AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Polónia

Diocese pede desculpa por questionar se vítima de abuso sexual teria tido prazer na relação

| 19/01/2022

Foi na igreja de Sta Mª Madalena, Międzybrodzie Bialskie, Polónia, que alegadamente sucederam os abusos referidos. Foto © Petrus Silesius/Wikimedia Commons.

 

A diocese polaca de Bielsko-Zywiec, no sul do país, pediu desculpa pelo facto de o seu advogado ter solicitado ao tribunal que determinasse se um homem, vítima de abuso sexual quando era criança por parte de um padre católico, seria homossexual e se o contacto sexual lhe teria proporcionado prazer, avançou esta quarta-feira, 19, a UCA News.

“Desejamos enfatizar inequivocamente que não procuramos diminuir a responsabilidade do autor que cometeu crimes contra um menor, muito menos culpar a pessoa prejudicada”, afirmou a diocese de Bielsko-Zywiec em comunicado.

Katarzyna Sroczynska, porta-voz da Wounded in the Church (em português, “Feridos na Igreja”), uma organização de defesa das vítimas de abuso, considera que o sucedido mostra como “a Igreja institucional ainda tem um longo caminho a percorrer – precisa de uma mudança total de mentalidade e consciência”.

“Mais uma vez, temos que falar e explicar porque é que a violência sexual contra crianças, sejam quais forem as circunstâncias, é profundamente prejudicial”, concluiu.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime novidade

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.