Diários de quarentena (43): Fechados em casa com uma janela para o mundo

| 29 Abr 20

Paróquia da Vera-Cruz, em Aveiro, com novo site e novas formas de viver a comunidade

Igreja paroquial Vera-Cruz. Aveiro

Igreja paroquial Vera-Cruz. Aveiro. Foto: Direitos reservados

Guardado na gaveta estava um projeto de um novo site para a paróquia da Vera-Cruz, em Aveiro. As limitações de tempo eram sempre a desculpa para que tal acontecesse mas, em tempo de isolamento social e reunidas as vontades entre o pároco e a equipa de comunicação, a ideia foi sendo concretizada com mais vigor, intensidade e assertividade.

Todos concordavam com a necessidade de ter um site novo, mais moderno e atual, e nasceu o sonho de o colocar online no Domingo de Páscoa. Uma novidade no dia tão importante para todos os cristãos e, de forma muito especial, para os paroquianos.

O site estava desenhado, pensado e sonhado. Concretizou-se. Assim, apresentou-se ao público no domingo de Páscoa, dia 12 de abril, anunciado primeiro junto aos sinos da paróquia, pela manhã, e depois divulgado no final da eucaristia.

Uma janela aberta ao mundo que mostra as dinâmicas em que a Vera-Cruz atua, na Caridade, na Espiritualidade, na Família ou na Palavra, as quatro grandes áreas que saltam à vista quando se visita a página, em tons de azul e laranja.

Além de toda a dinâmica paroquial, da apresentação do pároco, dos dois diáconos e a história da paróquia citadina com 400 anos, destacam-se ainda os serviços online de cartório paroquial ou do envio do Canal, boletim semanal da paróquia.

Site da paróquia da Vera-Cruz. Aveiro

Uma das imagens do site. 

 

Com o site apresentado, a equipa de comunicação paroquial trabalha agora na sua melhor divulgação para que não fique parado no tempo mas vá sendo espelho do caminho de vivências e experiências da Vera-Cruz, nas mais variadas dinâmicas. Além disso, será sempre a porta de entrada virtual que a todos quer acolher, como um dia cada um de nós ali foi acolhido na igreja matriz.

Durante este período que se impõe estar mais em casa, a paróquia ainda reforçou a sua presença nas redes sociais – como Instagram e Youtube. Tem tido a preocupação de lançar vídeos, textos de reflexão, propostas formativas e momentos de oração familiar e em direto. O Facebook continua a ser uma forma fácil de informação e publicação de muitas das propostas para este tempo.

A transmissão das eucaristias e outros momentos orantes têm sido conseguidos também com a participação em direto de famílias da comunidade, ajudando assim a sentir mais de perto a presença ativa nas celebrações e a quebrar o distanciamento que se vive.

 

N.V., Equipa de Comunicação da Paróquia da Vera-Cruz

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This