Leitores podem dar contributos

Divulgada nova tradução da Epístola aos Colossenses

| 3 Nov 2022

mulher a ler a biblia foto pixabay

Desde agosto de 2021, todos os meses é apresentada uma nova proposta de tradução de um dos livros da Bíblia. Foto © Pixabay.

 

Já está disponível para consulta o texto provisório da Epístola aos Colossenses, divulgado esta terça-feira, 2, pela comissão que coordena a nova tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Desde agosto de 2021, todos os meses é apresentada uma nova proposta de tradução de um dos livros da Bíblia. No caso da Epístola aos Colossenses, o conteúdo “está ligado a situações concretas vividas pela comunidade. Oriundos do paganismo, os cristãos de Colossos estavam ainda influenciados pelas crenças das suas antigas religiões, pelo que apreciavam e estimulavam certas práticas consideradas supersticiosas, contrárias ao Evangelho”, assinalam os tradutores, citados pela agência Ecclesia.

Os especialistas reconhecem que “há bastantes dúvidas sobre a autoria paulina da Carta aos Colossenses”, mas sublinham que “os traços essenciais da carta estão perfeitamente em linha com o pensamento do apóstolo” Paulo, que a poderia ter redigido quando estava na prisão, na parte final do seu ministério, por volta do ano 64.

A nova versão encontra-se disponível na página de internet da Conferência Episcopal Portuguesa e os comentários e contributos dos leitores, no sentido de aperfeiçoar a sua compreensibilidade, podem ser enviados para o endereço eletrónico biblia.cep@gmail.com.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses

Sucedendo a José Diogo Ferreira Martins

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses novidade

A psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP). A médica, que trabalha na Casa de Saúde do Telhal (Sintra) e é uma das responsáveis pelo Gabinete de Escuta do Patriarcado de Lisboa, foi eleita por unanimidade no passado sábado, 13 de abril, para o triénio 2024-2026.

Cristianismo e democracia

Cristianismo e democracia novidade

Em tempo de comemoração dos cinquenta anos da revolução de 25 de abril, penso dever concluir que o maior legado desta é o da consolidação do Estado de Direito Democrático. Uma consolidação que esteve ameaçada nos primeiros tempos, mas que se foi fortalecendo progressivamente. Esta efeméride torna particularmente oportuna a reflexão sobre os fundamentos éticos da democracia. [Texto de Pedro Vaz Patto]

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã

Alfredo Teixeira em conferência dia 16

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã

Podem algumas canções de intervenção ligadas à Revolução de 25 de Abril de 1974 relacionar-se com o catolicismo? O compositor e antropólogo Alfredo Teixeira vai procurar mostrar que há uma “afinidade” que une linguagem bíblica e cristã à música de Zeca, José Mário Branco, Lopes-Graça, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho e outros.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This