Ano de S. José em Coimbra

Dia do Ambiente assinalado com plantação de cedro do Líbano

| 8 Jun 2021

Plantação de um cedro do Líbano como forma de homenagear S. José no Dia Mundial do Ambiente, na paróquia de S. José, em Coimbra. Foto: Direitos reservados.

 

A Paróquia de S. José (Coimbra) assinalou, no passado sábado, o Dia Mundial do Ambiente com a plantação de um cedro do Líbano no jardim junto à igreja. Um momento que contou com a presença de Helena Freitas, professora do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, e de um grupo de crianças da catequese, do Grupo ASJ – Adolescentes de São José e de vários paroquianos.

Helena Freitas falou à jovem plateia da “necessidade de preservar as espécies em extinção e de combater as alterações climáticas, que põem em causa a sobrevivência dessas mesmas espécies”, e lembrou as palavras do Papa Francisco, segundo as quais a “nossa vida está ligada à dos outros: todos dependemos uns dos outros”.

No diálogo aberto com a professora, e conforme comunicado enviado ao 7MARGENS, “o lince ibérico e o urso polar foram alguns dos exemplos de espécies a proteger destacados pelas crianças, que demonstraram ser excelentes guardiães da Natureza e conhecer as regras básicas de proteção do planeta”. Usar cada vez menos plástico, não deitar lixo para o chão, cuidar das árvores, comer bem e utilizar energias não poluentes foram apenas alguns dos conselhos deixados pelos mais novos, segundo indica o mesmo comunicado.

A iniciativa terminou com a plantação do cedro, um gesto simbólico que se insere no conjunto de iniciativas com que a paróquia tem vindo a assinalar este ano dedicado ao seu patrono e em que “não poderia ficar esquecida a questão ambiental, tão atual e preocupante na nossa vida coletiva”, conclui o comunicado.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

À espera

[Os dias da semana]

À espera novidade

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas

Novo cargo no Vaticano

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas novidade

O bispo português Carlos Azevedo foi nomeado neste sábado para o lugar de delegado (“número dois”) do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, deixando o cargo equivalente que desempenhava no Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, que há poucas semanas passou a ser dirigido pelo também português cardeal José Tolentino Mendonça.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This