Teólogo jesuíta em Portugal

Diálogo inter-religioso não é estratégia, mas atitude existencial, diz Javier Melloni

| 22 Mai 2022

Javier Melloni: um dos mais importantes teólogos do diálogo inter-religioso está nos próximos dias em Portugal. Foto: Direitos reservados

Javier Melloni: um dos mais importantes teólogos do diálogo inter-religioso está nos próximos dias em Portugal. Foto © Direitos reservados

 

“O diálogo inter-religioso não é uma estratégia para sobreviver em tempos de forçada pluralidade, mas trata-se de uma atitude existencial que implica toda a pessoa”, diz o jesuíta catalão Javier Melloni no seu livro Para Um Tempo de Síntese – Presente e futuro das religiões (ed. Fragmenta), que acaba de ser publicado e que o próprio apresentará em Portugal, a partir desta segunda-feira, 23 de Maio, em quatro conferências públicas – que terão, ainda assim, temas e abordagens diferentes e que incluirão também a apresentação de um outro livro, editado há três meses em Portugal: O Cristo Interior (Editorial AO).

Doutorado em Teologia, Melloni é um dos mais importantes teólogos contemporâneos na área da mística comparada e do diálogo inter-religioso, na esteira do também catalão Raimon Pannikar (a quem dedica o livro) e do belga (igualmente jesuíta) Jacques Dupuis.

Professor na Faculdade de Teologia da Catalunha, também licenciado em Antropologia Cultural, e membro do grupo catalão Cristianismo e Justiça, Melloni vive na Cova de Sant Ignasi, em Manresa, onde faz acompanhamento espiritual de pessoas e reflecte sobre as diversas manifestações da experiência de Deus.

Enquanto experiência espiritual, o diálogo inter-religioso pode resumir-se com cinco características, propostas por Melloni no livro Para Um Tempo de Síntese: é desde logo “uma palavra desarmada”, que deve “cuidar a própria maneira de falar para que não se exalte a própria tradição nem se desprezem as outras tradições”; é também “uma palavra despojada”, talvez o seu “paradoxo mais radical”, já que tem de se despojar da pretensão de absoluto do Absoluto que se proclama”; é ainda “uma palavra descentrada”, que procura não a troca de informação mas “o encontro com o outro”.

O diálogo inter-religioso é “uma palavra silenciosa”: para que seja uma manifestação de Deus deve “nascer do silêncio e ser partilhada em silêncio”. E, finalmente, é “uma palavra criadora” que, depois de desalojar o espaço da identidade pessoal e colectiva, produzirá “a fecundidade di encontro inter-religioso”, um dos “maiores desafios espirituais que hoje são colocados às religiões”.

Ao longo do livro Javier Melloni aborda a questão das alteridades, da partilha de plenitudes como alternativa à competição “entre totalidades”, das interpenetrações entre Oriente e Ocidente (falando do ioga, do budismo, da new age ou da mística) e de quatro co-inspirações: a integração cosmoteândrica e as vias mística, ética e ecológica.

As conferências desta semana em Portugal serão sobre o diálogo entre as religiões (segunda, 23, Centro Universitário Padre António Vieira, em Lisboa, às 21h30), a interioridade e a oração (Casarão, Évora, dia 24 às 21h30) e o mundo num tempo pós-pandemia (Centro de Reflexão e Encontro Universitário, no Porto, dia 25, às 21h30). A sua última conferência, no Centro Universitário Manuel da Nóbrega, em Coimbra, (dia 26, às 21h30) terá como tema “De Inácio de Loiola para um mundo globalizado”, tendo em conta que a Companhia de Jesus se encontra a celebrar o Ano Inaciano, que evoca a conversão do fundador dos jesuítas e se prolonga até 31 de Julho próximo.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This