros da capital, Bogotá, em plena floresta amazónica e já conhecida como A Capela Sistina dos Antigos, noticiou The Guardian na sua edição de 29 de novembro.

A edição em língua portuguesa de dia 4 de dezembro de 2020 da radiotelevisão alemã Deutsche Welle classificava a descoberta arqueológica como sendo algo de “tirar o fôlego”, por serem pinturas a céu aberto que se estendem por “uma superfície de quase 12 quilómetros” com “dezenas de milhares de imagens de animais e humanos”.

Muitas das pinturas representam animais extintos no território da América do Sul há mais de 12.000 anos. As pinturas rupestres de Foz Côa serão anteriores, pois algumas estão datadas de 20.000 anos AC.

A Capela Sistina dos Antigos situa-se na Serranía de la Lindosa, zona durante muitos anos controlada pelos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o que impediu descobri-la e inventariá-la mais cedo. 

A Capela Sistina dos Antigos. Foto © GIPRI Colômbia.

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This