Nicarágua

Dez anos de prisão para padre que deu opinião nas redes sociais

| 7 Fev 2023

padre Oscar Danilo Benavidez, Nicaragua, foto DR

Óscar Benavidez tornou-se “o primeiro padre condenado sob a figura de conspiração e cibercrimes, crimes inventados pelo regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo para prender opositores e todos aqueles que opinam contra o mesmo”. Foto: Direitos reservados.

 

A promotoria de justiça tinha pedido oito anos de prisão, mas a sentença final acabou por ser de dez. O padre Óscar Benavidez, que se encontra detido desde agosto de 2022, na Nicarágua, por suposta “conspiração para minar a integridade nacional” e por “propagação de notícias falsas” ouviu o veredito final num julgamento que terá acontecido à porta fechada no dia 24 de janeiro, e ao qual o site de notícias Despacho 505 conseguiu agora obter acesso.

O pároco da igreja do Espírito Santo, no município de Mulukukú, na Região Autónoma do Caribe Norte da Nicarágua, foi ainda condenado a pagar uma multa de 49.917 córdobas (cerca de 1.300 euros). A sentença foi proferida pela juíza  Nancy Aguirre Gudiel, chefe do Décimo Juízo da Comarca de Manágua.

A magistrada condenou-o a cinco anos pelo crime de “atentado à integridade nacional” e mais cinco anos por “propagação de notícias falsas”, após um julgamento “crivado de irregularidades”, refere o Despacho 505, acrescentando que o mesmo, apesar de público, decorreu à porta fechada e “nem sequer foi permitida a presença de um familiar”.

No passado dia 16 de janeiro, após ter sido considerado culpado, o Ministério Público havia pedido cinco anos de prisão pelo suposto crime de conspiração e três por divulgação de notícias falsas. Ou seja, oito anos, mas a juíza decidiu estabelecer um total de dez anos de reclusão.

Óscar Benavidez tornou-se, assim, “o primeiro padre condenado sob a figura de conspiração e cibercrimes, crimes inventados pelo regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo para prender opositores e todos aqueles que opinam contra o mesmo”, conclui o Despacho 505.

Recorde-se que o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, tem protagonizado uma série de ataques à Igreja Católica ao longo dos últimos meses [ver 7MARGENS].

Um relatório recente do Mecanismo para o Reconhecimento de Presos Políticos, endossado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (IACHR), citado pela Catholic News Agency, indica que o número de presos políticos na Nicarágua aumentou para 245 em janeiro de 2023.

Há atualmente nove padres acusados de “conspiração” na Nicarágua, entre os quais o bispo de Matagalpa, Rolando Álvarez, cujo processo está a decorrer.

 

Na primeira nação cristã do mundo, está a acontecer o segundo genocídio

Nagorno-Karabakh

Na primeira nação cristã do mundo, está a acontecer o segundo genocídio novidade

Não é algo que se costume referir quando se fala da Arménia, mas sem dúvida que é uma informação importante para compreender o que se passa no enclave de Nagorno-Karabakh (internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, mas governado de facto por arménios desde o colapso da União Soviética): trata-se da primeira nação do mundo a ter adotado o cristianismo como religião de Estado, no início do século IV. E o enclave, ao qual os habitantes locais chamam Artsakh, é o território ancestral de 120 mil pessoas, dos quais 98% são arménios cristãos, e lar de inúmeras igrejas e mosteiros que estão entre os mais antigos do mundo.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Vaticano anuncia

Escolhidos os temas das próximas JMJ “locais” novidade

“Alegres na esperança” (cf. Rm 12, 12) e “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (cf. Is 40, 31) são os temas escolhidos pelo Papa Francisco para as duas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que serão celebradas nas Igrejas particulares em 2023 e 2024, por ocasião da solenidade de Cristo Rei. O anúncio foi feito esta terça-feira, 26 de setembro, pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e divulgado pelo Vatican News.

O 7MARGENS no Sínodo católico em Roma

Editorial

O 7MARGENS no Sínodo católico em Roma novidade

Houve quem já comparasse a importância da assembleia sinodal da Igreja Católica, que na próxima quarta-feira, 4, se inicia em Roma, à que teve o II Concílio do Vaticano (1962-65): tal como então, estamos diante de uma assembleia magna que pretende traçar um diagnóstico do actual estado da Igreja e apontar caminhos de futuro ao nível da comunhão, participação e missão.

Servir sociedades destroçadas

Que espero do Sínodo católico? (2)

Servir sociedades destroçadas novidade

Espero que esta Assembleia-Geral seja um sinal de grande abertura para continuarmos a caminhar juntos. Que seja uma etapa de onde saiam um renovado entusiasmo e novos desafios para mais um ano de encontros, reflexão, propostas e concretizações por parte de grupos de católicos em todo o mundo. Que seja um momento de espanto para crentes e não crentes: “tanta coisa os separa, tantas opiniões opostas, tantos modos diferentes de expressar a fé e, no entanto… tanta vontade, tanto gosto, tanta certeza em permanecerem juntos”.

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo novidade

No Cristianismo o calendário litúrgico é uma importante ferramenta para organizar e estruturar os eventos e celebrações religiosas ao longo do ano, com base em acontecimentos significativos dos Evangelhos, dos santos e da história das igrejas locais e universais. Na ortodoxia o ano litúrgico inicia-se a 1 de Setembro, tendo como primeira festa, a 8 do mesmo mês, a Natividade da Virgem Maria (Esta comemoração é como uma fonte para celebrar todas as festas do Senhor abrindo a história do Evangelho – Metropolita Epifânio).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This