Carta pastoral do arcebispo

Diocese de Braga retoma assembleias sinodais

| 14 Set 2022

José Cordeiro, Braga

O arcebispo de Braga, José Cordeiro, pretende que a sinodalidade se vá desenvolvendo em toda a vida da Igreja arquidiocesana. Foto © DACS/Braga.

 

A Arquidiocese de Braga tem já marcada uma segunda assembleia sinodal para dar continuidade a alguns aspetos da síntese diocesana. Terá lugar em Guimarães, em 26 de novembro próximo. A confirmação acaba de surgir na primeira carta pastoral do arcebispo José Cordeiro, na qual a sinodalidade é, precisamente, o ponto mais destacado.

O arcebispo cita a equipa sinodal diocesana, que considera que o objetivo principal da primeira fase do Sínodo sobre a Sinodalidade foi alcançado: “infundir nas comunidades e realidades eclesiais este espírito de sinodalidade”, na expetativa de que ele se prolongue no tempo. “Algumas sínteses referem mesmo a vontade de repetirem os encontros sinodais”, sublinha-se.

José Cordeiro cita do Papa Francisco uma passagem significativa da exortação apostólica Evangelii Gaudium (n. 27): “Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à auto preservação”.

Prosseguindo uma associação entre sinodalidade e proximidade, patente na parábola do samaritano, que já vinha do anterior arcebispo Jorge Ortiga, José Cordeio afirma o desejo de que essa sinodalidade se vá desenvolvendo em toda a vida da Igreja arquidiocesana – órgãos de consulta, departamentos, serviços, unidades pastorais, paróquias, movimentos, comunidades de vida consagrada e piedade popular.

A proximidade passará ainda, afirma o responsável pela diocese de Braga, por, dentro das “possibilidades e limitações” escutar também “outras realidades da pastoral antropológica e territorial: sociais, políticas, económicas e culturais”, assim como “outras pessoas que raramente são ouvidas: os pobres, os reclusos, os vulneráveis, os excluídos, os migrantes, as pessoas portadoras de deficiência, as minorias étnicas e as outras periferias existenciais que são invisíveis na cidade, na vila ou na aldeia”.

A carta pastoral dedica um segundo ponto ao envolvimento da diocese na Jornada Mundial da Juventude, sem estabelecer qualquer conexão com o processo sinodal, referindo particularmente três momentos especiais: a peregrinação dos símbolos da Jornada, de 28 de janeiro a 29 de fevereiro de 2023, que será acompanhada pelos bispos; o acolhimento de jovens de outras dioceses do mundo, de 26 a 30 de julho seguinte; e a participação na Jornada em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.

Os restantes pontos são dedicados, entre outros aspetos, ao ano litúrgico que passa a coincidir com o ano pastoral; às visitas pastorais, que se iniciarão em 27 de novembro próximo (e incluirão uma visita à Paróquia de Ócua na Diocese de Pemba, em Moçambique, que está sob a responsabilidade de agentes de pastoral de Braga); à escuta e à formação (retomando alguns pontos da síntese diocesana e sugerindo a criação de um dia [semanal?] de escuta, a cargo de um membro dessa comunidade).

 

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua

Capitão Barros Basto

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua novidade

A família do capitão Arthur Barros Basto, fundador da Comunidade Judaica do Porto e falecido em 1961, vai endurecer a luta que dura há já três gerações pela reintegração póstuma do ex-oficial no Exército, de onde foi expulso em 1937. Em comunicado enviado às redações esta segunda-feira, 20 de março, a sua neta, Isabel Barros Lopes, garante que irá avançar até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos caso o assunto não seja resolvido em Portugal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite

De abril a outubro

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite novidade

A iniciativa “Museus à noite” está de volta ao Vaticano. A partir de 14 de abril e até 20 de outubro, às sextas-feiras, os Museus do Vaticano vão estar abertos até às 22h30 e quem os visitar neste horário alargado terá direito a assistir a um concerto protagonizado por alunos dos diversos conservatórios de música italianos, ou por uma de três bandas sinfónicas.

“um dia, quando cresceres, vais perceber”

“um dia, quando cresceres, vais perceber” novidade

Hoje, escrevo sobre um filme belo de certa maneira, de quando ainda se telefonava numa cabine telefónica e as férias e divertimentos, apesar de tudo, eram mais vagarosos. Tão estranho aos ritmos de hoje. É um filme que vale a pena ver, mesmo se nos deixa pendurados a pensar naquela porta que vai e vem… (Crítica de Manuel Mendes)

Precisamos de terapias neuroteológicas

Precisamos de terapias neuroteológicas novidade

Desde que saiu o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica que a atenção das nossas comunidades e da sociedade civil se volta para todos os desenvolvimentos que resultam desse processo. Queremos acção como sinal do apoio incondicional a dar às vítimas e pelo sentido de haver alguma justiça. (Opinião de Miguel Panão)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This