Para encontro ecuménico

Diocese de Marselha confirma visita do Papa em setembro

| 14 Abr 2023

Vista aérea sobre Marselha, com a basílica de Notre-Dame de la Garde ao centro, onde Francisco irá participar numa celebração inter-religiosa em setembro. Foto © Basilique Notre Dame de la Garde.

 

O Vaticano ainda não fez o anúncio oficial, mas a diocese de Marselha acaba de confirmar: o Papa Francisco aceitou o convite do cardeal Jean-Marc Aveline “para viajar a Marselha, onde concluirá os Encontros do Mediterrâneo em 23 de setembro de 2023”. Trata-se de um evento ecuménico que irá reunir naquela cidade francesa mais de cem representantes das Igrejas das cinco margens do Mediterrâneo.

De acordo com um comunicado da diocese de Marselha, os participantes (dos quais metade serão jovens) irão discutir a atual situação política, económica e os desafios ambientais da região do Mediterrâneo, procurando soluções para os problemas “voltadas para a paz e a reconciliação, com foco especial no papel que as Igrejas desempenham no processo”.

No mesmo comunicado, a diocese de Marselha avança ainda que a agenda da visita do Papa incluirá uma oração inter-religiosa na icónica basílica de Notre-Dame de la Garde, bem como um encontro com jovens e bispos do Mediterrâneo, e ainda uma missa pública.

Os Encontros do Mediterrâneo irão decorrer em Marselha de 18 a 24 de setembro, período durante o qual a cidade pretende assumir-se como “cidade-laboratório da fraternidade”, acolhendo inúmeras iniciativas de cariz cultural e religioso, nomeadamente exposições, concertos, debates, visitas guiadas a locais de culto, e testemunhos de elementos pertencentes a diferentes Igrejas. São parceiros do evento a Comunidade de Sant’Egídio, o Movimento dos Focolares e a Comunidade de Taizé, entre outros.

“Antecipando este grande evento, rezamos pela rápida recuperação da saúde do Santo Padre e pela fecundidade de sua missão”, diz a nota publicada no site da diocese, aludindo à recente infeção respiratória que levou ao internamento de Francisco há duas semanas, e que levou muitos a questionarem se o Papa iria manter os compromissos agendados para breve, nomeadamente a viagem à Hungria no final deste mês.

Até ao momento, não há qualquer indicação de que a visita à Hungria – prevista para os dias 28 a 30 de abril – seja cancelada e os preparativos continuam a avançar conforme planeado, refere o jornal Crux, avançando ainda que o porta-voz do vaticano, Matteo Bruni, afirmou que tanto a visita a Marselha quanto a potencial visita à Mongólia estão “em diferentes estágios de estudo”, mas nenhuma delas foi formalmente anunciada.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This