“Descoberta do século” sobre obra de Hegel na diocese de Munique

| 30 Nov 2022

Hegel retrato de 1831 de Jakob Schlesinger, WikiCommons

Retrato de Georg Friedrich Hegel, da autoria de Jakob Schlesinger (1831). Imagem da WikiCommons.

 

Acaba de ser descoberto em Munique, na Alemanha, um manancial de apontamentos de aulas de Georg Friedrich Hegel e um texto inédito sobre estética, do mesmo filósofo, de cuja existência se sabia, mas que se encontrava perdido.

O volumoso achado, que engloba quatro mil páginas, foi feito na biblioteca da diocese de Munique e Freising e anunciado pela Igreja e pelas universidades de Jena e de Bamberg, segundo notícia do diário Avvenire.

As notas das aulas de Hegel foram registadas pelo estudante Friedrich Wilhelm Carové (1789-1852), um dos primeiros alunos de Hegel em Heidelberg. Por sua vez, a descoberta das cinco pastas com a documentação de Carové foi feita pelo estudioso Klaus Vieweg, professor da Universidade Friedrich Schiller de Jena  e autor de uma biografia marcante sobre o principal expoente do idealismo alemão.

“Uma descoberta tão surpreendente e feliz – diz Vieweg – só acontece uma vez na vida e pode ser comparada à descoberta de uma partitura de Mozart”. As três instituições envolvidas não hesitam em defini-la como “a descoberta do século”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Terça, 30, às 18h

Legado de Alfredo Bruto da Costa debatido na Feira do Livro

O livro O Que Fizeste do Teu Irmão? – Um Olhar de Fé sobre a Pobreza no Mundo, de Alfredo Bruto da Costa, é o ponto de partida para o debate que, nesta terça-feira, reúne Nuno Alves, economista do Banco de Portugal e membro da direcção da Cáritas Portuguesa, com Margarida Bruto da Costa, filha do autor.

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This