Essen

Diocese alemã confia batismo a mulheres leigas

| 15 Mar 2022

Bispo Franz-Josef Overbeck. Foto © Heinrich-Böll-Stiftung from Berlin, Deutschland, CC BY-SA 2.0 , via Wikimedia Commons

Bispo Franz-Josef Overbeck: a medida vigora para já por três anos. Foto © Heinrich-Böll-Stiftung, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons.

 

As mulheres passaram a poder conferir o sacramento do batismo na diocese católica de Essen, na Alemanha, uma decisão do bispo local que teve em conta a falta de padres.

Um comunicado desta segunda-feira, 14, citado pela agência Associated Pressdá conta que o bispo Franz-Josef Overbeck encarregou 18 ministros leigos – entre as quais 17 mulheres – de conferir o sacramento do batismo, no decorrer de uma cerimónia realizada no último fim de semana.

“Repetidas vezes, a Igreja reagiu a circunstâncias externas nos últimos 2000 anos”, disse Theresa Kohlmeyer, que dirige o departamento de fé, liturgia e cultura da diocese.

A medida que vigorará agora por três anos, institui uma prática que já é facultada excecionalmente a leigos, desde que em situação extrema, como perigo de vida. O artigo 861 do Código de Direito Canónico estabelece que, “na ausência ou impedimento do ministro ordinário, o catequista ou outra pessoa designada para essa função pelo Ordinário local, ou, em caso de necessidade, qualquer pessoa com justa intenção, confere licitamente o batismo”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Evangelizar nas redes sociais 

Evangelizar nas redes sociais  novidade

  Acolhendo a desafiante exortação do Papa Francisco aos participantes no Congresso Mundial da Signis – Associação Católica Mundial para a Comunicação – que decorre em Seul, de 16 a 19 de Agosto de 2022, decidi-me a revisitar a minha presença nas redes sociais e...

Católicos temem ausência de liberdade no debate de temas cruciais

Contributo dos Bispos Alemães para o Sínodo

Católicos temem ausência de liberdade no debate de temas cruciais novidade

As sínteses das dioceses referem a existência de “dúvidas de que uma reflexão aberta possa ocorrer dentro da igreja” num clima “livre de ansiedade” sobre “os assuntos tabus relacionado com a sexualidade (contraceção, aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo…)”, lê-se no relatório final que a Conferência dos Bispos Alemães (GBC, no acrónimo em língua inglesa) enviou para Roma como contributo para o Sínodo dos Bispos de 2023.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This