Direitos Humanos
Dia em Memória das Vítimas assinala-se nesta sexta, 27
Irene Pimentel: “Não aprendemos com a História” e por isso devemos perceber como chegámos ao Holocausto novidade
“Está mais que provado que a História nos ensina muito pouco!” A frase pode ser desconcertante, ainda para mais vinda de uma historiadora. Neste caso, de Irene Pimentel, premiada investigadora do Instituto de História Contemporânea. Mas, então, valerá a pena continuar a estudá-la e a transmiti-la, particularmente aos mais jovens? Depois do “périplo” que já fez por inúmeras escolas secundárias do país, a propósito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala esta sexta-feira, 27 de janeiro, Irene Pimentel tem a certeza de que sim.
Unicef alerta
Guerra na Ucrânia já prejudicou educação de 5 milhões de crianças
O conflito na Ucrânia, que começou há exatamente 11 meses, já prejudicou a educação de pelo menos cinco milhões de crianças ucranianas, alerta o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) num relatório publicado esta terça-feira, 24 de janeiro, Dia...
“Como se amanhecesse”
Recordar o centenário do nascimento, quando Eugénio foi senha da revolução de Tiananmen
Provavelmente são muito poucos, ou quase ninguém, os que sabem desta história. Nunca a vi escrita, nem mencionada nas inúmeras notícias ou biografias do Eugénio, nem muito menos nas crónicas sobre o que aconteceu em Tiananmen, há muitos anos. Tão pouco dá conta disso o seu tradutor em chinês, Yao Jingming, que conheceu o poeta em 1988. É disso que pretendo dar testemunho, ad perpetuam rei memoriam, no dia em que o Eugénio de Andrade celebraria cem anos de vida.
Repressão contra cristãos em 2022
Mais de cinco mil mártires em meia centena de países
Mais de 5.600 cristãos foram mortos em 2022 por causa da sua fé na meia centena de países cobertos pelo relatório World Watch List, divulgado no dia 18 de janeiro pela organização americana Open Doors, que sublinha o crescimento exponencial da violência religiosa na África subsaariana, com especial incidência na Nigéria.
Myanmar
Igreja centenária de lusodescendentes destruída pelo exército
A histórica Igreja de Nossa Senhora da Assunção, erguida em 1894 no vilarejo de Chan-tha-ywa, onde vive uma comunidade católica descendente de portugueses, os bayingyis, “foi totalmente incendiada e destruída no dia 14 de janeiro, por soldados da junta militar que governa Myanmar”, noticiou esta quarta-feira, 18, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Onda de solidariedade continua
Mais um camião do Vaticano para a Ucrânia e o apelo à visita do Papa
Partiu no sábado de Roma e chegou a Zaporizhzhya esta segunda-feira, 16 de janeiro: mais um camião cheio de camisolas térmicas e geradores foi enviado pelo cardeal esmoleiro do Papa, Konrad Krajewski, depois de uma nova onda de solidariedade em resposta à campanha iniciada pelo Vaticano em dezembro ter permitido arrecadar 300 mil euros. Enquanto isso, o chefe de gabinete do Presidente ucraniano, Andriy Yermak, afirmou que está na hora de o Papa visitar a Ucrânia.
Moçambique
A guerra esquecida em Cabo Delgado: soldados queimam cadáveres
A Amnistia Internacional denunciou a violência que contra civis, execuções extrajudiciais e outras violações dos direitos humanos e do direito humanitário internacional que continuam a ocorrer em Cabo Delgado, província no norte de Moçambique.
Lei natural ou liberdade responsável?
A aceitação da legitimidade moral das relações homoafetivas não é nenhum protesto contra as relações heterossexuais ou contra o casamento tradicional. Quem tal afirma está simplesmente a desviar a atenção do ponto essencial: a urgência da aceitação da homossexualidade como uma das formas com que a sexualidade humana se manifesta, sem exclusões nem restrições indevidas.
Bispos e ONU alertam
Haiti vive “situação sem precedentes”
Fome, cólera, violência devastadora dos gangues, escassez de combustível, colapso económico: o Haiti vive uma “situação sem precedentes”. Os bispos católicos do país já tentaram chamar a atenção da comunidade internacional para a “extrema gravidade” dos problemas, a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, também. Mas continua sem haver soluções à vista.
“Humanista” está nas bancas
Amnistia lança revista (e um calendário) que é um “manual” para aprofundar Direitos Humanos
No ano em que completa o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Amnistia Internacional Portugal publicou o primeiro número da nova revista “Humanista”, que fica disponível em banca para todas as pessoas interessadas. “Que melhor maneira de começar o ano”, comentou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na apresentação.
Após assassinato de polícia
“Chega de mortes!” O grito dos bispos do Peru
O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Peruana condenou o atentado contra uma patrulha policial na região de Puno, no sul do país, que terminou com a morte de um agente de 29 anos, o qual foi queimado vivo dentro do veículo onde se encontrava, durante os violentos protestos ocorridos no início desta semana.
Prémio coletivo
“Nobel judeu” atribuído a ativistas e ONG que apoiam a Ucrânia
Pela primeira vez, a Fundação Prémio Genesis, “o Nobel judeu”, atribuiu o prémio anual de 1 milhão de dólares a várias pessoas e instituições, em vez de a uma única entidade. Perante a guerra na Ucrânia, os galardoados foram ativistas judeus e ONG judaicas que têm ajudado as vítimas ucranianas do conflito.
Ligações históricas
Igreja de Inglaterra promete 100 milhões para “corrigir erros do passado” na escravatura
“Chegou o momento de agir face a este passado vergonhoso”, afirmou o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, esta terça-feira, 10 de janeiro, depois de um relatório ter confirmado que a Igreja de Inglaterra, da qual é o líder espiritual, teve ligações ao tráfico de escravos para a Europa e América do Norte.
Pacto assinado em Roma
Católicos, judeus e muçulmanos juntos pelo desenvolvimento ético da inteligência artificial
Representantes das três religiões abraâmicas assinaram esta terça-feira, 10 de janeiro, o Rome Call for AI Ethics (em português, "Apelo de Roma por uma Ética na Inteligência Artificial"), um documento que nasceu em 2020 no seio da Pontifícia Academia para a...
ONU e Amnistia Internacional pedem investigações
“Deus tenha misericórdia do Brasil!” Católicos condenam ataques e (alguns) evangélicos também
Os bispos católicos brasileiros manifestaram-se “perplexos” com “os atos antidemocráticos e de vândalos que invadiram e destruíram os prédios públicos que simbolicamente representam o Estado” na capital do país, Brasília, neste domingo, 8 de janeiro. Também o Papa Francisco já expressou preocupação relativamente aos sinais de “enfraquecimento da democracia” no Brasil. Mas entre os representantes das igrejas evangélicas, as opiniões dividem-se. Há quem condene os ataques, quem os legitime, e até quem os tenha incentivado e participado neles.
Comunicado critica novas regras
Bispos dos EUA exigem a Biden soluções dignas para os migrantes
Os bispos católicos dos Estados Unidos da América (EUA) manifestaram-se contra as novas medidas que visam conter a migração ilegal para o país, anunciadas na semana passada pelo Presidente Joe Biden. Em comunicado, exigem ao governo que “reverta o seu caminho atual, em favor de soluções humanas que reconheçam a dignidade dada por Deus aos migrantes e forneçam acesso equitativo à imigração e caminhos humanitários”.
Terá a comunidade LGBT lugar na Igreja Católica?
A recente leitura do estimulante livro de James Martin, Construindo uma Ponte, aumentou em mim a convicção de que há muito caminho a fazer no contexto da Igreja Católica quanto aos direitos das pessoas LGBT, tal como também em relação aos direitos das mulheres.
Declaração dos Direitos Humanos faz 75 anos
“Libertem todos os detidos por exercerem os seus direitos”, apela a ONU
Neste ano, em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completa 75 anos, a ONU apela aos governos para que “amnistiem, perdoem ou simplesmente libertem todos os detidos por exercerem os seus direitos”.
Paquistão tem dezenas de casos
O drama das conversões forçadas
A Comissão Nacional de Justiça e Paz do Paquistão juntou-se a cerca de três dezenas de organizações da sociedade civil para exigirem ao governo do país que olhe “com atenção para o drama das conversões forçadas de jovens raparigas e mulheres”.
Do Natal ao Dia da Paz
O caminho para a construção de um plano integrado para a Sustentabilidade Total norteada pela Ecologia Integral, como atrás referido, nas comunidades em que nos integramos, será bem sucedido na medida em que for bem sucedida a coordenação e harmonização intercomunitária fraternalmente conduzidas.
Myanmar
Suu Kyi condenada a mais sete anos de prisão
Aung San Suu Kyi, a líder deposta do movimento que ganhou as eleições democráticas de 2020 em Myanmar (Birmânia) e que se encontra na prisão desde fevereiro de 2021, onde tinha já começado a cumprir uma pena de 26 anos, foi agora condenada a mais sete anos de prisão.
Mensagem para 2023
António Guterres: “Precisamos de paz, agora mais do que nunca”
As Nações Unidas divulgaram esta quinta-feira, 28 de dezembro, a mensagem do seu secretário-geral para 2023. Num vídeo de um minuto e meio, é a palavra “paz”, repetida nove vezes por António Guterres, que sobressai. Porque “precisamos de paz, agora mais do que nunca”, afirma.
Presos desde outubro
Eritreia: Bispo e padre católicos libertados
Acaba de ser libertado o bispo Fikremariam Hagos, de Segheneity (Eritreia), que havia sido detido a 15 de outubro por agentes dos serviços de segurança quando regressava ao país após uma viagem à Europa, anunciou esta quinta-feira, 29 de dezembro, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Balanço da Fundação AIS
Mais de cem religiosos mortos, raptados ou presos em 2022
"O balanço é assustador", afirma a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) em comunicado enviado às redações esta quarta-feira, 28 de dezembro. "Ao longo dos 12 meses de 2022, houve o assassinato de, pelo menos, 17 sacerdotes e irmãs" e "um total de 42 padres...
China
Tribunal superior confirma oito anos de prisão para pastora protestante
O recurso contra a decisão que condenou a pastora protestante Hao Zhiwei a oito anos de prisão por “fraude”, na China, foi rejeitado este mês, anunciou o blogue Bitter Winter no dia 27 de dezembro. Zhiwei foi condenada a 11 de fevereiro deste ano pelo Tribunal Distrital de Echeng da cidade de Ezhou, província de Hubei, por ter recebido donativos dos membros de uma comunidade religiosa que não faz parte das “cinco religiões autorizadas” pela lei chinesa.
Noite de dia 30 de dezembro
50 anos depois, Comunidade da Capela do Rato celebra vigília pela paz
A Comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, vai celebrar no dia 30 de dezembro, às 21h, uma vigília de oração pela paz inspirada na mensagem do Papa Francisco para o 56ª dia Mundial da Paz, “Ninguém pode salvar-se sozinho”, e recordando a vigília pela paz que ali teve lugar há 50 anos, em plena ditadura marcelista.
Argélia
Jornalista preso sem acusação, rádio e website fechados
Ihsane El Kadi, um dos mais conceituados jornalistas argelinos, preso na madrugada de 24 de dezembro e levado para o quartel de Antar, da Direcção-Geral de Segurança argelina, foi finalmente visitado pelo seu advogado, esta terça-feira, 27 de dezembro. O advogado Mustapha Bouchachi afirmou, segundo noticiou o sítio do La Croix, que o jornalista se encontra fisicamente bem, mas que “nenhuma informação foi fornecida sobre os motivos da sua prisão”.
"Violação dos princípios humanitários"
Nações Unidas condenam Afeganistão por proibir mulheres nas ONG
A Unicef e a Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (Unama) condenaram "veementemente" o recente decreto emitido pelas autoridades talibãs que proíbe todas as trabalhadoras humanitárias de Organizações Não Governamentais (ONG) nacionais e...
Apelo do Papa sem ecos em Portugal
“É desumano impedir que os reclusos celebrem o Natal”, alerta coordenador da Pastoral Penitenciária
O Papa Francisco apelou a todos os chefes de Estado para que, neste Natal, fizessem “um gesto de clemência” em relação aos detidos considerados aptos a beneficiar dessa medida. Mas não só este convite parece não ter tido eco em Portugal, como os presos correm sérios riscos de não poder viver o Natal dentro das próprias prisões. Com greves dos guardas prisionais a decorrer, vários capelães dos estabelecimentos já viram ser-lhes negada a possibilidade de celebrar sequer a missa com os reclusos por estes dias.
Natal e dignidade
Deus surge no palco da História de forma singular. Ele não apenas providenciou Salvação para a humanidade, mas o nascimento de Jesus é em si mesmo um acto de dignificação da família humana em diversas dimensões.
Discurso aos sindicalistas italianos
Exploração dos trabalhadores “como se fossem máquinas” preocupa o Papa
A cultura do descarte, a falta de segurança no trabalho e a exploração das pessoas como se fossem máquinas são algumas das preocupações manifestadas pelo Papa, esta segunda-feira, 19, num discurso aos dirigentes e delegados da Confederação Geral Italiana do Trabalho.
Frio, fome, doenças: as necessidades na Ucrânia “continuarão a aumentar” e é preciso ajudar
Com temperaturas negativas, a situação é cada vez mais difícil na Ucrânia. A Ação Contra a Fome estima que 9,3 milhões de pessoas precisem de assistência alimentar e a Unicef avisa que sete milhões de crianças estão sem acesso a eletricidade, aquecimento e água.
Eurodeputados acusam a Rússia de Estaline
Holodomor foi um genocídio programado, reconhece o Parlamento Europeu
O Holodomor, a fome na Ucrânia causada pela União Soviética há 90 anos, que resultou na morte de vários milhões de pessoas, foi na quinta-feira, dia 15 de dezembro, reconhecido como genocídio pelo Parlamento Europeu (PE), numa votação em que dos 536 deputados presentes, 12 votaram contra e 17 abstiveram-se.
Após campanha contra igrejas protestantes
Tribunal Europeu condena Bulgária por violar direito à liberdade religiosa
O Tribunal Europeu de Direitos Humanos condenou o Governo da Bulgária por ter violado o direito à liberdade religiosa dos cristãos evangélicos no país. O caso remonta a 2008, quando funcionários do Estado lideraram uma campanha que visava alertar crianças e famílias para o perigo de se aproximarem das igrejas protestantes. A sentença foi conhecida esta semana e divulgada pela organização de defesa das liberdades fundamentais ADF International.
Detido em parte incerta
Nicarágua: Bispo de Matagalpa formalmente acusado de conspiração
O bispo de Matagalpa (Nicarágua), Rolando Álvarez, detido pela polícia estatal do país no passado mês de agosto, foi agora formalmente acusado do crime de conspiração, “por atentar contra a integridade nacional e propagar notícias falsas” e forçado a permanecer em prisão domiciliária, numa “casa administrada pelo governo” e cuja localização não foi revelada.
Relatório da Fundação Migrantes
Há 103 milhões de refugiados no mundo, um “número recorde sem precedentes”
São atualmente 103 milhões os refugiados no mundo inteiro, um “número recorde sem precedentes”, que equivale a um em cada 77 habitantes e corresponde a mais do dobro do registado há dez anos. os dados dão do Relatório 2022 sobre o Direito de Asilo da Fundação Migrantes, órgão pastoral da Conferência Episcopal Italiana, que foi apresentado esta terça-feira, 13 de dezembro, na Universidade Gregoriana, em Roma.
"Uma injustiça inacreditável"
Irão: Duas bahá’ís condenadas a segunda pena de prisão pela sua fé
Com as manifestações contra o regime de Teerão a caminhar para o terceiro mês consecutivo e as ações das autoridades iranianas face aos manifestantes cada vez mais violentas e repressivas, duas mulheres bahá’ís, Mahvash Sabet e Fariba Kamalabadi, consideradas símbolos de resiliência no país após terem já passado dez anos na prisão devido a não terem negado a sua fé, foram condenadas a nova pena por mais dez anos.
Unicef denuncia
Mais de 11 mil crianças mortas ou mutiladas no Iémen
Mais de 11 mil crianças já foram mortas ou mutiladas em consequência da guerra no Iémen, uma média de quatro por dia desde a escalada do conflito em 2015, denunciou a Unicef esta segunda-feira, 12 de dezembro. Os números, agora divulgados, são os que o Fundo das Nações Unidas para a Criança pôde verificar, mas “é provável que os números reais sejam ainda superiores”, alerta a organização em comunicado.
Dados da Amnistia Internacional
Há 44 menores mortos pela polícia iraniana
Os números arrepiam pela crueldade: as crianças e jovens representam 14% das mortes totais de manifestantes e observadores registadas pela Amnistia desde o início das manifestações no Irão. Desde 16 de setembro passado, são pelo menos 44 menores mortos, entre os 2 e os 17 anos. E já há um manifestante executado depois de condenado.
[Crónicas da Guiné – 2]
A “Casa dos Direitos”, chão sagrado dos Direitos Humanos
A história é simples de contar. A casa era o posto da polícia colonial em Bissau. Como seria de esperar, era “lugar de humilhação e tortura”. Após a independência, “no tempo do partido único, continuou a ter as mesmas funções”. Até que… Mas o melhor é ouvir o seu atual responsável, ou melhor, o “coordenador” da sua atividade, Gueri Lopes Gomes.
Relatório sobre direitos humanos
Sara Ocidental: “Não esqueçamos estas mulheres!”
Aminatou Haidar, Sultana Khaya e muitas outras mulheres do Sara Ocidental continuam, quase 50 anos depois, a viver sob a ocupação do seu território pelo reino de Marrocos, sem que se vislumbre uma solução diplomática que promova a autodeterminação saraui. Divulgado relatório sobre os direitos humanos no território.
Esta sexta-feira em Lisboa
Vigília de apoio aos que se manifestam no Irão
A Amnistia Internacional (AI) portuguesa e a Kolbeh – Comunidade Iraniana Portuguesa vão realizar uma vigília de apoio a todas as pessoas que se manifestam pacificamente no Irão e que continuam a atuar em defesa da liberdade. Este gesto terá lugar esta sexta-feira, dia 9, pelas 19h00, em Lisboa, na Praça do Município.
"A história repete-se"
Papa compara guerra na Ucrânia ao extermínio de judeus na Polónia
O Papa comparou, no final da audiência geral desta quarta-feira, 7 de dezembro, o que está a acontecer na Ucrânia com o que se passou há 80 anos na Polónia, com o extermínio de milhares de judeus pelos nazis.
Cada vez mais migrantes e refugiados
O Mediterrâneo continua a ser a grande vergonha da Europa
Bastou a ascensão da extrema-direita ao poder em Itália, um ponto crítico de pressão migratória sobre a União Europeia, para virem, de imediato, ao de cima as fissuras e tensões entre os países membros. E não foi propriamente por falta de leis, mas por falta de vontade e de decisões para as aplicar.
Hong Kong
Cardeal Zen condenado a pagar multa por ter defendido manifestantes
O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, foi condenado esta sexta-feira, 25 de novembro, a pagar uma multa de cerca de 500 euros pela sua colaboração com o 612 Humanitarian Relief Fund, que apoiou manifestantes pró-democracia a pagar multas e fianças em 2019. Sobre ele, recai ainda a acusação de conluio com forças estrangeiras, pelo que poderá vir a enfrentar penas mais graves.
Dia Internacional contra a Violência de Género
Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher
“Sentimos o dever de manifestar abertamente a solidariedade com as mulheres que sofrem todo o tipo de violência.” Quem o diz são as irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora, da Província de São João Bosco, em Roma, que pela primeira vez decidiram associar-se pessoalmente a uma campanha de prevenção, a propósito do Dia Internacional Contra a Violência de Género, assinalado esta sexta-feira, 25 de novembro.
Conselho aprovou resolução
ONU investigará no Irão violações dos direitos humanos
A resolução do Conselho para os Direitos Humanos (CDH) da ONU que se solidariza com o “corajoso povo iraniano”, especialmente as mulheres, e critica o regime pela violência “desnecessária e desproporcional sobre as multidões de manifestantes, nos dois últimos meses, foi esta quinta-feira, 24, aprovada por significativa maioria dos países membros daquele organismo.
Manhã desta quinta-feira, 24
“As piores formas de trabalho infantil” em conferência
Uma conferência sobre “As piores formas de trabalho infantil” decorre na manhã desta quinta-feira, 24 de Novembro (entre as 9h30-13h), no auditório da Polícia Judiciária (Rua Gomes Freire 174, na zona das Picoas, em Lisboa), podendo assistir-se também por videoconferência. Iniciativa da Confederação Nacional de Ação Sobre o Trabalho Infantil (CNASTI), em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC), a conferência pretende “ter uma noção do que acontece não só em Portugal, mas também no mundo acerca deste tipo de exploração de crianças”.
Mais de 40 mortos só na semana passada
Irão usa a pena de morte como forma de (re)pressão, acusa Amnistia
Prossegue a contestação e a revolta no Irão, país onde as autoridades mataram mais de 40 pessoas, entre as quais dois adolescentes, só na semana passada, segundo informações do Conselho dos Direitos Humanos da ONU.
Alemanha
Funcionários da Igreja Católica com regras mais inclusivas
A Presidente do Comité Central dos Católicos Alemães (ZdK, na sigla em alemão), Irme Stetter-Karp, elogiou esta terça-feira, 22, num comunicado, a adoção do documento sobre Regras Básicas do Serviço na Igreja como um “passo há muito esperado”. O texto foi adotado pela assembleia plenária da Associação das Dioceses Alemãs como uma recomendação para as dioceses alemãs.
Conclusões da assembleia da RENATE
Luta contra o tráfico humano: “O nosso grande foco tem de ser na educação”
São “milhões” as vítimas de tráfico humano, e é preciso ajudá-las, protegê-las. Mas a pandemia de covid-19 e o consequente surgimento de “novos tipos de tráfico e exploração” vieram mostrar que há “um trabalho enorme a fazer” em termos de prevenção. Quem o diz é Ivonne van de Kar, que acaba de assumir a presidência da Rede Europeia de Religiosas contra o Tráfico e Exploração (RENATE), e que falou ao 7MARGENS na conclusão da assembleia geral que reuniu em Fátima, de 13 a 18 de novembro, perto de 100 membros daquela organização.
Desde 2015
9300 menores palestinianos detidos por Israel
Mais de 9.300 menores palestinianos foram detidos por Israel desde 2015, de acordo com a ONG Sociedade dos Prisioneiros Palestinianos.
[Os dias da semana]
Mundial de Futebol no Qatar: vale tudo para que haja espectáculo?
Razões não faltam para reprovar a realização do Mundial no Qatar. Na altura em que tanto se tem discutido sobre o que fazer para salvar o planeta da catástrofe climática, o Qatar vai ajudar a destruí-lo. A lista de “aberrações ecológicas”, que inclui a existência de ar condicionado nos estádios, é extensa, mas há uma, denunciada pela Greenpeace e citada pelo Monde, que é especialmente curiosa: para transportar para Doha, a capital do Qatar, os adeptos alojados em cidades dos países vizinhos, particularmente do Dubai, estão programados 160 voos diários. Ou seja, um avião a cada 10 minutos [5].
Desobediência
Recentemente fui desafiada a algo que não esperava. Provavelmente deveria começar a ensinar a minha filha a prevaricar, disse-me o meu pai. Foi a palavra escolhida. O sentido era o de rebeldia, de desobediência. Eu fiquei a pensar.
Petição ao Qatar e FIFA
Amnistia quer justiça para migrantes, “a equipa que tornou este Mundial possível”
Nas vésperas de soar o apito para o arranque do Campeonato do Mundo de Futebol, a Amnistia Internacional, juntamente com outras organizações e entidades, volta a apelar ao Qatar e à FIFA, que “compensem os trabalhadores migrantes que, para que esta competição fosse possível, foram explorados e vítimas de abusos”.
Vaticano
Bispo Hélder Câmara mais próximo dos altares
O Dicastério das Causas dos Santos acaba de validar todos os atos e a documentação reunida e organizada na Arquidiocese de Olinda e Recife, no Brasil, relativa à vida de Hélder Câmara, que foi também bispo daquela diocese, e que se distinguiu na defesa dos direitos humanos, no tempo da ditadura no país.
Relatórios da Fundação AIS e do OIDAC
Perseguição aos cristãos aumenta na Ásia, África, Médio Oriente e Europa
A “opressão ou perseguição” aos cristãos, por causa da sua fé, aumentou em 75% dos países analisados pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), na Ásia, África e Médio Oriente, nos últimos dois anos. Ao contrário do que poderia esperar-se, o cenário na Europa não é mais animador: o Observatório para a Intolerância e Discriminação Contra os Cristãos (OIDAC) registou também, em 2021, um crescimento dos crimes de ódio contra os cristãos naquele continente. Estejam em minoria ou sejam a religião maioritária, os cristãos são cada vez mais perseguidos, mas a existência deste problema é muitas vezes negada, apontam ambos os relatórios.
Fundação AIS promove #RedWeek
Um relatório, igrejas de vermelho, vigílias e missas para lembrar e ajudar os cristãos perseguidos
De 16 a 23 de novembro, em Portugal e em inúmeros países onde a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) está representada, irão decorrer iniciativas que visam sensibilizar a opinião pública para a situação dos cristãos que são vítimas de intolerância religiosa. Entre elas, destaca-se a apresentação do Relatório “Perseguidos e esquecidos?”, um estudo produzido pela fundação de dois em dois anos, que dá conta da evolução da violência contra a comunidade cristã em todo o mundo.
Rede contra o Tráfico e Exploração
Religiosas europeias reúnem-se em Fátima por “um mundo livre de escravidão”
Começa este domingo, 13, e prolonga-se até à próxima sexta-feira a 3ª assembleia geral da Rede Europeia de Religiosas contra o Tráfico e Exploração (RENATE). O encontro terá lugar em Fátima e reunirá cerca de cem religiosas dos 31 países da Europa onde a RENATE está presente. “Juntas em direção a 2030 – Acabar com tráfico – A caminho – Realizando o sonho – Um mundo livre de escravidão” foi o tema escolhido para inspirar as apresentações e trabalhos que serão desenvolvidos ao longo da semana.
Reunidos no Camboja
Líderes da ASEAN lançam aviso à junta militar de Myanmar
Nove chefes de Governo de nações do sudeste asiático, reunidos em Phnom Penh (Camboja) na cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) emitiram esta sexta-feira, 11 de novembro, um “aviso” a Myanmar para que dê passos decisivos na concretização do plano de paz decidido no ano passado ou, de contrário, arrisca-se a ser impedido de participar nas reuniões da Associação.
Audição na ONU
Amnistia acusa Índia de violação sistemática dos direitos humanos
A quarta audição da Índia pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDHNU) que terá lugar esta quinta-feira, dia 10 de novembro, em Genebra, “chega num momento em que os direitos humanos e as instituições não controladas [pelo Governo], os meios de...
Revelação do Papa
“Documento sobre a Fraternidade Humana” nasceu de um almoço
Um jornalista libanês perguntou ao Papa Francisco, na viagem de regresso do Bahrein, se o “Documento sobre a Fraternidade humana” está a dar frutos tangíveis. Referia-se àquele documento “em prol da paz mundial e da convivência comum”, que Francisco assinou na sua viagem a Abu Dhabi, juntamente com o Grande Imã de Al-Azhar.
Papa Francisco no Bahrein
“As-salamu alaikum” [a paz esteja convosco], assim como duas armas: oração e fraternidade
Foram três os momentos em que Francisco teve oportunidade de discursar esta sexta-feira, 4, na sua viagem apostólica ao Bahrein. Os locais e as audiências mudaram, mas a mensagem foi a mesma: Deus é fonte de paz, e os líderes religiosos, na sua diversidade, devem usar duas “armas” comuns para promovê-la: a oração e a fraternidade, tornando-se assim “verdadeiramente pessoas de paz”.
Entre 3 e 6 de novembro
Papa no Bahrein em busca da cooperação inter-religiosa
O Papa Francisco chega esta quinta-feira, dia 3, ao pequeno arquipélago do Bahrein, no Golfo Pérsico, a fim de participar no “Fórum para o Diálogo: Oriente e Ocidente para a Coexistência Humana”, a convite do rei daquele país muçulmano e da pequena comunidade católica local.
Reino Unido
Líderes religiosos contra posição da ministra do Interior sobre imigrantes e refugiados
O rabino David Mason, uma voz altamente respeitada no Reino Unido, juntou-se ao coro de condenações públicas contra a afirmação da ministra do Interior, Suella Braverman, de que o país está a ser alvo de “uma invasão de imigrantes”. Braverman, que é casada com um judeu e filha de um goês imigrado, fez esta afirmação na Câmara dos Comuns, na segunda-feira 31 de outubro.
Direitos humanos
Bispo pede tribunal internacional para crimes no Congo
Um bispo congolês defendeu a criação de um tribunal internacional para crimes na República Democrática do Congo. Em entrevista ao jornal La Croix Africa, Sébastien Muyengo, titular da diocese de Uvira, afirmou que “o povo congolês continua a ser morto sem que o mundo proteste”.
Dia marcado por confrontos em todo o país
Ataque a santuário xiita faz 15 mortos no Irão
Esta quarta-feira, 26, quando passavam exatamente 40 dias sobre a morte da jovem Mahsa Amini e milhares de manifestantes protestavam em mais de 25 cidades iranianas, um novo ataque terrorista abalou o país. Três homens armados entraram no santuário muçulmano xiita de Shah Cheragh, em Shiraz (sul do Irão), enquanto centenas de fiéis se preparavam para rezar, e dispararam sobre eles, provocando pelo menos 15 vítimas mortais e 40 feridos, avançou a Al Jazeera.
Dois navios já em causa
Novo Governo italiano ameaça bloquear barcos com migrantes
O novo Governo de Itália já começou a dar sinais da sua política relativamente à imigração. Ainda mal sentado no seu posto, Matteo Piantedosi, que é o novo ministro do Interior, já disse que pode impedir o desembarque de migrantes que demandem os portos italianos em barcos estrangeiros.
República Democrática do Congo
Freira morre em hospital incendiado por grupo jihadista
Uma freira católica em missão na República Democrática do Congo foi uma das duas vítimas mortais de um ataque ao hospital da aldeia de Maboya, no leste do país, perpetrado na semana passada por um grupo armado ligado ao Estado Islâmico, avançou esta...
No mundo laboral
Trabalhadores cristãos querem combater “precariedade e exclusão social”
A LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, reunida num seminário internacional na Marinha Grande, alertou, em comunicado, para o impacto de uma economia baseada “na precariedade e na exclusão social”, apelando a novos modelos de desenvolvimento.
EUA
Bispos exigem que políticos se unam para “reforma integral da imigração”
Com milhares de imigrantes a tentar entrar diariamente nos Estados Unidos da América, particularmente vindos da Venezuela, e Joe Biden a recuperar leis implementadas no passado por Donald Trump que permitem expulsá-los, os bispos norte-americanos emitiram esta semana um comunicado exigindo aos líderes do governo que deixem o partidarismo de lado e trabalhem juntos numa “reforma integral da imigração”, que “reconheça a dignidade inviolável de todos os recém-chegados”.
Em Portugal
40 clubes de futebol investigados por tráfico humano
Há atualmente 40 clubes de futebol portugueses a ser alvo de investigações por suspeitas de tráfico humano e imigração ilegal, denunciou esta terça-feira o jornal Expresso (num artigo exclusivo para assinantes).
Igreja cada vez mais limitada
Polícia da Eritreia detém um bispo e dois padres sem dar justificações
O bispo de Segheneity, no sul da Eritreia, e dois padres da mesma região foram detidos na semana passada pela polícia nacional sem que para tal fosse apresentada qualquer justificação. Os três terão sido levados para a prisão militar de Adi Abeto, avançou esta terça-feira, 18, a Agenzia Fides.
Iraque
Refugiados cristãos vão ser desalojados para construção de centro comercial em Bagdad
Em 2014, centenas de cristãos tiveram de abandonar as suas casas em Mossul e outras localidades da Planície de Nínive (no norte do Iraque) devido ao avanço das milícias do autodenominado Estado Islâmico (Daesh). Muitos encontraram refúgio em Badgad, num conjunto de edifícios que ficou conhecido como Campo de Refugiados Virgem Maria. Mas 120 famílias acabam de receber uma ordem de despejo da parte do Governo, porque esses edifícios, que pertencem ao Estado, serão convertidos num centro comercial.
ACNUR pede investigação
92 migrantes encontrados nus e feridos
As imagens de 92 migrantes nus encontrados na última sexta-feira, 14, no norte da Grécia, junto à fronteira com a Turquia, desencadearam uma onda de choque internacional. A ACNUR, agência da ONU para os refugiados, disse-se profundamente perturbada com a...
Casos remontam à década de 50
Universidade de Stanford pede desculpa por ter discriminado judeus
A Universidade de Stanford, localizada no estado norte-americano da Califórnia e uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior no mundo, apresentou um pedido público de desculpas à comunidade judaica pelo facto de ter limitado a admissão de estudantes judeus durante a década de 50, e por não ter reconhecido esse erro no período que se lhe seguiu.
Médicos Sem Fronteiras
Cabo Delgado: muitas lacunas nos cuidados de saúde
A organização Médicos Sem Fronteiras continua “a preencher lacunas” na província moçambicana de Cabo Delgado, nomeadamente “nos cuidados de saúde e a responder a emergências tanto na comunidade de acolhimento como nas crescentes comunidades deslocadas, muitas vezes em colaboração com as autoridades sanitárias e outros parceiros”.
Activista bielorusso e organizações russa e ucraniana distinguidos
Nobel da Paz destaca luta pela democracia e os direitos humanos e oposição à guerra
O activista bielorrusso preso Ales Bialiatski, a organização russa Memorial e o Centro Ucraniano para as Liberdades Civis, que trabalham todos na defesa dos direitos humanos, foram os escolhidos pelo Comité Nobel como laureados deste ano para o Prémio Nobel da Paz. Um prémio que distingue claramente a luta pela democracia, direitos humanos e paz, no contexto da guerra provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, em Fevereiro.
Após relatório preocupante
Debate sobre crimes contra uigures chumbado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU
O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, recusou esta quinta-feira, 6, debater os abusos contra a minoria muçulmana uigur que estarão a acontecer na região chinesa de Xinjiang e que, de acordo com um relatório divulgado em agosto pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, corresponderão a “crimes contra a humanidade”. A moção tinha sido apresentada por dez países ocidentais, entre os quais os Estados Unidos da América e o Reino Unido, mas foi rejeitada com 19 votos contra (da própria China e de aliados habituais como Cuba e a Venezuela, mas também do Paquistão e da Indonésia, dois grandes países muçulmanos).
Direitos humanos no Qatar
Várias cidades francesas vão boicotar mundial de futebol
Paris, Lille e Marselha são algumas das cidades francesas que vão boicotar o Mundial de futebol no Qatar, recusando-se a instalar ecrãs gigantes e a criar zonas de fãs nas principais praças das respetivas cidades, durante a transmissão dos jogos.
Mensagem para esta sexta-feira
Trabalho digno é o “caminho para a paz e justiça social”, defende MMTC
“Num mundo em conflito, com profundas desigualdades e ambientalmente insustentável, o trabalho digno representa o caminho para a paz e a justiça social”, defende o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos, na véspera do Dia Internacional pelo Trabalho Digno, que se assinala a 7 de outubro. A mensagem foi divulgada em Portugal pela Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, nesta quinta-feira, 6, data em que dinamiza, pelas 21 horas, uma videoconferência subordinada ao tema “Trabalho digno para todos”.
Austrália
Clube de futebol despede executivo por ser cristão e ter ouvido um sermão contra o aborto em 2013
O arcebispo de Melbourne reagiu condenando de forma áspera a direção do Essendon Football Club por ter forçado o presidente executivo, Andrew Thorburn, a demitir-se por causa das suas convicções cristãs tradicionais.
Argentina
Responsáveis religiosos contra desalojamento de comunidade mapuche
Os líderes de diferentes Igrejas cristãs de Bariloche (cidade na região da Patagónia Argentina) apelaram esta quarta-feira, 5, à busca de vias de diálogo e de paz, depois de no dia anterior as forças policiais federais terem iniciado uma operação de desalojamento de uma comunidade indígena mapuche, recorrendo ao uso de gás lacrimogéneo e balas de borracha, e que resultou na detenção de pelo menos dez pessoas, entre elas uma mulher grávida e cinco menores.
Assassínio de Masha Amini
Autor de clip de protesto viral preso pelas autoridades iranianas
O artista iraniano Shervin Hajipour, cujo clip de música de apoio aos protestos populares contra o assassínio de Masha Amini teve milhões de visualizações em poucos dias, foi preso no dia 29 de setembro, de acordo com a Iran Human Rights. Veja aqui o clip.
Alarmado com a escalada da guerra
Papa pede a Putin e Zelenski que ponham fim à espiral de violência e morte
Foi um apelo solene, direto e incisivo aquele que o Papa Francisco lançou este domingo, antes da oração do Angelus, ao presidente da Federação Russa: “em nome de Deus e em nome do sentido de humanidade”, pare a guerra e a destruição de vidas e bens, “também por amor ao seu povo”.
Campanha da Amnistia Internacional
Liberdade de expressão para o Irão
A Amnistia Internacional (AI) está a promover uma Chamada à Ação (Call to Action) por causa de Mahsa Amini, a jovem de 22 anos iraniana que depois de ter sido detida pela polícia do seu país por, alegadamente, não usar adequadamente a sua roupa.
Indígena do povo Mura em entrevista
Irmã Elis Santos: “São mais de 500 anos a sobreviver, e nós queremos existir”
Aos 35 anos, Elis Santos, religiosa da Divina Providência, é uma das vozes mais ativas no Brasil na luta pelos direitos dos povos indígenas. Descendente do povo Mura e mestre em Antropologia Social, a irmã Elis falou ao 7MARGENS durante o encontro d’A Economia de Francisco, que decorreu na semana passada em Assis, e lamentou que no seu país continue a prevalecer “uma economia que mata”.
Caso Mahsa Amini
Cristãos iranianos unem-se às manifestações contra a “ditadura religiosa”
Os cristãos iranianos juntaram-se aos protestos na sequência da morte de Mahsa Amini, a jovem de 22 anos detida e torturada pela polícia dos costumes iraniana por “usar roupas inadequadas”. Numa declaração assinada por diversas entidades cristãs, anunciam que “se unem à batalha pela verdade e pela justiça em relação à morte de Mahsa Amini”, a quem foi retirada a vida “apenas porque pensava diferente”.
Cardeal Zuppi assina comunicado
Bispos italianos pedem a novo governo que acolha os migrantes
O presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), cardeal Matteo Zuppi, apelou aos vencedores das eleições legislativas no país, vistos como hostis a grande parte da agenda social do Papa, que exerçam o seu mandato como uma “alta responsabilidade, ao serviço de todos, começando pelos mais débeis”, nomeadamente os migrantes. Numa declaração publicada esta terça-feira, 27, no site da CEI, o também arcebispo de Bolonha fez questão de assegurar que a própria Igreja continuará a defender o bem comum com “severidade”.
A pedido das autoridades
Cáritas encerra atividades na Argélia
A Igreja Católica da Argélia anunciou o encerramento, a partir de 1 de outubro, de todas as atividades e obras de caridade implementadas pela Cáritas Argélia, O encerramento “completo e definitivo” foi comunicado através de uma declaração assinada pelo arcebispo emérito de Argel, Paul Desfarges, onde se refere que “a medida drástica é tomada em cumprimento do pedido das autoridades públicas argelinas”, avança o Vatican News.
Dia Mundial do Migrante e Refugiado
“Mudanças” na narrativa xenófoba em Portugal
A diretora da Obra Católica de Migrações (OCPM) afirmou que a Igreja “não pode aceitar” discursos racista e xenófobos, pedindo uma “mudança” na narrativa. “Aquilo que é preocupante é quando transformamos os migrantes em bodes expiatórios. E é isso que a Igreja não pode aceitar e que a Igreja não aceita”.
Ucrânia é “guerra interna”
Patriarca Cirilo: “Morte em combate limpa todos os pecados”
Daqui partiu para a reflexão sobre o sacrifício de “muitos” que hoje “estão a morrer nos campos da guerra interna”, como chama agora à guerra na Ucrânia, que vê como fazendo parte da grande Rússia.
“Quem, eu?” – No Dia Mundial do Migrante e Refugiado”
Naquela pintura, Jesus aponta para Mateus e este aponta para si mesmo, como que a dizer: «quem, eu?»; mas há uma outra versão, que é a de que aquele personagem aponta para o jovem que está absorto a contar o dinheiro, perguntando: «quem, ele?»
Cristãos e muçulmanos juntos
Apoio escolar a crianças de Cabo Delgado
A tragédia que ocorre na província moçambicana de Cabo Delgado em consequência de ataques de insurgentes que se reivindicam do jihadismo obriga, constantemente, a rever o número de mortos e de deslocados. Mas também impõe que se olhe com muita atenção para o trabalho de apoio aos que se apresentam numa situação mais vulnerável
Em cinco anos, número aumentou 10 milhões
50 milhões de pessoas viviam em escravidão em 2021
Cinquenta milhões de pessoas, ou seja, uma pessoa em cada 150, viviam em escravidão em 2021. E o trabalho forçado atingia outras 28 milhões, sendo que mais de 3,3 milhões eram crianças; outras 22 milhões de pessoas foram vítimas de casamento forçado. Estes dados constam do estudo Global Estimates of Modern Slavery, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado no início de setembro, e que pretende analisar as modernas formas de escravidão, entre as quais o trabalho e o casamento forçados, nomeadamente entre crianças.
Hong Kong
Julgamento do cardeal Zen adiado, por entre críticas ao Papa
Estava previsto para segunda-feira, 19, o julgamento do cardeal Joseph Zen e mais alguns colaboradores, mas o tribunal de Hong Kong passou a primeira sessão para esta quarta-feira, 21 – embora ainda não haja confirmação oficial da data. O motivo deveu-se ao facto de um dos juízes ter testado positivo ao coronavírus, segundo a agência católica de informação Asia News.
Temas raciais e LGBTQ+ os mais visados
Campanha para proibir certos livros nas escolas americanas já atingiu 1640 títulos
Mais de 1.640 títulos de livros foram proibidos em cerca de cinco mil escolas dos EUA ao longo do ano letivo 2021-2022, revela um estudo publicado hoje, 19 de setembro, pelo PEN America, que calcula em cerca de quatro milhões o número de estudantes afetados pelas proscrições.
Estados Unidos
Políticos em campanha instrumentalizam imigrantes
Os migrantes que, dos países da América Central, demandam os Estados Unidos da América (EUA) em busca de uma vida melhor estão, nestes dias, a ser objeto de instrumentalização por parte de governadores estaduais que procuram, desse modo, conquistar votos dos seus eleitorados.
Amnistia Internacional
Os trabalhadores dos estádios do Qatar também têm direitos
Uma nova sondagem global requisitada pela Amnistia Internacional revela que quase três quartos (73%) dos adultos inquiridos defende que a FIFA deve indemnizar os trabalhadores migrantes que sofreram violações de direitos humanos durante os preparativos para o Campeonato do Mundo de 2022.
Em três navios de salvamento
Mais de um milhar de migrantes batem à porta de Itália
Depois de ter batido a uma dezena de portas para poder desembarcar com mais de quatro centenas de migrantes salvos no Mediterrâneo, o navio SeaWatch3 recebeu este sábado, dia 17, permissão das autoridades italianas para aportar em Reggio Calabria, no extremo sul do país.
Exigida investigação da ONU
Parlamento Europeu condena “energicamente” repressão contra Igreja na Nicarágua
O Parlamento Europeu condenou “energicamente” esta quinta-feira, 15, a “repressão” e detenções de membros da Igreja católica na Nicarágua, em particular do bispo Rolando Álvarez, exigindo a sua libertação e uma investigação formal por parte da ONU ao Presidente Daniel Ortega por crimes contra a humanidade.
Em 2023
Alemanha vai pagar mais 1,2 mil milhões de euros a sobreviventes do Holocausto
A Alemanha vai pagar 1,2 mil milhões de euros a sobreviventes do Holocausto no próximo ano, anunciou esta quinta-feira,15, a Claims Conference. A organização que representa os judeus vítimas dos nazis na II Guerra Mundial assegurou também que estarão disponíveis fundos adicionais para vítimas em fuga da guerra na Ucrânia, de acordo com a notícia avançada pelo Jewish News.
Último dia de congresso com o Papa
Diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, e sem retorno
O pluralismo religioso é uma “expressão da sabedoria da vontade de Deus na Criação”, reconheceram perto de 100 representantes das várias religiões do mundo inteiro, ao assinar a Declaração Final do Congresso de Líderes Religiosos, o qual terminou esta quinta–feira, 15 de setembro, em Nur-Sultan (capital do Cazaquistão). O documento sublinha que a liberdade religiosa é um direito concreto e que o diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, necessário e sem retorno. Mas é preciso que todos o façam juntos, lembrou o Papa.
Relatório da ONU
Desenvolvimento humano regrediu cinco anos
Morremos mais cedo, somos menos instruídos e temos menos rendimentos. Pela primeira vez desde que foi criado, há 32 anos, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) diminuiu por dois anos consecutivos (2020 e 2021), e voltou aos níveis de 2016, revertendo grande parte do progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, revela o relatório das Nações Unidas divulgado esta quinta-feira, 8 de setembro..
Relatório da Amnistia Internacional
Governo indiano aumenta repressão sobre os media e ativistas
O número de assassinatos de civis por grupos armados na região da Caxemira aumentou 20 por cento nos últimos três anos, atingindo em particular a comunidade minoritária hindu, revela um relatório da Amnistia Internacional divulgado este sábado, dia 3 de setembro.
Relatório da ONU
China terá cometido “crimes contra a humanidade” em Xinjiang
A China cometeu “graves violações de direitos humanos” contra muçulmanos uigures na região noroeste de Xinjiang, que poderão ser considerados “crimes contra a humanidade”, de acordo com um relatório divulgado esta quarta-feira, 31 de agosto, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Em carta aberta
Mais de 80 personalidades portuguesas pedem ao governo da Nicarágua que respeite a liberdade religiosa
Um grupo de 85 personalidades portuguesas, das mais diversas áreas de atuação, enviou esta segunda-feira, 29, uma carta aberta ao cônsul honorário da Nicarágua em Lisboa, onde apela ao governo daquele país para que “faça um caminho para o retorno rápido à democracia plena, ao estado de Direito, ao respeito pelos direitos humanos, e à liberdade nas suas várias expressões, incluindo a de expressão e religiosa”.
Francisco clarifica posições
Guerra da Ucrânia é “sacrílega” porque destrói as vidas humanas
O Papa Francisco quis clarificar, de uma vez por todas, a sua posição relativamente à guerra desencadeada pela Rússia ao invadir a Ucrânia, em fevereiro passado. Num comunicado, difundido pela Santa Sé na manhã desta terça-feira, 30, sublinha-se que a “guerra em larga escala na Ucrânia” foi “iniciada pela Federação Russa” e que as intervenções do Papa “são claras e inequívocas, ao condená-la como moralmente injusta, inaceitável, bárbara, sem sentido, repugnante e sacrílega”.
Nicarágua
Clero acusa regime sandinista de causar “agitação e desordem”
A “dor e preocupação” expressa pelo Papa neste domingo, 21, sobre a situação da Igreja Católica na Nicarágua, e o apelo que fez ao diálogo entre o Governo e os responsáveis eclesiásticos, não teve, para já, efeitos visíveis, que não seja a polémica que as declarações desencadearam nas redes sociais. O clima parece pouco propício ao diálogo.
Palestina
Israel deve terminar com bloqueio de Gaza, exigem ONG
Dezasseis organizações de vários países assinaram recentemente uma declaração que exige do governo israelita “o fim imediato do bloqueio de Gaza, pondo desse modo fim à punição coletiva” da população civil.
Escravatura nos EUA
Jesuítas têm 100 milhões para processos de reparação
A Companhia de Jesus e a Associação de Descendentes GU272 formaram uma parceria no ano passado para ajudar a curar as profundas feridas raciais que persistem nos Estados Unidos.
António Guterres “muito preocupado”
Nicarágua: Polícia invade cúria episcopal e prende bispo e vários padres
Pouco passava das 3h da madrugada da última sexta-feira, 19, as forças policiais que há mais de duas semanas cercavam a Cúria da diocese de Matagalpa, no norte da Nicarágua, irromperam pelo edifício e levaram o bispo Rolando Alvarez, vários padres e alguns...
Guerras e Direitos humanos
Profissionais de media podem ajudar na resolução de conflitos
Cerca de 300 profissionais de comunicação social de cinco continentes discutiram presencialmente o tema “paz no mundo digital” no Congresso Mundial da SIGNIS, que terminou ontem, dia 19, em Seoul, com centenas a juntarem-se às sessões online, noticia o UCA News.
Nas Filipinas
Projeto de lei criminaliza discriminação com base na raça ou credo
Parlamentares filipinos liderados por um senador muçulmano aprovaram um projeto de lei que visa criminalizar a discriminação, que inclui estereotipos e a recusa de emprego com base na religião ou na raça.
Navio com cereais da Ucrânia é esperança
“O barco vai de saída” mas a fome no mundo tornou-se “catastrófica”
No momento em que um primeiro navio carregado com 23 mil toneladas de cereais da Ucrânia consegue, finalmente, singrar através do Mar Negro, o Programa Alimentar Mundial (PAM) alerta para a tragédia da fome que se abate sobre várias regiões do mundo.
Índia
Governo alega em tribunal não existir violência contra cristãos
O governo federal da Índia pediu ao Supremo Tribunal que rejeitasse a queixa apresentada pelo arcebispo de Bangalore, Peter Machado, o Fórum Nacional de Solidariedade e a Irmandade Evangélica da Índia, denunciando a violência contra os cristãos e solicitando o fim da perseguição contra eles.
Onda de repressão atinge Igreja Católica
Nicarágua: bispo sitiado, padres presos, freiras expulsas
Com o bispo, padres e leigos da diocese de Matagalpa sitiados há duas semanas pelas forças policiais da Nicarágua, centenas de fieis foram no último fim de semana impedidos de se dirigir para a catedral de Manágua e obrigados a regressar às suas paróquias.
Um ano depois
Talibãs governam Afeganistão “sem respeito pelos direitos humanos”
Há um ano, o mundo ficava em choque com as imagens que acompanhavam a saída das tropas da NATO do Afeganistão. Os receios de toda aquela população que fugia para o aeroporto a tentar apanhar um avião que os levasse para fora do país parecem ser bem fundados, segundo o relatório “O governo talibã: Um ano de violência, impunidade e falsas promessas”, publicado hoje pela Amnistia Internacional.
Nos 77 anos do ataque atómico
Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia
“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.
Resgatadas 29 pessoas
Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio
Dezenas de pessoas estão desaparecidas depois de um barco ter naufragado no mar Egeu, na quarta-feira, ao largo da ilha grega de Cárpatos, divulgou a ACNUR. A embarcação afundou-se ao amanhecer, depois de da costa sul da vizinha Turquia, em direção a Itália. “Uma grande operação de busca e resgate está em curso.”
Documentários na RTP2
Cinco países, uma realidade semelhante: pobreza e violência
Libéria, Nigéria, Honduras, Paquistão e Líbano são os países que serão retratados em documentários que serão exibidos durante o mês de agosto no programa A Fé dos Homens, da Agência Ecclesia, na RTP2. O primeiro sobre a Libéria foi exibido esta quarta-feira, dia 10.
Nicarágua
Bispo detido diz que é preciso “responder ao ódio com amor”
“Temos que responder ao ódio com amor, ao desespero com esperança e ao medo com a força e a coragem que nos foi dada pelo Cristo glorioso e ressuscitado”, diz o bispo de Matagalpa, Rolando José Álvarez, num vídeo realizado dentro do edifício-sede da diocese que se encontra cercado por forças policiais desde o dia 4 de agosto.
Direitos humanos
Amnistia criticou Kiev e a Ucrânia não gostou
A guerra da Ucrânia abriu uma inesperada frente no campo dos direitos humanos entre a Amnistia Internacional e o governo do país que foi invadido pela Rússia. Um relatório muito crítico da organização de direitos humanos levou a um ataque do Presidente Volodymyr Zelensky e à posterior demissão da responsável da AI no país.
Iémen
Jornalistas condenados à morte vivem “inferno na prisão”
Quatro jornalistas iemenitas condenados à morte estão a viver um “inferno” na prisão, de acordo com a descrição da organização de defesa da liberdade de imprensa, Repórteres Sem Fronteiras. Apelando à sua libertação imediata, para que possam receber tratamento médico, a RSF condena ainda o tratamento cruel a que têm estado sujeitos.
Irão
Bahá’is vítimas de repressão violenta
A polícia e outras forças iranianas revistaram no último domingo pelo menos 52 casas e empresas pertencentes a membros da espiritualidade bahá’i, fazendo inúmeras prisões em todo o país, noticiou a Agência Asian News esta quarta-feira, 3 de agosto.
Perseguição à Igreja intensifica-se
Seis rádios católicas encerradas na Nicarágua
As autoridades da Nicarágua ordenaram o encerramento de seis estações de rádio pertencentes à Igreja Católica e cercaram uma delas com a polícia de choque, avançou o Religion News Service esta terça-feira, 2. O bispo Rolando Álvarez, da diocese de Matagalpa, considera que a medida é “uma injustiça” e instou o Governo a provar a legalidade da mesma.
Católicos vivem aterrorizados
Estado de emergência prolongado em Myanmar
A junta militar no poder em Myanmar prolongou por mais seis meses o estado de emergência no país. A decisão foi comunicada esta segunda-feira, 1 e agosto, num discurso dirigido à nação e publicado no Global New Light of Myanmar, enquanto a Union of Catholic Asian News (UCA News) divulgava a notícia de que os habitantes das aldeias católicas vivem cada vez mais aterrorizados na sequência dos ataques aéreos de que foram alvo nas últimas semanas.
Haiti
Bispos incitam à união contra o banditismo e a insegurança
“Chegou a hora de acordar do nosso torpor, de dizer com todas as nossas forças: não à insegurança! Não aos sequestros! Não à legalização, por cumplicidade, da atividade das quadrilhas armadas! Não a qualquer projeto de aniquilação do Estado!”, escrevem os bispos do Haiti na sua mensagem deste domingo, 31 de julho, em que incitam “o povo, empresários, políticos, representantes de instituições e da sociedade civil” a unirem-se no combate contra “o flagelo da insegurança”.
Viagem ao Canadá
Papa diz que houve “genocídio” das populações indígenas
Depois da primeira viagem ao Canadá ter sido marcada pelo mea culpa de Francisco perante representantes indígenas pelos abusos cometidos no passado, só no avião de regresso a Roma o Papa usou a palavra “genocídio” — bem mais forte — sobre o que representaram as políticas de assimilação cultural e de ocupação do território indígena neste país.
Comité de Direitos Humanos
ONU bastante crítica sobre estado dos direitos cívicos e políticos em Macau
As Nações Unidas estão muito preocupadas com o estado dos direitos cívicos e políticos na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). Num relatório final, emitido na quarta-feira à noite e revelado pela TDM Rádio Macau, o Comité dos Direitos Humanos deixa...
Académico e político italiano
Mario Mauro é o novo enviado da UE para a liberdade religiosa
O académico e político italiano Mario Mauro acaba de ser designado enviado especial da União Europeia (UE) para a liberdade de religião e de crença. Enquanto enviado especial da UE, Mauro será responsável por prevenir a discriminação, promover a paz e o diálogo inter-religioso e iniciativas que contribuam para reduzir a radicalização em países fora da UE.
Não é ilegal fazer reféns?
A esperança tem andado nas bocas do mundo, mas em tom menor. Cada vez mais como que se grita: dêem-nos razões para não perder a esperança! O Sínodo e o problema global da Ucrânia são dois exemplos de como vivemos um tempo que abala as convicções.
No Canadá, junto das populações indígenas
Papa pede perdão pelos pecados da Igreja
O Papa fez hoje um pedido de perdão aos povos indígenas do Canadá, no primeiro discurso da sua viagem ao país, evocando a experiência das escolas residenciais, nos séculos XIX e XX.
Regulamentação da detenção preocupa
JRS elogia nova Lei de Estrangeiros
O Serviço Jesuita de Apoio aos Refugiados, JRS Portugal, considera “positiva a criação de vias legais e seguras para as pessoas se deslocarem e fixarem em Portugal, a desburocratização e o claro sentido de diminuição do tempo de espera relativo aos processos do SEF” que surgiram no âmbito da nova Lei de Estrangeiros.
Myanmar
Junta militar executa quatro prisioneiros
A junta militar de Myanmar executou quatro presos políticos, incluindo Phyo Zeya Thaw, rapper e ex-deputado eleito pelo partido de Aung San Suu Kyi, e o proeminente ativista da democracia Kyaw Min Yu, conhecido como Jimmy. As execuções, as primeiras desde há 30...
Visita ao Canadá
Indígenas acolhem Papa com cânticos tradicionais
O Papa chegou ontem, domingo, ao aeroporto internacional de Edmonton, para dar início à sua primeira visita no Canadá, uma “peregrinação penitencial” que visa promover a reconciliação com os povos indígenas.
Relatório dos EUA alerta
Macau não cumpre normas mínimas para eliminar tráfico de pessoas
O mais recente relatório do Departamento de Estado norte-americano sobre Tráfico de Pessoas, divulgado esta quarta-feira, 21, baixou a classificação de Macau no combate ao tráfico de pessoas, alegando que “não cumpre integralmente normas mínimas”. O Governo da região já reagiu repudiando as conclusões do documento e acusando os EUA de manifestar “desprezo e preconceito pela legislação e pelo sistema judicial independente de Macau”.
Amnistia Internacional
Nova campanha global defende direito à manifestação
A Amnistia Internacional (AI) iniciou esta semana a campanha global “Protege a Liberdade”, que apoia e defende a liberdade de expressão e visa contrariar “a supressão da dissidência que tem vindo a ser praticada pelas autoridades governamentais de todo o mundo, da Rússia ao Sri Lanka, da França ao Senegal e do Irão à Nicarágua”.
Curtas de Vila do Conde
“Um filme não é a reprodução de um lugar, mas a produção de um olhar”
Um silêncio gélido atravessou a sala quando começou Noite e Nevoeiro (1955), de Alain Resnais, cineasta, nome cimeiro do documentarismo mundial. As imagens traduzem o horror do extermínio nazi e uma voz off vai relatando a barbárie de milhões de judeus em Auschwitz e Majdanek. A guerra terminou em 1945, ou seja, 10 anos antes de Resnais produzir o filme e as imagens de rostos esqueléticos à beira da morte terem sido recolhidas pelos repórteres de guerra dos exércitos aliados após a libertação dos campos. E, no entanto, após a barbárie, será que o tempo varreu tudo e já só resta a memória?
Religiões juntas no pedido
Abolir a pena de morte da Coreia do Sul
A Igreja Católica na Coreia do Sul juntou-se a outros grupos religiosos para pedir a abolição da pena de morte, declarando-a inconstitucional e ineficaz para prevenir crimes no país.
Continuar caminho de "reconciliação"
Papa no Canadá para uma “peregrinação espiritual”
No final da oração do Angelus deste domingo (17/07), o Papa Francisco recordou que, no próximo domingo (24/07), terá início a sua 38ª viagem apostólica que o levará ao Canadá, de 24 a 30 de julho.
Investigação de ONG
Migrantes no mar Egeu: 27 mil maltratados e abandonados no mar
Uma base de registos de embarcações frágeis encontradas à deriva pelas patrulhas costeiras do governo da Turquia, bem como dados resultantes do cruzamento de outras fontes, indicam que, entre 28 de fevereiro e 22 de junho de 2022, mais de 27 mil migrantes foram...
Hong Kong
Padre em greve de fome pela libertação dos presos políticos
O padre Franco Mella, de 74 anos, membro do Pontifício Instituto de Missões Estrangeiras, com sede em Milão, iniciou no dia 14 de julho em Hong Kong uma greve de fome de três dias junto ao muro de uma prisão de alta segurança.
Tráfico humano
Talitha Kum apoiou 20 mil vítimas
No decorrer do ano de 2021 a rede mundial de Talitha Kum expandiu a sua atividade, envolvendo 6.039 voluntários que realizaram ações de prevenção com 258.549 pessoas, apoiaram 19.993 vítimas de tráfico e capacitaram 58.416 mulheres através de atividades de treino e trabalho em rede.
[Moçambique, margem Sul]
Caminhos das mulheres entre sinuosidades de relações
Dois assuntos me preocupam de momento e trago-os para partilhar com os leitores deste jornal: a diversidade de género, que é mais do que a binaridade mulher/homem, já instituídas, e a invisibilidade da mulher na construção de mentalidades.
Relatório das Nações Unidas
Fome e insegurança alimentar crescem, em vez de regredirem
O panorama global da alimentação no mundo está a piorar nos seus principais indicadores: não está a diminuir o número das pessoas que passam fome; a insegurança alimentar está a crescer; e qualidade das dietas está também a piorar. Mais: as desigualdades não estão a recuar e a guerra na Ucrânia só pode agravar o panorama mundial.
Viagem até sábado
Igrejas e Amnistia apelam a Biden pelos direitos humanos no Médio Oriente
Expropriações de bens, deslocações forçadas de famílias e comunidades palestinianas, expansão de colonatos ameaçando a identidade de Jerusalém e minando a possibilidade de uma solução de dois Estados, aumento de discriminação, abuso, vandalismo, fogo posto e crimes contra cristãos e igrejas. Eis a lista dramática que espera Biden no Médio Oriente.
Crianças sem voz
As recentes notícias sobre a criança de Setúbal, de 3 anos de idade, usada como arma de arremesso em virtude de desentendimentos entre a mãe e uma pseudo-ama, trouxe novamente a questão da violência sobre as crianças para a agenda pública.
Tribunal Europeu dos Direitos Humanos
“Decisão histórica”: Grécia condenada por naufrágio de barco de migrantes
É uma decisão considerada histórica. O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) responsabilizou a Grécia pelo naufrágio de um barco de migrantes, que tinha sido travado pela guarda costeira do país e recebido ordem de expulsão de águas gregas. Onze pessoas, oito das quais crianças, perderam a vida nesse naufrágio.
“Cristo Jovem” – Testemunho
Crimes de escravidão em Requião à sombra das “cruzes do amor”
Passei por Requião, Vila Nova de Famalicão, em reportagem para a TSF, em Fevereiro de 1999. Andava já no ar aquele milenarismo bacoco: A mil chegarás, de dois mil não passarás. Que angústias e ansiedades perturbavam esta gente, enclausurada num convento que não era, com freiras que não eram e com celas que não existiam?
Aliança Evangélica Mundial
Sem liberdade religiosa, “todos os direitos humanos sofrem”
Uma delegação da Aliança Evangélica Mundial (WEA) e representantes das suas confissões no Reino Unido, Quénia e Sri Lanka participaram na Conferência Ministerial Internacional sobre Liberdade de Religião ou Crença 2022, que reuniu em Londres.
Após petição de arcebispo de Bangalore
Supremo Tribunal indiano vai analisar violência contra cristãos
A violência contra os cristãos na Índia vai ser debatida e analisada pelo Supremo Tribunal do país, na sequência de uma petição apresentada pelo arcebispo de Bangalore, Peter Machado, avançou esta sexta-feira, 8 de julho, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Novo vídeo
Papa pede propostas para desenvolver o potencial dos migrantes
Como podemos promover o desenvolvimento do potencial dos migrantes e refugiados? Esta é a questão colocada pelo Papa Francisco no vídeo divulgado esta semana pelo Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, por ocasião do aniversário da visita do Papa Francisco a Lampedusa e tendo em vista o 108º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrado a 25 de setembro de 2022.
Ajuda humanitária em risco
Sobrevivência de milhões de sírios depende de decisão do Conselho de Segurança
A vida de mais de quatro milhões de sírios depende de uma decisão que será tomada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas este domingo, 10 de julho, sobre a renovação das disposições da resolução transfronteiriça, que assegura o acesso humanitário ao norte do país, região que se encontra há 11 anos em guerra. A organização Médicos do Mundo (MdM) apelou esta quinta-feira a que a renovação seja assegurada por pelo menos mais 12 meses, sublinhando que de outra forma as populações deixarão de ter acesso a alimentos, medicamentos essenciais e outros bens humanitários básicos.
Arcebispo de Colombo
Cardeal do Sri Lanka pede demissão do Presidente e do Governo
O arcebispo de Colombo, cardeal Malcolm Ranjit, exigiu esta semana a renúncia imediata do Presidente Gotabaya Rajapaksa e a constituição de um governo provisório de unidade nacional que enfrente os problemas mais urgentes do país e realize eleições gerais o mais rapidamente possível.
Exigência da ONU
Europa deve buscar alternativas à detenção de crianças refugiadas
Três agências da ONU pedem aos países europeus que encontrem alternativas para a detenção de crianças em busca de asilo, refugiadas e migrantes em todo o continente. A Organização Internacional para as Migrações (OIM), a UNICEF e o ACNUR (Alto Comissariado da...
Região de Xinjiang
Amnistia denuncia prisões arbitrárias de minorias na China
A Amnistia Internacional reuniu mais 48 novos casos de pessoas que foram arrastadas para o sistema prisional e para os campos de internamento em Xinjiang, na China, num total de 120 indivíduos que foram presos pelas autoridades de Pequim.
Amnistia Internacional sobre a Síria
Fim dos corredores humanitários não pode acontecer
A situação na Síria está complicada e a Amnistia Internacional (AI) avisa que o encerramento do último corredor de ajuda humanitária no noroeste da Síria pode “revelar-se uma catástrofe humanitária para milhões de pessoas”.
Expulsões e detenções ilegais
Amnistia denuncia abusos contra migrantes na Lituânia
Expulsões, detenções ilegais e abusos contra refugiados e migrantes na Lituânia estão a preocupar os ativistas de direitos humanos, nomeadamente a Amnistia Internacional, que publicou agora um relatório sobre a situação que se vive neste capítulo naquele país báltico.
Mês do orgulho
Igreja católica dá sinais de mudança em relação à comunidade LGBTQ
“Neste mês do orgulho, a Igreja Católica mostra mudanças claras, embora subtis, em direção ao acolhimento de pessoas LGBTQ” é o título do artigo assinado por Claire Giangravé, jornalista da agência Religion News Service. A mensagem de inclusão que o Papa Francisco tem feito sobre as pessoas marginalizadas teve um efeito de cascata na Igreja.
Contra conteúdo de ódio
Muçulmanos australianos processam Twitter
A Australian Muslim Advocacy Network (AMAN), um grupo de defesa dos muçulmanos australianos, apresentou uma queixa contra o Twitter na Comissão de Direitos Humanos de Queensland, acusando o site de não tomar medidas contra contas que incitam ao ódio.
Bispos sobre incidentes em Melilla
Não a mais mortes nas fronteiras
“Não são invasores, são seres humanos que procuram chegar à Europa fugindo da guerra e da fome” lembram os bispos da Conferência Episcopal Espanhola numa nota a propósito dos graves incidentes em Melilla, durante os quais foram mortos pelo menos 23 migrantes.
Acolher sem porquês
Eu e o meu namorado vivemos na Alemanha e decidimos desde o início da guerra na Ucrânia hospedar refugiados em nossa casa. Pensámos muito: nenhum de nós tem muito tempo disponível e sabíamos que hospedar refugiados não é só ceder um quarto, é ceder paciência, muita paciência, compreensão, ajuda com documentos…
Pontificado de Pio XII e o nazismo
Papa abre acesso a 40 mil documentos sobre os judeus
O Vaticano decidiu abrir o acesso ao público em geral de cerca de 170 volumes de documentos relativos aos judeus e referentes ao pontificado do Papa Pio XII. Trata-se da documentação completa da atividade pontifícia, compreendendo cerca de 40 mil arquivos digitais, que podem agora ser acedidos online.
Estrangeiros discriminados
Arábia Saudita: meio milhão afetado por demolições em larga escala
A Amnistia Internacional denunciou o plano de demolição de habitações e de desalojamento em grande escala, levado a cabo por Mohammad bin Salman, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita. A organização refere que este plano “viola as normas internacionais dos direitos humanos e está a discriminar os cidadãos estrangeiros.
Muçulmanos também são vítimas
Mais de 200 casos de violência contra os cristãos desde Janeiro na Índia
Os episódios de violência contra cristãos na Índia continuam a crescer e, de acordo com o Forum Cristão Unido, que reúne diversas entidades religiosas da Índia, só desde o início do ano já se registaram mais de duas centenas de incidentes. Também os muçulmanos são vítimas crescentes de violência.
Venda de medalha do prémio
Nobel da Paz russo angaria 98 milhões para ajudar crianças ucranianas
Quase 100 milhões de euros foi quanto valeu a medalha do Prémio Nobel da Paz 2021 atribuída ao chefe de redação do jornal russo Novaya Gazeta, Dmitri Mouratov, para apoiar as crianças deslocadas pela guerra na Ucrânia.
Deportações de migrantes
“Esta política imoral envergonha a Grã-Bretanha”
A Igreja anglicana considerou a deportação de migrantes e refugiados para o Ruanda, decidida pelo governo de Boris Johnson, como uma política vergonhosa, não para o país de destino, que recupera de um genocídio, mas para a Grã-Bretanha.
Reunião ecuménica
Igrejas denunciam agressão militar contra a Ucrânia
Participantes de iniciativa do CMI reafirmaram a rejeição da guerra como um ato contrário à vontade de Deus, e do uso da força militar mortífera como meios para resolver conflitos, seja na Ucrânia ou em qualquer outro lugar. Ortodoxos russos estiveram ausentes.
Em Lisboa
Exposição de alunos evoca Aristides de Sousa Mendes
Uma exposição preparada por alunos da escola Delfim Santos, de Lisboa, nas áreas de Português e Educação Visual, será inaugurada na manhã desta quarta-feira, 15, no Palácio Beau-Séjour (Estrada de Benfica, 368), na capital, pretendendo recordar a acção de Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus em fuga das perseguições nazis durante a Segunda Guerra Mundial e assinalando o dia da Consciência.
Decisão do governo local
No Punjab, limpar esgotos deixa de ser tarefa das minorias
O governo provincial do Punjab, no Paquistão, emitiu uma notificação oficial proibindo que nos anúncios oficiais de trabalho seja feita alguma referência exigindo que, para determinadas funções, mais humilhantes, como a limpezas das ruas ou dos esgotos, apenas possam candidatar-se indivíduos pertencentes à religião cristã ou a outras minorias religiosas no país.
Nova Inglaterra
Metodistas contra “apartheid” imposto por Israel
A conferência anual da Igreja Metodista Unida da Nova Inglaterra (EUA) condenou, numa resolução aprovada no sábado 11 de junho, “o sistema de apartheid institucionalizado pelo governo israelita na Terra Santa” e pediu “ao governo dos EUA para condicionar o financiamento a Israel ao compromisso de desmantelar o seu sistema de apartheid e reconhecer todos os direitos devidos aos palestinos”.
Direitos Humanos
Rússia não pode proibir Testemunhas de Jeová, diz Tribunal Europeu
O Tribunal Europeu de Direitos Humanos decidiu que é ilegal a Rússia proibir as Testemunhas de Jeová, bem como as suas publicações impressas, revistas e site oficial, anunciou em comunicado o Departamento de Informação Pública das Testemunhas de Jeová, que qualificou de “histórica” a decisão anunciada a 7 de Junho.
Reunião do Verbo Divino
Missionários impedidos de entrarem em Moçambique
As autoridades moçambicanas travaram a entrada no país a 50 missionários do Verbo Divino que iam participar a 22 de maio num encontro internacional desta congregação da Igreja Católica, denunciou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Denúncia da Amnistia
Jornalistas bielorrussos em julgamento “fraudulento”
Um tribunal bielorrusso começou a julgar um caso contra a agência BelaPAN e três jornalistas: a sua editora executiva, Iryna Leushyna, o antigo diretor, Dzmitry Navazhylau, e o antigo diretor adjunto, Andrey Alyaksandrau — bem como a sua parceira, Iryna Zlobina — estão acusados, entre outras coisas, de criar um “grupo extremista”.
“Abra a cortina, por favor!”
Fechar a cortina não é a solução, mesmo quando o que vemos seja por vezes tão avassalador e nos faça sentir tão incapazes. Fechar a cortina não apaga absolutamente nada, ela só esconde a necessidade do outro e revela o nosso coração.
Prémio Martin Ennals
Padre Swamy vence a título póstumo “Nobel” dos direitos humanos
Stan Swamy foi o vencedor póstumo do prémio Martin Ennals, considerado como o Nobel para os defensores dos direitos humanos. Este padre jesuíta indiano, que era um ativista dos direitos indígenas, morreu sob custódia em julho de 2021, e foi agora homenageado pela Fundação Martin Ennals, com sede em Genebra, na Suíça.
Amnistia Internacional denuncia
Prisões arbitrárias, tortura e maus-tratos em El Salvador
Há uma crise de direitos humanos em El Salvador, alerta a Amnistia Internacional (AI). “As autoridades salvadorenhas têm cometido violações de direitos humanos em grande escala, incluindo milhares de prisões arbitrárias e violações do direito a um julgamento justo, bem como tortura e maus-tratos, e pelo menos 18 pessoas morreram sob custódia do Estado”, denunciou a organização não governamental em comunicado enviado esta quinta-feira, 2 de junho, às redações.
Resgate de migrantes
SOS Méditerranée salva seis grávidas migrantes no alto mar
O navio da organização humanitária SOS Mediterranée, Ocean Viking, teve de esperar semana e meia com cerca de 300 pessoas resgatadas do mar, algumas delas em situação de risco, até que lhe fosse designado o porto onde ancorar. Nunca tinha sido necessário esperar tanto tempo para levar os sobreviventes para terra.
Apelo à ação imediata
OMS e igrejas juntas para discutir crise alimentar
Sobre a mesa de uma reunião organizada pelo Conselho Mundial de Igrejas esteve a discussão da crise alimentar global que a guerra na Ucrânia exacerbou e trouxe à tona, mas também pistas e soluções uma vez que a humanidade pode e deve tomar medidas corretivas neste campo, no da justiça económica e da crise climática.
Antes das eleições em Angola
Amnistia denuncia repressão de organizações civis
Segundo a organização de defesa de direitos humanos, as autoridades angolanas estão a reforçar o controlo sobre os direitos à liberdade de reunião e de associação pacífica, impedindo a realização de reuniões da sociedade civil antes das eleições gerais de agosto.
Líder das Mães da Praça de Maio
“O Papa Francisco fez-me redescobrir a fé”
“Eu tinha perdido completamente a fé e, graças ao Papa Francisco, redescobri-a”. A revelação acaba de ser feita pela diretora da Associação das Mães da Praça de Maio, Hebe Bonafini, falando da sua relação com o Papa, desde que este iniciou o seu ministério no Vaticano, em 2013.
[Os dias da semana]
“A grande substituição”
Outras teorias da conspiração não têm um balanço igualmente inócuo para apresentar. Uma delas defende que estamos perante uma “grande substituição”; não ornitológica, mas humana. No Ocidente, sustentam, a raça branca, cristã, está a ser substituída por asiáticos, hispânicos, negros ou muçulmanos e judeus. A ideia é velha.
Relatório da Amnistia Internacional
Pena de morte volta a matar em 2021
Em 2021 a Amnistia Internacional (AI) confirmou 579 execuções de pessoas condenadas à morte pelo sistema judicial de 18 países. De acordo com a documentação da AI enviada ao 7MARGENS no dia 23 de maio, aquele número representa um crescimento de 20 por cento em relação ao registado no ano anterior. Contudo, graças à pandemia, em 2021 o número de execuções certificadas continua baixo, sendo o segundo menor desde 2010.
Efeito da guerra na Ucrânia
Número de refugiados no mundo supera os 100 milhões
A guerra na Ucrânia e outros conflitos em diferentes pontos do planeta contribuíram para que se tenha pela primeira vez ultrapassado a barreira simbólica dos 100 milhões de refugiados.
Pedido feito na Praça de S. Pedro
Papa pede “liberdade” para os católicos na China
Não tem sido um tema recorrente nas preocupações mais públicas do Papa Francisco, mas este pediu ontem, durante a oração do Regina Coeli, orações pelos católicos da China, que esta terça-feira vão celebrar a festa de Maria Auxiliadora, pedindo “liberdade e tranquilidade” para as comunidades do país asiático.
Tensão entre religiões
Santuário católico vandalizado na Índia
As tensões interreligiosas na Índia voltaram a conhecer novos episódios, depois da vandalização por desconhecidos de estátuas de Maria, do Menino Jesus e do Sagrado Coração de Jesus num santuário no estado de Andhra Pradesh, causando “choque entre os católicos locais”. Um articulista ataca o ódio incentivado por “fascistas” contra as minorias cristãs e muçulmanas.
Amnistia Internacional
FIFA deve compensar trabalhadores do Mundial de Futebol
A Amnistia Internacional desafiou a FIFA a promover um programa de compensação para trabalhadores migrantes maltratados durante a construção das infraestruturas do Campeonato do Mundo de Futebol, a realizar no Qatar. Para a organização de direitos humanos, o valor desse programa deve igualar os 440 milhões de dólares dos prémios em jogo no Mundial.
No Estado de Karnataka
Lei anticonversão aprovada na Índia. Católicos sentem-se traídos
Os cristãos no estado indiano de Karnataka sentem-se traídos e feridos depois do Governo local ter criminalizado as conversões religiosas ignorando as suas preocupações, sintetizou o arcebispo Peter Machado, de Bangalore.
Exclusivo 7M: um ensaio de Tomáš Halík
O Cristianismo na guerra de armas e de ideias
Este ano, as palavras proféticas do Papa Francisco tornaram-se realidade: “Vivemos não uma época de mudanças, mas uma mudança de época.” Há muito que o Papa Francisco fala do nosso tempo como sendo uma “Terceira Guerra Mundial fragmentada”. Neste momento, até o porta-voz de Putin diz que a III Guerra Mundial começou, e talvez seja a sua única afirmação verdadeira. Ganha forma um novo mapa geopolítico do mundo, uma nova ordem mundial, surge um novo clima moral nas relações internacionais, políticas, económicas e culturais. Deparamos com a necessidade de adotar um novo e mais simples estilo de vida. Começa um novo capítulo da História.
Um sonho para evitar o pesadelo
Uma proposta global para o fim da guerra na Ucrânia
A par do desejo, porventura irrealista e arriscado, de derrotar Putin, cresce o número dos que entendem que uma guerra como a da Ucrânia dificilmente será ganha por qualquer dos lados, sendo necessário começar a pensar nos caminhos que levem ao fim do conflito.
Save the Children alerta
Casamento infantil quase duplicou em Cabo Delgado
As taxas de casamento precoce aumentaram substancialmente no primeiro trimestre deste ano entre as crianças da região de Cabo Delgado (Moçambique), alertou esta semana a organização internacional Save the Children. O aumento está diretamente relacionado com a pobreza provocada pelo conflito que assola a região desde 2017 e que deixa muitos pais perante “a escolha devastadora” de ter de “deixar os filhos casar para aliviar a carga da família”, explica a instituição.
Quase 200 tiroteios em 2022
Violência com armas de fogo nos EUA tornou-se endémica
Um fim de semana trágico de tiroteios em três localidades dos EUA voltou a pôr em evidência graves e endémicos problemas que corroem a sociedade daquele país. Em Buffalo, um jovem branco chegou a um supermercado e começou a disparar. Resultado: dez mortos e três feridos, quase todos negros.
A nível mundial
Mais de 7,5 milhões de crianças órfãs da covid-19
Investigadores de todo o mundo acreditam que mais de 7,5 milhões de crianças sofreram até agora a perda de um progenitor ou cuidador principal por causa da Covid-19. E relatam que a orfandade associada à pandemia e a perda de cuidadores estão a crescer a uma velocidade estonteante.
Comissões Justiça e Paz da Europa
“Ucrânia tem direito à defesa, mas só meios militares é um risco”
“O direito da Ucrânia a defender-se é indiscutível e todos os fornecimentos de armas que permitam a sua defesa no quadro dos imperativos da proporcionalidade e do direito humanitário internacional são legítimos”, diz a plataforma católica Justiça e Paz Europa. No entanto, “os meios militares, por si só, não podem trazer uma paz duradoura”.
Casa d’O Trabalhador Católico
Apelo urgente para apoiar refugiados em Calais
O funcionamento da casa Maria Skobtsova, de protecção e acolhimento a refugiados em Calais (norte de França) pode estar em risco pelo menos durante cerca duas semanas, se não aparecerem voluntários nos próximos dias.
China
Repressão contra uigures não para
O município de Konasheher, no centro da região uigur chinesa (Xinjiang), detém, segundo um levantamento da Associated Press (AP), a maior taxa de prisão conhecida no mundo: mais de 10.000 uigures (um em cada 25 habitantes) estão presos, acusados pelos tribunais chineses de atos de terrorismo.
Russos e ucranianos contra guerra
Serviço cívico é castigo na Coreia, acusam Testemunhas de Jeová
Mais de 800 Testemunhas de Jeová na Coreia do Sul escolheram o Serviço Cívico Alternativo ao Serviço Militar mas a lei submete-os quase à condição de prisioneiros. Na Rússia aumentam os objectores à guerra e na Ucrânia os pacifistas pedem cessar-fogo e diálogo.
Mensagem do Papa
Nenhum migrante e refugiado “deve ser excluído”
O Papa defende na sua mensagem para a próxima Jornada Mundial do Migrante e Refugiado que “ninguém deve ser excluído” da sociedade, rejeitando que sejam vistos como “invasores”.
Repressão cria dilema ao Vaticano
Cardeal Zen, bispo emérito de Hong Kong, detido pela polícia
O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, de 90 anos e um grande defensor do movimento pró-democracia, foi preso pelas autoridades de Hong Kong na terça-feira, 10 de maio, acusado de “conluio com forças estrangeiras”, noticiou a Reuters. Zen foi solto sob fiança no dia seguinte, por volta das 23h locais, como relatado por jornalistas de Hong Kong, que publicaram nas redes sociais fotos em que o bispo aparecia já no exterior da esquadra de polícia de Wan Chai, avançou o Vatican News.
Nigéria
Bispo critica falta de apoio à luta contra o terrorismo
Um bispo nigeriano criticou a falta de apoio à luta contra o terrorismo, ao denunciar como é cada vez mais perigoso viajar pelas estradas do país. “É difícil viajar pela Nigéria, pelas suas estradas”, denunciou D. Hyacinth Oroko Egbebo.
Memória do Holocausto
Evangélicos fazem declaração contra o antissemitismo
A Aliança Evangélica Europeia apresentou “uma forte declaração contra o antissemitismo”, numa mensagem pública lida no Memorial do Holocausto Yad Vashem em Jerusalém, Israel, apoiando assim a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto.
Iniciativa pela paz
“Não à guerra”, dizem as crianças de Braga
Cerca de um milhar de crianças que frequentam o 1.º ciclo de escolaridade em diversos estabelecimentos de ensino bracarenses participaram na tarde desta segunda-feira, dia 9 de Maio, no centro da cidade de Braga. numa acção de solidariedade e de homenagem às crianças ucranianas.
Amnistia chama à Ação
Pelos defensores dos direitos humanos na Turquia
A Amnistia Internacional (AI) emitiu uma Chamada à Ação pedindo a colaboração da sociedade civil para pressionar as autoridades da Turquia a não interporem mais ações contra os defensores dos direitos humanos naquele país.