Direitos Humanos
Expulsões e detenções ilegais
Amnistia denuncia abusos contra migrantes na Lituânia novidade
Expulsões, detenções ilegais e abusos contra refugiados e migrantes na Lituânia estão a preocupar os ativistas de direitos humanos, nomeadamente a Amnistia Internacional, que publicou agora um relatório sobre a situação que se vive neste capítulo naquele país báltico.
Mês do orgulho
Igreja católica dá sinais de mudança em relação à comunidade LGBTQ novidade
“Neste mês do orgulho, a Igreja Católica mostra mudanças claras, embora subtis, em direção ao acolhimento de pessoas LGBTQ” é o título do artigo assinado por Claire Giangravé, jornalista da agência Religion News Service. A mensagem de inclusão que o Papa Francisco tem feito sobre as pessoas marginalizadas teve um efeito de cascata na Igreja.
Contra conteúdo de ódio
Muçulmanos australianos processam Twitter
A Australian Muslim Advocacy Network (AMAN), um grupo de defesa dos muçulmanos australianos, apresentou uma queixa contra o Twitter na Comissão de Direitos Humanos de Queensland, acusando o site de não tomar medidas contra contas que incitam ao ódio.
Bispos sobre incidentes em Melilla
Não a mais mortes nas fronteiras
“Não são invasores, são seres humanos que procuram chegar à Europa fugindo da guerra e da fome” lembram os bispos da Conferência Episcopal Espanhola numa nota a propósito dos graves incidentes em Melilla, durante os quais foram mortos pelo menos 23 migrantes.
Acolher sem porquês
Eu e o meu namorado vivemos na Alemanha e decidimos desde o início da guerra na Ucrânia hospedar refugiados em nossa casa. Pensámos muito: nenhum de nós tem muito tempo disponível e sabíamos que hospedar refugiados não é só ceder um quarto, é ceder paciência, muita paciência, compreensão, ajuda com documentos…
Pontificado de Pio XII e o nazismo
Papa abre acesso a 40 mil documentos sobre os judeus
O Vaticano decidiu abrir o acesso ao público em geral de cerca de 170 volumes de documentos relativos aos judeus e referentes ao pontificado do Papa Pio XII. Trata-se da documentação completa da atividade pontifícia, compreendendo cerca de 40 mil arquivos digitais, que podem agora ser acedidos online.
Estrangeiros discriminados
Arábia Saudita: meio milhão afetado por demolições em larga escala
A Amnistia Internacional denunciou o plano de demolição de habitações e de desalojamento em grande escala, levado a cabo por Mohammad bin Salman, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita. A organização refere que este plano “viola as normas internacionais dos direitos humanos e está a discriminar os cidadãos estrangeiros.
Muçulmanos também são vítimas
Mais de 200 casos de violência contra os cristãos desde Janeiro na Índia
Os episódios de violência contra cristãos na Índia continuam a crescer e, de acordo com o Forum Cristão Unido, que reúne diversas entidades religiosas da Índia, só desde o início do ano já se registaram mais de duas centenas de incidentes. Também os muçulmanos são vítimas crescentes de violência.
Venda de medalha do prémio
Nobel da Paz russo angaria 98 milhões para ajudar crianças ucranianas
Quase 100 milhões de euros foi quanto valeu a medalha do Prémio Nobel da Paz 2021 atribuída ao chefe de redação do jornal russo Novaya Gazeta, Dmitri Mouratov, para apoiar as crianças deslocadas pela guerra na Ucrânia.
Deportações de migrantes
“Esta política imoral envergonha a Grã-Bretanha”
A Igreja anglicana considerou a deportação de migrantes e refugiados para o Ruanda, decidida pelo governo de Boris Johnson, como uma política vergonhosa, não para o país de destino, que recupera de um genocídio, mas para a Grã-Bretanha.
Reunião ecuménica
Igrejas denunciam agressão militar contra a Ucrânia
Participantes de iniciativa do CMI reafirmaram a rejeição da guerra como um ato contrário à vontade de Deus, e do uso da força militar mortífera como meios para resolver conflitos, seja na Ucrânia ou em qualquer outro lugar. Ortodoxos russos estiveram ausentes.
Em Lisboa
Exposição de alunos evoca Aristides de Sousa Mendes
Uma exposição preparada por alunos da escola Delfim Santos, de Lisboa, nas áreas de Português e Educação Visual, será inaugurada na manhã desta quarta-feira, 15, no Palácio Beau-Séjour (Estrada de Benfica, 368), na capital, pretendendo recordar a acção de Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus em fuga das perseguições nazis durante a Segunda Guerra Mundial e assinalando o dia da Consciência.
Decisão do governo local
No Punjab, limpar esgotos deixa de ser tarefa das minorias
O governo provincial do Punjab, no Paquistão, emitiu uma notificação oficial proibindo que nos anúncios oficiais de trabalho seja feita alguma referência exigindo que, para determinadas funções, mais humilhantes, como a limpezas das ruas ou dos esgotos, apenas possam candidatar-se indivíduos pertencentes à religião cristã ou a outras minorias religiosas no país.
Nova Inglaterra
Metodistas contra “apartheid” imposto por Israel
A conferência anual da Igreja Metodista Unida da Nova Inglaterra (EUA) condenou, numa resolução aprovada no sábado 11 de junho, “o sistema de apartheid institucionalizado pelo governo israelita na Terra Santa” e pediu “ao governo dos EUA para condicionar o financiamento a Israel ao compromisso de desmantelar o seu sistema de apartheid e reconhecer todos os direitos devidos aos palestinos”.
Direitos Humanos
Rússia não pode proibir Testemunhas de Jeová, diz Tribunal Europeu
O Tribunal Europeu de Direitos Humanos decidiu que é ilegal a Rússia proibir as Testemunhas de Jeová, bem como as suas publicações impressas, revistas e site oficial, anunciou em comunicado o Departamento de Informação Pública das Testemunhas de Jeová, que qualificou de “histórica” a decisão anunciada a 7 de Junho.
Reunião do Verbo Divino
Missionários impedidos de entrarem em Moçambique
As autoridades moçambicanas travaram a entrada no país a 50 missionários do Verbo Divino que iam participar a 22 de maio num encontro internacional desta congregação da Igreja Católica, denunciou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Denúncia da Amnistia
Jornalistas bielorrussos em julgamento “fraudulento”
Um tribunal bielorrusso começou a julgar um caso contra a agência BelaPAN e três jornalistas: a sua editora executiva, Iryna Leushyna, o antigo diretor, Dzmitry Navazhylau, e o antigo diretor adjunto, Andrey Alyaksandrau — bem como a sua parceira, Iryna Zlobina — estão acusados, entre outras coisas, de criar um “grupo extremista”.
“Abra a cortina, por favor!”
Fechar a cortina não é a solução, mesmo quando o que vemos seja por vezes tão avassalador e nos faça sentir tão incapazes. Fechar a cortina não apaga absolutamente nada, ela só esconde a necessidade do outro e revela o nosso coração.
Prémio Martin Ennals
Padre Swamy vence a título póstumo “Nobel” dos direitos humanos
Stan Swamy foi o vencedor póstumo do prémio Martin Ennals, considerado como o Nobel para os defensores dos direitos humanos. Este padre jesuíta indiano, que era um ativista dos direitos indígenas, morreu sob custódia em julho de 2021, e foi agora homenageado pela Fundação Martin Ennals, com sede em Genebra, na Suíça.
Amnistia Internacional denuncia
Prisões arbitrárias, tortura e maus-tratos em El Salvador
Há uma crise de direitos humanos em El Salvador, alerta a Amnistia Internacional (AI). “As autoridades salvadorenhas têm cometido violações de direitos humanos em grande escala, incluindo milhares de prisões arbitrárias e violações do direito a um julgamento justo, bem como tortura e maus-tratos, e pelo menos 18 pessoas morreram sob custódia do Estado”, denunciou a organização não governamental em comunicado enviado esta quinta-feira, 2 de junho, às redações.
Resgate de migrantes
SOS Méditerranée salva seis grávidas migrantes no alto mar
O navio da organização humanitária SOS Mediterranée, Ocean Viking, teve de esperar semana e meia com cerca de 300 pessoas resgatadas do mar, algumas delas em situação de risco, até que lhe fosse designado o porto onde ancorar. Nunca tinha sido necessário esperar tanto tempo para levar os sobreviventes para terra.
Apelo à ação imediata
OMS e igrejas juntas para discutir crise alimentar
Sobre a mesa de uma reunião organizada pelo Conselho Mundial de Igrejas esteve a discussão da crise alimentar global que a guerra na Ucrânia exacerbou e trouxe à tona, mas também pistas e soluções uma vez que a humanidade pode e deve tomar medidas corretivas neste campo, no da justiça económica e da crise climática.
Antes das eleições em Angola
Amnistia denuncia repressão de organizações civis
Segundo a organização de defesa de direitos humanos, as autoridades angolanas estão a reforçar o controlo sobre os direitos à liberdade de reunião e de associação pacífica, impedindo a realização de reuniões da sociedade civil antes das eleições gerais de agosto.
Líder das Mães da Praça de Maio
“O Papa Francisco fez-me redescobrir a fé”
“Eu tinha perdido completamente a fé e, graças ao Papa Francisco, redescobri-a”. A revelação acaba de ser feita pela diretora da Associação das Mães da Praça de Maio, Hebe Bonafini, falando da sua relação com o Papa, desde que este iniciou o seu ministério no Vaticano, em 2013.
[Os dias da semana]
“A grande substituição”
Outras teorias da conspiração não têm um balanço igualmente inócuo para apresentar. Uma delas defende que estamos perante uma “grande substituição”; não ornitológica, mas humana. No Ocidente, sustentam, a raça branca, cristã, está a ser substituída por asiáticos, hispânicos, negros ou muçulmanos e judeus. A ideia é velha.
Relatório da Amnistia Internacional
Pena de morte volta a matar em 2021
Em 2021 a Amnistia Internacional (AI) confirmou 579 execuções de pessoas condenadas à morte pelo sistema judicial de 18 países. De acordo com a documentação da AI enviada ao 7MARGENS no dia 23 de maio, aquele número representa um crescimento de 20 por cento em relação ao registado no ano anterior. Contudo, graças à pandemia, em 2021 o número de execuções certificadas continua baixo, sendo o segundo menor desde 2010.
Efeito da guerra na Ucrânia
Número de refugiados no mundo supera os 100 milhões
A guerra na Ucrânia e outros conflitos em diferentes pontos do planeta contribuíram para que se tenha pela primeira vez ultrapassado a barreira simbólica dos 100 milhões de refugiados.
Pedido feito na Praça de S. Pedro
Papa pede “liberdade” para os católicos na China
Não tem sido um tema recorrente nas preocupações mais públicas do Papa Francisco, mas este pediu ontem, durante a oração do Regina Coeli, orações pelos católicos da China, que esta terça-feira vão celebrar a festa de Maria Auxiliadora, pedindo “liberdade e tranquilidade” para as comunidades do país asiático.
Tensão entre religiões
Santuário católico vandalizado na Índia
As tensões interreligiosas na Índia voltaram a conhecer novos episódios, depois da vandalização por desconhecidos de estátuas de Maria, do Menino Jesus e do Sagrado Coração de Jesus num santuário no estado de Andhra Pradesh, causando “choque entre os católicos locais”. Um articulista ataca o ódio incentivado por “fascistas” contra as minorias cristãs e muçulmanas.
Amnistia Internacional
FIFA deve compensar trabalhadores do Mundial de Futebol
A Amnistia Internacional desafiou a FIFA a promover um programa de compensação para trabalhadores migrantes maltratados durante a construção das infraestruturas do Campeonato do Mundo de Futebol, a realizar no Qatar. Para a organização de direitos humanos, o valor desse programa deve igualar os 440 milhões de dólares dos prémios em jogo no Mundial.
No Estado de Karnataka
Lei anticonversão aprovada na Índia. Católicos sentem-se traídos
Os cristãos no estado indiano de Karnataka sentem-se traídos e feridos depois do Governo local ter criminalizado as conversões religiosas ignorando as suas preocupações, sintetizou o arcebispo Peter Machado, de Bangalore.
Exclusivo 7M: um ensaio de Tomáš Halík
O Cristianismo na guerra de armas e de ideias
Este ano, as palavras proféticas do Papa Francisco tornaram-se realidade: “Vivemos não uma época de mudanças, mas uma mudança de época.” Há muito que o Papa Francisco fala do nosso tempo como sendo uma “Terceira Guerra Mundial fragmentada”. Neste momento, até o porta-voz de Putin diz que a III Guerra Mundial começou, e talvez seja a sua única afirmação verdadeira. Ganha forma um novo mapa geopolítico do mundo, uma nova ordem mundial, surge um novo clima moral nas relações internacionais, políticas, económicas e culturais. Deparamos com a necessidade de adotar um novo e mais simples estilo de vida. Começa um novo capítulo da História.
Um sonho para evitar o pesadelo
Uma proposta global para o fim da guerra na Ucrânia
A par do desejo, porventura irrealista e arriscado, de derrotar Putin, cresce o número dos que entendem que uma guerra como a da Ucrânia dificilmente será ganha por qualquer dos lados, sendo necessário começar a pensar nos caminhos que levem ao fim do conflito.
Save the Children alerta
Casamento infantil quase duplicou em Cabo Delgado
As taxas de casamento precoce aumentaram substancialmente no primeiro trimestre deste ano entre as crianças da região de Cabo Delgado (Moçambique), alertou esta semana a organização internacional Save the Children. O aumento está diretamente relacionado com a pobreza provocada pelo conflito que assola a região desde 2017 e que deixa muitos pais perante “a escolha devastadora” de ter de “deixar os filhos casar para aliviar a carga da família”, explica a instituição.
Quase 200 tiroteios em 2022
Violência com armas de fogo nos EUA tornou-se endémica
Um fim de semana trágico de tiroteios em três localidades dos EUA voltou a pôr em evidência graves e endémicos problemas que corroem a sociedade daquele país. Em Buffalo, um jovem branco chegou a um supermercado e começou a disparar. Resultado: dez mortos e três feridos, quase todos negros.
A nível mundial
Mais de 7,5 milhões de crianças órfãs da covid-19
Investigadores de todo o mundo acreditam que mais de 7,5 milhões de crianças sofreram até agora a perda de um progenitor ou cuidador principal por causa da Covid-19. E relatam que a orfandade associada à pandemia e a perda de cuidadores estão a crescer a uma velocidade estonteante.
Comissões Justiça e Paz da Europa
“Ucrânia tem direito à defesa, mas só meios militares é um risco”
“O direito da Ucrânia a defender-se é indiscutível e todos os fornecimentos de armas que permitam a sua defesa no quadro dos imperativos da proporcionalidade e do direito humanitário internacional são legítimos”, diz a plataforma católica Justiça e Paz Europa. No entanto, “os meios militares, por si só, não podem trazer uma paz duradoura”.
Casa d’O Trabalhador Católico
Apelo urgente para apoiar refugiados em Calais
O funcionamento da casa Maria Skobtsova, de protecção e acolhimento a refugiados em Calais (norte de França) pode estar em risco pelo menos durante cerca duas semanas, se não aparecerem voluntários nos próximos dias.
China
Repressão contra uigures não para
O município de Konasheher, no centro da região uigur chinesa (Xinjiang), detém, segundo um levantamento da Associated Press (AP), a maior taxa de prisão conhecida no mundo: mais de 10.000 uigures (um em cada 25 habitantes) estão presos, acusados pelos tribunais chineses de atos de terrorismo.
Russos e ucranianos contra guerra
Serviço cívico é castigo na Coreia, acusam Testemunhas de Jeová
Mais de 800 Testemunhas de Jeová na Coreia do Sul escolheram o Serviço Cívico Alternativo ao Serviço Militar mas a lei submete-os quase à condição de prisioneiros. Na Rússia aumentam os objectores à guerra e na Ucrânia os pacifistas pedem cessar-fogo e diálogo.
Mensagem do Papa
Nenhum migrante e refugiado “deve ser excluído”
O Papa defende na sua mensagem para a próxima Jornada Mundial do Migrante e Refugiado que “ninguém deve ser excluído” da sociedade, rejeitando que sejam vistos como “invasores”.
Repressão cria dilema ao Vaticano
Cardeal Zen, bispo emérito de Hong Kong, detido pela polícia
O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, de 90 anos e um grande defensor do movimento pró-democracia, foi preso pelas autoridades de Hong Kong na terça-feira, 10 de maio, acusado de “conluio com forças estrangeiras”, noticiou a Reuters. Zen foi solto sob fiança no dia seguinte, por volta das 23h locais, como relatado por jornalistas de Hong Kong, que publicaram nas redes sociais fotos em que o bispo aparecia já no exterior da esquadra de polícia de Wan Chai, avançou o Vatican News.
Nigéria
Bispo critica falta de apoio à luta contra o terrorismo
Um bispo nigeriano criticou a falta de apoio à luta contra o terrorismo, ao denunciar como é cada vez mais perigoso viajar pelas estradas do país. “É difícil viajar pela Nigéria, pelas suas estradas”, denunciou D. Hyacinth Oroko Egbebo.
Memória do Holocausto
Evangélicos fazem declaração contra o antissemitismo
A Aliança Evangélica Europeia apresentou “uma forte declaração contra o antissemitismo”, numa mensagem pública lida no Memorial do Holocausto Yad Vashem em Jerusalém, Israel, apoiando assim a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto.
Iniciativa pela paz
“Não à guerra”, dizem as crianças de Braga
Cerca de um milhar de crianças que frequentam o 1.º ciclo de escolaridade em diversos estabelecimentos de ensino bracarenses participaram na tarde desta segunda-feira, dia 9 de Maio, no centro da cidade de Braga. numa acção de solidariedade e de homenagem às crianças ucranianas.
Amnistia chama à Ação
Pelos defensores dos direitos humanos na Turquia
A Amnistia Internacional (AI) emitiu uma Chamada à Ação pedindo a colaboração da sociedade civil para pressionar as autoridades da Turquia a não interporem mais ações contra os defensores dos direitos humanos naquele país.
Liberdade condicional
Testemunha de Jeová libertada na Rússia
A 4 de maio de 2022, o Supremo Tribunal da República de Khakassia aprovou a decisão do Tribunal Distrital de Ust-Abakansky de conceder liberdade condicional a Valentina Baranovskaya, uma Testemunha de Jeová (TJ) de 71 anos.
[Olhar de teóloga]
A Ressurreição e as abelhas
Diz-se que no dia em que as abelhas se extinguirem, a vida deixará de existir porque, sem polinização, a vida vegetal não poderá subsistir e será desencadeado um processo de desaparecimento. Segundo os peritos, são insectos sociais hierarquicamente organizados que comunicam por meio de uma dança ritual.
Semana Temática da LOC/MTC
Trabalhadores cristãos querem “dignificar e cuidar” da Casa Comum
A 11ª Semana Temática da LOC/MTC (Liga Operária Católica/Movimento dos Trabalhadores Cristãos) em Braga terminou com a realização de um encontro presencial deste núcleo diocesano em Barcelos no passado dia 30 de abril.
A guerra da Ucrânia
Nas minhas cogitações tenho perguntado a mim mesmo porque é que o caminho do conflito enveredou apenas para a guerra e não para o caminho da persuasão. Se a Rússia quer anexar a Ucrânia, porque é que não tenta o acordo possível em vez da aniquilação?
1º de Maio
Carvalho da Silva e o apelo da “Fratelli Tutti”
“Na encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco, no capítulo ‘A política melhor’ alerta para cuidados a termos com o mercado enquanto ‘dogma de fé neoliberal’ e para não aceitarmos que a economia ‘assuma o poder real do Estado’.
Maratona de Cartas da Amnistia Internacional
Cartas e ações que mudam o mundo
A Amnistia Internacional registou mais de 4,5 milhões de ações de defesa dos direitos humanos em todo o mundo durante a campanha da Maratona de Cartas que decorreu em 2021 e princípios de 2022.
1º de Maio
Movimento de Trabalhadores Cristão alerta para o impacto da crise global
Face à precariedade do trabalho, “no contexto de uma crise global como a provocada pela pandemia”, é necessária “uma nova visão sobre o bem-estar e a dignidade dos trabalhadores”, defende o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristão (MMTC) na sua mensagem de 1º de Maio para este ano, enviada ao 7MARGENS.
[Nas margens da filosofia]
As éticas do cuidado – uma homenagem às mulheres ucranianas
As avós e mães ucranianas que hoje passam nos nossos telejornais, com as suas malas, embrulhos e animais de estimação, recolhidos à pressa, são o testemunho vivo da coragem feminina, tão importante para a salvação do país quanto a resposta dos homens que o defendem pelas armas. Daí a nossa homenagem a todas elas.
Manifestação em Lisboa
Amnistia Internacional pede “Liberdade na Rússia para quem defende a paz”
Uma manifestação pela “Liberdade na Rússia para quem defende a paz” está marcada para esta quinta-feira, às 18:30h, frente à Embaixada da Federação da Rússia, em Lisboa. A iniciativa partiu da Aministia Internacional (AI) Portugal, para que os manifestantes que, na Rússia, “não podem exercer os seus direitos de forma segura”, saibam que “não estão sozinhos e que as suas vozes são ouvidas”, explica a organização em comunicado enviado ao 7MARGENS.
Exploração mineira
Bispos católicos brasileiros ao lado do povo Yanomami
“O povo Yanomami está a ser ameaçado”, denuncia a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) numa posição pública assumida na última semana, que refere a violência contra o povo indígena da floresta amazónica e a inação do governo de Bolsonaro.
Atual prelado de Lille
Laurent Ulrich nomeado arcebispo de Paris
O atual arcebispo de Lille, Laurent Ulrich, foi nomeado arcebispo de Paris pelo Papa Francisco na terça-feira, 26 de Abril. Laurent Bernard Marie Ulrich, de 70 anos, é apresentado como tendo um perfil moderado e sendo possuidor de uma sensibilidade social que o levou a implicar-se na causa dos migrantes.
Amnistia saúda resolução
Países terão de justificar direito de veto na ONU
A Amnistia Internacional saudou a adoção pela Assembleia Geral das Nações Unidas de uma resolução que exige que esse órgão se reúna de cada vez que o direito de veto for utilizado no Conselho de Segurança.
O ângulo morto da invasão
Escrever sobre o momento atual não é fácil. Há palavras envenenadas, kits carregados até à exaustão de chavões reveladores de uma cegueira ideológica incompreensível, ignorante e/ou perversa, de uma arrogância cultural, mesmo quando, aparentemente se querem fazer análises complexas.
África
Mulheres são duplamente vítimas dos abusos sexuais
Por terem sido abusadas sexualmente e por serem mulheres, muitas adolescentes, jovens, religiosas e até mulheres casadas, em África, veem-se constrangidas a uma cultura do silêncio, que lhes é socialmente imposto. Mas a situação começar a mudar, como mostra a teóloga e religiosa congolesa Josée Ngalula,
Uma jornada pela paz na Sexta-Feira Santa
Vindas de todo o país, foram mais de 700 pessoas a tomar parte nesta jornada, dinamizada pelo impulso inquieto e empreendedor do padre Almiro Mendes, pároco de Canidelo e Afurada, na passada Sexta-Feira Santa. Teve o seu início junto do Santuário de Nossa Senhora da Urtiga, num largo emoldurado por cartazes alusivos à paz, com uma intervenção daquele presbítero em que sublinhou a necessidade de «tecer os caminhos novos do Amor, deixando ódios e violências». Estava dado o mote para o cantor Miguel Bandeirinha galvanizar a participação massiva dos caminhantes, executando de forma empolgante o cântico «É preciso renascer, deixai ódios, violências».
Recorde de deportações na fronteira Sul
Biden pressionado para manter política de Trump
O número de deportações de imigrantes entrados nos EUA pela fronteira sul bateu, em março, novo recorde, enquanto a Administração Biden hesita em prolongar legislação anti-imigrantes decretada por Trump e a política de fronteiras se torna numa das questões centrais da campanha para as eleições de novembro deste ano.
Atentados da Páscoa de 2019
Sri Lanka: “O sangue das vítimas clama aos céus por justiça”
Três anos depois dos brutais atentados terroristas de Domingo de Páscoa, que causaram 269 mortos e cerca de meio milhar de feridos em três igrejas e hotéis no Sri Lanka, há ainda muitas dúvidas sobre o papel das autoridades em tudo o que aconteceu. Entrevista a D. Malcolm Randjith, arcebispo de Colombo.
Etiópia
“Fome em massa” provocada deliberadamente no Tigré
Centenas de milhares de habitantes da região do Tigré (Etiópia) estão a morrer à fome, denunciou esta quarta-feira, 20, a Agência Fides. Desde o início da suposta trégua humanitária, a 24 de março, o governo permitiu a entrada de apenas um comboio de ajuda humanitária na região, o primeiro desde meados de dezembro de 2021.
Liberdade religiosa
Cristãos presos na Índia por celebrar a Quinta-Feira Santa
A polícia do estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, prendeu pelo menos 36 cristãos que celebravam a Quinta-Feira Santa na sua igreja evangélica, após um grupo de nacionalistas hindus radicais ter cercado o edifício e trancado as portas, acusando-os de estarem a converter hindus ao cristianismo, noticiou esta quarta-feira, 20, a UCA News.
Pandemia e guerra são causas
“Perspetiva terrífica”: mais de 260 milhões vão cair na pobreza extrema
A pandemia da covid-19, a desigualdade que é cada vez mais gritante e o aumento do preço dos alimentos, provocado pela guerra na Ucrânia, vai atirar mais de 260 milhões de pessoas no mundo para a pobreza extrema, alertou a organização internacional humanitária Oxfam.
Nicarágua
Ortega encerra mais 25 ONG
O regime nicaraguense de Daniel Ortega acaba de ordenar o encerramento de mais 25 organizações não governamentais (ONG), incluindo a Fundação Luisa Mercado, dirigida pelo escritor nicaraguense exilado na Espanha, Sergio Ramírez Mercado.
Proposta já recebeu muitas críticas
Boris Johnson quer repatriar imigrantes ilegais para o Ruanda
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson pretende repatriar imigrantes ilegais que sejam detidos no Reino Unido para o Ruanda. Organizações de direitos humanos e Igreja criticam esta proposta.
Amnistia e HRW entre elas
Rússia ilegaliza organizações de direitos humanos
A Amnistia Internacional e a Human Rights Watch (HRW) encontram-se numa lista de 15 organizações estrangeiras cujo registo o Ministério da Justiça da Rússia anunciou ter revogado.
Resistência não violenta em tempos de guerra?
Poderá parecer descabido, ou simplesmente utópico, falar de resistência civil, isto é, de formas não violentas de resistência e combate a um poder ilegítimo e opressor, no momento em que assistimos à guerra da Ucrânia, em que é nítida a existência de uma potência agressora e de um povo que se defende militarmente com bravura. Mas disso se tem falado em diálogos entre representantes de várias comissões Justiça e Paz europeias, sem se alcançar ainda pleno consenso.
Diretora da AIS denuncia
O Líbano “está em colapso”
“O país está como que completamente destruído, em colapso. É o falhanço do Estado nos seus pilares essenciais. As pessoas já não conseguem pagar as suas despesas, as suas dívidas”, afirma a diretora da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AI) em Portugal, Catarina Martins de Bettencourt, após uma visita de quatro dias ao Líbano, numa nota enviada ao 7MARGENS esta sexta-feira 8 de abril.
China
Polícia invade culto protestante e detém participantes
A polícia da província de Shanxi, no norte da China, invadiu uma igreja doméstica protestante durante um culto de domingo e deteve sete cristãos, sob acusação de estarem a participar numa “reunião ilegal”, violando as regras de prevenção da pandemia de covid-19, avançou esta sexta-feira, 8 de abril, a UCA News.
Não, a História não se repete
A História não tem um progresso retilíneo. Como escreveu Reis Torgal na “Carta a um jovem investigador” publicada em 2021, é mais adequado aceitar a ideia de um progresso em espiral que “nos leva a considerar que o processo civilizacional tem recuos e...
Efeitos da guerra
Guterres faz recomendações para travar a fome no mundo
O Grupo de Resposta à crise decorrente da invasão e guerra da Rússia na Ucrânia, já avançou com algumas recomendações: todos os países devem manter os mercados abertos, resistir a restrições de exportação e disponibilizar reservas para países em risco de fome e escassez.
Declaração conjunta em Espanha
Bispos católicos e ortodoxos russos unem-se contra a guerra
A Igreja Ortodoxa Russa (IOR) apareceu esta quarta-feira, 6, a dar sinais de vida na Península Ibérica, através de uma tomada de posição conjunta com a Conferência Episcopal (Católica) de Espanha (CEE), na qual se faz um apelo à paz…e ao presidente Putin. Na declaração conjunta da IOR em Espanha e Portugal e da CEE, refere-se que as respetivas igrejas “se unem perante a dor e o sofrimento provocado a tantos irmãos nossos, ortodoxos, católicos e pessoas de todas as crenças, devido à invasão da Ucrânia pela Rússia”.
Em Braga
Vigília assinalou 1000 horas de guerra na Ucrânia
Para assinalar a milésima hora da guerra na Ucrânia, cerca de três dezenas de pessoas participaram, esta quarta-feira, 6, numa vigília na Avenida Central, em Braga. Músicas e cânticos ucranianos levaram os presentes à emoção e à introspecção. O recolhimento foi ainda maior com dois minutos de silêncio guardados pelas vítimas da guerra. Ucranianos de todas as idades, com bandeiras ao peito, e portugueses solidários, mantiveram-se no local durante uma hora.
Ucrânia e o Direito ao Lugar
Tantos tiveram de abandonar o seu lugar de vida, perderam o seu “direito ao lugar” – bebés e crianças de colo, mulheres grávidas, velhos que mal podem caminhar, não sabendo quando e se poderão voltar, se a sua casa estará intacta ou destruída, se as escolas funcionarão, se os hospitais os poderão receber, se poderão voltar a levar os filhos ao parque infantil perto de casa… Alguns não querem abandonar o seu lugar, a sua casa, e ficam, sujeitando-se à fome, ao frio, à privação, ao desconhecido e à morte. Mesmo os que ficaram perderam o “direito ao [seu] lugar”, um direito básico do ser humano.
Guerra dura há sete anos
Iémen: trégua de dois meses no início do Ramadão
Com o início do Ramadão, no sábado, 2 de abril, começou também um período de tréguas de dois meses no Iémen, uma centelha de esperança numa guerra que se arrasta ha sete anos. Os negociadores têm a expectativa de que este cessar-fogo se possa prolongar para lá destes dois meses.
Minas antipessoais
Em cada três mortes, uma é de uma criança
Dia 4 de abril é o Dia Internacional de Consciencialização sobre as minas antipessoais. Segundo as Obras Missionárias Pontifícias (OMP), há 61 países em que este perigo oculto ameaça a população todos os dias, países onde grande parte das suas áreas não podem ser usadas para agricultura por causa deste perigo.
Guerra na Ucrânia
Liberdade de Imprensa reduzida
Gleb Liachenko, um blogger de 33 anos que era presença habitual em programas televisivos, foi colocado, no dia 31 de março, em prisão preventiva por dois meses em Lviv (Ucrânia) sob a acusação de traição. La Croix indica, na sua edição de 4 de abril, que a acusação foi feita pelos serviços secretos ucranianos e incluía o facto de Liachenko “apoiar as ações do país invasor”.
O renascer religioso na China
As violações dos direitos humanos na China superam em gravidade o que sucede na Rússia, como é próprio de um regime totalitário em confronto com um regime autoritário. É o que se verifica no que à liberdade religiosa diz respeito e basta evocar, a propósito, o caso mais extremo da repressão dos uigures (já equiparada a um genocídio), uma repressão que também envolve a violação da liberdade religiosa.
Situação agrava-se na Nicarágua
ONU vai investigar direitos humanos no regime de Daniel Ortega
A ONU vai enviar um grupo de três especialistas para investigar a situação dos direitos humanos na Nicarágua, na sequência de vários casos que colocam em evidência situações graves de violação daqueles direitos. A resolução, cuja finalidade é “reunir, preservar e analisar informações e evidências” nessa matéria, foi adotada nesta quinta-feira, 31 de março, pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. O período em análise será entre abril de 2018, quando eclodiu uma revolta popular, e a atualidade.
Entre ortodoxos e Conselho Mundial das Igrejas
Patriarca Cirilo cada vez mais contestado
A guerra desencadeada por Putin na Ucrânia veio pôr em evidência um líder religioso não apenas apoiante e legitimador da invasão, mas a justificá-la como uma guerra contra o Ocidente, “contra as forças do mal”, “um combate que não tem um significado físico, mas metafísico”, como referiu em homilias e discursos já depois de iniciada a invasão. Neste momento, o Patriarca de Moscovo e a Igreja Ortodoxa Russa parecem estar cada vez mais isolados, a ponto de largos setores da ortodoxia terem deixado de evocar o nome de Cirilo nas orações litúrgicas e, em alguns casos, começarem mesmo a colocar sobre a mesa o tema da sua destituição.
Espanha reconhece autonomia
Sara Ocidental: uma independência cada vez mais difícil
Marrocos anunciou que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou o rei Mohamed VI de que a Espanha daria o seu apoio à proposta marroquina de autonomia para o Sara Ocidental. O sonho de um “Timor do deserto”, independente e autodeterminado, parece mais distante.
Índia
Supremo rejeita petição para controlar missionários cristãos
Grupos nacionalistas hindus têm vindo a acusar cada vez com maior frequência missionários cristãos de “ilegalmente” seduzirem e converterem hindus pobres e analfabetos ao cristianismo. O Supremo Tribunal acusou movimento de “estar a perturbar a harmonia com este tipo de petições” e rejeitou o pedido.
Relatório 2021 da Amnistia Internacional
Desigualdade durante a pandemia é “uma das maiores traições dos nossos tempos”
A Amnistia Internacional (AI) publicou o seu relatório anual e acusou os países mais ricos de não protegerem a igualdade entre países durante a crise pandémica. A forma como os países geriram a distribuição de vacinas, acusam, foi uma “forma de acumularem poder e lucro”.
Reconciliação com povos indígenas
Líderes de tribos canadianas em Roma
As delegações das tribos indígenas do Canada iniciam hoje uma série excecional de quatro encontros com o Papa Francisco no âmbito do processo que culminará com o pedido de perdão da Igreja pelos graves abusos cometidos nas escolas residenciais que, nos séculos XIX e XX, participaram no processo de assimilação à força os povos nativos.
Terceira onda de fuga do país
Igrejas da Hungria e Roménia mobilizadas para ajudar os refugiados ucranianos
As igrejas locais da Hungria e da Roménia estão na linha da frente para ajudar os refugiados ucranianos, afirmaram o Conselho Ecuménico das Igrejas e a Aliança ACT (que congrega cerca de uma centena e meia de igrejas e organizações afiliadas de 120 países empenhadas em fornecer ajuda humanitária a pessoas carenciadas), numa conferência de imprensa realizada no dia 22 de março, após uma viagem recente à Hungria, Roménia e Ucrânia.
20 mil deslocados
Mais violência terrorista e ciclone Gombe agravam situação em Cabo Delgado
A violência terrorista continua a devastar Cabo Delgado, alerta a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Para agravar a desgraça, um ciclone causou mais de meia centena de mortos, deixando cerca de 20 mil deslocados. Citando uma informação divulgada por um...
Oiça-se a cultura!…
O monstro da guerra não se dissimulou e a resistência apareceu e reagiu. Mesmo para os que julgavam poder aparecer como supostos libertadores, aconteceu o que tantas vezes ocorre em circunstâncias semelhantes – o sentido de comunidade, a defesa da casa, a solidariedade prevaleceram. Afinal, a guerra é a calamidade composta de todas as calamidades, que a todos atinge, em que “não há mal algum que se não padeça ou se não tema”.
"Estações da Cruz"
Pérez Esquível pintou via-sacra com as lutas dos povos latinoamericanos
O arquiteto, escritor e militante dos direitos humanos Adolfo Pérez Esquível, prémio Nobel da Paz em 1980, pintou e escreveu, em 1992, uma “via crucis” de Jesus Cristo interpretada através dos dramas, lutas e sofrimentos dos povos latino-americanos.
Relatório da ONU alerta
Transferência de armas para os militares da Birmânia tem de parar
As transferências de armas para os militares da Birmânia devem parar, porque a entrada desse armamento e o uso que dele é feito pela junta militar no poder está a ter “consequências terríveis para o povo” daquele país asiático. A conclusão consta de um documento do Conselho de Direitos Humanos da ONU, intitulado “Potenciando atrocidades: transferências de armas pelos Estados membros das Nações Unidas para os militares da Birmânia”, apresentado
por um relator especial.
A primeira vez com medo da guerra
A guerra na Ucrânia é para nós, jovens, a primeira ameaça militar à porta do Ocidente protegido que conhecemos desde sempre. Não sentimos na pele a instabilidade da Guerra Fria nem o pavor do 11 de setembro, mal nos recordamos da Guerra do Iraque e foi de longe que assistimos à Primavera Árabe. O discurso facínora de Putin é a primeira imagem concreta que temos da malvadez imprevisível, impiedosa e sem Humanidade.
Páscoa na Palestina
Silwan, Jerusalém: “Queremos justiça para todos”
Esta reportagem faz parte de uma série de trabalhos do serviço de imprensa do Conselho Mundial de Igrejas, intitulada Iniciativa da Páscoa, que pretende retratar instantâneos da vida quotidiana dos palestinianos, muçulmanos e cristãos que vivem em Jerusalém e arredores, alguns dos problemas que enfrentam e o que lhes dá esperança. Neste texto, Yacoub Rajabi fala da sacralidade da dignidade humana e da própria vida.
Frente à embaixada russa
Amnistia Internacional Portugal realizou manifestação solidária com a Ucrânia
A Amnistia Internacional (AI) Portugal realiza este sábado, 19 de março, uma manifestação de solidariedade pela Ucrânia, que terá lugar frente à Embaixada da Rússia, em Lisboa, pelas 15h30. A organização visa “apelar ao fim da invasão russa, a um cessar-fogo imediato, à proteção das vidas de todos os civis na Ucrânia e ao restabelecimento da paz”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.
Ensaio: Dois livros
Da impossibilidade da paz. A guerra molda a humanidade
A invasão da Ucrânia pela Rússia abre um capítulo novo na Europa do pós-Guerra. Pela primeira vez, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, um Estado soberano é invadido por outro, com o poder russo a pretender aniquilar o país vizinho – Vladimir Putin disse que “a Ucrânia moderna é uma criação da Rússia”. Este novo capítulo de guerra tem como principal consequência uma militarização acentuada da Europa. Um ensaio a partir de dois livros.
[Os dias de Cabo Delgado]
Trevas e luzes
Vi-me como uma mãe, com a sua criança às costas, abrindo caminho pelo emaranhado de ruas desconhecidas, numa cidade já distante na memória.
Berlinenses que acolhem refugiados ucranianos – um testemunho
Às vezes precisamos que alguém nos empurre. Foi o que aconteceu comigo no sábado passado. Quando recebi o telefonema da minha amiga J. que estava na estação central de comboios, aqui em Berlim, e precisava de arranjar casas onde alojar pessoas acabadas de chegar da Ucrânia.
Aborto e valores europeus
O Presidente francês Emmanuel Macron, no discurso de abertura da presidência francesa do Conselho da União Europeia, anunciou o seu propósito de incluir entre os direitos reconhecidos pela Carta Europeia dos Direitos Fundamentais o direito ao aborto. Considera...
Famílias “estão no limite”
A maior crise de fome de sempre no Sudão do Sul
Mais de 70 por cento da população do Sudão do Sul está em luta pela sobrevivência, à medida que se aproxima o pico da temporada de escassez deste ano, e quando o país enfrenta níveis sem precedentes de insegurança alimentar, alerta o Programa Alimentar Mundial...
Amnistia Internacional
Cinco mil assinaturas em defesa dos direitos das mulheres afegãs
A Amnistia Internacional – Portugal entregou junto do Governo mais de cinco mil assinaturas a pedir a salvaguarda dos direitos das mulheres afegãs, a implementação de programas e projetos de apoio aos direitos das mulheres no Afeganistão e ainda para que a comunidade internacional coopere com as mulheres ativistas do país.
Apelo de organizações e ativistas
“Tratamento igual para todos os refugiados de guerra”
Organizações e ativistas de diferentes países dos estados-membros da União Europeia lançaram um apelo ao Governo português para que sejam respeitados os direitos humanos de comunidades africanas, árabes, brasileiras, indianas e outras racializadas nas fronteiras ucranianas com países vizinhos da União Europeia.
"Ataque é russo-bielorrusso"
Académicos católicos ucranianos denunciam crimes de guerra
As forças armadas russas “estão a lançar mísseis contra” alvos civis, como “casas, hospitais, ambulâncias, orfanatos e jardins de infância” acusa Mariia Kokhanska, presidenta da Obnova, Federação das Associações Académicas e Estudantis Católicas Ucranianas.
Sudão do Sul
Ataque a comboio humanitário atrasa ajuda
“Num momento de fortes restrições de financiamento, perder ajuda humanitária por roubo, saque ou destruição significa que cada saco de comida, nutrição ou outros bens humanitários saqueados são roubados diretamente às famílias mais necessitadas do Sudão do Sul.” A frase é de Meshack Malo, o coordenador humanitário interino da ONU para o Sudão do Sul, divulgada pelos serviços de comunicação das Nações Unidas, na sequência de uma tentativa de emboscada a um comboio da ONU no Sudão do Sul, na segunda-feira, 28 de fevereiro, que deixou ferido um “soldado da paz”.
Os apelos da ONU e Caritas
Guterres lança forte apelo a ajuda. Europa “não pode esquecer a Ucrânia”
A situação no terreno agrava-se, a cada hora que passa, e os rockets russos chovem nas cidades da Ucrânia, registando-se já centenas de mortos e muitos mais feridos. Secretário-geral da ONU lançou forte apelo para a doação de 1,52 mil milhões de euros para ajuda urgente. E a Caritas Europa pediu a solidariedade dos europeus.
Ucrânia
Papa pede corredores humanitários em dia de manifestações
Um apelo do Papa à abertura de corredores humanitários, condenações da guerra em vários tons por parte de líderes católicos em Portugal, multiplicação de manifestações e acções de solidariedade: a invasão da Ucrânia pela Rússia está a provocar uma situação “dramática” no terreno.
França
Muçulmanos discriminados no ensino superior
Um estudo recente realizado em França por duas agências de investigação concluiu que pessoas com nome e apelido muçulmanos que se candidatam a programas de pós-graduação são mais discriminados do que aqueles com nomes etnicamente franceses.
Amnistia Internacional
Ucrânia: “Proteção dos civis deve ser prioridade absoluta”
A Amnistia Internaciona lançou um forte apelo ao respeito pelos direitos humanos e pelo direito internacional humanitário, num momento em que a escalada armada parece inevitável na Ucrânia.
Burkina Faso
Terroristas atacam seminário e ameaçam estudantes
Cerca de três dezenas de atacantes armados ligados ao Boko Haram assaltaram o Seminário Menor de Saint Kisito de Bougui, no Burkina Faso, destruindo equipamento e instalações, causando elevados danos materiais e ameaçando de morte os 146 jovens seminaristas, exigindo que abandonassem de vez o local.
Denúncia do cardeal de Colombo
Polícia prende quem exige investigação aos ataques suicidas
O arcebispo de Colombo, cardeal Malcolm Ranjith, denunciou publicamente a prisão do ativista Shehan Malaka Gamage como um “sequestro” e acusou o Governo de se concentrar na repressão dos que criticam o seu fracasso na investigação dos atentados da Páscoa de 2019, em vez de investigar com seriedade o que se passou.
Amnistia Internacional acusa
Farmacêuticas fracassaram no acesso justo e na defesa dos direitos humanos
Dez mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram produzidas no ano passado. Esse número era “mais do que o suficiente para atingir a meta de 40% de vacinação global estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o final de 2021”, mas,...
Desejar a ausência dos outros
Palavra puxa palavra, começámos a falar do projecto em curso para urbanizar aquele terreno tão jeitoso para os nossos animais correrem à vontade. Querem fazer três prédios, com uma exposição permanente sobre as deportações, um “jardim dos justos” para lembrar aqueles que ajudaram judeus a escapar à implacável máquina do Holocausto, e também mais de 150 apartamentos minúsculos para estudantes.
Contra uso de crianças-soldado
A tristeza e a poesia dos yazidis que sobreviveram ao Estado Islâmico
Vian é um dos cerca de 12 mil yazidis cujas vidas mudaram gravemente com o terrorismo do autodenominado Estado Islâmico: raptado e levado em 2014, quando tinha 13 anos, conseguiu fugir em 2018, com a ajuda de contrabandistas. Poucos anos depois dos acontecimentos, as feridas permanecem muito abertas.
Reportagem em São Paulo
Favelas no Brasil: condomínio aberto à pura resistência
“O povo é muito bom, mas as condições de vida são miseráveis”, desabafa o padre Elson Lopes, espiritano cabo-verdiano a viver e trabalhar numa das favelas da periferia de São Paulo. De facto, as favelas condensam muitas formas de pobrezas, mas quem lá vive são pessoas e isso ninguém pode esquecer. Os seus direitos humanos mais elementares são espezinhados.
Venezuela
Amnistia denuncia “política repressiva” de Maduro
A Amnistia Internacional denunciou, esta quinta-feira, “a política repressiva” do Governo da Venezuela, notando que esta se “sustentado na coordenação entre ataques e mensagens de estigmatização emitidos por meios de comunicação social com ligações” ao executivo de Nicolás Maduro.
Dia Mundial de Oração e Reflexão nesta terça, 8
Uma maratona e uma tempestade contra o tráfico de pessoas
Uma maratona de oração que atravessa o mundo durante oito horas, uma tempestade na rede social Twitter, um discurso do Papa Francisco, propostas de reflexão e testemunhos passarão durante esta terça-feira em plataformas digitais, encontros locais, vigílias e outras iniciativas, a propósito do 8º Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas.
Um ano após o golpe de Estado
Cardeal de Rangum: ninguém pode governar se negar a democracia
“A democracia é o fogo eterno no coração das pessoas. Ninguém pode governar esta nação de Myanmar por muito tempo se negar isso”, disse o cardeal Charles Maung Bo, arcebispo de Rangum, em entrevista à jornalista Elise Ann Allen publicada no Krux de 5 de fevereiro, poucos dias após se ter completado um ano do brutal golpe de Estado (1 de fevereiro de 2021) que terminou com cinco anos de ensaio democrático.
Historiador contesta ideia de “silêncio”
Pio XII desenvolveu políticas ativas de salvamento de judeus
Pio XII salvou por iniciativa própria cerca de 15 mil judeus. O Papa soube do Holocausto e informou sobre isso os EUA, mas ninguém deu importância à informação. É essa a convicção do historiador alemão Michael Feldkamp, depois de estudar os arquivos do Vaticano.
Vários ataques no Nordeste do país
Bispos pedem reconciliação e fim da violência depois de 200 mortes na Nigéria
O último episódio de violência na Nigéria, com contornos políticos, económicos e religiosos, descreve-se ainda com dados inconclusivos, mas calcula-se que, pelo menos, duas centenas de pessoas perderam a vida na primeira semana de Janeiro no estado de Zamfara, Nigéria, após vários ataques de grupos de homens armados a uma dezena de aldeias. Há bispos católicos a sugerir caminhos concretos para pôr fim à violência no país, um dos que registam violações graves da liberdade religiosa.
Dia Martin Luther King
O homem que sonhou um mundo de justiça, de igualdade e de liberdade
Um dos mais aclamados sonhos do século XX foi revelado no dia 28 de Agosto de 1963, em Washington, capital federal dos Estados Unidos. O sonhador era Martin Luther King que anunciou às 250 mil pessoas que o escutavam atentamente o ressoar “o sino da liberdade” nas encostas de todas as montanhas.
ONG de direitos humanos
Guterres criticado por não denunciar a China
A supressão de direitos humanos na China é um dos pontos fortes do relatório anual da Human Rights Watch, divulgado esta quinta-feira, dia 13. A liderança desta ONG, em declarações a propósito do relatório, fez um apelo aos estados democráticos para que que boicotem os Jogos Olímpicos de inverno, prestes a começar.
Cazaquistão
Amnistia quer libertação dos detidos e respeito pelos direitos humanos
A Amnistia Internacional apelou à libertação dos manifestantes detidos arbitrariamente no Cazaquistão e ao respeito pelos direitos humanos no meio de toda a agitação no país. As autoridades do país “devem libertar jornalistas e activistas que tenham sido detidos arbitrariamente”.
20 anos de Guantánamo
Amnistia pressiona Biden para fechar prisão
A diretora do programa Segurança com Direitos Humanos da secção americana da Amnistia Internacional, Daphne Eviatar, informou nas páginas da organização que nesta terça-feira, 11 de janeiro, vão ter lugar várias ações para pressionar o Presidente Biden a “fechar de uma vez por todas” a prisão de Guantánamo “um local de tortura e detenção injustificada por tempo indeterminado” aberto há 20 anos.
Maratona de Cartas da Amnistia
Zhang Zhan – a jornalista chinesa silenciada por falar da covid-19
Por acreditar que a verdade deve sempre ser visível e transparente, Zhang Zhan desapareceu a 14 de maio de 2020 em Wuhan. Mais tarde, foi revelado que tinha sido detida pela polícia em Xangai, a mais de 640 km de distância. A sua detenção foi uma tentativa de silenciamento que se tornou numa condenação a quatro anos de prisão.
Maratona de Cartas da Amnistia
Bernardo Caal Xol, o professor que gosta das flores da sua terra
Bernardo Caal Xol é um professor, líder sindical e defensor dos direitos ambientais e dos direitos dos povos indígenas na Guatemala. A sua missão de vida é capacitar a sua comunidade – a comunidade indígena Maia Q’eqchi – e fazer tudo o que estiver ao seu alcance para proteger as suas terras e as reservas naturais de pilhagens e perda de biodiversidade.
Maratona de cartas da AI
Janna Jihad, a jornalista mais jovem da Terra Santa
Janna Jihad é uma jovem ativista e jornalista de 15 anos. As borbulhas no rosto não enganam, como diz a canção. Em Nabi Saleh, a aldeia palestiniana na Cisjordânia ocupada, a vida não deixa esta jornalista ser uma menina de 15 anos a sonhar com o futuro; antes obriga-a a registar o presente.
Conselho de Segurança
Guterres “profundamente preocupado” com situação na RD Congo
Relatório apresentado ao Conselho de Segurança das Nações Unidas deixa forte apelo de respeito pelos direitos humanos no país. Secretário-geral da ONU preocupado “com a insegurança persistente em Ituri, Kivu do Norte e Kivu do Sul”.
Myanmar
Jornalista birmanês morre sob custódia militar
Um repórter birmanês morreu, quando estava sob custódia militar, depois de ser preso na semana passada enquanto cobria protestos em Rangum, Myanmar (antiga Birmânia), denunciaram organizações de jornalistas.
Terça, 19h, em canal vídeo
Debate sobre Cabo Delgado pede mais que acção militar
“Trazer para o espaço público a trágica situação humanitária vivida na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, na sequência do conflito armado em curso naquela região desde Outubro de 2017” é o que pretende o debate em canal vídeo que decorre nesta terça, 14 de Dezembro, a partir das 19h de Lisboa (21h em Maputo).
Carta em favor de sarauí violada
Sultana está no Bojador, mas quer dobrar a boa esperança
Doze organizações portuguesas da sociedade civil que intervêm no âmbito da igualdade entre mulheres e homens escreveram ao primeiro-ministro de Marrocos, Aziz Akhannouch, manifestando a sua preocupação e indignação com a persistente violação dos direitos humanos no Sara Ocidental ocupado.
Cerimónia da entrega do Nobel da Paz
Os factos contra a violência, o ódio e a desinformação
A principal tarefa que os jornalistas e os democratas têm hoje pela frente é subverter o ódio e a violência que “percorre o ecossistema da informação”, afirmou a jornalista filipina Maria Ressa na cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz 2021 que decorreu nesta sexta-feira, 10 de dezembro, em Oslo.
Amnistia Internacional
Um manifesto pelos defensores dos direitos humanos
A Amnistia Internacional – Portugal entregou ao Presidente da República, esta quinta-feira, 9 de dezembro, assinalando o Dia Internacional dos Defensores de Direitos Humanos, o manifesto BRAVE, no qual se reconhece “o contributo dos defensores e defensoras de direitos humanos para uma sociedade mais justa”.
Cabo Delgado
Centenas de mulheres e crianças raptadas e obrigadas a casar, escravizadas ou vendidas
Mais de 600 mulheres e crianças foram raptadas em Cabo Delgado, Moçambique, durante os últimos três anos. Algumas foram obrigadas a casar com os sequestradores, outras foram escravizadas e vítimas de abuso sexual, outras ainda foram vendidas por valores entre os 550 e 1.600 euros, revelou esta terça-feira, 7, a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW).
Frente à Casa Branca
Freiras manifestam-se contra a política de imigração de Biden
Oitenta religiosas de 24 congregações dos Estados Unidos da América juntaram-se no último fim-de-semana em frente à Casa Branca, apelando ao Presidente Biden que suspenda um diploma do tempo de Donald Trump, conhecido por Título 42, que fecha as portas aos migrantes que pretendem entrar pela fronteira sul.
Alarme em Moçambique
Dezenas de jovens raptados em Niassa e Cabo Delgado
Dois ataques, um na sexta-feira, 3 de Dezembro, na aldeia Nova Zambézia, distrito de Macomia, Cabo Delgado; e outro, no fim-de-semana anterior, na aldeia de Naulala, província de Niassa (extremo norte de Moçambique), estão a lançar o alarme entre a população.
Quatro anos de prisão
Militares querem prisão perpétua para Suu Kyi
Aung San Suu Kyi, a líder do movimento que ganhou de modo contundente as eleições democráticas de há um ano em Myanmar (Birmânia) e que está detida em parte incerta desde o golpe militar de 1 de fevereiro foi condenada a quatro anos de prisão.
Fome cresce no Afeganistão
274 milhões de pessoas no mundo vão precisar de ajuda humanitária em 2022
Milhares necessitam de ajuda imediata no Afeganistão, onde a fome atinge níveis “dramáticos”. Há crianças de “dois anos e meio” que parecem ter sete meses, por causa da subnutrição. Nações Unidas antecipam um próximo ano dramático para um total de 274 milhões de pessoas em todo o mundo.
Liberdade Religiosa
Nada melhorou na Nigéria, diz bispo contra lista dos EUA
O bispo Emmanuel Adetoyese Badejo, da Diocese de Oyo, na Nigéria, publicou nesta quarta-feira, dia 1 de dezembro, uma mensagem criticando fortemente a decisão do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América de retirar aquele país da lista anual de nações violadoras da liberdade religiosa. A Nigéria tinha entrado pela primeira vez na lista no ano passado. A crítica do bispo Badejo foi divulgada pelo Vatican News.
República Centro-Africana
Grande Reportagem: Mercenários e meninos soldados
Enquanto isso… a guerra continua, morrem mais pessoas, mais crianças continuam a ser incorporadas em grupos de guerrilha e a matar. Enquanto isso, em Portugal discute-se se um ministro deveria ter dado informações sobre um roubo e exportação ilegal de diamantes, mas não se fala do que se passa na República Centro-Africana. Reportagem de Rui Araújo no país.
[Os dias da semana]
Tardes de Novembro
Numa tarde de Novembro, um professor universitário aposentado lê e redescobre algo que, aliás, não ignorava. O que agora apreende de um modo novo é o que muitos desconhecem; compreende que o “movimento das pessoas através dos continentes já dura há milhares de...
Bielorrússia, Mancha, Mediterrâneo
Papa denuncia instrumentalização dos migrantes
O Papa Francisco condenou este domingo, no Vaticano as mortes de migrantes “às portas da Europa” e apelou às autoridades que façam prevalecer o diálogo sobre “qualquer tipo de instrumentalização” daqueles que enfrentam “perigos gravíssimos”.
Não há “motivo convincente”
Governo filipino impede Ressa de ir receber o Nobel
O Governo das Filipinas impediu a jornalista Maria Ressa de se deslocar a Oslo para receber o Nobel da Paz, alegando existir risco de fuga por parte da ativista dos direitos humanos.
Estudo da FEC
Dois terços das mulheres e meninas da Guiné-Bissau já sofreram violência
Dois terços das meninas e mulheres da Guiné-Bissau já sofreu algum tipo de violência por parte de homens (a maior parte dos quais é o próprio pai) e enfrentam ainda inúmeros obstáculos à protecção e garantia dos seus direitos face à violência contra a mulher, concluiu um estudo da Fundação Fé e Cooperação (FEC).
Jesuítas na Índia iniciam ação judicial
Reabilitar a memória do padre Stan Swamy
A Companhia de Jesus na Índia vai entregar uma ação no Supremo Tribunal de Mumbai em ordem a reabilitar o nome do padre Stan Swamy, que esteve preso desde 8 de outubro de 2020 até morrer a 5 de julho deste ano, vítima de covid-19 contraído na prisão, noticiou esta sexta-feira, 26 de novembro, a agência Union of Catholics Asian News (UCANEWS).
Cimeira do Clima
Amnistia “extremamente desapontada” com COP26
A Amnistia Internacional manifestou esta terça-feira, dia 23, o seu desapontamento com os resultados da Cimeira do Clima, que terminou há pouco mais de uma semana, a 13 de novembro, em Glasgow, na Escócia. “O resultado da COP26 um fracasso catastrófico.”
Crise com a União Europeia
Bielorrússia usa pessoas como peões, acusam evangélicos
“O Governo bielorusso está a utilizar os seres humanos como peões como forma de levar a União Europeia (UE) a recuar no seu desejo de impor sanções ao regime” de Minsk, acusa a Aliança Evangélica Europeia (AEE), em comunicado enviado ao 7MARGENS.
Amnistia: “declínio humanitário” a Leste
Futebolistas afegãs acolhidas em Portugal pelo JRS
Um grupo de 220 cidadãos afegãos, incluindo as restantes 115 jogadoras e seus familiares da da Equipa Nacional de Futebol Juvenil Feminino do Afeganistão, será acolhido em Portugal, depois de ter sido resgatado do país. O anúncio foi feito pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS Portugal) e pela Romulus T. Weatherman Foundation, num comunicado enviado ao 7MARGENS pelo JRS.
30 anos do massacre de Santa Cruz
Timor-Leste recordou os heróis que morreram pela liberdade
O 30º aniversário do massacre de Santa Cruz foi assinalado esta sexta-feira, 12 de novembro, com uma missa na Igreja de Santo António em Díli (Timor-Leste), não muito longe do local onde onde ocorreu a tragédia que provocou a morte a mais de 200 pessoas. Familiares das vítimas, líderes religiosos e políticos e dezenas de jovens estiveram presentes para celebrar aquele que é também o Dia Nacional da Juventude, noticiou a UCA News.
Nações Unidas
Processo político ainda pode ser solução para Iémen
Um processo político liderado pelas Nações Unidas ainda pode ser parte de uma solução sustentável para o conflito no Iémen, defendeu o enviado especial da ONU, Hans Grundberg, antes da reunião do Conselho de Segurança desta quinta-feira à porta fechada sobre a...
China
Repressão aos muçulmanos passa por destruir cúpulas de mesquitas
A China tem vindo a multiplicar os constrangimentos à prática religiosa de diferentes religiões. No caso dos muçulmanos, além da prisão de praticantes desta religião e do condicionamento de escritores e estudiosos, surge agora a notícia de que as autoridades estão a remover as cúpulas das mesquitas, a fim de as “sinizar” (tornar mais “chinesas”).
Etiópia
Agravamento do conflito no Tigré leva a fuga das populações
“As coisas estão a piorar e agora nós temos de fugir.” A curta mensagem, enviada domingo, 31 de Outubro, por um missionário católico para a directora de comunicação da fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), traduz o desespero que se vive na cidade de Kombolcha, no centro-norte da Etiópia, 380 quilómetros a norte de Adis-Abeba.
Relatório no Brasil
Invasões de terras e assassinatos de indígenas aumentaram em 2020
2020 foi “um ano trágico para os povos originários no país”, segundo um relatório divulgado sobre a violência contra povos indígenas. Os dados relatam 182 “assassinatos” e 16 casos de “homicídio culposo” e a pandemia da covid-19 deixou um rasto de mortes, acentuado pela má gestão do governo federal de Bolsonaro.
UE quer 70% de vacinação no mundo dentro de meses
Cáritas pede ao G20 que transforme promessas em vacinas
A Cáritas Internacional defendeu esta sexta-feira, 29, que os participantes na cimeira do G20, em Roma, devem “honrar as promessas e acelerar a resposta global” à pandemia – precisamente o principal tema do encontro.
Jacobabad, Paquistão
Na cidade mais quente do mundo, os 32°C são amenos mas não evitam a violação dos direitos humanos
Nos últimos quatro verões, a cidade paquistanesa de Jacobabad ultrapassou com frequência os 50°C. Uma situação que tem origem nas alterações climáticas e, denuncia a Amnistia, consequência nos direitos humanos: por exemplo, o abandono escolar tem crescido entre as crianças, que não se sujeitam a andar quilómetros debaixo de altas temperaturas para chegar a escolas sem qualquer protecção contra o calor.
Max Stahl
Morreu o jornalista que filmou o massacre de Santa Cruz
O jornalista britânico-timorense Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em Díli, em Novembro de 1991 – e cujas imagens fizeram que a ocupação indonésia de Timor-Leste saltasse para a ribalta dos noticiários internacionais – morreu na quarta-feira, 27, num hospital da cidade australiana de Brisbane.
Escândalo das escolas residenciais
Francisco no Canadá para pedir perdão aos povos indígenas
O Vaticano confirmou ontem que o Papa Francisco vai responder positivamente ao convite formulado pela Conferência Episcopal do Canada para visitar o país no âmbito do “pedido de perdão às nações índias e do processo pastoral de reconciliação com os povos indígenas”, noticiou ontem, 27 de outubro, o Catholic News Service
Confederação Nacional
Situações de “trabalho escravo” de crianças
Continuam a ser numerosas e diversificadas as situações de trabalho escravo de crianças no mundo e o problema não é apenas dos países mais pobres. A mensagem foi sublinhada esta quarta-feira numa videoconferência promovida pela CNASTI – Confederação Nacional de Ação sobre Trabalho Infantil, com apoio da representação em Lisboa da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Alterações climáticas
Seca deixa um milhão à fome em Madagáscar
A crise climática em Madagáscar provocou uma seca devastadora no sul do país, deixando um milhão de pessoas à fome. Segundo a Amnistia Internacional, no relatório “It will be too late to help us once we are dead” (“Quando estivermos mortos, será tarde demais para nos ajudarem”), 91% das pessoas vivem abaixo do limiar da pobreza.
Países Baixos
O algoritmo racista que discriminou minorias étnicas e estragou a vida a milhares de pessoas
Um algoritmo racista e xenófobo que “aprende” a discriminar pessoas? O escândalo foi a causa da queda do Governo holandês em Janeiro. Agora, a Amnistia Internacional exige medidas e diz como é que o sistema tem discriminado famílias de minorias étnicas e de baixos rendimentos.
Comentário
O segundo apagamento de Aristides
“Mesmo que me destituam, só posso agir como cristão, como me dita a minha consciência; se estou a desobedecer a ordens, prefiro estar com Deus contra os homens do que com os homens contra Deus.” Esta afirmação de Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, confirmada por muitas outras de cariz semelhante, mostra bem qual foi o fundamento para a sua decisão de, contra as ordens expressas de Salazar, conceder indiscriminadamente vistos de passagem a milhares de pessoas em fuga do terror nazi.
Honras de Panteão
Portugal curva-se, eternamente grato, hoje e para sempre, perante Aristides
O Presidente da República afirmou que Portugal se curva perante a “personalidade moral” de Aristides de Sousa Mendes, e que “eternamente grato, hoje e para sempre, o recorda e homenageia”. Foi desta forma que Marcelo Rebelo de Sousa terminou a concessão de honras de Panteão Nacional ao homem que é um “Justo entre as Nações”.
Aristides com honras de Panteão
“Só posso agir como cristão, como me dita a consciência”
Domingo, 17 de Outubro, no programa Página 2, da RTP2, António Moncada Sousa Mendes, autor do livro Aristides de Sousa Mendes – Memórias de um Neto evocou a memória do seu avô. Foi um depoimento também a referir essa perspectiva e a recordar o longo caminho de Aristides até este dia que o 7MARGENS pediu ao neto do primeiro português a ser declarado Justo Entre as Nações.
Relatório da Amnistia Internacional
Pandemia teve impacto devastador sobre liberdade de informação
“Os ataques à liberdade de expressão por parte de governos, combinados com uma enchente de desinformação por todo o mundo durante a pandemia da covid-19, tiveram um impacto devastador sobre a capacidade das pessoas para acederem a informação precisa e oportuna, que as ajudasse a lidar com a crescente crise de saúde global.” A conclusão é da Amnistia Internacional.
Carta aberta aos Estados-membros
Mais de 323 mil de todo o mundo pedem à ONU que aja sobre as atrocidades em Xinjiang
Mais de 323.000 pessoas em todo o mundo assinaram uma petição da Amnistia Internacional (AI) intitulada “Liberdade para todos os detidos de Xinjiang”, acerca da situação que se vive nesta província chinesa, informou a organização de defesa dos direitos. Ao mesmo tempo, uma carta aberta da secretária-geral da organização de defesa dos direitos humanos apela à ONU para que investigue violações de direitos humanos contra uigures, cazaques e outras minorias muçulmanas naquela região do noroeste da China.
Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Muratov, da Rússia
Prémio Nobel da Paz 2021 foi para jornalismo de coragem e liberdade de expressão
“Pelos seus esforços para salvaguardar a liberdade de expressão, que é uma pré-condição para a democracia e uma paz duradoura”, os jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Muratov, da Rússia, partilham o Prémio Nobel da Paz 2021. A novidade foi anunciada esta sexta-feira, 8 de outubro, em Oslo, por Reiss-Andersen, presidente do Comité Nobel e membro da Fundação com o mesmo nome. O prémio constitui um tributo ao jornalismo sério e de qualidade, que investiga e não se cala perante as pressões e os poderes, bem como a todos os jornalistas que procuram pô-lo em prática.
Crise em Cabo Delgado
“As pessoas não têm que comer, que vestir, onde ficar”
“As pessoas não têm que comer, não têm que vestir, muitas vezes não têm onde ficar, há dificuldades por exemplo no campo da água. Há pessoas que não têm acesso sequer a água.” O desabafo é do padre Ricardo Marques, que lança um pedido de ajuda para as populações de Cabo Delgado.
Comissão diz que manterá parceria
Tribunal europeu dá razão aos sarauis contra acordos UE-Marrocos
O Tribunal Geral da União Europeia anulou nesta quarta-feira, 29 de Setembro, dois acordos sobre produtos agrícolas e pesqueiros da região do Sara Ocidental, depois de a Frente Polisario, que luta pela autodeterminação do território, ter interposto uma acção em 2019, após a assinatura dos documentos.
Destruição das comunidades autóctones do Canadá
Bispos católicos pedem desculpa e assumem apoio a indígenas
A Conferência dos Bispos Católicos do Canadá, num comunicado dirigido aos povos indígenas (designados habitualmente por Primeiras Nações), resultante da assembleia anual que decorreu de segunda a sexta-feira da última semana, pediu desculpas pelas atrocidades cometidas e agora descobertas em alguns colégios sob a gestão da Igreja Católica.
Filmes, debates e edições
Jean Moulin enterrou a pistola, mas cumpriu o “banal dever cívico” de resistir; agora, será evocado em Lisboa
Quando se tornou líder da Resistência francesa ao nazismo, foi-lhe dada uma pistola que ele enterrou e nunca usaria. Jean Moulin foi um cidadão banal que entendeu que o seu dever era resistir à barbárie. Uma quinzena de actividades em Lisboa evoca a sua passagem por Portugal, onde durante cinco semanas redigiu um importante relatório que permitiria unir a Resistência.
Ponte aérea "inumana"
EUA deportam haitianos para um “país colapsado”
Há 13 mil pessoas debaixo da ponte que liga Del Rio, no Texas (EUA), a Ciudad Acuña, no México, para tentar atravessar deste país para os EUA. Desde domingo, um ritmo de sete aviões por dia começaram a levar essas pessoas de volta ao seu país. No principal aeroporto do Haiti, muitos deportados tentaram voltar para o avião.
Orçamento dos EUA
Bispos querem abrir a porta à legalização de milhões de imigrantes
Os bispos dos Estados Unidos da América expressaram esta semana o seu total apoio à inclusão de novas disposições na legislação sobre a imigração que, entre outras, abrem a porta à legalização de milhões de imigrantes indocumentados, noticiou esta sexta-feira, 17 de setembro, o Vatican News.
Relatório da Global Witness
227 ativistas ambientais assassinados em 2020
O número de ativistas ambientais assassinados que é possível documentar subiu no ano passado para 227, refere a Global Witness no seu relatório “A Última Linha de Defesa”. A organização contabiliza apenas os assassinatos de pessoas de quem conhece o nome e analisou as circunstâncias da morte. E não tem dúvidas de que apenas consegue documentar uma parte muito reduzida da violência praticada contra os ambientalistas.
Birmânia
Aumentam ataques dos militares contra milícias anti-junta
Mais de um milhar de pessoas foram forçadas a fugir das suas casas no estado birmanês de Chin, em virtude da intensificação dos combates, nos últimos dias, entre os militares e as milícias locais – étnicas ou de grupos de oposição à junta que governa o país.
Amnistia Internacional
Denunciadas atrocidades contra refugiados que regressaram à Síria
As atrocidades com que são recebidos na Síria os refugiados que regressam ao país motivaram um apelo da Amnistia Internacional aos países que os acolhem para que lhes continuem a proporcionar refúgio, garantindo assim a continuidade de uma protecção justificada pela crueldade que o governo sírio continua a demonstrar.
Shafqat Emmanuel e Shagufta Kausar
Casal cristão acusado de blasfémia no Paquistão encontra asilo na Holanda
Acusados de blasfémia, Shafqat Emmanuel e a mulher Shagufta Kausar, um casal cristão, foram condenados à morte por enforcamento no Paquistão. Mas, após oito anos no corredor da morte, seriam ilibados pelo Supremo Tribunal. As ameaças dos seus concidadãos de maioria muçulmana fê-los abandonar o país.
Luta contra o antissemitismo
Estado australiano proíbe símbolos nazis em espaços públicos
O estado de Victoria, na Austrália, vai tornar-se no primeiro território daquele país a proibir a exibição pública de símbolos nazis, avançou esta quinta-feira, 2 de setembro, o jornal The Guardian.
Um dos maiores desembarques de sempre
Lampedusa em rutura total, com chegada de mais 539 migrantes
Mais uma embarcação sobrelotada, que por pouco não virou, chegou à ilha italiana de Lampedusa este sábado, 28 de agosto. O desembarque de 539 pessoas, incluindo um menor e três mulheres, foi um dos maiores de sempre e deixou o campo de refugiados local em rutura total.
Afeganistão duas décadas depois
Líderes religiosos e políticos falam de vergonha e solidariedade
A propósito da situação que se vive no Afeganistão, o cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo e presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), disse no dia 25 de agosto, em entrevista à agência católica de notícia SIR (italiana): “Sinto-me envergonhado. Que vergonha para a Europa e para o Ocidente! Falamos muito sobre valores, mas onde estão os nossos valores no Afeganistão agora?”
Imigração e direito de asilo
Supremo obriga Biden a retomar política de Trump
A administração Biden não pode deixar entrar nos Estados Unidos da América pessoas que solicitem o estatuto de exilado antes de concluir a análise do seu processo. O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu esta quarta-feira, 25 de agosto, vincular o Governo à legislação da administração Trump, que obriga quem solicita asilo a aguardar fora das fronteiras do país pela resposta ao seu pedido.
Excertos da Índia
Olhares baços no horizonte baço
É nas terras de horizonte baço que os direitos são mais negligenciados, pensava eu ao caminhar por ruas tranquilamente infernais numa tentativa de compreender o que via e sentia. Meninos descalços, sem nome. São meninos de olhos vazios e mão estendida. Porque me daria a vida sobras de afeto se a eles nada disso pode dar?
Apoio ao desenvolvimento
Fundos europeus obrigam Estados a respeitar direitos humanos
Os mil milhões de euros de fundos da União Europeia (UE) “destinados à ajuda ao desenvolvimento nos próximos sete anos estão vinculados a condições estritas que os países destinatários têm de cumprir: respeito pelos direitos humanos, bom tratamento das minorias e respeito pelos direitos das mulheres e raparigas, só para citar algumas”, afirmou este sábado, 21 de agosto, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Cristãos paquistaneses receiam mais insegurança com talibãs no Afeganistão
O regresso dos talibãs ao poder no Afeganistão irá encorajar os grupos fundamentalistas e extremistas no vizinho Paquistão, o que aumenta os receios de insegurança e miséria para os cristãos no país.
Recolocação Voluntária
Portugal recebe grupo de 21 crianças e jovens estrangeiros refugiados
Um grupo de 21 crianças e jovens estrangeiros provenientes dos campos de refugiados da Grécia foram acolhidos em Portugal, anunciou o governo. As crianças e os jovens são naturais do Afeganistão, Paquistão, Bangladesh, Palestina, Marrocos, Iraque, Egito e Síria e não vieram acompanhados por adultos.
Refugiados na Sicília
Chegaram a bom porto, com dores, pesadelos e sonhos
Finalmente chegaram a dois portos da Sicília, este fim-de-semana, o Ocean Viking e o Sea Watch, dois navios carregados até mais não de gente, de humanos, de pessoas como nós. Salvos em condições dramáticas no fim-de-semana anterior, incluindo várias crianças e uma mulher em fim de gravidez. Eram mais de meio milhar numa das embarcações e perto de 260 noutra.
"Rumo a um Nós cada vez maior"
Semana Nacional das Migrações de 8 a 15 de agosto
A 49ª Semana Nacional de Migrações realiza-se de 8 a 15 de agosto, sob o tema «Rumo a um nós cada vez maior». O ponto alto, como habitual, é a Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, que será presidida pelo Cardeal Jean-Claude Höllerich, do Grão Ducado do Luxemburgo e Presidente da COMECE (Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia).
Padre Pier Luigi Maccalli
Missionário raptado por jihadistas veio a Fátima agradecer libertação
Depois de quase dois anos nas mãos de um grupo jihadista na região do Sahel, em África, o padre Pier Luigi Maccali esteve em Fátima, no domingo, 1, para agradecer a Maria a sua libertação do cativeiro, em outubro passado.
Relatório contundente da Amnistia Internacional
Direitos humanos: relatos sobre Arábia Saudita contradizem discursos oficiais
Em meados de 2021, “quase todos” os defensores dos direitos humanos, ativistas dos direitos das mulheres, jornalistas independentes, escritores e ativistas da Arábia Saudita “tinham sido detidos arbitrariamente, libertados condicionalmente, silenciados e...
Pela Human Rights Watch
Junta militar da Birmânia acusada de crimes contra a humanidade
A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) acusou os militares da Junta que fez o golpe de estado e passou a dirigir a Birmânia de terem recorrido a repressão violenta dos protestos contra o golpe e de terem torturado e assassinado cidadãos feitos prisioneiros.
Prevenção e sensibilização
Oikos: “Ativa-te contra o Tráfico de Seres Humanos”
O tráfico de pessoas é crime e é ao mesmo tempo o terceiro negócio mais lucrativo do mundo com cerca de 30 mil milhões de euros de lucro por ano, afirma a Oikos, uma ONG que acaba de lançar uma campanha para combater o problema.
Cabo Delgado, Moçambique
Ajuda humanitária não pode ser “indústria do sofrimento”
Crescem as dificuldades humanitárias em Cabo Delgado, Moçambique. Agora é o administrador apostólico, D. António Juliasse Sandramo, que vem alertar para o perigo de criação de “uma indústria do sofrimento” que “dissipa” a ajuda humanitária. “Quando há situações de sofrimento, pode ser criada uma indústria do sofrimento, que se aproveita do sofrimento do povo”, afirmou Sandramo.
Cidadãos "sem papéis"
“A greve de fome está suspensa” — mas a luta continua em Bruxelas
As quase 500 pessoas que estavam em greve de fome há 61 dias numa igreja de Bruxelas suspenderam por agora esta forma de luta, para abrir a porta às negociações com o Governo belga. Alguns destes cidadãos já tinham iniciado também uma greve de sede.
Cidadãos vítimas de spyware
Amnistia exige resposta do governo húngaro ao escândalo Pegasus
Uma investigação publicada esta terça-feira, 20 de julho, pelo Direkt36 (órgão de comunicação húngaro sem fins lucrativos) revelou que os telefones de mais de 300 cidadãos daquele país foram identificados como possíveis alvos do software de vigilância Pegasus, comercializado pela empresa israelita NSO Group. Peritos da Amnistia Internacional (AI) confirmaram que, em inúmeros casos, este software tinha, de facto, sido instalado, e a organização exige agora uma reação da parte das autoridades húngaras.
Do Quirguistão para Portugal
Resistir em casar à força – a história de Selima
Não, não é uma novela camiliana. Em pleno século XXI, em muitos pontos do globo, tais factos acontecem com a conivência de todos, inclusive das autoridades. No Expresso de 02/07, no artigo “O triste destino das noivas à força”, o jornalista Mauro Mondello fazia uma reportagem no Quirguistão sobre esse assunto e entrevistava mulheres e activistas que pretendem consciencializar as raparigas para esta bárbara realidade. Uma jovem mulher desse país que vive em Portugal prontificou-se a relatar ao 7Margens toda a história da sua vida, que reafirma o conteúdo do artigo do Expresso.
Cidadãos "sem papéis"
Quase 500 pessoas em greve de fome em Bruxelas
Centenas de pessoas estão há dois meses em greve de fome numa igreja de Bruxelas, num protesto que se radicalizou nos últimos dias, depois de um grupo ter iniciado uma greve de sede. A sua exigência é apenas uma: o direito a viverem legalizados no país onde residem e trabalham há anos e até décadas. E Portugal é exemplo.
Bispos de Cuba
“Não podemos fechar os olhos ou desviar o olhar como se nada estivesse a acontecer.”
Os bispos católicos de Cuba emitiram esta semana um comunicado em que pedem o fim dos confrontos no país, mas referem que a “imobilidade” não resolve problemas, reconhecendo “que o povo tem o direito de expressar as suas necessidades, anseios e esperanças” e expressar-se publicamente contra “algumas medidas que foram tomadas e que o afetam seriamente”. E sublinham, logo no início do documento: “não podemos fechar os olhos ou desviar o olhar como se nada estivesse a acontecer”.
Relatórios da ICC e do UCF
Perseguição a cristãos aumenta na Birmânia e na Índia
Os cristãos e as minorias étnicas na Birmânia enfrentam uma opressão crescente desde que a Junta militar derrubou o Governo civil em 1 de Fevereiro e tomou conta do poder. Um relatório da ICC (International Christian Concern), organização não-governamental de monitorização das perseguições religiosas, revela detalhes da perseguição aos cristãos em áreas onde a opressão tem sido a regra, em mais de cinco décadas de governo militar.
Resgatados no Mediterrâneo
Alívio no desembarque na Sicília de mais de meio milhar de migrantes
Foram quatro dias que pareceram uma eternidade. Com 572 migrantes dentro do navio Ocean Viking, recolhidos no Mediterrâneo entre quinta e segunda-feira, dia 5, a situação a bordo tinha-se tornado insustentável. Esta sexta-feira, finalmente, as centenas de pessoas puderam pôr os pés em terra firme.
IV Encontro Mundial
Movimentos populares medem com o Papa o impacto da covid nas profissões humildes
O impacto da covid-19 nos trabalhadores mais humildes e rejeitados é o tema que juntará o Papa Francisco com representantes e delegados dos movimentos populares de todo o mundo nesta sexta-feira, 9 de Julho, às 14h de Roma (13h em Lisboa). E eles incluem movimentos de apanhadores de cartão, recicladores, vendedores ambulantes, costureiras, artesãos, pescadores, camponeses…
Jerusalém Oriental
Famílias desalojadas e deslocadas à força por Israel
“Iniciativa de Jerusalém Oriental”, do Conselho Mundial de Igrejas, procura acompanhar, mesmo sem uma presença física, as famílias que estão a enfrentar o desalojamento das suas casas e um deslocamento forçado das comunidades de Sheij Yarrah, Silwan e outras localidades de Jerusalém Oriental, para outras regiões.
Leilão da Amnistia Internacional
Vestir a camisola pelos direitos humanos
Três camisolas autografadas do Benfica, do Sporting e do FC Porto, uma por clube, serão leiloadas durante este mês, numa iniciativa da Amnistia Internacional, que reverte a favor do trabalho de defesa dos direitos humanos desta organização não-governamental.
100 mil obrigados a mendigar
Senegal recruta professores para escolas corânicas para evitar tráfico e mendicidade de crianças
O Estado senegalês quer recrutar uma centena de professores para as escolas corânicas, com o objectivo de encontrar pessoas que garantam o combate aos abusos nestes estabelecimentos de ensino.
A decisão surge num contexto em que há frequentes denúncias de abusos em escolas conhecidas como daaras. O imã Mouhamadou Makhtar Kanté diz que essa pode ser uma forma de resolver o problema da mendicidade, a que muitas crianças que residem nessas escolas são obrigadas.
Manifesto da Amnistia Internacional
Acolher e integrar refugiados: 15 mil assinaturas para Costa
Amnistia Internacional fez chegar ao primeiro-ministro, António Costa, o Manifesto “Eu Acolho”, juntamente com cerca de 15 mil assinaturas de cidadãos, que acompanham esta organização de direitos humanos na sua preocupação “por melhores políticas e mecanismos de acolhimento de pessoas refugiadas”.
Acusara positivo à covid
Padre Stan Swamy morreu no hospital na sequência da sua prisão contestada
O padre jesuíta indiano Stan Swamy, preso desde 9 de Outubro, morreu nesta segunda-feira, 5 de Julho, dois dias depois de lhe ter sido colocado num ventilador para tentar contrariar a deterioração das suas condições de saúde, num hospital gerido por instituições católicas na cidade de Bombaim (na costa centro Oeste do país). A morte ocorreu na véspera da avaliação, pelo Supremo Tribunal, de um pedido de fiança, cuja decisão tinha sido adiada no passado sábado, 3.
Desde 9 de Maio
Polícia de Israel fez campanha repressiva discriminatória contra palestinianos, acusa Amnistia
A polícia israelita cometeu múltiplas violações de direitos humanos contra palestinianos em Israel e em Jerusalém Oriental, durante e após as hostilidades armadas em Israel e Gaza, denunciou a Amnistia Internacional (AI). Tratou-se, diz a organização, de uma campanha repressiva discriminatória, desde o dia 9 de Maio, que levou à prisão mais de 2150 pessoas e que incluiu detenções em massa, utilizando a força ilegal contra manifestantes pacíficos e sujeitando os detidos a tortura e outros maus-tratos.