“Descoberta do século” sobre obra de Hegel na diocese de Munique

| 30 Nov 2022

Hegel retrato de 1831 de Jakob Schlesinger, WikiCommons

Retrato de Georg Friedrich Hegel, da autoria de Jakob Schlesinger (1831). Imagem da WikiCommons.

 

Acaba de ser descoberto em Munique, na Alemanha, um manancial de apontamentos de aulas de Georg Friedrich Hegel e um texto inédito sobre estética, do mesmo filósofo, de cuja existência se sabia, mas que se encontrava perdido.

O volumoso achado, que engloba quatro mil páginas, foi feito na biblioteca da diocese de Munique e Freising e anunciado pela Igreja e pelas universidades de Jena e de Bamberg, segundo notícia do diário Avvenire.

As notas das aulas de Hegel foram registadas pelo estudante Friedrich Wilhelm Carové (1789-1852), um dos primeiros alunos de Hegel em Heidelberg. Por sua vez, a descoberta das cinco pastas com a documentação de Carové foi feita pelo estudioso Klaus Vieweg, professor da Universidade Friedrich Schiller de Jena  e autor de uma biografia marcante sobre o principal expoente do idealismo alemão.

“Uma descoberta tão surpreendente e feliz – diz Vieweg – só acontece uma vez na vida e pode ser comparada à descoberta de uma partitura de Mozart”. As três instituições envolvidas não hesitam em defini-la como “a descoberta do século”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Uma coleção de livros infanto-juvenis que é uma missão para estas férias… e para o resto da vida

[O papel das estórias]

Uma coleção de livros infanto-juvenis que é uma missão para estas férias… e para o resto da vida novidade

Miúdos de férias rima com… leituras sérias. Calma: o objetivo era rimar, não assustar! Até porque os livros sobre os quais vos venho falar são, de facto, sobre temas sérios, mas não são nada aborrecidos. Ou, como diriam os miúdos a quem se dirigem: não são “uma seca”. Pelo contrário, podem ser uma lufada de ar fresco neste verão que se adivinha estar para aquecer.

Um casal em 2024

Um casal em 2024 novidade

“A D. Georgina e o Senhor Amaro comentam o trânsito dos jovens, ele irritado: isto é gente de fora, do karaté ou lá o que é, daquelas coisas chinesas de dar porrada. Ela, rancorosa: pois, deixam-nos vir para cá para aprenderem a fazer-nos mal, deviam era mandá-los a todos para a terra dele”. Um texto de Nuno Caiado, baseado num episódio real testemunhado em Lisboa.

Clientes de supermercados convidados a apoiar a Cruz Vermelha

Campanha Vale +

Clientes de supermercados convidados a apoiar a Cruz Vermelha novidade

Até ao próximo dia 26 de julho, uma nova edição da campanha Vale +, promovida pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), está a decorrer em 597 grandes superfícies de todo o país. Os clientes dos supermercados podem contribuir para esta iniciativa através da aquisição de vales monetários ou alimentares no ato de pagamento das suas compras, sendo que no próximo fim de semana, dias 20 e 21, donativos como bens alimentares e de higiene poderão ser diretamente entregues a voluntários que estarão em loja.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This