
Bispo Franz-Josef Overbeck: a medida vigora para já por três anos. Foto © Heinrich-Böll-Stiftung, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons.
As mulheres passaram a poder conferir o sacramento do batismo na diocese católica de Essen, na Alemanha, uma decisão do bispo local que teve em conta a falta de padres.
Um comunicado desta segunda-feira, 14, citado pela agência Associated Press, dá conta que o bispo Franz-Josef Overbeck encarregou 18 ministros leigos – entre as quais 17 mulheres – de conferir o sacramento do batismo, no decorrer de uma cerimónia realizada no último fim de semana.
“Repetidas vezes, a Igreja reagiu a circunstâncias externas nos últimos 2000 anos”, disse Theresa Kohlmeyer, que dirige o departamento de fé, liturgia e cultura da diocese.
A medida que vigorará agora por três anos, institui uma prática que já é facultada excecionalmente a leigos, desde que em situação extrema, como perigo de vida. O artigo 861 do Código de Direito Canónico estabelece que, “na ausência ou impedimento do ministro ordinário, o catequista ou outra pessoa designada para essa função pelo Ordinário local, ou, em caso de necessidade, qualquer pessoa com justa intenção, confere licitamente o batismo”.