Caso tem mais de 30 anos

Diocese do Algarve investiga denúncia de abuso sexual

| 27 Nov 2021

“Telmo Simão, que se apresentou como vítima e que teria sido abusado por um capelão militar em serviço no Algarve.”  Foto © Pixabay

 

A Diocese do Algarve confirmou que está a investigar uma denúncia de abuso sexual de menores que terá ocorrido no seu território, há mais de trinta anos.

A denúncia foi feita no programa de Manuel Luís Goucha na TVI por Telmo Simão, que se apresentou como vítima e que teria sido abusado por um capelão militar em serviço no Algarve, enquanto o menor residia na Casa dos Rapazes, uma instituição particular de solidariedade social.

Telmo terá sido internado na Casa aos 9 anos. No programa, resume a Renascença, relatou que foi abusado por residentes mais velhos, mas também “por monitores que lá trabalhavam com crianças e por um capelão do exército”. Segundo ele, os casos nunca foram denunciados porque as crianças “levavam porrada” se o fizessem, e “a própria instituição protegia” os agressores.

Na sequência destas acusações públicas, o bispo do Algarve, Manuel Quintas, convocou a Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis e informou que “comunicou o caso à Congregação da Doutrina da Fé, deu disso conhecimento ao Ministério Público da Comarca de Faro e determinou a realização de uma investigação prévia, nos termos canónicos, para averiguar da credibilidade da denúncia produzida”.

Num comunicado, que pode ser lido na Folha de Domingo, o jornal da Diocese, o bispo assegura que esta nunca recebeu qualquer denúncia sobre nenhum caso, nem antes nem depois da revelação feita no programa, tendo depois envidado esforços para contactar Telmo Simão e marcar um primeiro encontro com ele. O padre acusado colocou-se de imediato à disposição para quaisquer esclarecimentos.

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This