Essen

Diocese alemã confia batismo a mulheres leigas

| 15 Mar 2022

Bispo Franz-Josef Overbeck. Foto © Heinrich-Böll-Stiftung from Berlin, Deutschland, CC BY-SA 2.0 , via Wikimedia Commons

Bispo Franz-Josef Overbeck: a medida vigora para já por três anos. Foto © Heinrich-Böll-Stiftung, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons.

 

As mulheres passaram a poder conferir o sacramento do batismo na diocese católica de Essen, na Alemanha, uma decisão do bispo local que teve em conta a falta de padres.

Um comunicado desta segunda-feira, 14, citado pela agência Associated Pressdá conta que o bispo Franz-Josef Overbeck encarregou 18 ministros leigos – entre as quais 17 mulheres – de conferir o sacramento do batismo, no decorrer de uma cerimónia realizada no último fim de semana.

“Repetidas vezes, a Igreja reagiu a circunstâncias externas nos últimos 2000 anos”, disse Theresa Kohlmeyer, que dirige o departamento de fé, liturgia e cultura da diocese.

A medida que vigorará agora por três anos, institui uma prática que já é facultada excecionalmente a leigos, desde que em situação extrema, como perigo de vida. O artigo 861 do Código de Direito Canónico estabelece que, “na ausência ou impedimento do ministro ordinário, o catequista ou outra pessoa designada para essa função pelo Ordinário local, ou, em caso de necessidade, qualquer pessoa com justa intenção, confere licitamente o batismo”.

 

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós

Dia das Ruas com Gente em vez de Dia Sem Carros

Pedalar por amor, com o mundo dentro de nós novidade

Chamam-lhe o Dia Europeu Sem Carros. Eu diria que lhe deveríamos chamar, ao 22 de Setembro, o Dia Europeu das Ruas com Gente. Não estamos a tirar nada, apenas vislumbramos, por umas horas, no canto dos pássaros desocultado pelo silenciar dos motores, no ar límpido, e na alegria das crianças e dos velhos que assomam à rua, como poderia ser a cidade se nos devolvessem o espaço que o uso indiscriminado do automóvel nos roubou. 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza

ONU aquém das metas

Mil e duzentos milhões de pessoas vivem ainda na pobreza novidade

Eleva-se a 1,2 mil milhões o número de pessoas que ainda viviam na pobreza em 2022, e calcula-se em 680 milhões, ou seja, cerca de 8 por cento da população mundial, aquelas que ainda enfrentarão a fome até ao final da década. Isto apesar dos compromissos assumidos pela ONU, em 2015, de combater a pobreza e a fome no mundo, e apostar decididamente no desenvolvimento sustentável.

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto

Memorial a construir na Bielorrússia

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto novidade

Há mais de 80 anos, milhares de lápides que descansavam no grande cemitério judaico de Brest-Litovsk, na Bielorrússia (sabe-se que ali estariam enterrados cerca de 50 mil judeus), foram profanadas e usadas ​​para outros fins. Cerca de 1.200 lápides (ou o que sobrou delas) foram descobertas nos últimos 20 anos e agora uma instituição de caridade com sede no Reino Unido, a The Together Plan, decidiu devolvê-las ao seu local de origem, onde irá construir um memorial que homenageie esta comunidade brutalmente extinta.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This