Essen

Diocese alemã confia batismo a mulheres leigas

| 15 Mar 2022

Bispo Franz-Josef Overbeck. Foto © Heinrich-Böll-Stiftung from Berlin, Deutschland, CC BY-SA 2.0 , via Wikimedia Commons

Bispo Franz-Josef Overbeck: a medida vigora para já por três anos. Foto © Heinrich-Böll-Stiftung, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons.

 

As mulheres passaram a poder conferir o sacramento do batismo na diocese católica de Essen, na Alemanha, uma decisão do bispo local que teve em conta a falta de padres.

Um comunicado desta segunda-feira, 14, citado pela agência Associated Pressdá conta que o bispo Franz-Josef Overbeck encarregou 18 ministros leigos – entre as quais 17 mulheres – de conferir o sacramento do batismo, no decorrer de uma cerimónia realizada no último fim de semana.

“Repetidas vezes, a Igreja reagiu a circunstâncias externas nos últimos 2000 anos”, disse Theresa Kohlmeyer, que dirige o departamento de fé, liturgia e cultura da diocese.

A medida que vigorará agora por três anos, institui uma prática que já é facultada excecionalmente a leigos, desde que em situação extrema, como perigo de vida. O artigo 861 do Código de Direito Canónico estabelece que, “na ausência ou impedimento do ministro ordinário, o catequista ou outra pessoa designada para essa função pelo Ordinário local, ou, em caso de necessidade, qualquer pessoa com justa intenção, confere licitamente o batismo”.

 

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe

Nove dias após a sua morte numa prisão russa

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe novidade

O corpo do líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi entregue à sua mãe, informou ontem, sábado, Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anti-Corrupção de Navalny e um dos seus principais assessores na sua conta de Telegram. O responsável agradeceu a “todos” os que apelaram às autoridades russas para que devolvessem o corpo de Navalny à sua mãe, citado pela Associated Press.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos

Como preparação para a segunda sessão do Sínodo

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos novidade

Os bispos católicos da Bélgica enviaram às dioceses e comunidades locais do seu país uma carta no dia 16 de fevereiro sugerindo a reflexão sobre dois temas ministeriais, a ordenação sacerdotal de homens casados e a instituição de mulheres diaconisas, como forma de preparação dos trabalhos da segunda sessão do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma em outubro próximo.

Cristo Cachorro, versão 2024

Cristo Cachorro, versão 2024 novidade

Invejo de morte a paixão que os cartazes da Semana Santa de Sevilha conseguem despertar. Os sevilhanos importam-se com a sua cidade, as festas e com a imagem que o cartaz projecta, se bem que com o seu quê de possessivo, mas bem melhor que a apatia. Não fossem frases como “É absolutamente uma vergonha e uma aberração” e as missas de desagravo e o quadro cartaz deste ano teria passado ao lado.

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This