Enquanto se multiplicam as iniciativas locais

Documentos preparatórios do Sínodo são divulgados esta terça-feira

| 4 Set 21

estatuas basilica sao pedro, foto jupiter images

A abertura da fase inicial do Sínodo será feita dia 9 de outubro pelo Papa Francisco, no Vaticano. Foto © Jupiter images.

 

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos da Igreja Católica, cardeal Mario Grech, que esta sexta-feira, 3 de setembro, foi recebido pelo Papa Francisco, vai apresentar na próxima terça, dia 7, o Documento Preparatório e o Vademecum do Sínodo sobre a Sinodalidade.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, trata-se de duas ferramentas desenvolvidas pelo Secretariado Geral do Sínodo dos Bispos para a animação da primeira fase do itinerário sinodal, que decorre a partir de outubro próximo, ao nível de cada diocese.

Supõe-se que estes documentos forneçam indicações e sugestões sobre o processo de escuta e discernimento, que as igrejas locais farão, após a abertura do fase inicial do Sínodo: dia 9 de outubro pelo Papa Francisco, em Roma, e no dia 17 seguinte, em ato a realizar nas dioceses, sob a presidência do respetivo prelado.

Recorde-se que este processo sinodal retoma e atualiza o espírito do Concílio Vaticano II, que decorreu nos anos sessenta do século passado (1962-1965). De resto, durante o período deste Sínodo, evocar-se-ão dois momentos-chave desse Concílio: a sua surpreendente convocação, no dia de Natal de 1961, pelo Papa João XXIII, e abertura solene da primeira sessão, menos de um ano depois, em 11 de outubro do ano seguinte.

 

América Latina, Reino Unido e Escócia já iniciaram trabalhos
imagem seminario preparacao sinodo venezuela

O seminário internacional divulgado na imagem será um dos primeiros eventos pré-sinodais e terá lugar a partir da Venezuela. 

 

Diversas conferências episcopais, dioceses, estruturas pastorais, faculdades de teologia e organizações de leigos começaram já a movimentar-se, para poderem preparar-se para este processo sinodal.

Na próxima semana, decorre a partir da Venezuela, um seminário internacional que será um dos primeiros eventos pré-sinodais. Começa na terça-feira e prolonga-se até sexta seguinte, em torno do tema “A renovação eclesial em perspetiva sinodal e ministerial”. O seminário é uma iniciativa do Instituto Nacional de Pastoral, da Conferência Episcopal e da  Universidade Católica Andrés Bello, todos da Venezuela e do Boston College School of Thepology and Ministry, dos Estados Unidos, contando com o apoio da CLAR (Confederação Latinoamericana de Religiosos) e do  CELAM (Conselho Episcopal da América Latina),.

No programa estão intervenções de Rafael Luciani, Pedro Trigo, Antósno Jose Almeida, Mario Grech, Carlo Maria Galli, Nathalie Becquart, entre muitos outros. O evento realiza-se virtualmente, diariamente entre as 18 e as 20, hora venezuelana, sendo a participação gratuita. O acesso pode fazer-se através do Facebook e do Youtube.

Passando ao Reino Unido, o jornal The Tablet organiza na próxima quinta-feira, 9, um debate moderado pelo vaticanista e correspondente em Roma daquele meio de comunicação, Christopher Lamb, em torno da pergunta: “Uma Igreja sinodal: o que é que isso quer dizer?”. Intervêm a holandesa Myriam Wijlens, consultora do secretariado do Sínodo em Roma e professora de direito canónico na Universidade de Erfurt (Alemanha), e Malcolm McMahon O.P.,  arcebispo de Liverpool e vice-presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales, que recentemente supervisionou um processo sinodal de dois anos na sua arquidiocese, em que procurou pôr os católicos comuns no centro dos esforços de renovação.

O debate decorre entre as 9 e as 19 (hora de Londres) mas com esta nuance que não é de somenos: é preciso comprar bilhete para entrar (pela Internet).

Finalmente, também uma rede de leigos da Escócia está a realizar, desde agosto, uma série de palestras de acesso livre, algumas das quais com momentos de oração e trabalhos de grupo. Leva por título “Para uma igreja sinodal” e, ainda que se inscreva num processo daquela rede, surgido durante o primeiro confinamento, as sessões são abertas a todos os interessados, os quais, mediante a inscrição, recebem antecipadamente documentação para se prepararem.

O objetivo é que em cada uma das sessões se chegue a conclusões sobre o caminho a seguir, no contexto de cada participante.

 

Situações de “trabalho escravo” de crianças

Confederação Nacional

Situações de “trabalho escravo” de crianças novidade

Continuam a ser numerosas e diversificadas as situações de trabalho escravo de crianças no mundo e o problema não é apenas dos países mais pobres. A mensagem foi sublinhada esta quarta-feira numa videoconferência promovida pela CNASTI – Confederação Nacional de Ação sobre Trabalho Infantil, com apoio da representação em Lisboa da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Seca deixa um milhão à fome em Madagáscar

Alterações climáticas

Seca deixa um milhão à fome em Madagáscar novidade

A crise climática em Madagáscar provocou uma seca devastadora no sul do país, deixando um milhão de pessoas à fome. Segundo a Amnistia Internacional, no relatório “It will be too late to help us once we are dead” (“Quando estivermos mortos, será tarde demais para nos ajudarem”), 91% das pessoas vivem abaixo do limiar da pobreza.

há uma voz que bebo

[D, de Daniel]

há uma voz que bebo novidade

Viajo para uma voz que escorre como um lado aberto, uma boca como uma abertura de lança, quer dizer, lugar directo ao coração, degrau onde ajoelhamos por ter chegado à nascente. Sou de um sítio em que a água era de colher: “Vai colher água à fraga”, foi um dos mandamentos aprendidos na infância. E eu fazia como vira fazer: a fraga era uma pedra grande mas humilde diante da qual o corpo se movia à oração.

Isto não é um acidente!

Isto não é um acidente! novidade

Em matéria de abuso sexual de menores no meio católico, a primeira premissa de todas deve ser que esta situação não é pontual nem acidental, mas uma forma de estar. Infelizmente. Mas este cancro tem que ser extirpado.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This