Recenseamento da prática dominical

Diocese de Setúbal realiza novo inquérito aos fiéis

| 17 Mai 2024

Cardeal Américo Aguiar em celebaração de Crisma na diocese de Setúbal. Foto Ricardo PernaDiocese de Setúbal

O cardeal Américo Aguiar pretende “produzir um estudo aprofundado e multidisciplinar e uma proposta de nova organização administrativa do conjunto diocesano” em Setúbal. Foto © Ricardo Perna/Diocese de Setúbal

 

Elaborar um retrato das comunidades que permita entender a melhor forma da diocese delinear o seu programa pastoral, indo ao encontro das necessidades de cada um dos fiéis. É este o grande objetivo de um “recenseamento da prática dominical” que a diocese de Setúbal realizará este fim de semana, dias 18 e 19 de maio. Consistirá num breve inquérito de nove perguntas que será distribuído durante as missas em todas as igrejas da diocese.

Todos os presentes nas missas poderão responder a este inquérito, desde que tenham pelo menos seis anos de idade. Será possível responder ao inquérito no telemóvel, através de um código QR, procurando assim minimizar o impacto ambiental, mas também haverá inquéritos disponíveis em papel, para que quem não se encontre à vontade com as novas tecnologias não deixe de participar.

Outro dado importante é o de que este documento não poderá ser preenchido fora deste contexto, ou seja, fora das missas, aspeto que a diocese justifica com o argumento de que este método permitirá mapear o censo efetivo da participação dominical na missa.

O comunicado da diocese, enviado ao 7MARGENS, refere ainda que este trabalho está a ser coordenado pela Comissão Diocesana do Novo Mapa, criada pelo bispo de Setúbal, cardeal Américo Aguiar, para estudar a reformulação dos limites das paróquias e outras jurisdições territoriais no espaço da diocese de Setúbal.

“Produzir um estudo aprofundado e multidisciplinar e uma proposta de nova organização administrativa do conjunto diocesano, com a sua fundamentação técnica e pastoral” é outro dos objetivos deste estudo, cuja preparação se iniciou em fevereiro deste ano, com a realização de um inquérito às paróquias.

Prevê-se que fique concluído até fevereiro de 2025, ainda durante as comemorações dos 50 anos da criação da diocese de Setúbal, criada pela bula Studentes Nos do Papa Paulo VI, a 16 de julho de 1975.

Guerra e Paz: angústias e compromissos

Um ensaio

Guerra e Paz: angústias e compromissos novidade

Este é um escrito de um cristão angustiado e desorientado, e também com medo, porque acredita que uma guerra devastadora na Europa é de alta probabilidade. Quando se chega a este ponto, é porque a esperança é já pequena. Manda a consciência tentar fazer o possível por evitar a guerra e dar uma oportunidade à paz. — ensaio de Nuno Caiado

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados novidade

Estou na Calábria com vista para a Sicília e o vulcão Stromboli ao fundo. Reunião de Coordenadores das Redes Internacionais do Graal. Escolhemos reunir numa propriedade de agroturismo ecológico, nas escarpas do mar Jónio, da antiga colonização grega. Na Antiguidade, o Mar Jónico foi uma importante via de comércio marítimo.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This