Papa trabalha com juízes e juízas nas Américas

Direitos sociais e ambientais passam a ter uma “associação privada de fiéis”

| 18 Ago 2023

Papa Francisco na Capelinha das Aparições

Papa Francisco na Capelinha das Aparições no Santuário de Fátima | Foto © Santuário de Fátima JMJ 2023

 

O Papa Francisco atribuiu o estatuto de associação privada de fieis de caráter internacional ao “Comité Pan-Americano de Juízes e Juízas para os Direitos Sociais e a Doutrina Franciscana” (COPAJU) e aprovou a criação do Instituto de Investigação e Promoção dos Direitos Sociais “Fray Bartolomé de las Casas”, que funcionará sob a responsabilidade daquele Comité.

A organização de magistrados teve origem em Buenos Aires, em 2017, e foi formalmente criada em Roma, em junho de 2019, com a assinatura papal, no âmbito de um encontro realizado na sede da Pontifícia Academia de Ciências Sociais, participado por 120 magistrados.

Tem por objetivo, nomeadamente, promover a “aplicabilidade e a justiciabilidade (*) dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais (DESC), a fim de garantir a eficácia destes direitos a favor das pessoas mais vulneráveis”. Visa também coordenar e promover atividades internacionais, regionais e nacionais relacionadas com os direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, assim como denunciar e divulgar situações que violem os vários tipos de direitos das pessoas, em especial os direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, no plano individual ou coletivo.

O reconhecimento como associação privada de fiéis de carácter internacional, à luz do Código de Direito Canónico (n. 322), decorre de uma intensa atividade desenvolvida pelo COPAJU nos últimos quatro anos, especialmente na América Latina, a qual, segundo o quirógrafo de Francisco, deu “especial ênfase aos setores sociais descartados, afetados pelos diferentes processos de neocolonialismo”.

Além disso, o Comité criou secções nacionais na Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Brasil, México, Estados Unidos e Paraguai.

O documento papal nomeou também a direção desta associação que passa a ser presidida pelo juiz argentino Andrés Gallardo, que terá como vice-presidente a juíza brasileira a juíza brasileira Ana Algorta Latorre. O Conselho Académico fundador do Instituto de Investigação e Promoção dos Direitos Sociais “Fray Bartolomé de las Casas” será constituído pelos professores doutores Raúl Eugenio Zaffaroni, Alberto Filippi e Marcelo Suárez Orozco.

(*) Justiciabilidade – neologismo reconhecido pelo porticodalinguapotuguesa.pt, da Academia Portuguesa de Ciências, significando “possibilidade de (bem jurídico) ser discutido em juízo”.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This